Dacia Spring ganha versão Extreme… e não chega sozinho
Foi em Viena na Áustria que tivemos a oportunidade de conhecer e experienciar a condução nos quatro novos modelos Dacia Extreme. Os Spring, Sandero Stepway, Duster e Jogger, estão prontos para surpreender o mercado automóvel com linhas que os aproximam de um "outdoor" subtil.
A Dacia, com o lançamento da nova linha Extreme diz quer levar mais longe abordagem robusta e exterior da marca, em termos de design e de funcionalidade, sem perder nada do seu apelo essencial, moderno, económico e ecológico.
O acabamento "Extreme" que encabeça a gama Dacia, foi concebido para apelar aos novos clientes que valorizam a vida na natureza quando escolhem um automóvel. Mas também responde, de forma ainda mais eficaz, às necessidades dos clientes Dacia, para os quais a vida ao ar livre é frequentemente uma forma de viver – 70% dos quais optam pelos acabamentos mais elevados.
Os Dacia Extreme: Spring, Sandero Stepway, Duster e Jogger
Os quatro modelos da gama Dacia estão agora disponíveis com o acabamento Extreme: Spring, Sandero Stepway, Duster e Jogger. Todos os motores estão disponíveis com a versão Extreme, excepto o Spring Extreme, que beneficia, exclusivamente, do novo motor ELECTRIC 65.
A versão Extreme é a topo de gama para estes quatro modelos. Para o Sandero Stepway e Jogger, é o terceiro nível de equipamento, acima das atuais versões Essential e Expression. Para o Duster, o Extreme é o quarto nível da gama, depois do Essential, Expression e Journey. Por fim, a versão Extreme é, por si só, uma oferta específica do Spring, associada apenas à motorização ELECTRIC 65, ao lado da versão Essential ELECTRIC 45 do Spring, que se mantém.
O design Extreme: "outdoor" subtil
Os quatro modelos Dacia Extreme partilham elementos de design específicos, cuja conceção foi orientada por uma "evocação subtil e gratificante da vida ao ar livre", tal como a Dacia refere, acrescentando ainda que se trata de uma simbiose como palavra-chave para a inspiração do design exterior.
Para este design exterior, a Dacia apostou em novas cores de pintura: Verde Cedar para o Sandero Stepway, Duster, Jogger e Azul Slate para o Spring. Estas novas cores vêm juntar-se às ofertas de cores existentes.
Além disso, muitos dos elementos são pintados em Castanho Cobre, uma cor especialmente desenvolvida para o Dacia Extreme. O Castanho Cobre é aplicado nas capas dos espelhos retrovisores, nos centros das rodas, no logótipo Dacia na porta da bagageira e em vários outros elementos de design.
Há ainda os motivos decorativos "topográficos" que são uma alusão às curvas de nível que se encontram nas cartas topográficas. O padrão pode ser encontrado nas proteções laterais e nas portas dianteiras do Spring, Sandero Stepway e Jogger Extreme, e nos pilares das portas (pilar B) do Duster Extreme.
As jantes de liga leve são em preto brilhante, de 16 polegadas no Sandero Stepway e Jogger e de 17 polegadas no Duster.
Passando ao interior, destaca-se desde logo um novo tecido MicroCloud cinzento. Suave, com um aspeto visual semelhante ao veludo, altamente resistente e fácil de limpar, este tecido é aplicado nos painéis das portas e nos bancos (Sandero Stepway, Duster, Jogger), bem como no painel de instrumentos (Sandero Stepway e Jogger).
Quanto aos motivos decorativos "topográficos", foram aplicados nas soleiras das portas e tapetes de borracha nos bancos dianteiros e traseiros (incluindo a terceira fila no Jogger, apenas à frente no Spring).
Depois os elementos em Castanho Cobre encontram-se nos painéis das portas e nas saídas de ventilação e o logo Dacia foi gravado, em relevo, nos bancos dianteiros.
As características dos novos carros e noites de aventura... ou descanso
Dado que, por vezes, é difícil para um automóvel de duas rodas motrizes percorrer troços de estrada com muita neve ou lama, o Sandero Stepway Extreme e o Jogger Extreme estão equipados, de série, com o sistema Extended Grip. Esta solução inteligente, que é ativada através de um comando na consola central, adapta o funcionamento do ESP e do ASR, de forma a otimizar a tração em condições de aderência mais extremas.
Para os condutores que se deslocam em terrenos particularmente difíceis, o emblemático Duster está, naturalmente, disponível na versão Extreme, com a transmissão 4X4 que já deu provas nos locais mais inóspitos.
O Sleep Pack, lançado em simultâneo com o lançamento da gama Extreme, é o primeiro artigo da gama de acessórios InNature proposto pela Dacia, transformando o Jogger num verdadeiro quarto de dormir, com uma cama de casal.
O Sleep Pack é composto por uma caixa de madeira, adaptada às dimensões da bagageira do Jogger, que se desdobra em menos de dois minutos, para formar uma grande cama de casal com colchão. A cama estende-se ao longo da traseira do automóvel, desde as costas dos bancos dianteiros até à porta da bagageira, sobre o banco da segunda fila, que é depois rebatido. O espaço para dormir que resulta desta engenhosa solução é particularmente generoso: 190 cm de comprimento, até 130 cm de largura, com uma altura livre mínima de 60 cm.
Um espaço de carga para a bagagem e o equipamento. Quando a caixa Sleep Pack está completamente fechada na bagageira do Jogger, oferece um volume de carga de 220 litros, oculto pela cobertura da bagageira.
A área de arrumação do Sleep Pack pode ser inclinada para trás, formando assim uma mesa perfeita para, por exemplo, fazer uma refeição no exterior, com a proteção da porta traseira aberta do Jogger.
A caixa do Sleep Pack pesa apenas 50 kg, pelo que pode ser facilmente removida do automóvel, se necessário. Adapta-se a todos os Jogger, incluindo as versões comercializadas desde o lançamento do modelo. Pode ser complementada por acessórios que otimizam o conforto de utilização: cortinas opacas para todas as janelas do carro e uma tenda exterior que se liga à traseira do Jogger para um alojamento nómada mais espaçoso.
Inteligente, simples e prático, o Sleep Pack é também acessível: 1.550 euros (valor com IVA) se encomendado ao mesmo tempo que um novo Jogger ou 1850 euros (valor com IVA) como acessório para o adaptar a um veículo já comercializado.
Um novo Spring Extreme que quer reconquistar o público
Lançado em 2021, o Dacia Spring encontrou o seu público com mais de 110.000 encomendas. Em 2022, foi o terceiro automóvel elétrico mais vendido na Europa. O Spring recebeu inúmeros prémios, incluindo uma classificação de cinco estrelas do organismo europeu independente Green NCAP, em 2022, pela sua eficiência.
O Dacia Spring democratiza, no sentido estrito da expressão, a mobilidade 100% elétrica, enquanto satisfaz as necessidades dos clientes. Os dados dos serviços conectados mostram que os utilizadores do Spring percorrem uma média de 31 km por dia, a uma velocidade de 26 km/h. Em 75% dos casos, o automóvel é recarregado em casa e em 66% dos casos a partir de uma tomada doméstica.
A Dacia aplica a sua estratégia de alargar o seu território ao mercado dos veículos 100% elétricos, introduzindo o acabamento Extreme no Spring. Este último beneficia do design específico do acabamento Extreme e, exclusivamente, do novo motor ELECTRIC 65.
O Spring Extreme ELECTRIC 65 foi concebido para os clientes que procuram mais desempenho, diversão e versatilidade. Oferece mais potência (65 cv/48 kW) do que o Spring ELECTRIC 45 (45 cv/33 kW), que continua disponível na versão Essential. O binário entregue às rodas é superior e permite um maior dinamismo nas acelerações em cidade ou nas vias rápidas.
O novo motor ELECTRIC 65 caracteriza-se por um regime de rotação mais elevado, 14.700 rpm contra 8.500 rpm do ELECTRIC 45, em benefício da potência. A nova definição técnica da caixa de velocidades, cuja relação de redução passa de 7,162 para 12,057, aumenta efetivamente o binário transmitido às rodas motrizes.
Na cidade, o Spring Extreme ELECTRIC 65 acelera dos 0 aos 50 km/h em 3,9 segundos, 1,9 segundos mais rápido do que o Spring ELECTRIC 45. Na estrada, o tempo necessário para acelerar de 80 a 120 km/h é reduzido para quase metade (13,5 s em comparação com 26 s). O Spring Extreme ELECTRIC 65 oferece uma autonomia de 220 km no ciclo misto WLTP e de 305 km no ciclo urbano WLTP.
O Dacia Spring Extreme ELECTRIC 65 já está à venda a um preço de 22.050 euros. O Dacia Spring Essential ELECTRIC 45 está disponível a um preço de 20.400 euros.
Em relação aos outros modelos, é possível encontrar o Dacia Jogger Extreme a partir de 20.750 €; o Dacia Duster Extreme começa nos 21.650 € com a versão ECO-G 100 4X2 e; o Sandero Stepway Extreme TCe 110 está disponível desde os 18.999 euros.
Este artigo tem mais de um ano
O porquê da não aposta em carros a GPL?
Já andam no mercado à mais de 30 anos e não são alternativa pois consomem mais; têm mais perdas de potência; continuam a ser poluentes; são menos práticos e acarretam dependência externa do país face a um recurso natural…
Deixa lá que em relação à eletricidade somos muito independentes…somos,somos loolool
Neste momento somos dependentes, no entanto podes sempre investir e deixar a dependência de lado (sem falar das razões económico-financeiras), já o contrário não é válido…
Não digas isso que o @Yamahia vai dizer que esse investimento vai causar poluição…
Por acaso vai mas não é por ai. Nao só poluição mas tb graves problrms com as eólicas offshore. Mas é melhor não termos ilusões. Tudo o que venhamos a fazer não vai suprir as nossas necessidades.
Se já agora as fábricas estão todas a fugir daqui… é só fazer contas.
Posso-te dizer que são uma alternativa muito válida. Tenho um Clio Bi-Fuel, e muito satisfeito, pelos consumos e pelo custo/km. Abasteci no Sábado a 78,5cts/l, faz cerca de 7.3l/100km, ou seja, menos de 6€/100km. Para um custo de aquisição de 15800€ em 2019, de serviço, com 700km à data, não está nada mal. A DACIA, em toda a gama excepto no SPRNG por razões óbvias, tem variante a GPL.
Se comparares ao valor de €1.5/100km do elétrico, o consumo continua a ser 4 vezes mais caro, isto sem falar a manutenção e na diferença de preço que não é significativa para as empresas – já que são elas que compram a maioria dos veículos…
Para além disso a rede de carregamento dos elétricos é de mais fácil ampliação do que a rede de abastecimento GPL.
Nesse ponto até podes ter razão, mas um SPRING…não é um CLIO. Para ter algo equivalente, teria de ser o ZOE, quase ao dobro do preço do CLIO. Preços actuais, ZOE 36000€, CLIO Bi-fuel 20000€ Para conseguir amortizar o diferencial, são uns valentes km’s. Em termos de segurança activa e passiva, de acordo com o EuroNCAP, também existe grande diferença, a favor do CLIO.
São as empresas que compram mais de 75% dos automóveis novos em Portugal e os particulares os restantes 25% sendo que a maioria são Dacias Sanderos…
Portanto um ZOE para a maioria não fica por €36.000, mas sim por cerca de €29.500. Já um Clio a GPL fica por €20.500 (pois o IVA é 50% dedutível) no entanto ainda acresce tributação autónoma de 7.5% ou seja o Clio na versão Base fica por cerca de €22.000.
Estamos a falar de um diferencial de cerca de €7.500 no entanto não estamos a comprar laranjas com laranjas, já que o Clio nem sequer têm caixa automática e ela não existe para nenhuma motorização GPL se não esse diferencial iria ser cada vez menor. A isso ainda incide a menor manutenção assim como isenção de IUC para além de não incidir tributação autónoma em todas as despesas e de o IVA ser dedutível em todas as despesas (eletricidade incluída) torna esse diferencial cada vez mais baixo ao longo do tempo.
Para um particular, ou trabalhador independente com contabilidade simplificada, o ZOE fica por 36000€ preço de tabela, e o Clio Bi-fuel por 20.500€. O resto que dizes são derivações.
Eu disse empresas, a maioria dos que compram veículos novos em Portugal são empresas. Eu não disse particular ou trabalhador independente… disse empresas.
Queres argumentar que os preços são caros para o consumidor final (que é verdade ninguém diz que não) mas esse mercado só representa 25% dos clientes.
Se queres abrangência tens é que falar no preço para os 75% dos que compram veículos novos… e para esses a diferença entre um ZOE e um Clio a GPL é reduzida.
O preço de tabela, é para todos, seja particular, TI, empresa, Estado. A esses valores ditos de referência são aplicados os “descontos” em função da situação em causa, ou dos interesses envolvidos, ou seja, derivações.
https://www.renault.pt/veiculos-eletricos/renault-zoe/preco-ofertas.html?gradeCode=ENS_MDL2P1SERIESPE1
Consegues ver aí no preço de tabela (36250€) se o valor aplicável é a empresas, particulares, Estado, TI? Não. O valor é aquele, depois, em função da situação particular, o montante dispendido poderá ser diferente, tendencialmente inferior.
Empresa DEDUZ o iva que paga.
Ou seja, PAGAS agora mais daqui a três meses DEDUZES o que pagaste assim como é acrescido Tributação Autonoma no final do ano (ou não) dependendo do veículo que adquiriste.
A isto chama-se FISCALIDADE.
A Dacia e a marca que mais aposta no GPL com os conhecidos 1.0 TCE Bi fuel.
Só é pena é darem problemas quando está muito calor! O que não faltam são Dacias a GPL com proprietários (mais até aqui ao lado em Espanha), a queixarem-se…. e a Dacia tarda em atualizar o mapa que deveria resolver este problema de uma vez por todas.
Há Sanderos a partir de 12200€ ( https://www.dacia.pt/) . Pagar + 8000€ por um carro mais acanhado só pq é BEV, não faz lá muito sentido!
Tirando a parte do Spring ter “caixa automática”, de ter maior ângulo de viragem e de ser mais pequeno (que são pontos essenciais num veículo citadino) e do Sandero por €12200 nem sequer tens rádio fm incluído…
Estou-me a borrifar para o rádio FM loolooloool
Para ti serve uma lata qualquer.
https://www.dacia.pt/gama/dacia-sandero/configurador.html#
Versão DACIA SANDERO ESSENCIAL 65CV. Por 12200€ tens esses equipamentos todos, incluindo rádio FM. Não é difícil pesquisar…
A Roménia tem a Dacia a ajudar no PIB e Rep. Checa a Skoda… E nós continuamos a produzir carros para marcas alemas e francesas que depois nos vendem os carros a um balúrdio… Assim a nossa “produtividade” vai ser sempre uma nódoa, vendemos “barato” o nosso trabalho e depois compramos o mesmo produto “mais caro”…