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Dacia Spring ganha versão Extreme… e não chega sozinho

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Luis R says:

    O porquê da não aposta em carros a GPL?

    • Realista says:

      Já andam no mercado à mais de 30 anos e não são alternativa pois consomem mais; têm mais perdas de potência; continuam a ser poluentes; são menos práticos e acarretam dependência externa do país face a um recurso natural…

      • Yamahia says:

        Deixa lá que em relação à eletricidade somos muito independentes…somos,somos loolool

        • Realista says:

          Neste momento somos dependentes, no entanto podes sempre investir e deixar a dependência de lado (sem falar das razões económico-financeiras), já o contrário não é válido…

          • Mr. Y says:

            Não digas isso que o @Yamahia vai dizer que esse investimento vai causar poluição…

          • Yamahia says:

            Por acaso vai mas não é por ai. Nao só poluição mas tb graves problrms com as eólicas offshore. Mas é melhor não termos ilusões. Tudo o que venhamos a fazer não vai suprir as nossas necessidades.
            Se já agora as fábricas estão todas a fugir daqui… é só fazer contas.

      • GM says:

        Posso-te dizer que são uma alternativa muito válida. Tenho um Clio Bi-Fuel, e muito satisfeito, pelos consumos e pelo custo/km. Abasteci no Sábado a 78,5cts/l, faz cerca de 7.3l/100km, ou seja, menos de 6€/100km. Para um custo de aquisição de 15800€ em 2019, de serviço, com 700km à data, não está nada mal. A DACIA, em toda a gama excepto no SPRNG por razões óbvias, tem variante a GPL.

        • Realista says:

          Se comparares ao valor de €1.5/100km do elétrico, o consumo continua a ser 4 vezes mais caro, isto sem falar a manutenção e na diferença de preço que não é significativa para as empresas – já que são elas que compram a maioria dos veículos…

          Para além disso a rede de carregamento dos elétricos é de mais fácil ampliação do que a rede de abastecimento GPL.

          • GM says:

            Nesse ponto até podes ter razão, mas um SPRING…não é um CLIO. Para ter algo equivalente, teria de ser o ZOE, quase ao dobro do preço do CLIO. Preços actuais, ZOE 36000€, CLIO Bi-fuel 20000€ Para conseguir amortizar o diferencial, são uns valentes km’s. Em termos de segurança activa e passiva, de acordo com o EuroNCAP, também existe grande diferença, a favor do CLIO.

          • Realista says:

            São as empresas que compram mais de 75% dos automóveis novos em Portugal e os particulares os restantes 25% sendo que a maioria são Dacias Sanderos…

            Portanto um ZOE para a maioria não fica por €36.000, mas sim por cerca de €29.500. Já um Clio a GPL fica por €20.500 (pois o IVA é 50% dedutível) no entanto ainda acresce tributação autónoma de 7.5% ou seja o Clio na versão Base fica por cerca de €22.000.

            Estamos a falar de um diferencial de cerca de €7.500 no entanto não estamos a comprar laranjas com laranjas, já que o Clio nem sequer têm caixa automática e ela não existe para nenhuma motorização GPL se não esse diferencial iria ser cada vez menor. A isso ainda incide a menor manutenção assim como isenção de IUC para além de não incidir tributação autónoma em todas as despesas e de o IVA ser dedutível em todas as despesas (eletricidade incluída) torna esse diferencial cada vez mais baixo ao longo do tempo.

          • GM says:

            Para um particular, ou trabalhador independente com contabilidade simplificada, o ZOE fica por 36000€ preço de tabela, e o Clio Bi-fuel por 20.500€. O resto que dizes são derivações.

          • Realista says:

            Eu disse empresas, a maioria dos que compram veículos novos em Portugal são empresas. Eu não disse particular ou trabalhador independente… disse empresas.

            Queres argumentar que os preços são caros para o consumidor final (que é verdade ninguém diz que não) mas esse mercado só representa 25% dos clientes.

            Se queres abrangência tens é que falar no preço para os 75% dos que compram veículos novos… e para esses a diferença entre um ZOE e um Clio a GPL é reduzida.

          • GM says:

            O preço de tabela, é para todos, seja particular, TI, empresa, Estado. A esses valores ditos de referência são aplicados os “descontos” em função da situação em causa, ou dos interesses envolvidos, ou seja, derivações.

          • GM says:

            https://www.renault.pt/veiculos-eletricos/renault-zoe/preco-ofertas.html?gradeCode=ENS_MDL2P1SERIESPE1
            Consegues ver aí no preço de tabela (36250€) se o valor aplicável é a empresas, particulares, Estado, TI? Não. O valor é aquele, depois, em função da situação particular, o montante dispendido poderá ser diferente, tendencialmente inferior.

          • Realista says:

            Empresa DEDUZ o iva que paga.

            Ou seja, PAGAS agora mais daqui a três meses DEDUZES o que pagaste assim como é acrescido Tributação Autonoma no final do ano (ou não) dependendo do veículo que adquiriste.

            A isto chama-se FISCALIDADE.

    • Andre Andrade says:

      A Dacia e a marca que mais aposta no GPL com os conhecidos 1.0 TCE Bi fuel.

      • TugAzeiteiro says:

        Só é pena é darem problemas quando está muito calor! O que não faltam são Dacias a GPL com proprietários (mais até aqui ao lado em Espanha), a queixarem-se…. e a Dacia tarda em atualizar o mapa que deveria resolver este problema de uma vez por todas.

  2. Yamahia says:

    Há Sanderos a partir de 12200€ ( https://www.dacia.pt/) . Pagar + 8000€ por um carro mais acanhado só pq é BEV, não faz lá muito sentido!

  3. palex says:

    A Roménia tem a Dacia a ajudar no PIB e Rep. Checa a Skoda… E nós continuamos a produzir carros para marcas alemas e francesas que depois nos vendem os carros a um balúrdio… Assim a nossa “produtividade” vai ser sempre uma nódoa, vendemos “barato” o nosso trabalho e depois compramos o mesmo produto “mais caro”…

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