Suécia vai ter a primeira estrada eletrificada do mundo
Além de toda a evolução que tem acontecido no segmento automóvel, em especial ao nível dos veículos elétricos, as estradas também poderão ganhar novas funcionalidades. A Suécia avança com a primeira estrada eletrificada do mundo.
Projeto terá 3.000 quilómetros de estrada eletrificada
O Parlamento Europeu aprovou a proibição da venda carros a gasolina e gasóleo a partir de 2035. O Texto foi aprovado com 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções. Esta é certamente uma decisão que vai criar mudanças profundas no setor automóvel.
Em "resposta" às mudanças, a Suécia vai converter uma das suas autoestradas na primeira via eletrificada do mundo, que deverá estar pronta até 2025.
Segundo revela o ACP, trata-se da E20, uma rodovia que liga as três principais cidades daquele país escandinavo – Estocolmo, Gotemburgo e Malmö – e faz parte de um projeto ambicioso que inclui mais de 3.000 quilómetros de estradas eletrificadas. O objetivo é permitir que os veículos elétricos sejam carregados em movimento e estão a ser estudadas três opções para que isso aconteça.
O "SmartRoad" está a ser já testado na ilha de Gotland, na Suécia, num percurso de 1,6 km, com um autocarro que liga o aeroporto a Visby, a maior cidade da ilha.
Segundo a Euronews, a principal tecnologia funciona com recurso à tecnologia dinâmica de transferência de energia sem fios que permite que a eletricidade flua sem fios de bobinas de cobre de 1,5 metros de comprimento construídas sob o asfalto para três recetores instalados por baixo do autocarro.
A transferência faz-se por indução, uma tecnologia utilizada em carregadores de escovas de dentes elétricas, fogões modernos e outros equipamentos a que já nos habituámos. Mas, como referido, há outras tecnologias em discussão. São elas a catenária (semelhante ao que se usa nas linhas ferroviárias) e a condutor.
Esta solução que a Suécia pretende implementar está direcionada especialmente para veículos pesados de transporte de mercadorias.
Este artigo tem mais de um ano
Numa epoca de escassez de cobre, imagine a quantidade gasta do material se for eletrificar todas as estradas do mundo. Deve ser inviavel. Pelo visto so vai ser as vias principais
Usam alumínio, os cabos estão ali parados.
Cá também já temos disso, chama-se elétricos e metro
Eficiencia energetica de carregamento vai depender se a bobina estiver alinhado com a bobina do carro. Eu acredito que pela logica carregar na estrada pode ser menos eficiente que via wireless na sua bobina de chao de casa. Cobre vai entrar em escassez em 2030 acredito, e ainda querem estradas eletrificadas? Se querem mudancas com pouco impacto ambiental, placa solar no teto dos carros é bem vinda
A tecnologia tinha que estar a um ponto tal, de ser 10x ou mais superior á de hoje.
Resumindo, tinha que produzir mais do que o carro gasta…
A tecnologia de um carro coberto a painéis solares já existe (fabricante alemão) e está disponível para quem quiser investir (seria uma oportunidade para criar uma marca portuguesa, onde a Salvador Caetano poderia investir, já que a Scania também já mostrou interesse pela tecnologia para os seus autocarros e camiões): https://sonomotors.com/en/sion-sell-off/
Lamento informar, mas esse projecto já foi cancelado, a empresa não conseguiu os fundos necessários para construir a fábrica, com muita pena minha….
Apenas a produção é que foi cancelada por falta de fundos, mas está disponível para ser adquirido por quem queira avançar com a produção. Todo o projecto está concluído e pronto a ser produzido, sendo que quem adquirir o mesmo, receberá tudo pronto a iniciar a produção:
“The Sion reached a state of maturity, that includes series validation, homologation, crash tests, testing in different climates, optimizing solar technology and safeguarding, as well as refining driving dynamics on test tracks and on public roads.”
Vamos ver se conseguem ir para a frente com a produção.
Mais uma cena com potencial para contribuir para o aumento dos índices de sinistralidade nas AE
Espero que seja fake.
Loooool
Mais um especialista… é o que não falta nos dias de hoje…
Ó @TugAzeiteiro, ja foste apanhado pelo chicote ao passar o carril de um electro em Lisboa, sobretudo em molhado?
Agora imagina a 120.
Ou como bom TugAzeiteiro só andas na Vasco da Gama.no picanço?
Desde quando estes projectos têm carris na estrada ? Ou têm cantenarias para camiões ou sistemas de indução por baixo do piso da estrada.
É o que dá a perceber a 1ª imagem ilustrativa do artigo.
Loool