Microsoft quer que o Firefox passe a usar o Bing como o seu motor de pesquisa padrão
O domínio da Google na pesquisa leva a que seja a opção mais usada nos browsers. Esta é uma posição paga, mas que rende à empresa muito dinheiro. Isso pode mudar em breve, pelo menos no Firefox, com a Microsoft a querer ocupar este lugar com o seu Bing.
Microsoft quer conquistar o Firefox com o Bing
São bem conhecidos os contratos da Google com os sistemas operativos e com os browsers que usamos na Internet. São muitos milhões pagos e que atraem para este motor de pesquisa os utilizadores, que assim podem depois ver publicidade apresentada e outras formas de rendimento.
A Mozilla, com o Firefox, é uma das empresas que está nesta posição, mas que em breve poderá mudar para a concorrência. Segundo o que está a ser avançado, a Microsoft estará a tentar ocupar o lugar da Google como o motor de pesquisa padrão deste browser, tentando colocar ali o Bing.
Fontes próximas deste tema revelaram que altos quadros da Microsoft estão interessados que surja um acordo com a Mozilla. A ideia é que o Bing passe a ser o motor de pesquisa padrão. Com o fim do contrato que a Google tem para o Firefox a terminar no final deste ano, existe espaço para esta mudança.
Mozilla pode mudar a pesquisa no seu browser
Esta mudança não será completamente estranha no Firefox, até porque já esteve a ser testada no passado recente. A Mozilla teve em 2021 uma experiência a decorrer, onde o motor de pesquisa do browser foi alterado para ser usado o Bing da Microsoft.
Com todo o interesse que se gerou em torno da IA e do Bing, é natural o possível interessa da Microsoft em conquistar ainda mais espaço. Ao mesmo tempo, e com esta posição nobre, a Mozilla poderá ter uma palavra a dizer neste negócio. Este é um valor importante para a empresa e para o seu financiamento, em especial para os desenvolvimentos do Firefox.
Será interessante ver como este (suposto) negócio evoluirá e como a Microsoft irá lidar com este investimento. Ainda que não seja o browser mais usado na Internet, estando longe do topo, o Firefox tem uma legião de utilizadores fieis e que acreditam neste browser.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Information
No dia que isso acontecer a Firefox desaparece e fica para as memórias como um bom browser , vai acontecer o mesmo que aconteceu ao “Netscape Navigator”, para mim o melhor browser na época.
Muito usei o Netscape Navigator e com muita pena desapareceu. Tive inclusivé uma conta de e-mail netscape.net. Atualmente o meu browser de eleição é o Firefox e motor de busca duckduckgo. A eventual mudança julgo que não afetará. Cada um pode escolher o motor de busca por defeito.
Como é que o firefox desaparece? Vão ficar com mais uns valentes milhões no bolso, o google (e os outros) continuarão na lista de motores de busca que podes escolher. Simplesmente quando instalas o browser com uma instalação limpa e quando ele te pergunta que motor de busca queres usar, o bing é que está pré-seleccionado na caixinha.
Não percebo qual é o problema.
A mozilla precisa de dinheiro urgentemente senão podem não chegar a 2025/2030. Os seus resultados de contas públicos revelam prejuízo atrás de prejuízo. Uma empresa só se consegue aguentar um determinado tempo até não dar mais. Por isso os $$$ são bem vindos.
É normal que acabem por firmar um acordo novo. E com o “hype” à volta da IA, o bing é o que está no topo da lista para atrair “clientes” para o seu browser.
Quem usa o Firefox também sabe mudar o moto de pesquisar predefinido.
+1
+1
O teu comentário não faz sentido.
Se a Mozilla conseguir um acordo que lhes dê mais dinheiro que o que a Google paga, porque não?
Os utilizadores sabem como mudar o motor de pesquisa ou usar outro à sua escolha.
ora nem mais.
Tens a opção dentro do Firefox de escolher o motor de busca que quiseres.E assim vai a continuar.
A microsoft já parece o António Costa, quer muita coisa mas nunca concretiza.
E mais, querem mandar no que não é deles, assim fica mais parecido com o Costa.
Mandar? Isso não é mandar, são negócios ou acordos. Bem vindo ao mundo capitalista!
Sinceramente espero que aconteça se para isso vier consideravelmente mais dinheiro para a mozzila do que aquele que a Google dá. É super facil de mudar e acho que o pessoal que usa o Firefox é pessoal que o sabe fazer.
Parece-me bem se ajudar a Mozilla a ser rentável e a manter o seu software.
De lembrar que é só para ser a opção de origem, eles permitem a pessoa mudar.
Pois mas sabemos la nos se atras do motor de busca escolhido tem mais alguma coisa para prejudicar as pessoas. Ate parece que nao conhecem a Microsoft, sempre a inovar pelo pior caminho. Microsoft onde toca so sai bosta. Toda a gente sabe disso ou nao ? Virou santa assim de repente ? E tambem sabemos que estas escolhas por defeito para a maioria das pessoas escolhe o que aparece primeiro e siga. Nao houvesse venda casada com Hardware e software e a empresa ja nao teria lucros brutais. Ja para nao falar da treta do secure boot que so dificulta as pessoas para instalar outro sistema operativo.
Muitas vez escrevem Micro$oft, e a origem de todos os males. Eu não consigo ver isso dessa forma. Eu colocaria os $$$ também na Apple, Google, etc. Visam todos o mesmo e não sabemos exatamente o alcance de cada atitude de cada uma delas. Atualmente utilizo principalmente SO em Linux, mas passei por quase todos produtos da Microsoft desde o MSDOS 5.0. Não me faz diferença nenhuma que o Bing passe a ser o motor de busca por defeito na instalação do Firefox. Como já disseram, se melhorar as condições financeiras da Mozilla, porque não?
O Firefox é open source, se tiver, vai-se descobrir. E tendo em conta a grade maioria dos utilizadores do Firefox, são pessoas que se preocupam com isso e utilizadores de Linux não acredito que eles fação esse tipo de coisas.
Só uso o Firefox! Já experimentei muitos outros, mas gosto mais do Firefox. Há coisas bem boas no Firefox: estabilidade, boa gestão de senhas, segurança, rapidez e personalização.
Firefox + starpage. Uma maravilha
Startpage é privado …
Quem conhce mesmo o Firefox sabe que lá bem no meio também têm ” aquelas linhas à google ” ( daí o tal negocio … ) e talvez passe a ter mais ” umas linhas à Microsoft ” … ( depende do negocio ).
Penso eu de que …
Uma coisa é certa,então a Microsoft vai ter que pagar mais que a Google paga por ano à Mozilla para o Google Search ser o mecanismo de pesquisa no seu browser/navegador.Ao que sei são valores estratosféricos que envolvem milhões e milhões de euros.Para o Bing passar a ser o mecanismo de pesquisa padrão no Firefox muito mais dinheiro vai ter que pagar a Microsoft do que actualmente paga a Google à Mozilla.E tudo por causa de um mecanismo de pesquisa… Nem dá para acreditar.Tanto,mas tanto dinheiro envolvido. 😐
Nao te preocupes, a MS tem dinheiro para cobrir. Mas terá que cobrir bem. Caso consiga, de certeza que a moz agradece e quem ganhara com isto é o desenvolvimento do FF e dará estabilidade á Moz.
Quando dois lixos se juntam fazem uma lixeira.
( https://www.theregister.com/2023/05/12/eu_cyber_resilience_act/ ) …
Vamos ver, ou não …