Pode tirar a carta de condução num carro com caixa automática?
Com as mudanças e evolução no segmento automóvel, há vários cenários que podem não estar totalmente contemplados no atual código da estrada. A questão que se coloca hoje é se é possível tirarmos a carta de condução num carro com caixa automática.
Caixa automática: menção deve constar como restrição na carta de condução
Ao contrário dos veículos mais tradicionais, a condução de um carro automático é realizada sem precisar de ajustar a mudança consoante a velocidade a que circula, o próprio veículo faz essa mudança. As vantagens são várias, apesar de muitos continuarem a preferir veículos com caixa manual.
Relativamente à questão "Será que pode tirar a carta de condução num carro com caixa automática?", a resposta é SIM! No entanto, há limitações.
Segundo o Artigo 61º do Decreto-Lei nº 37/2014 de 14-03-2014 (Características dos veículos de exame) é referido que...
[...]
- 3 - A prova prática pode ser prestada em veículo de caixa manual ou de caixa automática.
- 4 - Entende-se por «veículo de caixa manual», o veículo equipado com um pedal de embraiagem, ou uma alavanca operada manualmente nas categorias AM, A1, A2 e A, acionado pelo condutor quando inicia ou para a marcha, ou quando muda a relação da caixa de velocidades do veículo.
- 5 - Os veículos que não preenchem as características estabelecidas no número anterior são considerados veículos de caixa automática.
- 6 - Caso a prova seja prestada em veículo de caixa automática, tal menção deve constar como restrição na carta de condução, ficando o titular impedido de conduzir veículos de caixa manual.
Apesar do ponto 6 ser bastante claro, refere o ponto 7 que...
A restrição imposta no número anterior não é aplicável às categorias C, CE, D ou DE, obtidas por exame realizado em veículo de caixa automática, quando o candidato seja titular de uma carta de condução, de pelo menos uma das categorias B, BE, C1, C1E C, CE, D1 ou D1E, obtidas por exame de condução realizado em veículo de caixa manual, em que tenham sido avaliadas as matérias descritas no ponto 3.12 da secção III ou no ponto 3.1.14 da secção V da parte II do anexo VII.
Assim sendo, tal como referido, é possível obter a carta de condução num carro com caixa automática, mas tal informação consta no documento.
Este artigo tem mais de um ano
Com a caixa manual com os dias contados, por causa dos Electrícos e cada vez mais os a combustão com caixa automática, faz cada vez menos sentido essa lei dos tempos passados a continuar em vigor, o curso de condução é pago e bem pago e quem paga deve ter a opção de querer aprender a conduzir o que quiser. No estrangeiro já existe essa opção á anos, e o curso para automáticos até ficava mais em conta.
Para quê aprender a fazer contas? Já calculadoras em todos os lados
Esse exemplo é bem absurdo lool
O que acabou de dizer é absurdo.
Se uma pessoa apenas aprender a conduzir com mudanças automáticas, faz sentido ser impedido de conduzir com mudanças manuais.
Pega em alguém que não conduza um carro manual há 10 anos e depois vê o comportamento deles num manual e logo falamos…
Passei a minha vida toda a conduzir manuais, mas ao fim de 3 semanas a conduzir um EV tive de parar para relembrar como é que se fazia num manual…
Já não pego num manual à 90 dias, acho que vou ter um problema quando voltar a conduzir outra chocolateira manual.
Porque não caixa automática? Podes tirar a carta por correspondência ou por videojogos. Não é válida, mas tirando isso está tudo bem.
Os 100% elétricos não possuem caixa…
Como se fosse uma ciência extraordinária mudanças manual…..
E já agora, há alguma menção na carta aqueles que utilizaram sinalizador, vulgo “piscas”, ao invés de sinalização com as mãos?
Enfim…..
Tirar a carta com carros de caixa de mudanças mecânica é mais vantajoso do ponto de vista do conhecimento da condução em geral. Quer seja teórico ou técnico. A transição para a caixa automática é feita instantaneamente, ao contrário é mais complicado.
Aprender por si só a conduzir com mudanças se não tiver um veículo com caixa automática disponível não é fácil se não tiver tido um grande contato prévio.
Hoje em dia muitas escolas de condução disponibilizam as duas formas de aprendizagem. Aqui sim é importante, aprender o grosso sem caixa automática e depois fazer a fazer a formação curta de adaptação.
Claro que tinha de ser em Portugal…
Eu sei que há outros países na Europa onde o exame pode ser feito com qualquer tipo de caixa de velocidades.
Aqui também pelos vistos, vens é com uma nota na carta que só podes conduzir automáticos…
Sera que ninguém leu a notícia?????
Se tu só queres conduzir o resto da vida automáticos tiras carta com um carro automático!!!!
Já vá tantas vezes um Tesla da escola de condução…
Acho que não tem caixa manual né????
E aprenderes a ler, que te parece?
Se calhar a ti dava-te mais jeito que a carta de condução.
Cá também podes. Ficas com essa limitação para a vida…
Também podes ignorar a matemática e desistir da escola se o teu objetivo de vida é passar produtos de um lado para o outro na caixa do supermercado e criticar “o governo” por não dar mais apoios…
Publicação interessante. Provavelmente, muito pouca gente sabe.
Também se aplica a motos? Queria comprar uma Scooter de +125cc e tenho de tirar carta, mas não sei conduzir uma moto com mudanças, nem quero saber.
sim, isto aplica-se igualmente a motas, primeiro aprende com mudanças, depois muda para automático, pois como já foi mencionado atrás, se não aprender a velha maneira nunca vai conseguir transitar de modelo para modelo, velho ou novo, ninguém sabe o dia de amanhã…
Agora claro se não sabe conduzir uma moto com mudanças, aprende como toda gente aprende, depois já não quer outra coisa…
“nem quero saber.” – impressionante esta geração com medo da mudança, medo de aprender, medo de tudo! Se os outros conseguem, porque é que tu não consegues?
Geração das flores de estufa… Dos copinhos de leite… E dos que não querem ser contrariados…
Malta que não o que é viver numa sociedade com regras e só pensa no seu umbigo…
Não sejam velhos do Restelo. A verdade é que caixas manuais fazem cada vez menos sentido. És tu que estás com receio da mudança na verdade.
Eu sou da geração em que nem caixas automáticas existiam, no entanto a evolução é em frente e não ficar agarrado ao “No meu tempo é que era de macho”.
Mas ainda há carros com caixa manual, certo?
Logo, quem não aprende a conduzir esses carros fica sem os pode nunca conduzir.
Simples.
Eu não disse o contrário. Simples.
Mas achas que se deve tirar a carta num carro “moderno” porque não és um velho do restelo, e és todo moderno, sem perceber que a qualquer altura tens que pegar num carro manual e depois não podes…
Já o velho do restelo, que às tantas é mais novo do que tu, acha que mais vale aprender um bocadinho mais e ter todas as opções disponíveis do que ser preguiçoso e aprender menos só porque o papá vai comprar um carro moderno com as mudanças automáticas…
Só comentei a afirmação ““nem quero saber.” – impressionante esta geração com medo da mudança”, todas as restantes conclusões e pressupostos são da vossa inteira responsabilidade.
Não tem nada a ver com isso, eu tenho carta de automóvel há 32 anos, sempre conduzi caixa manual e automática. Tenho uma Scooter 125 e ponho a possibilidade de comprar uma 350cc que exige carta de mota, mas não tenho qualquer interesse em conduzir uma mota com mudanças, simples.
Tiras a carta com uma automática e ficas com essa limitação. Se não te estorva, melhor!
era essa a dúvida e será o que vou fazer.
Não tenho o mínimo interesse em aprender mudancas, é para poder conduzir uma Maxi Scooter de 300 ou 350 cc.
Posso então fazer o exame como uma Scooter?
É a (des)evolução… O Darwin tá farto de dar voltas, coitado…
A menos que ponhas o teu carro a trabalhar com uma manivela estás a ser um pouco hipócrita nao?
@HUGO: GAME, SET AND MATCH!
Está aqui um belo tema de discussão! Realmente, está bem visto! Realmente quem aprende em automático, por mais prática que tenha de andar na estrada, n consegue adaptar-se ao contrário como o contrário se consegue!
Agora…. Como será o futuro? Elétricos nunca terão caixa manual. Será prudente os nossos filhos tirarem carta em manual apenas para que nalguma circunstância possam conduzir um carro mais antigo?
É que é só aqui que está o dilema, porque quer o futuro evolua para outros tipos de motores de combustão, hidrogénio ou algo, como medida de conforto provavelmente as caixas manuais serão descontinuadas.
Isto realmente só servirá para daqui a uns anos poderem conduzir os “clássicos” até esta nossa atualidade.
O que eu pergunto é: Se daqui a 20 anos um filho nisso quiser tirar a carta num manual para poder conduzir alguma relíquia que tenhamos na garagem, as escolas de condução ainda os terão? Como farão nessa altura?
Mas será que quem tira a carta hoje já terá assim tão poucas chances de conduzir um carro manual?
Um carro de substituição em caso de avaria ou acidente… Um aluguer repentino de emergência…
Levar o carro de alguém numa situação de aflição…
Afinal qual é o problema? Estaremos nós a caminhar para uma vida tão fácil e despreocupada que aprender a meter mudanças seja algo assim tão difícil nos dias de hoje?
Continuo sem entender o medo da evolução.
Usas direção assistida….ABS…ESP…as caixas manuais dos dias que correm são mais justas que o buraco de um alfinete e achas que conduzes uma um foguetão da NASA?
Hipocrisia.
Quem não quiser aprender a usar caixa manual só se prejudicará eventualmente a ele próprio mas o futuro será concerteza o automático sendo que caixas manuais não têm vantagens absolutamente nenhumas a não ser podermos esgotar uma terceira.
Quem está com medo são aqueles que não querem aprender a usar todos os carros e só os automáticos.
Eu ando de automático há anos e posso conduzir qualquer um dos outros… Já o contrário não é possível.