PplWare Mobile

Pode tirar a carta de condução num carro com caixa automática?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. AJ says:

    Com a caixa manual com os dias contados, por causa dos Electrícos e cada vez mais os a combustão com caixa automática, faz cada vez menos sentido essa lei dos tempos passados a continuar em vigor, o curso de condução é pago e bem pago e quem paga deve ter a opção de querer aprender a conduzir o que quiser. No estrangeiro já existe essa opção á anos, e o curso para automáticos até ficava mais em conta.

  2. Grunho says:

    Porque não caixa automática? Podes tirar a carta por correspondência ou por videojogos. Não é válida, mas tirando isso está tudo bem.

  3. andy says:

    Como se fosse uma ciência extraordinária mudanças manual…..
    E já agora, há alguma menção na carta aqueles que utilizaram sinalizador, vulgo “piscas”, ao invés de sinalização com as mãos?
    Enfim…..

  4. Lopes says:

    Tirar a carta com carros de caixa de mudanças mecânica é mais vantajoso do ponto de vista do conhecimento da condução em geral. Quer seja teórico ou técnico. A transição para a caixa automática é feita instantaneamente, ao contrário é mais complicado.
    Aprender por si só a conduzir com mudanças se não tiver um veículo com caixa automática disponível não é fácil se não tiver tido um grande contato prévio.
    Hoje em dia muitas escolas de condução disponibilizam as duas formas de aprendizagem. Aqui sim é importante, aprender o grosso sem caixa automática e depois fazer a fazer a formação curta de adaptação.

  5. Dani Silva says:

    Claro que tinha de ser em Portugal…

    Eu sei que há outros países na Europa onde o exame pode ser feito com qualquer tipo de caixa de velocidades.

    • Ifm says:

      Aqui também pelos vistos, vens é com uma nota na carta que só podes conduzir automáticos…

      Sera que ninguém leu a notícia?????

      Se tu só queres conduzir o resto da vida automáticos tiras carta com um carro automático!!!!

      Já vá tantas vezes um Tesla da escola de condução…
      Acho que não tem caixa manual né????

    • PTO says:

      E aprenderes a ler, que te parece?
      Se calhar a ti dava-te mais jeito que a carta de condução.

    • Nuno says:

      Cá também podes. Ficas com essa limitação para a vida…
      Também podes ignorar a matemática e desistir da escola se o teu objetivo de vida é passar produtos de um lado para o outro na caixa do supermercado e criticar “o governo” por não dar mais apoios…

  6. Soberbo says:

    Publicação interessante. Provavelmente, muito pouca gente sabe.

  7. Rui says:

    Também se aplica a motos? Queria comprar uma Scooter de +125cc e tenho de tirar carta, mas não sei conduzir uma moto com mudanças, nem quero saber.

    • Windows says:

      sim, isto aplica-se igualmente a motas, primeiro aprende com mudanças, depois muda para automático, pois como já foi mencionado atrás, se não aprender a velha maneira nunca vai conseguir transitar de modelo para modelo, velho ou novo, ninguém sabe o dia de amanhã…

      Agora claro se não sabe conduzir uma moto com mudanças, aprende como toda gente aprende, depois já não quer outra coisa…

    • PeterOak says:

      “nem quero saber.” – impressionante esta geração com medo da mudança, medo de aprender, medo de tudo! Se os outros conseguem, porque é que tu não consegues?

      • Nuno says:

        Geração das flores de estufa… Dos copinhos de leite… E dos que não querem ser contrariados…
        Malta que não o que é viver numa sociedade com regras e só pensa no seu umbigo…

      • Hugo says:

        Não sejam velhos do Restelo. A verdade é que caixas manuais fazem cada vez menos sentido. És tu que estás com receio da mudança na verdade.
        Eu sou da geração em que nem caixas automáticas existiam, no entanto a evolução é em frente e não ficar agarrado ao “No meu tempo é que era de macho”.

        • Nuno says:

          Mas ainda há carros com caixa manual, certo?
          Logo, quem não aprende a conduzir esses carros fica sem os pode nunca conduzir.
          Simples.

          • Hugo says:

            Eu não disse o contrário. Simples.

          • Nuno says:

            Mas achas que se deve tirar a carta num carro “moderno” porque não és um velho do restelo, e és todo moderno, sem perceber que a qualquer altura tens que pegar num carro manual e depois não podes…
            Já o velho do restelo, que às tantas é mais novo do que tu, acha que mais vale aprender um bocadinho mais e ter todas as opções disponíveis do que ser preguiçoso e aprender menos só porque o papá vai comprar um carro moderno com as mudanças automáticas…

          • Hugo says:

            Só comentei a afirmação ““nem quero saber.” – impressionante esta geração com medo da mudança”, todas as restantes conclusões e pressupostos são da vossa inteira responsabilidade.

      • Rui Carriço says:

        Não tem nada a ver com isso, eu tenho carta de automóvel há 32 anos, sempre conduzi caixa manual e automática. Tenho uma Scooter 125 e ponho a possibilidade de comprar uma 350cc que exige carta de mota, mas não tenho qualquer interesse em conduzir uma mota com mudanças, simples.

  8. Rui Carriço says:

    Não tenho o mínimo interesse em aprender mudancas, é para poder conduzir uma Maxi Scooter de 300 ou 350 cc.

    Posso então fazer o exame como uma Scooter?

  9. Jaime says:

    É a (des)evolução… O Darwin tá farto de dar voltas, coitado…

  10. Jorge Ferreira says:

    Está aqui um belo tema de discussão! Realmente, está bem visto! Realmente quem aprende em automático, por mais prática que tenha de andar na estrada, n consegue adaptar-se ao contrário como o contrário se consegue!

    Agora…. Como será o futuro? Elétricos nunca terão caixa manual. Será prudente os nossos filhos tirarem carta em manual apenas para que nalguma circunstância possam conduzir um carro mais antigo?
    É que é só aqui que está o dilema, porque quer o futuro evolua para outros tipos de motores de combustão, hidrogénio ou algo, como medida de conforto provavelmente as caixas manuais serão descontinuadas.

    Isto realmente só servirá para daqui a uns anos poderem conduzir os “clássicos” até esta nossa atualidade.

    O que eu pergunto é: Se daqui a 20 anos um filho nisso quiser tirar a carta num manual para poder conduzir alguma relíquia que tenhamos na garagem, as escolas de condução ainda os terão? Como farão nessa altura?

    • Nuno says:

      Mas será que quem tira a carta hoje já terá assim tão poucas chances de conduzir um carro manual?
      Um carro de substituição em caso de avaria ou acidente… Um aluguer repentino de emergência…
      Levar o carro de alguém numa situação de aflição…
      Afinal qual é o problema? Estaremos nós a caminhar para uma vida tão fácil e despreocupada que aprender a meter mudanças seja algo assim tão difícil nos dias de hoje?

      • Hugo says:

        Continuo sem entender o medo da evolução.
        Usas direção assistida….ABS…ESP…as caixas manuais dos dias que correm são mais justas que o buraco de um alfinete e achas que conduzes uma um foguetão da NASA?
        Hipocrisia.
        Quem não quiser aprender a usar caixa manual só se prejudicará eventualmente a ele próprio mas o futuro será concerteza o automático sendo que caixas manuais não têm vantagens absolutamente nenhumas a não ser podermos esgotar uma terceira.

        • Nuno says:

          Quem está com medo são aqueles que não querem aprender a usar todos os carros e só os automáticos.
          Eu ando de automático há anos e posso conduzir qualquer um dos outros… Já o contrário não é possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.