Combustíveis: Governo mantém desconto em abril! Saiba quanto é…
Apesar de uma ligeira queda dos preços, especialmente no gasóleo, o preço dos combustíveis mantém-se elevado face a outros tempos. O Governo anunciou recentemente que vai manter o desconto nos combustíveis em abril.
Combustíveis: Desconto de 18,2 cêntimos/l, e 19 cêntimos/l na gasolina
O ministério das Finanças revelou que vai manter as medidas de mitigação da subida dos preços dos combustíveis até 17 de abril. Nesse sentido será mantida a redução da carga fiscal equivalente a 34 cêntimos por litro de gasóleo e de gasolina.
A revisão dos valores das taxas do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) foi publicada esta segunda-feira em portaria do Governo, produzindo efeitos até 17 de abril.
O total do desconto na carga fiscal mantém-se inalterado, na medida em que a taxa de carbono se mantém suspensa, aplicando-se os valores de 2021, e os descontos no ISP mantêm-se iguais face ao mês de março, dada a evolução dos preços dos combustíveis verificada nas últimas semanas.
Tendo em conta a redução da carga fiscal, no gasóleo o desconto corresponde atualmente a 18,2 cêntimos por litro, e na gasolina de 19 cêntimos por litro, incluindo o desconto do respetivo IVA, adianta no comunicado.
O executivo também determinou manter a suspensão da atualização da taxa de carbono em março de 2023, resultando num desconto adicional de 13,4 cêntimos por litro no gasóleo e de 12,2 cêntimos por litro na gasolina, face à taxa de carbono que seria fixada em 2023.
Este artigo tem mais de um ano
Só naquela…
Já alguém viu o preço do barril ?
Yah yah… enganem-me que eu gosto.
Desconto? mas qual desconto? Mas é o governo que produz os combustíveis?
Correção: O governo vai manter a carga fiscal em abril!
Eu não quero pagar impostos mas… quero Saúde de Borla, transportes de Borla, tudo de borla.
quero ter direitos mas não quero ter deveres…
Quando os nossos impostos são aplicados em salários de ‘só’ 500.000€ fica difícil não pensar que podemos ter aquilo que temos com muito menos carga fiscal.
+1 que pensa o mesmo.
Se só aplicarem impostos nessas fatias de rendimento, o orçamento de estado esgotava mal fosse apresentado…
Eu não disse que era só nessas fatias. Essas e muitas outras.
Mas tranquilo continuem a votar nos mesmos, estamos economicamente no topo da tabela e ninguém está a sair de Portugal para procurar uma vida melhor aparentemente.
Bastava a TAP não ser pública e quem rouba o erário público ressarcir o produto do roubo mais juros! Isto inclui obviamente quem emprestou dinheiro a, quem assinou contrato que dá x de indemnização e por aí fora.
Se a TAP não fosse publica teriam que mexer as coisas lá dentro para evitarem falência porque já não havia ‘resgates’.
Eu se fosse CEO queria que a minha empresa desse lucro e crescesse. Que os meus investimentos nela, dessem retorno, atingissem o breakeven e consecutivamente lucro.
Não me parece que seja essa mentalidade que temos nesta empresa ou qualquer empresa publica sinceramente. Parece tudo feito “a balda” e dinheiro gasto sem aparente preocupação ou estudo.
Vamos fazer contas!
A empresa para qual trabalho gasta anualmente 63697 euros para eu receber 31864 euros líquidos. Desses 31864 euros tenho de pagar 23% iva na maioria das coisas que compro. Pagar IUC, IMI, impostos adicionais no combustível e muitos outros impostos. Gasto 9 mil euros em educação para os meus 2 filhos por ano e o mais novo está num infantário IPSS e tenho pagar taxa máxima. O outro está num colégio privado porque simplesmente a escola publica passa a vida em greves e parte das disciplinas na escola nem professor tem. Tenho pagar seguro de saúde porque perder um dia de trabalho fica mais caro do que pagar o seguro.
Não sobra muito dinheiro para pagar empréstimo da casa, comida e todas as outras despesas fixas.
Agora explica-me para quê pagar tantos impostos se o estado não consegue garantir saúde/educação que funcione e com qualidade?
A da receita arrecadada com o ISP é distribuido da seguinte forma:
45% para o Fundo de Estabilização Tributária (tlz daqui temham saído os 3 mil milhões para alimentar o cartel da electricidade em 2023,);
35% para o Fundo Rodoviário; (Tlz daqui saia o financiamento das concessão das (PPP) das autoestradas e pontes 25 de Abril e Vasco da Gama que ganham poucochinho com as portagens.
10% para o Fundo Ambiental; (tlz daqui saiam os milhões para financiar a compra de carros eléctricos)
5% para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil; (cada vez pior duvido que chinquem alguma coisa)
5% para o Instituto Nacional de Emergência Médica. (idem)
Direitos para quem? Só se for para os amigalhaços do costume!
Cá para mim gastar uma furtuna num palco que daria para ” criar economia ” a longo prazo e dando condições para as pessoas viverem condignamente é o pior exemplo de como fazer coisas bem feitas …
Vai manter o desconto e tal… Fantástico!
Depois, na próxima segunda-feira vamos perceber que os preços afinal aumentaram porque o Papa Francisco tossiu.
Tudo o que o governo baixar em impostos, a ganância dos comerciantes absorve. O mau da fita nem sempre é o governo, é a cambada de capitalistas gananciosos dos comerciantes de quase tudo.