Taste Atlas: Plataforma gastronómica digital elege Pastel de Belém
Quem não gosta de um bom Pastel de Belém? Ou de um pastel de nata? De acordo com a plataforma gastronómica digital, os dois doces portugueses são mesmo os melhores do mundo. Mas há ainda outro bolo na lista.
Taste Atlas: Bola de Berlim também está na lista...
Num ranking com 50 posições, os Pastel de Belém e pastel de nata foram considerados os melhores bolos do mundo, de acordo com o guia Taste Atlas. Com uma pontuação de 4,9 em 5, os dois bolos portugueses destacam-se, mas há ainda um terceiro. O guia refere-se ao bolo como um “donut recheado”, ou seja, a nossa Bola de Berlim que ocupa 26ª posição com uma pontuação de 4.5.
All about 100 best-rated pastries in the world at the link: https://t.co/evYxfVuw7K pic.twitter.com/9zd7K0wqbw
— TasteAtlas (@TasteAtlas) February 23, 2023
O Pastel de Belém é descrito pelo guia como um bolo tradicionalmente cozinhado por monges no Mosteiro dos Jerónimos desde 1837 e que apenas os pastéis confecionados na Fábrica Pastéis de Belém - onde podemos testemunhar filas infinitas de turistas, dada a popularidade do bolo - é que se pode atribuir o nome de Pastel de Belém.
Para cada bolo, na plataforma é possível saber um pouco mais.
Este artigo tem mais de um ano
Os travesseiros estão na posição 94, bem melhores do que a bola de berlin
Por acaso não gosto nada de pastel de Belém ..demasiado doces e muito moles para o meu gosto ….para velhos desdentados e diabéticos que não resistem aos doces são óptimos
Nasci a poucos metros da fábrica dos Pastéis de Belém e sempre que passava por lá, não resistia a comer um pastel ainda morno e quase a desfazer-se. Mas os de hoje, comparados com o desse tempo… já não são iguais.
Por acaso os pastéis de nata aqui do Infantado, pelo nenos em 3 pastelarias, batem a léguas qq pastel de Belém e são mais baratos eheh.
Os pasteis de Belém, de momento são bons para ingrupir turistas loool
Lol… infantado, pessoal de Loures , qualquer parecença com cacem ou massama é pura coincidência
Lool
Os pasteis de Belem já foram bons mas agora só são atração turística. Em Lisboa, tal como no Porto, o pessoal sabe onde estão os bons pasteis de nata.
Não sei quem inventou a moda dos pasteis de nata quentes. Outro dia, serviram-me um, que para além de me deixar enjoado ainda fiquei com dor de barriga.
Eu só gosto deles quentes por exemplo, são gostos bastava pedir um frio
pastel de nata quente?
pastel de belem só é bom quente, já pastel de nata quente é mau.
acho que consegues comprar congelados. nunca experimentei mas deves precisar de dentes resistentes
Pastel de Natal ha muitos, ate no lidl e ikea vendem … mas Pastel de Belem so ha um. Embora haja alguns pasteis de nata que a mim me sabem melhor mas nao e todos os dias …
Na categoria de street food, classificaram as espetadas ao inves da bifana ou prego, estranho nao? …… 🙂
pastel de nata e pastel de belem não é a mesma coisa, eu gosto dos dois, mas um bom e verdadeiro pastel de nata é mil vezes melhor que um pastel de belem.
Só uma informação.
Pastel de nata e pastel de belem e tudo a mesma coisa.
Só porque muda o local onde é feito?
Então os pasteis do continente são pasteis sonae e os do lidl são alemães?
É tudo marketing, exprimentem um pastel da fabrica da nata ou da manteigaria e um de belem e vão ver, tudo a mesma coisa.
Os de Belém têm várias particularidades são mais pequenos e mais caros. loool
não é a mesma coisa nem nada parecido, os da manteigaria tentam ser parecidos aos pasteis de belem e não aos pasteis de nata, são coisas muito diferentes que convém saber distinguir, pastel de belem é só para comer na fabrica ou então trazer para casa e comer ainda quentes, pastel de nata é algo completamente diferente e até com sabor diferente, apenas o feitio é semelhante.
Que grande confusão: o pastel de Belém é assim chamado porque deriva da receita original de 1837 criada pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos cuja receita é mantida pela familia proprietária da Fábrica dos Pasteis de Belem, em Belem, pois claro. Tudo o resto, porque não é feito aqui, chama-se de pastel de nata. Naturalmente que todos tem sabor e texturas diferentes, todos gostam mais de uns ou de outros, mas o conceito culinário ou gastronómico, se assim se pode dizer, é exatamente o mesmo.
Deve ter havido uma parte da receita que se extraviou, porque na verdade já foram (bem) melhores.