Vendas de carros elétricos: janeiro foi o melhor mês de sempre
O segmento dos veículos elétricos está a ganhar consistência e a conseguir atingir recordes. Em 2022, os carros movidos a energia elétrica venderam mais que a gasolina. Em Portugal também há marcas a destacar, com janeiro a ser o melhor mês de sempre na venda de elétricos.
Conheçam os dados que foram revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Fasquia de mais de 2 mil carros elétricos vendidos foi ultrapassada...
No total foram mais de dois mil carros elétricos vendidos tendo sido foi ultrapassado, pelo terceiro mês consecutivos, essa fasquia. Janeiro tornou-se no melhor mês de sempre na venda de carros elétricos em Portugal.
Segundo é referido, foi um aumento de mais de 130% face ao mesmo mês de 2022. Segundo revela a ACAP, em janeiro de 2023 foram matriculados 2.258 ligeiros de passageiros novos (elétricos).
Apesar dos bons numeros registados, o setor ainda não conseguiu recuperar para os números pré-pandemia, uma vez que as vendas estão quase 10% abaixo das registadas em 2019.
A "suportar" estes números estão os apoios do Governo e também o incentivo ao abate de veículos em fim de vida, inscrito no Orçamento do Estado para este ano, pode vir reforçar a transição para a mobilidade elétrica.
Este artigo tem mais de um ano
Desculpem la mas misturar carros BEV com PHEV e HEV não faz sentido.
Se querem de facto promover a adoção de carros electricos somente os BEV devem ser considerados, os demais continuam a gastar gasolina e em pouco ou nada contribuem para a electrificação dos transportes.
É estar a iludir-nos.
Os homens têm que criar hype de alguma forma.
Até que enfim que vejo alguém a escrever o mesmo que eu penso. Os PHEV ou HEV não deviam ser considerados porque fazem tão mal, ou pior, que os ICEs.
Quer dizer que carrego o híbrido pra andar full eléctrico pra nada?
A maior parte da malta que compra PHEV é só na mira do subsídio e deduções à colecta. Depois de os ter é meter gasóleo ou gasolina conforme os casos e borrifarem -se para os carregamentos. Até pq carregar um PHEV num posto público sai bastante mais caro que o combustível devido ao tempo que levam a carregar.
Nem misturaram, estão lá bem separados, até porque nesses os a gasóleo foram por aí abaixo, como seria de esperar.
Híbridos não são elétricos .
As marcas atualmente só vende híbridos . Não vende a combustão
Quais são as marcas que só híbridos e que não vende a combustão?
Híbridos são eléctricos pois tem a opção de ser full eléctricos, são o melhor dos 2 mundos.
Em electrico dão Pras pequenas voltas e ir pro trabalho, combustão pra longas distâncias, em híbrido envergonha todos em autonomia.
Híbridos ou PHEV ?
PHEV na teoria deveriam ser como dizes. Na prática não são e é de tal forma que muitos países já lhes retiraram os subsídios. Acabam por consumir mais combustível comparativamente a um puro semelhante a combustão devido ao peso em excesso.
HEV ou híbridos puros priorizam sempre o motor a combustão. Na pratica conseguem consumir um pouco menos que um equivalente a combustão devido à energia acumulada numa pequena bateria durante as travagens e desacelerações que posteriormente poderá ser usada na ajuda ao motor a combustão sobretudo nos arranques e nas ultrapassagens.
Tens ainda os REEV Range-Extended Electric Vehicle cujo melhor exemplo são os Audi do Dakar. Usam um motor a combustão para dar carga às baterias e conseguem gastar 380 lts aos 100 loooool
Exacto, não fazem sentido em ae.
Mentira, não é 380 litros aos 100, senão os toyota consomem 540 . Ou seja, em qualquer dos casos consomem menos, mas claro e como sempre você gosta de inventar para ver se a conversa faz sentido.
Híbridos só são eléctricos se forem plug in e o utilizador os carregar para andar em modo eléctrico. O que pode não querer fazer. Por isso não faz sentido nenhum beneficiá-los em vista dessa suposta utilização que pode não acontecer.
Por acaso juntam o prior dos 2 mundos, tem pouca autonomia eléctrica, a que têm consomem muito, e o motor a combustão em ae não é tão eficiente como um combustão normal.
Mas depende da utilização.
Por isso estarem separados.
Quais são as marcas que vende só híbridos e que não vende a combustão?
1) ha dois tipos de híbrido e todos os que só permitam menos de 50 km deviam set considerados ICE. Os outros deviam ser obrigados a estar 100% eléctricos a menos de 70kmh para terem alguma vantagem fiscal e entrada nas cidades
2) mais importante que terminar com ice, é só permitir Euro 6 e acabar com os anteriores. É impressionante a quantidade de veículos a deitar fumo preto e partículas…
A começar nos camiões e autocarros. Grd praga efectivamente. O problema é que depois a comida nao te chegava à mesa nem conseguias chegar ao trabalho.
Para ti a poluição do ar não interessa para nada.
Não estou a dizer que são só os camiões e os autocarros mas todos ajudam a poluir.
Pior que os escapes de camiões e autocarros, só mesmo os escapes dos BEV´s que são as centrais termoeléctricas.
Quais ?
Quais? Olhe vá ver a qualidade do ar hoje em Covelo, uma pacata localidade a nas margens do Douro e a 4,5 kms da Central da Tapada do Outeiro e compare com Lisboa. É só o dobro apesar de todos os carros, camiões e autocarros de 1900 e troca o paço que circulam por Lisboa.
Sinta-se à vontade para dar uma voltinha pelo Carregado, Alhandra e confira por si quão boas para o ambiente sao as Termoeléctricas.
Covelo Porto – 32
Lisboa – 63
Dados do weather.com.
Por acaso está muito bom, hoje nem sequer estavam a trabalhar, pelo menos de manhã quando passei lá. Mais logo posso também verificar, já que passo ali todos os dias.
Curioso não referir qual é o maior escape de Portugal, a refinaria de Sines.
Afinal…..
Não sei se o weather.com é de confiança uma vez que faz uma previsão e não uma medição “just in time”. Prefiro o Foreca que dá a medição em tempo real:
Covelo, Porto a meio da tarde estava nos de 101.
https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq8E-7tbI6NJgvbygiQ?e=8F19tM
Qt a Sines, estava sensivelmente à mesma hora estava com 73
https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq8E_o4B-D_ODLXF5xQ?e=ZVzrnh
Sines é só um escape que concentra todo o combustível enquanto escapes de Termoeléctricas é a pontapé espalhados pelo país. No entanto apenas uma delas é suficiente para ter mais impacto que Sines.
Claro que não é fiável, não fala nos valores que você quer.
Só essa central da Tapada dava para abastecer todos os eléctricos de Portugal e Espanha juntos.
E pelos carros modificados, onde lhes retiram os faps.
Isso é uma minoria e se acontece é pq a fiscalização o permite.
De qq forma já não se vê tanto “tunning” nem sequer “repros”como há uns anos atrás.
Ah sim, entao quantos sao?
É que de vê tanta publicidade a isso, não sei se serão assim tão poucos.
Mas enfim, gastam dinheiro para os retirar, entretanto vão gastar novamente para os colocar. Looool
Estou enganado ou estas vendas significam que o incentivo do Fundo Ambiental esgotou num mês ?
Nop, até porque ainda não abriram.
OK. Pensava que já tinham começado
Com as vendas a estes níveis ou redefinem montantes a atribuir e/ou os valores máximos de aquisição ou pura e simplesmente, se calhar, até acabam com os incentivos lá pra 2024/25…