UTM 4.1: Tenha o Windows em qualquer Mac (ferramenta grátis)
Quando se fala em virtualização no macOS, o hypervisor mais conhecido é sem dúvida o Parallels. É verdade que no segmento das ferramentas de virtualização não existem assim tantas opções, no entanto, as que existem são bastante completas e robustas, como é o caso do VirtualBox, do VMWare, entre outras.
A ferramenta UTM também não é desconhecida, pois já a apresentamos aqui. Conheçam as novidades da versão 4.1.
A ferramenta UTM usa a estrutura de virtualização de hipervisor da Apple para executar sistemas operativos ARM64 no Apple Silicon com velocidades muito próximas do que se consegue nativamente. Esta ferramenta suporta CPUs Intel, como os últimos SoC M2.
Ao contrário de outros softwares de virtualização gratuitos, o UTM foi criado para macOS. O UTM é semelhante a uma app para Mac com todos os recursos de privacidade e segurança necessários, segundo é revelado na página do projeto.
Novidades do UTM 4.1
- QEMU backend atualizado para a versão 7.2.0
- AppleScript (OSA) com suporte para CLI
- Menu bar extra
- Pode encontrar todas as novidades aqui.
No "coração" do UTM está o QEMU, um software de emulação gratuito e de código aberto com décadas de idade que é amplamente usado e mantido ativamente.
Embora o QEMU seja poderoso, pode ser difícil instalá-lo e configurá-lo com a sua infinidade de opções e opções de linha de comando. O UTM foi projetado para dar aos utilizadores a flexibilidade do QEMU sem grandes complicações.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda há pouco estive atualizar um Windows 7 em UTM Apple Silicon (M1 Mac Mini).
Continua a correr, um bocado dar para o lento, e sem aceleração gráfica.
Mas pronto, é x86 a ser emulado em Apple silicon, o que por si já é um feito. Desenrasca nalguma “emergência“.
No entanto o que uso sempre é o Windows 11 ARM que corre maravilhosamente no Pararallels Desktop.
Instalei hoje num MacBook Pro M1 Max 14″, deixo algumas dicas: Instalar a versão Windows 11 Arm, funciona TOP, apena ter atenção que na instalação do windows vai para na parte de ligar á net. Quando isso acontecer, pressionar Shift + F10 para abrir linha de comandos (ou FN+ Shift+ F10 no caso dos portáteis). Depois escrever “oobe\bypassnro”, se não conseguir colocar o “\” então faça “cd oobe” e depois dentro da diretoria o comando bypassnro. Após isso poderá continuar com a instalação. O próximo passo é a internet. Para isso irá precisar de instalar o SPICE Guest tools. Na página do UMT está o link para o download. Faça download no macOS, depois coloque na pasta partilhada. Inicie o UMT e no Windows instale o SPICE Guest tools, reinicie o Windows e irá ter não só a internet a funcionar como terá resolução de ecrã a funcionar incluindo a opção do monitor XDR. Obg pelo artigo Cumprimentos
+1 confirmo tudo
Pplware, lembram-se do Veertu?
Com 32MB corria um Windows de forma perfeita…
Parece que deixou de existir…
Podem averiguar esta máquina virtual novamente?
VMs que correm bem Windows em Macs Intel não faltam, começando pelo VirtualBox e acabando no VMWare Player, ambos gratuitos.
O desafio é correr Windows Intel em Apple Silicone.
Mas dado que o Windows 11 ARM está tão bom, o incentivo é baixo.
Não estás a perceber, ou não chegaste a usar o Veertu…
Este Veertu, apareceu já quando o Parallels e o VMWare estavam bem sólidos no mercado, e a revolução é que usava o mínimo de recursos da máquina (aquilo só tinha 32MB), sem comprometer o desempenho da maquina virtual. Aliás, corria até mais rápido que o Parallels ou VMWare.
No entanto parece que a Apple mudou qualquer coisa não sei onde e aquilo foi “abandonado”, no entanto ainda existe para cenas na cloud (não sei explicar o que é)…
https://veertu.com/
OK, deve de ser este de 2016. Nunca usei.
https://www.pcmag.com/reviews/veertu-for-mac
https://mac.softpedia.com/get/System-Utilities/Veertu-Desktop.shtml