Meta traz ainda mais funcionalidades para as conversas cifradas do Messenger
Com preocupações reais com a segurança, a Meta tem procurado aumentar a segurança do Messenger. As mensagens cifradas e a criptografia de ponto a ponto são um exemplo perfeito deste compromisso, mas que acabam por trazer a perde de funcionalidades.
Isso muda agora com as novidades que a Meta está a revelar. Estas querem tornar as mensagens cifradas novamente apelativas, ao receber várias novidades. Estas tornam este serviço mais interessante, enquanto garantem a segurança e privacidade.
A Meta tem estado a melhorar a segurança e a proteção do Messenger. Os utilizadores exigem mais deste serviço e que as conversas sejam realmente privadas. Isso surge com a conversas cifradas, algo que acontece naturalmente. Agora há melhorias a serem colocadas nestas mesmas conversas.
- Temas de conversas: foram adicionados temas de conversa para ajudar a personalizar e aprimorar as conversas. Agora pode definir temas, incluindo cores estáticas e temas de gradiente, para conversas cifradas ponta a ponta.
- Emojis e reações de conversas personalizadas: se deseja personalizar as suas respostas, pode ver o menu completo de reações de emoji e personalizar a bandeja de reação rápida em conversas cifradas de ponta a ponta.
- Fotos de perfil de grupo: pode escolher fotos de perfil de grupo para diferentes conversas com amigos ou colegas de trabalho.
- Visualizações de links: As visualizações destes links foram reconstruídas nestes cenários, para poder ver para onde um link está a levar o utilizador, antes de clicar.
- Status ativo: permite que as pessoas vejam quando o utilizador está ativo e para saberem quando é um bom momento para ligar. Também pode optar por desativar esse recurso, se quiser melhorar a sua privacidade.
- Bubbles no Android: as Bubbles (um círculo com a foto do amigo) permite que leia e responda a mensagens enquanto estiver a usar outras apps. Uma vez ativado, um balão aparecerá quando receber uma nova mensagem.
Estas são novidades que já se conheciam das conversas mais expostas, mas que agora estão a ser transferidas. São incorporadas naturalmente e sem que os utilizadores tenham de ativar ou aceitar qualquer opção presente.
Algo que a Meta também anunciou agora, é que as conversas cifradas vão passar a ser o padrão em breve. Para todas as já existentes, a mudança também acontecerá, as de forma transparente, sempre com notificações para os intervenientes.
Curiosamente, e mesmo com os utilizadores a pedir as conversas cifradas do Messenger, há quem não esteja satisfeito com a sua chegara. Vários governos e entidades preferiam que estas estivessem acessíveis, para assim poderem ser controladas conforme as suas necessidades.
Este artigo tem mais de um ano
Segurança é essencial mas privacidade também e o negócio dessa empresa é recolha de dados e publicidade, isso não vai mudar sejam as mensagens cifradas de ponto a ponto ou não.
“Os utilizadores exigem mais deste serviço e que as conversas sejam realmente privadas.” hahaha