Dica: Parar o Edge em segundo plano e conseguir poupar recursos no Windows
Mesmo não sendo o browser mais usado na Internet, o Edge da Microsoft tem vindo a ganhar terreno e a apresentar-se como uma das propostas mais interessantes. Está integrado de forma muito direta com o Windows e isso, em muitos casos, é uma vantagem.
A Microsoft tem dado a esta sua proposta alguns argumentos, para o tornar mais rápido, em especial no arranque. Para isso tem o Edge sempre a correr em segundo plano, o que pode levar a consumos elevados. Assim, saiba como pode deixar de ter o Edge a correr em segundo plano e conseguir poupar recursos no Windows.
Poupar recursos no browser da Microsoft
Agora que o Internet Explorer terminou, o Edge vai certamente ganhar um fôlego muito maior e conquistar ainda mais quota de mercado.
Com novidades e melhorias, o Edge consegue ser mais rápido no seu arranque e no acesso às páginas web. Para o conseguir, a Microsoft coloca-o a ser executado mesmo quando o utilizador termina a sua utilização. Assim, está sempre disponível para ser usado.
Deixar de ter o Edge em segundo plano
Este comportamento nem sempre é desejado, uma vez que o Edge está constantemente a consumir recursos, que poderiam ser usados noutros processos. Este comportamento pode ser alterado, bastando para isso abrir as definições do browser da Microsoft.
No Edge, devem abrir o menu (3 pontos horizontais à direita) e escolher a opção Definições. Aqui dentro, os utilizadores devem procurar do lado esquerdo o separador Sistema e desempenho. Devem selecionar esta entrada e depois procurar a zona Sistema.
Aqui dentro, os utilizadores vão encontrar a opção "Continuar a executar extensões e aplicações em segundo plano quando o Microsoft Edge for fechado". Esta deverá estar ativa, bastando desativar e reiniciar o browser.
Nesse momento, o Edge irá realmente ser fechado e todos os seus processos terminados. Assim, poupa recursos e até bateria. Será também simples reverter esta configuração, bastando repetir estes passos e ativar a opção.
Este artigo tem mais de um ano
Se fizerem o ensaio da dica que preconizam, os serviços do Edge continuam a ser executados, facilmente confirmável no gestor de tarefas.
O que de facto manda todos os serviços em segundo plano abaixo é desligar a Início rápido, exatamente a opção acima.
A experiência de abertura fica ligeiramente mais lenta nos PCs mais antigos mas para quem tenha um processador despachado e SSD nem vai notar.
isso mesmo!
bom era desinstalar esse browser e outros apps que nao fazem nada aqui (no meu caso)
faz como eu:
“Windows X-Lite” em: www. windowsxlite .com (sem espaços)
Mimimi, deves ser daqueles que só vai na modinha
+1
já tinha notado que mesmo tendo desativado a opção de continuar a executar extensões e aplicações em segundo plano estes continuavam vendo no gestor de tarefas. Segui a dica do ” TIP ” agora sim parece que parou.
Muito mais rápido que o Chrome!
Se é !! Mas totalmente.
Melhor solução desintalação total !
Infelizmente não é possível desinstalar o Edge na versão mais recente.
Existiam truques, mas não funcionam mais.
Por incrível que pareça fiz isto um ou dois dias antes deste artigo do Pedro Simões(juro por quanto mais me é sagrado).Uma coisa é certa,poupa recursos e mesmo assim continua a ser muito mais rápido que o Google Chrome.No meu caso,tenho as mesmas extensões quer num quer noutro e o Microsoft Edge continua a dar um abafo ao Google Chrome.O Google Chrome se não fosse o seu eterno problema com a memória era excelente mas nunca mais ultrapassa esse problema,por isso é que as pessoas se viram para outros browsers/navegadores.Neste momento há 2 browsers/navegadores que me estão a surpreender e já aqui o referi.São o Google Chrome Canary e a versão Nightly do Brave browser.Impecáveis.