Patente de Steve Jobs pode banir Android na Austrália
Por Helder Ferreira para o PPLWARE.COM Este será um triunfo póstumo de Steve Jobs, conseguido com uma das suas mais de 300 patentes, uma patente na "Heurística do touchscreen". Esta patente permitiu à Apple uma vitória importante na Austrália e proíbe vendas do Galaxy Tab 10.1 no país.
Mas pode advir mais desta vitória, poderá mesmo conseguir que qualquer dispositivo com Android seja comercializado naquele país.
A Apple sente-se prejudicada e tem mantido um braço de ferro com a Samsung, na Austrália, como havíamos dado a conhecer, corria também um processo em tribunal contra o Samsung Galaxy Tab 10.1.
Na primeira instância do processo, a Apple ganhou, com mútuo acordo com a Samsung, onde a Samsung acordou não comercializar nem vender o Galaxy Tab 10.1 no mercado australiano até que a juíza Annabelle Bennett decidisse.
Hoje, foi confirmado pelo jornal The Sydney Morning Herald, que o tribunal deu razão à Apple e foi proibido de vez a venda do tablet da Samsung no mercado australiano.
Em anteriores audiências, os advogados da Apple revelaram que a empresa vê o Galaxy Tab 10.1 como o principal rival ao iPad 2, como também revelaram que o tablet da Samsung será lançado "with the velocity of a fire hose" e que reduzirá rapidamente as vendas do iPad 2.
Contudo, a Samsung alega que o seu tablet será amplamente competitivo com outros dispositivos Android e os consumidores deveriam decidir se queriam iOS ou se queriam Android, em vez de decidirem comparando o Galaxy Tab 10.1 com o iPad 2.
Existem muitos casos parecidos a este da Apple vs Samsung a decorrerem em todo o mundo. Noutras jurisdições, a Samsung elevou um filme de Stanley Kubrick, 2001: Odisseia no Espaço, como exemplo de "Prior Art", uma vez que no filme aparece um aparelho parecido ao iPad. [via]
Estas conclusões podem levar mesmo a Apple a banir a comercialização de qualquer dispositivo com Android na Austrália.
Depois da decisão de hoje é possível que nenhuma empresa no mundo da indústria consiga lançar algum "Android-based touchscreen" na Austrália, sem incorrer num incumprimento.
As duas patentes em que a decisão de hoje é baseada não são relativas ao Galaxy Tab 10.1. Elas vão afectar/influenciar todos os smartphones e tablets Android, de todos os vendedores.
Se a Apple ganha o caso da Austrália, no final do processo principal, todos os produtos com Android serão efectivamente excluídos do mercado australiano para sempre, a menos que o Google e os seus parceiros consigam "satisfazer" a Apple.
Portanto, Google e Samsung terão que lutar muito para não ter as patentes invalidadas, ou pelo menos com riscos menores.
A Apple irá continuar a perseguir agressivamente todos os outros lançamentos de novos produtos Android na Austrália.
Neste ponto, a Apple está em litígio com a Samsung, Motorola e HTC, que são os três principais fabricantes de dispositivos Android. É de acreditar que qualquer novo produto australiano lançado por aqueles fornecedores estarão em risco considerável.
Este artigo tem mais de um ano
que estupidez banir totalmente o android. a apple realmente pensa que se conseguir ir para a frente com este processo, os clientes android vao todos para o iOS
A Apple não disse que ia banir, o que está em jogo é uma patente usurpada pelos gadgets Android que deveriam pagar royalties e não o fezem.
Mas nada como chegarem a um acordo e penso que as relações entre a Google e a Apple permitem uma convivência salutar.
LOOOL Touchscreen patente? OMG
Devem estar a brincar, já agora a Apple paga royalties pelo 3G patenteado pela Samsung???
Isto é como patentear a forma como o pneu de um carro roda à volta do eixo.
Não sabes que existe tecnologia por trás do Touchscreen? Mas há e patenteada.
Em relação ao 3G, já foi provado algo ou é apenas uma ameaça? Onde estão os processos da Samsung à Apple, em que ponto estão?
Não vás para os carros que ficas mal, é um local onde há mais patentes 😉
perguntem à sony quant pagou pela patente da nintendo para fazer os comandos move… é o processo mais normal de acontecer, querem fazer igual/parecido pagam pela genialidade dos que conseguiram inventar primeiro… é fácil.
Se o homem inventou a tecnologia, e os outros o querem copiar, óbvio têm que pagar… senão era uma festa… é como em tudo.
Então convém alterar o titulo da noticia…
Olha!!! Porque? No titulo por acaso diz que a Apple vai banir?
Ora lê bem sff…
ridiculo! espero que este tipo de acções leve o valor de mercado da empresa a cair e que entrem eles proprios “em crise”..
Pode ser que assim deixem de usar metade dos recursos monetários em tribunais e advogados e o usem para um melhor fim..
Concordo contigo.
Até te digo mais, sou programador e já mais que uma vez ponderei comprar um Apple, mas este tipos de situações não me deixam.
Existem direitos e patentes a ser protegidos, mas muitas das patentes que a Apple alega, acho que nem sequer deveria ser patenteado.
O comentário era para o post acima, mas também concordo contigo, hehe
Cada um tem o direito de defender a sua propriedade intelectual, por isso a Kodak e a Nokia “obrigaram” a Apple a pagar pesadas indemnizações e acordos para usufruir das propriedade intelectual dessas empresas.
O justo para uns deverá ser para outros.
Então consideras justo a Apple ser obrigada a pagar royalties à Samsung pelo UMTS?
Se for provado que usufruiu indevidamente… claro que acho. Se usou sem autorização que pague.
É licito proteger a propriedade intelectual.
Se existe copia de tecnologia patenteada à que pagar por ela, se o android a usa tem de ser pago quem teve a ideia e a registou. Lá por ser um sistema que se diz à borla, não tem o direito de chegar e copiar as funcionalidades sem pagar por isso. Vamos ver também como fica o android em relação as patentes do java.
Imagine que o senhor que inventou a roda a tinha patenteado, hoje andava a pé a não ser que pagasse um balúrdio para ter cada uma das rodas. As patentes são isto mesmo, um entrave gigante à evolução e uma forma de fazer dinheiro de forma injusta. Se o iOS fosse tão bom como dizem que é, ele fazia dinheiro sozinho, como já se viu ultrapassado pelo Android tem de recorrer as estas tretas para se superiorizar.
Mais nada!
Esta tudo dito 😉
Tens toda e nenhuma razão 🙂
Investe dinheiro em desenvolver um produto e quando vires alguém a copiar o teu trabalho, depois vem para aqui falar a ver se continuas a dizer que a evolução está em 1º lugar em relação ao dinheiro e tempo que investiste.
Em relação ao tema, não conheço em detalhe o que está patenteado, mas se tiver fundamento, então acho bem que a samsung ou outra pague pelos direiros dos outros. Idem para a apple em relação às tecnologias 3G.
+ 1
e o iOS é mesmo tão bom como dizem. Se não o fosse, não copiavam 😉
Quem quer paga, por isso se querem utilizar tecnologia patenteada, que negociem com quem a inventou.
hum as em q é q o android copiou o iOS? é q só vejo pessoal a dizer q o iOS é copiado a torto e a direito mas exactamente me que?
Quem copiou a barra de notificações, quem foi???
Isto pode influenciar nas vendas do iphone e cair drasticamente,porque o Android passa a ser um produto apetecido e estão a criar condições de mercado negro para equipamentos com android,para a apple pode ser um tiro no pés com shutgun
Isso não é verdade meu caro. O mercado Android nada tem a influenciar negativamente o mercado iPhone. Esse mercado é diferente, com preços diferentes.
Não entremos numa viagem “aluanada” pelo mundo dos sonhos, as empresas existem para terem lucros, todas e nesse ponto, defendem o que é seu.
Chama-se mercantilismo… é isso que faz girar o mundo.
As patentes só são válidas por 25 anos, pelo que a questão da roda já estaria ultrapassada :)como ultrapassado estará o Galaxy daqui a 25 anos, ou 25 dias, sei lá.
Toze, e se as patentes forem uma forma de evolução e estimulo para fazer diferente?
E se usar as ideias dos outros for uma forma de latência intelectual?
A roda não foi patenteada, mas o sistema de travões, o sistemas de motorização e tudo o resto… foi 😉
Deve-se proteger a propriedade intelectual, e com isso a tecnologia só tem a ganhar. Isso obriga os preguiçosos a pensar e inovar, em vez de andar à pala dos que tiveram as ideias, não te parece?
Primeiro não se podem registar ideias.
A muitas pessoas a ter ideias, mas se não conseguir dizer como atinge essa ideia não é valido.
Se não bastava dizer que tenho uma ideia, penso que se deve fazer um aparelho que faça xpto (mas que nem sei como fazer) no futuro alguém encontrava a solução tinha de ma pagar por algo que eu nem sei como fazer.
Funcionalidades, então windows, mac, linux, as funcionalidades são as mesmas…
Quando a usar um ecrã touch, logo que usem cada um a sua tecnologia não vejo porque.
Ou achas que quem inventou a televisão lcd tem que pagar algum direito a quem inventou a televisão crt, só porque é uma televisão, só terá de pagar se partilham alguma tecnologia comum.
Não se podem registar ideias?
Esta é nova. Então os projectos partem das ideias, logo a ideia é parte fundamental de uma patente, de propriedade intelectual.
Depois, existem processos que não podem ser patenteados porque foram usados antes e gozam de Prior Art, se não o Linux não poderia usar determinadas funções criadas para o Windows e, dou-te um exemplo, o OO não é um MS Office porque a tecnologia embutida no MS Office é registada.
Cito:
“Ou achas que quem inventou a televisão lcd tem que pagar algum direito a quem inventou a televisão crt, só porque é uma televisão, só terá de pagar se partilham alguma tecnologia comum.”
Obviamente que sim ou achas que ao desenvolver os componentes não tiveram e pagar autorizações a quem os patenteou?
Achas que é chegar, agarrar na tecnologia e fazer LCD’s? Não meu caro, é preciso negociar com as marcas que desenvolveram os componentes.
“A muitas pessoas a ter ideias, mas se não conseguir dizer como atinge essa ideia não é valido.”
O que ele queria dizer era, vou patentear a ideia de um aparelho de teletransporte…. mas, nao sei como o fazer, mas registo a ideia a mesma.
500 anos depois, ah esse aparelho? paga-me, registei a ideia!
Era este genero de casos que penso que o Marcelo Barros se referia.
Mas a Apple, mais concretamente Steve Jobs, além da ideia, tratou de a projectar e de a aplicar, não foi uma ideia solta no tempo para outros a trabalharem.
faz-me lembrar o iCloud, ele em 1997 já trabalhava com cloud, desenvolveu o conceito, aplicou recursos e lançou este ano um produto que ele o havia imaginado em 1997… não profetizou, ele idealizou e concebeu… é diferente 😉
enquanto não banirem aqui em Portugal, não tenho stress nenhum. xD
Deviam era banir no mundo inteiro para terem que vir cá comprar os tablets 😀
Com as medidas da coelho, bem que nos dava jeito uma medida destas… e não sei se chegava!
Quem não consegue de outra forma vai à bruta!
Por estas e por outras razoes e que existem cada vez mais adeptos do Android e Anti-Apple!
Quando penso em Tablet vejo tantas alternativas interessantes como alternativa à Apple.
Asus E-Transformer
Samsung Galaxy S
Acer Inconia
…
nao menos interessantes, alguns deles com USB no tablet e outros com teclado fisico!!!
Isso não é verdade. Não há um sentimento anti-Apple, bem pelo contrario, em cada acção a Apple aumenta o seu mercado, luta pelo que é seu e uma prova clara foram os acontecimentos negativos da Apple foram totalmente suplantados pela saída do novo iPhone.
Sabes que a Apple também teve de pagar e bem a algumas marcas por usar tecnologias patenteadas, a justiça é como o sol, quando nasce é para todos.
Não concordo!
Não sei se posso chamar anti-apple, mas que existe um sentimento de revolta, isso é inegável.
A mim irrita-me profundamente que me retirem opções de escolha, e muitos como eu devem sentir-se da mesma forma.
Se a minha primeira opção não era apple, neste momento deixou de ser de vez.
Certo, mas isso não transmite um sentimento global, bem pelo contrario. A Apple sobre em toda a linha e conquista novos mercados outrora dedicados a outros fabricantes.
Além disso, tem a incumbência de “escolher” quais os países a beneficiar do lançamento dos seus produtos, logo por aí vês que há cada vez mais um sentimento de consumo de produtos Apple.
São cada vez mais os adeptos da maça e os números não o negam, para teres uma ideia, só o mercado dos Macs cresceu 23% no último semestre, face a um abrandamento claro do mercado dos PC’s que apenas cresceu 4%.
Depois há números interessantes face ao iPad e iPhone… espero para ver os novos e a velocidade de consumo dos 25 milhões pensados para serem distribuidos num só mês.
Não há nada de anti-apple, há sim uma aposta nos produtos genuinos e isso está à mostra na corrida que as operadoras de todo o mundo estão a fazer. Em Portugal trava-se uma luta enorme entre a TMN e a Vodafone para saber quem apresenta primeiro o novo iPhone em finais de Novembro.
Achas que isso é sentimento Anti-Apple? 😉
Quem defende o que é seu, luta pela justiça… tu farias o mesmo que eles.
“o mercado dos Macs cresceu 23% no último semestre, face a um abrandamento claro do mercado dos PC’s que apenas cresceu 4%”
Vitor não vás por aí… O mercado dos XPTO’s cresceu 100%. Em vez de uma unidade venderam-se duas!…
Esse sentimento de revolta só existe porque não consegues tirar a pala da frente dos olhos.
Podes não concordar com a forma como as patentes funcionam e são registadas mas a Apple apenas está a fazer valer os seus direitos.. Já foi referido variadíssimas vezes que a Apple também tem que pagar as terceiros para poder usar as suas patentes.. Porque que raio é que quando outros utilizam as patentes da Apple não devem pagar ?!
Isso sim irrita-me profundamente.. Dois pesos e duas medidas.. Sejam justos e não olhem para os nomes das marcas envolvidas.. Limitem-se a analisar os factos..
Então analisa lá os factos: uam grande parte das patentes da apple são estúpidas e nem deviam ser consideradas.
A que mais me faz rir é a de um tablet rectangular com cantos arredondados, essa patente tem uma tecnologia por tras que é uma coisa louca, se calhar os ecras dos pcs já não eram um rectangulo com cantos arredondados.
Outra é “desbloquear o dispositivo arrastando um botao”. Mas será que a apple paga direitos por ao clicar num botao abrir uma app?
Toda a gente fala que o android copia o ios mas já alguém falou da CÓPIA da barra de notificaçoes do android no ios5??
Palas tem os fanáticos da apple que não entendem que existem alternativas. Apple pode ser bom (admito), mas nem tanto.
Na minha opinião não é “um triunfo póstumo” mas uma mancha póstuma.
Não, ele até foi um dos que tentou um acordo com a Samsung, antes de se afastar, a Apple e os seus administradores é que não quiseram aceitar a proposta da Samsung, que, ao que parece, era manifestamente desproporcional, face ao que teriam a ganhar com o sim da Apple à comercialização de equipamentos com a sua tecnologia.
Mas ele, para quem disse que não inventou nada, até tem patentes que ainda vão dar muito o que falar 😉
que grande barbaridade
Dizer “Heurística do touchscreen” é a mesma coisa que dizer “Heurística do transformador” ou a “Heurística do sistema operativo”… Nada de novo por parte da Apple, reinventa a roda e gastou “milhões em desenvolvimento” segundo os fãs.
ficamos sem saber quais eram as patentes, tudo muito vago…
não acredito que isto seja remotamente possível de acontecer
Olha que a Google já anda à nora com a Oracle e a HTC à nora com a Apple, este processo, juntamente com a decisão da Samsung em pagar royalties à Microsoft, por cada android vendido, está a deixar claro quem é o infractor.
Do meu ponto de vista estas errado.
O ataque que todos os outros concorrentes têm feito ao Android só mostra que este é um SO poderoso e que tem ganho mercado a olhos vistos, tornando-se portanto no alvo a abater.
Agora o mercado é feito de users que compram a tecnologia e de developers que criam software e portanto mais valias para uma determinada plataforma. Neste campo penso que o Android tem uma palavra a dizer.
mas então porque razão a Kodak e a Nokia interpuseram processos em tribunal à Apple?
Porque razão aceitou a Samsung um acordo com a Microsoft de pagar royalties por cada Android vendido?
Não tem nada a ver com o medo ou temer seja o que for, a Apple sempre vendeu os seus equipamentos com outros concorrentes, trata-se de um direito à igualdade, se a Nokia pode exigir milhões num acordo à Apple, a Apple com a sua propriedade intelectual registada pode fazer o mesmo.
Por alguma razão a Google comprou a parte mobile da Motorola 😉 pensa nisso.
Victor mas a compra da Motorola vai muito alem das patentes! Se a compra for validada pelas entidades reguladoras vamos ver daqui a 2 a 3 anos em que ponto vai ficar o android?? Não me admirava que a 2 velocidades uma para a Motorola(google) outra para o resto!??? Mas logo se vê 🙂 🙂
Francisco Pinto tens muita razão. E de reparares a própria Samsung está a tentar desenvolver alternativas, o acordo de aquisição da unidade mobile da Moto pela Google tem como pressuposto a evolução da própria Motorola… achas que a Google irá dar supremacia à Samsung ou HTC e deixar cair a Motorola? 😉
nao é a nokia que paga royalties por cada windows phone? o que tem a M$ a haver com android?
adeus concorrência, inovação e preços justo…
Entendo a posição da apple…mas, francamente, impedir que haja produtos semelhantes….???
já pensou o que aconteceria se só uma empresa fizesse telefone; uma outra monitores; a outra televisões; a outra impressoras (e assim em diante) por causa de patentes??
Resultado:
Monopólio, baixa qualidade e nenhuma inovação… tirando que os preços seriam controlados unilateralmente…
As patentes obrigam a recriar, a inovar, a seguir outros caminhos,. novas tecnologias… usar patentes dos outros é dar aso à preguiça e aumentar o lucro. Não tem nada de inovador.
Isso não é verdade. Muito pelo contrário. É na partilha de informação e tecnologia que assenta o progresso.
O registo de patentes e o impedimento de se usar determinada tecnologia por parte de certas empresas em relação a outras não é mais do que um sistema bem montado para gerar lucros e indirectamente impedir o progresso cientifico.
A inovação faz-se tendo por base ideias e tecnologias já existentes. O registo de patentes impede o conhecimento e a aquisição destas tecnologias, contribuindo para um atraso no progresso cientifico.
Ao fim e ao cabo isto acontece em todas as areas: não só ao nivel da tecnologia, como na ciencia em geral, e em especial no meio académico, onde a propriedade intelectual é comunicada sob a forma de artigos cientificos publicados em revistas cientificas (nature, science, etc) que os vendem a preços ridiculos, lucrando milhoes.
A apple, sendo detentora de propriedade intelectual ou comercial que possibilita o rápido progresso tecnologico devia ser obrigada a disponibiliza-lo de forma livre, precisamente ao contrário do que sucede com esta história das patentes.
O progresso cientifico em épocas como o renascimento ou até mais recentemente, durante as revoluções agricola e industrial foi incrivel e nessa altura a palavra ‘patente’ nao existia no dicionário
A partilha de ideias não é a mesma coisa que a usurpação das mesmas, cuidado com a abrangência.
As patentes existem para salvaguardar quem pensou, desenvolveu recursos e investiu num produto final, depois, com base neste “espólio”, outros podem ou pagar para atalhar caminho, visto parte estar já feito, ou, com outras técnicas e processos, criar alternativas por forma a chegar a um fim comum mas por técnicas diferentes, inovadoras e quiçá, mais evoluídas.
Isso sim é progresso. Agora usar metade do caminho feito para lançar um produto com outra marca… de evolução não tem nada… evoluir é criar e não usar o que foi feito pelos outros.
…evoluir é criar e não usar o que foi feito pelos outros…”
lololololololol
Acho que você realmente não sabe o sentido ‘evoluir’…
Estes tiques de autoritarismo podem matar o mercado por completo!!
Sim é verdade, a Kodak e a Nokia quase apanharam a Apple… agora, a Apple defende-se… é a lei do mercado.
A verdade é que as relações entre a Google e a Apple são excelentes, de cooperação, basta ver os últimos servios da Apple no iCloud para vermos que tem ali trabalho em conjunto com a Google e isso entre Android e Apple será ultrapassado… aqui o problema é outro.
Força Apple… Lets go catch them all…
É o estrebuchar do moribundo… Nem se lembram que o fruto proibido é sempre o mais apetecido.
Qual é o fruto? É que o mais apetecido nos últimos tempos, foi um que em 24 horas teve mais de um milhão de pré-reservas…
Os factos não deixam margem para dúvidas.
Também existe um milhão de iphones 4 usados a venda…
Até mais… muitos mais. Agora com o 4S no mercado, o que não vão faltar é vendas de iPhones 4 usados.
E também existe 1 milhão de compradores dos iphones 4 em segunda mão. Provavelmente até, utilizadores android…
Exactamente, muito bem dito, os factos não negam..
https://pplware.sapo.pt/comunicacoes/smartphones-android-venderam-mais-que-iphone/
…que se vendem mais dispositivos Android que iPhone, é o pplware que o diz…
Em qualquer lançamento da apple, principalmente de iPhones a afluência é sempre imensa no inicio, não é propriamente novidade nem um argumento que me convença.
Penso que não entenderam o comentário. Penso que com fruto proibido o utilizador se estaria a referir aos galaxy tab, que sendo proibidos os utilizadores terão “mais vontade de os ter”.
É só a minha opinião, mas com um ataque tão cerrado que a apple está a fazer à samsung, acho que vai acabar por sair prejudicada.
Defender os direitos intelectuais tudo bem, é justo, mas uma coisa é a microsoft que exigiu royalities, ou a oracle que está a tentar fazer o mesmo. Outra coisa é a apple proibir a venda de dispositivos. Sejamos realistas: Quem é que do nada começou a ter sucesso, a vender smartphones desde média/baixa gama, até aos dispositivos de topo, que é considerado como referência de marcado no android?
A Apple não se preocupou em por um processo ao zte v9 nem ao tablet da hp, foi ao tablet da samsung…
Atenção que em termos de dispositivos móveis não é o Android que lidera, mas sim o iOS, lembrem-se que dispositivos móveis implica considerar o iPhone, o iPad e o iPod Touch 😉 o artigo que citaste fala em smartphones 😉
E não esquecer também que há smartphones e smartphones…
É um ponto importante que é esquecido nestas comparações de venda.. desses smartphones Android vendidos, quantos são do nível do iPhone?
Quantos têm Androids de 100 € porque a carteira não chega, ou não querem chegar, ao iPhone?
Já ouviram falar em Andy Rubin, a.k.a. “the man behind Android” ?
A Apple, no processo contra a HTC, diz que enquanto era seu engenheiro teve acesso à informação referente a patentes fundamentais do iOS e que usou usou essa informação indevidamente no Android. Se isso fosse provado era um caso sério.
http://www.gsmarena.com/apple_androids_framework_inspired_by_creators_time_at_apple-news-3090.php
Ou, dito de outra maneira, como refere este artigo sobre o caso australiano – quem a Apple quer apanhar é a Google. Não é para acabar com o Android – é para pôr a Google a pagar-lhe montantes chorudos.
http://247wallst.com/2011/10/13/apple-bests-samsung-in-australia-whos-next-aapl-ssnlf-goog-mmi/
Bem, sobre o touchscreen, a Kodak tem um processo contra a Apple, precisamente pelo touchscreen e caso vença, nem o iOS poderá ser vendido. O estranho é ninguém falar deste processo da Kodak. Já agora, a Kodak pela mesma razão processou a Samsung – com quem já entrou em acordo – a Microsoft, a HTC, a Motorola – sobre quem também já entrou em acordo – e mais umas quantas marcas.
A Kodak diz-se proprietária da tecnologia de ecrã de multi-toque – e tem patentes nesse sentido – que TODA a gente usa.
Ando à procura do artigo que li ontem sobre todos os processos tecnológicos actualmente em execução no mundo inteiro, para colocar aqui como fonte.
Até
A Kodak já chegou a acordo com a Apple. Não tenho a certeza mas penso que esse assunto já está resolvido.
Concordo com o que já aqui foi dito.
A Apple está-se a sentir muito ameaçada pela Google. Desde a saída do Android, a Apple ficou com a vida mais complicada.
Acho é que a Apple está a manchar um bocado o grande nome que tem com estas atitudes.
Pelo que dá a entender, a Apple como não está a conseguir vencer no mercado como antes, então faz estes processos a ver se assim se consegue safar.
Vamos lá ver como é que isto fica.
Espero bem é que estas medidas não cheguem aqui a Portugal!
Cumprimentos!
“…a Apple como não está a conseguir vencer no mercado como antes…”
Não está a conseguir como antes? Pois claro que não… está melhor!
quem começou a “guerra” das patentes foi a samsung.
e quem vai à guerra dá e leva.
mentira, desinformação é feio
Do mais ridículo possível. Como é possível tentar acabar com a concorrência por sentirem o domínio ameaçado. A Google pagar à Apple. Vocês devem dormir com ao contrário ou quê? Se a Apple é isso que quer venha a guerra.
Mas não lês a notícias sobre o que a HTC paga à Microsoft em licenças para equipamentos Android ? A Google pôs-se de fora e diz que quem tem que pagar as patentes são os fabricantes.
Se os montantes a pagar subirem muito, por exemplo se também tiverem que pagar à Apple, a Google vai ter que se chegar à frente.
O Ryan não tem estado a ver as notícias. Não tem lido. Se não sabia que a Samsung acordou pagar à Microsoft royalties por cada android vendido.
O que não deixou nada satisfeita a Google.
O gajo que inventou a ponteira de transmissão vai proibir a venda de automoveis com essa norma no Mundo.
Vamos todos começar a pedalar.
uma dúvida, se proibirem a venda da austrália, os habitantes australianos não podem mandar vir de fora? comprar na europa… encomendar… ebay… etc? O.o
Se passar na alfândega não 😉
Sim, esqueci-me de referir que o pagamento tem de ser feito antes de receberes o equipamento.
Se o mandares vir de fora, mas se o pagares no país, é quase como se o tivesses a comprar numa loja do país.
Esse assunto é diferente…
Só foi proibido a venda / importação do Galaxy Tab 10.1 no mercado australiano, isto é, nas lojas do país.
Esta proibição não chegou às compras externas ao mercado australiano, por exemplo, podes comprar no eBay.uk um Galaxy Tab 10.1.
É como por exemplo, és português e vives na Austrália, vens a Portugal, compras o Galaxy Tab 10.1 e entras com ele na Austrália, a compra não foi feita no mercado australiano.
Entras com ele… esse é o detalhe. Se parar na alfândega… não podes. Se comprares um iPhone nos Estados Unidos, se passar pela alfândega, tens de pagar impostos em vigor 😉
Se um produto for proibido nesse país, fica retido.
Quem se deve estar a rir disto tudo é a Microsoft!
Será que o facto de terem lançado o Windows Phone 7 capado e terem lançado o Mango (7.5) após a compra de patentes da Nortel (num consórcio em que participava também a Apple) é “inocente”??
A Microsoft também está a fazer bom dinheiro em licenças para equipamentos Android.
Bastante mais do que está a fazer com o Windows Phone, embora o que está previsto é que os equipamentos com WP 7.5 surjam em força em 2012 (Nokia.
5 dólares por equipamento Android é o que se diz que paga a HTC à Microsoft.
Diz-se que a Micrososft irá vender o Windows Phone a 15 dólares.
É bastante provável que continui a receber bastante mais do lado do Android.
http://articles.businessinsider.com/2011-05-27/tech/30077485_1_android-htc-tablet-market
A muita gente que não gosta da Microsoft por a sua politica monopolista e arrogante do passado.
A Microsoft actualmente tenta fazer as coisas pelas escondidas, mais suave.
A mim parece que a Apple não prendeu, e se agora é adorada por uma elite, no futuro vai ser odiada por muito mais, é sempre assim.
Sem dúvida que está mais suave. Muito amiga mesmo do Android.
http://www.microsoft.com/presspass/press/2010/apr10/04-27mshtcpr.mspx
hehehe muito mesmo… a encher o bolso porque o Android e segundo temos visto no processo com a Oracle, está cheio de “coisas” dos outros 😉
Não sou eu que o digo, vejam o que se está a passar entre a Google e a Oracle, entre a Samsung e a Microsoft….
lol patentes, não há melhor exemplo de corporativismo.
Sabem o que é isto? È medo que o Android Venda Mais que o IOS 😉
Mesmo, o Android ganha terreno a cada dia que passa, alguns utilizadores do Iphone já se converteram….
Ganha terreno?
Olha que cada vez mais se vendem mais iPhones e com o iPhone de 8GB a preços competitivos… não sei 😉
Jamais algum smartphones conseguiu as pré-encomendas que o novo iPhones conseguiu, isso é prova do contrario do que tu dizes.
Enquanto tiveres uma única empresa a fabricar dezenas de telemóveis por onde escolher é claro que não o faz…. mas digo te uma coisa… se a Samsung ou a HTC fizesse um único telemóvel de dois em dois anos aposto contigo que o Iphone não era nada no mercado… Até porque um telemóvel que se diz ser 7 vezes mais rápido em termos gráficos, custa uma fortuna e não corre flash… e os fans boys dizem que não precisam e tal… a desculpa não é essa…
O flash faz alguma falta, sim. Principalmente no inverno 😉
O que mais me fascina é que quem se gaba de ter flash no telemóvel, depois anda sempre com ele desligado… dá que pensar!
Essa é boa 😉
Sabes que os piores funboys são os que tinham Android e agora têm iPhones?
Acredita 😉
Deixa lá isso meu caro, a Apple, a Sony, a HTC e outras marcas, se usassem tecnologias de outros e pagassem por isso, nada destas coisas aconteciam.
Volto a lembrar que a Samsung, está a pagar à Microsoft royalties por cada Android vendido 😉
A Samsung é, simultaneamente fornecedora e concorrente da Apple e vais ver que por este andar nas vendas dos produtos Apple… serão parceiros por muitos mais anos 😉 tendo a conta a inexistência de outra empresa com a dimensão da Samsung para produzir os milhões de iPhones e iPads e iPods que cada vez se vendem mais.
Um dia que tenhas um iDevice, verás que tenho razão. Até lá eu respeito a tua opinião, como respeito a de todos, cada um é livre de escolher o que quer e a liberdade de cada um acaba onde começa a do próximo… pensa nisso.
Não acho que seja isso, alias vende-se em smartphones muito mais androids que iOS, tendo em conta o preço dos equipamentos, já em dispositivos móveis, vendem-se mais dispositivos com iOS do que com Android.
A questão aqui é outra, é a legalidade é a defesa da propriedade intelectual.
Imagina que tu desenvolves uma tecnologia. Passas anos em investigação, gastas milhões em pesquisas e estudos, pagas milhões em análises e em testes.
Patenteias, pois mais ninguém o tinha feito.
tens de seguida de fazer valer o teu investimento, para isso desenvolves o produto e comercializas.
Ao olhar para o lado, ves que alguém usou o teu material já pronto e está a fazer tanto dinheiro ou mais que tu… o que tu farias tu?
Pelo este andar da Apple, estou a ver que vai acontecer um “cataclismo” como aconteceu na década de 90.
E tudo começou também com rivalidades com a maior empresa da altura, IBM, para além de outras situações que levaram a Apple quase a uma falência.
Existe um ditado que diz, Se não pode vencer o inimigo, alie-se a ele. Neste caso, a Apple como não consegue ganhar à “inimiga Samsung”, atacou com artilharia pesada.
Eu não sou de agoirar, mas esta situação pode vir a causar grandes danos à Apple, uma vez que existem muitas marcas, das quais grandes marcas como HTC, a usarem Android, e todas elas podem se juntar e lutar contra a Apple, criando aparelhos revolucionários, fazendo com que a tecnologia da Apple seja considerada desactualizada e os consumidores começarem a preferir em grande escala aparelhos Android.
Em certas alturas do caminho tecnológico que se tem de dar um passo para trás para ganhar tempo, para mais tarde se conseguir dar dois ou três para a frente.
A Apple quase foi à falência pelas políticas erradas, pela falta se “sex-appeal” dos seus produtos… isso está escrito nos muitos textos que foram deixados nas últimas semanas.
A Apple sempre teve a IBM como grande parceira e ainda tem, assim como teve a Microsoft… entre outras.
A luta aqui é a mesma que a Microsoft trava, que a IBM (uma das mais agressivas empresas em relação a patentes) também trava… etc…. a Sony… por exemplo, é super agressiva em relação às suas patentes….
As grandes empresas, assim como qualquer empresa, visam o lucro… e no meio desta guerra… não há vitimas 😉
Desculpa, já existe muita coisa Android mais evoluída e tecnologicamente superior ao que a Apple faz. Basta comparares.
A Apple tem é bom design e nisso por enquanto ninguém a bate.
Eu comparo e não é o que vejo. O iOS além de existir à mais tempo do que o Android que conheces agora, tem uma formação estrutural melhor, mais seguro, mais evoluído em termos tecnológicos, tem mais aplicações, mais qualidade gráfica, mais optimização e aplicação em máquinas com mais tempo de mercado, tem serviços mais completos e tem uma aceitação maior, é o sistema operativo que mais se vende para dispositivos móveis.
Estas são as verdades, o resto é o “querer”.
Android é bom?
Muito bom, mas ainda não é o melhor.
“…é o sistema operativo que mais se vende para dispositivos móveis”
É o que mais se vende porque o Android é de borla, certo? LOL!
Qual é a fonte para essa informação?
Lembra-te que dispositivos móveis Apple são iPhone, iPad e iPod Touch 😉 são esses dispositivos que lideram o mercado mundial.
Não falei de smartphones 😉 atenta sff ao que escrevi.
tanta coisa e sem flash… clap…. clap… clap…..
e gostava de saber porque os meus comentários não são aprovados….
flash? Não me parece que o mundo tenha sentido essa falta, tanto é que a própria Adobe está a desenvolver as suas ferramentas, recorrendo ao HTML5…
Isso de questão significativa não tem nada.
Eu não me privo de nada ao usar quer o iPhone quer o iPad.
Os teus comentários que contêm palavrões… como é óbvio não podem ser aprovados.
Fale direito jovem.. é VIRÂO… 😉
«tem uma formação estrutural melhor, mais seguro, mais evoluído em termos tecnológicos, (…) mais optimização, (…) tem serviços mais completos (…)
Estas são as verdades, o resto é o “querer”.»
Verdades? Lamento, isto não passam de meras opiniões.
“…criando aparelhos revolucionários, fazendo com que a tecnologia da Apple seja considerada desactualizada e os consumidores começarem a preferir em grande escala aparelhos Android.”
Acho que esse era o melhor resultado que se poderia obter destas guerras de patentes! Obrigar todos a evoluir, a pensar, a desenvolver coisas diferentes, mais evoluídas, revolucionárias.
Se ficarem todos parados, a copiar uns pelos outros, quem vai tomar a iniciativa e gastar dinheiro em desenvolvimento? Se estão bem assim, não vão mudar. Mas se forem forçados a trabalhar, a desenvolver, muito mais pode sair de cada uma dessas empresas.
Heurística ? Gostava de perceber é como se patenteia estes conceitos que por definição são vagos.
Refere-se a quê, à intuição ?
Eu sei a definição de heurística
Meus caros este problema tem uma raiz. Que é a balbúrdia que se tornou o registo de patentes
Por isso tendes todos razão na indignação.
Uns por falta de respeito pelas patentes, outros por acharem as patentes são um entrave à evolução.
Heurística é algo não cientifico, intuitivo e de bom senso que é o que mais falta por esse mundo fora.
Por não percebestes não quer dizer que não seja possível, sugiro que leias o Foss patents para perceberes um pouco do que está em causa.
Agora que isto das patentes começou muito antes da Apple… isso é certo, uma das empresas que vivem muito à custa das patentes é a IBM 😉
E olha que patentearam coisas insignificantes 😉
Eu não estou contra a Apple, nem a favor, até estou a escrever num iPhone.
Nas guerras por dinheiro e poder não há moral e por isso não sou fanboy de nenhuma. Isto não é uma questão de bons e maus, só de dinheiro.
O que eu não percebo é como é possível patentear o que não se percebe, algo que não é objectivo e claro.
Eu percebo como é possível fazê-lo não percebo é como deixam que seja possível.
E aqui entramos em interesses que já não são amorais mas sim imorais.
Isso já é mais complicado, se a Apple tem de pagar à Nokia e à Kodak, por patentes que a Apple não tem, porque é que os outros não têm de pagar à Apple?
Este é o princípio básico, depois há as lutas pelos mercados mas que devem ser feitos de forma séria.
Apple’s two winning patents in Australia are a fundamental threat to Android at large and already being asserted in several Android-related lawsuits
These are the two Apple patents that the Australian court believes Samsung may very well infringe:
1. Australian Patent No. 2005246219 on a “multipoint touchscreen”
Apple is also asserting this hardware patent against Samsung in California, but only in the main proceeding, not in the preliminary injunction motion.
2. Australian Patent No. 2009233675 on a “touch screen device, method, and graphical user interface for determining commands by applying heuristics”
This is the Australian equivalenet of a U.S. software patent that lists Steve Jobs as the first inventor (of many).
Apple is suing all of the “big three” Android device makers over it in the United States. The patent is asserted in Apple’s ITC complaint against Samsung (filed in July 2011), in Apple’s first Delaware lawsuit against HTC (March 2010), and in a lawsuit Apple filed against Motorola Mobility in Wisconsin in October 2010.
Obrigado pela informação. Amanhã à noite vou ler isto.
Vítor M. , eu compreendo que faça alguma comichão dizerem nos que na realidade não respiramos AR, mas sim que respiramos lava .. que normalmente é isso que eu vejo nos fanboys android .. mas tambem existem fanboys da apple etc … é triste não se aperceberem de quando estamos a falar de leis e outras questões que são iguais quer seja android ou legos ou batatas fritas .. pelo que eu percebo se a apple espetar um tiro em alguém é CRIME .. se o ANDROID fuzilar centenas de pessoas nao é crime é apenas um sistema operativo muito bom .. se alguem achar que isso é crime .. bahh é pk é inveja .. acho que é a primeira vez e a ultima que vou comentar neste tipo de guerras .. pk dar conversa a determinadas mentes só fomenta a estupidez .. claro compreendo que existam pessoas com algumas faltas e com poucos amigos ou etc .. e tenham o android do seu lado e que sejam muito felizes e nem vejam defeitos .. eu então vejo defeitos em tudo até em mim .. se toda a gente soubesse como devia funcionar o planeta .. nao se tinham iventado as leis e etc .. um conjunto de regras para isto nao ser uma republica das bananas .. claro que isto nao é perfeito .. nem android nem apple nem pokemons nem o pai natal .. nos n somos perfeitos .. somos diferentes .. mas todos temos direitos e todos temos deveres .. preferia vir ao pplware e ver comentarios construtivos ou etc .. mas .. vejo isto .. aqui e em todo o lado .. primeiro começo me a rir .. depois sinceramente até fico um pouco triste … Vítor M, quando as pessoas nao querem ver .. não vêm mas força aí na luta talvez pelo menos uma pessoa consiga ver um pouco mais … eu até ia para dizer que nao quero ofender ninguem mas .. eu sinto me ofendido de ler o que li … por isso a unica coisa que posso fazer é pedir desculpa por ter ofendido
Haters gonna hate …
Mas porque razão comentam as pessoas as escolhas dos outros e não os assuntos em causa?
Eu prefiro oq ue prefiro e ninguém tem nada a ver com isso e quem normalmente critica as opções dos outros, em vez de conversar sobre as opiniões dos outros… têm um qualquer problema de auto-estima, só pode.
Porque razão têm alguns um Android, criticam quem tem Apple? Porque razão os que têm Android não compram um ZTC?
Haters gonna hate … 😀
Sinceramente, acho que a apple tem mérito por aquilo que faz.
Como eu sei programar (embora não faça disso profissão), acho que é natural copiar algumas coisas (a nível de software).. Quer seja botões, layout, aspecto… Isso não quer dizer que eu copiei um programa ou a funcionalidade. Eu tive que escrever todo o código e fazer com que tudo funcione.
No caso da apple, (penso que) ela não inventou o hardware que permite multi-touch…
Teve sim o trabalho para que tudo funcionasse dentro do software. E neste caso quem deveria receber os royalties é a empresa que desenvolveu o hardware.
Isto é válido também para o android, afinal também tiveram que trabalhar para que o multi-touch funcionasse.
Para mim o multi-touch da apple é uma ideia, e ideias não deveriam ser patenteadas.
Além disso, acho que uma patente devia ficar inválida quando esta representasse uma ameaça á evolução.
Esquecimento:
Quando falei em copiar coisas de outros softwares, é no sentido de tirar ideias. Muitas vezes esses botões e/ou funcionalidades são implementados de uma forma completamente diferente. Muitas vezes o resultado final nem tem nada a ver com a ideia original.
Gonçalves, excelentíssimo senhor ser humano … não pude deixar de me rir ao ler o comentário mas ok .. ja agora seria uma boa ideia pesquisar como funciona o ecrã capacitivo em questão … como se controla diversos parâmetros etc .. e então depois formar um raciocínio :p .. mas isso seria só para não parecer mal .. pk assim até tem mais piada :p
em relação a patentear ideias .. se não se patenteia ideias .. então vamos patentear o que ? lool ovos estrelados ?
sei que tinha dito que provavelmente não ia comentar mais neste tipo de discussões .. mas achei engraçado =)
Sim, senhor ser humano, eu sei como funcionam os ecrãs… Sei perfeitamente qual é a diferença entre resistivo e capacitivo. E daí?
Invalida alguma coisa que eu escrevi?
Tudo dito…
Copiar estilos acontece em tudo, desde computadores até aos veículos.
A evolução passa por explorar uma ideia de outro e torna-la melhor.
A tecnologia Multitouch também não foi inventada pela Apple, ela também pegou na ideia, aperfeiçoou, tornou a tecnologia mais eficiente e adaptou-a ao seu hardware / software.
A tecnologia vive da evolução constante de ideias próprias / de outros, se tudo for patenteado, só quem criou a tecnologia é que pode evoluir.
E os que foram por outros caminhos e vivem na mesma?
Ou só existe um tipo de tecnologia?
Ou será que é mais lucrativo copiar o que já existe do que criar de novo? 😉
São algumas questões que se levantam.
Eu não falei em “copiar” o que já está feito…
Estou a falar de usar a mesma ideia inicial…
Porque a mesma ideia pode ser pensada por várias pessoas, e o resultado final ser o mesmo usando recursos / meios diferentes.
O que, na minha ideia, deveria ser patenteado era o resultado final da ideia, agora uma X ideia pode ser pensada por outras pessoas também, vejamos desta forma, se a empresa A pensou em algo e concretizou em X, a empresa B pode ter pensado no mesmo, ou ter usado a ideia da empresa A e ter concretizado em Z.
Não sei se te lembras daquela situação, até bem recente, de uma tecnologia usada pela Apple no iPhone, que cuja ideia foi pensada por um rapaz, que não me lembro o nome. Em que situação ficou isso?
Em nada, o rapaz teve a ideia, concretizou usando outros recursos, onde o resultado final era o mesmo, a Apple teve a mesma ideia, concretizou usando outros recursos e patenteou como sendo dela.
Foi provado pela ciência que várias pessoas podem ter a mesma ideia, contudo os recursos usados para finalizar essa ideia nem sempre são os mesmos.
Espera lá… a mesma ideia, recursos diferentes e resultados iguais?
Não pode. O resultado nunca é igual se o desenvolvimento for diferente, começa logo pelo principio da criação.
Se o resultado final foi semelhante, mas com recurso a tecnologias diferentes, isso não é passível de usurpação de propriedade intelectual, visto haver diferenças na concepção, aqui o caso é que usam um “método” patenteado para chegar a uma resultado.
Usam “a mesma tecnologia” para o Android ter o comportamento que tem nos ecrãs multi-toque.
Já o Windows Phone não usa essa mesma tecnologia, nem o webOS, nem o BB… etc…
Provavelmente esse é o ponto basilar da questão.
É possível obter evolução sem usar tecnologias patenteadas?
É a Nokia conseguiu, a BlackBerry idem… e a Microsoft também.
Por isso….
O Sr. Vitor M. tem um dispositivo Apple! xD
Acho que esta questão se parte em duas.
É justo? É capaz de ser, se foram eles que inventaram merecem os direitos pela propriedade intelectual já referenciada. Há um excelente exemplo como a Mercedes, em que a maioria da tecnologia usada no Class S é mais tarde usada na maioria dos carros de média gama (vidros eléctricos, ABS, tracção de controlo),e obviamente teve de ser recompensada financeiramente.
Agora se é um entrave ao desenvolvimento tecnológico? Parece-me que sim, pois como já foi demonstrado hoje em dia existem outras formas de obter lucro (pois isto não é serviço publico, e é o principal objectivo de qualquer empresa), que não passam por este tipo de medidas, que nem sou a favor da Apple nem de qualquer outra marca. Aliás caminhamos para pagar apenas pelos serviços… Quem não deve não teme, eles podem fornecer a tecnologia, mas a questão é como é que outros vão funcionar com ela.
Partindo do principio que a maioria das pessoas que frequenta este blog está ligada à tecnologia, todos sabemos por exemplo (talvez um bocado estúpido), que conhecemos pessoas entres quais às vezes amigos, como os mesmos dispositivos que nós, mas que não conseguem tirar partido deles…
Cumpz
Um? Não.
Deste um exemplo feliz, sabes que para usarem tecnologia da Mercedes têm de pagar à Mercedes e a consórcios detentores de patentes da indústria automóvel?
Sabes que a indústria automóvel é a mais feroz em termos de patentes?
Vai ver as patentes da Volvo por exemplo, ficarás, como eu fiquei, surpreso com o que lá se passa. Olha até o sistema de escova limpa-vidros foi patenteada pela Mercedes 😉
http://www.patentgenius.com/assignee/ABVolvo.html
A questão de não tirar partido… pois esse ainda é mais gritante, prefiro um smartphone talhado para a utilidade, ter o que preciso de forma prática, do que ter um smartphone com tecnologia que não se usa tão cedo nem tem aplicações no meu dia a dia.
Mas as pessoas terem um smartphone e não tirarem proveito dele, ui vê a quantidade de Boston que a Optimus vendeu, achas que as pessoas compraram um smartphone para tirarem proveito daquilo? Muitos têm um telemóvel que se usa com o dedo e que foi barato.
Mas conheço muitos que têm iPhone e nem sabem sequer comprar uma aplicação… há de tudo e para todos os gostos.
Ridículo…ser “dono” de uma patente por ter feito a heuristica de algo que já existia…só na Austrália mesmo…a culpa não é da Apple que defende o seu produto em busca de receita como qualquer outro faria mas sim de algumas leis que são criadas, nomeadamente muito do que envolve patentes a nível nacional e mundial.
Já existia? A patente foi registava e não sofria de Prior Art… estás a falar de quê em concreto?
Questões e legalidades à parte, como consumidor o que eu quero é ver/ter equipamentos cada vez melhores e menos onerosos.
Perante a lei do mercado, sempre que um produto concorre sozinho, esse mesmo produto fica mais caro, com menor qualidade, menor evolução…
Para atestar a minha imparcialidade tenho um equipamento android velhinho e na realidade queria ter um iqualquer… só não tenho porque são muito caros e aí voltamos à questão que com estes jogos que perde é o consumidor final. Não se iludam, pois quem perder irá fazer repercutir esses custos nos seus produtos…
Agora, que o senhor Vítor M. me perdoe o comentário, mas sinceramente estou baralhado, o senhor é colaborador do pplware ou da Apple ?
O senhor Gusmão não está habituado a ter opinião? Dobra-se perante os outros?
Pois eu tenho opinião e troco ideias com quem tece comentários sobre o assunto em causa e não sobre a escolha de cada um. Eu como utilizador Apple, Microsoft, Samsung, Sony… entre outros, escolho o que melhor me serve e não sirvo a ideais estranhos do estilo anti-corporativismo e tretas desse género.
Comprei o que pude, e felizmente consigo, fruto do meu trabalho, comprar equipamentos Apple, Samsung… entre outros, de alto recorte técnico e com muita qualidade de construção. Aprecio o conceito de utilidade e usabilidade, aliadas ao bom gosto e atenção pelo pormenor.
As pessoas baralham-se quando estão preocupadas com os que os outro têm e não com que os outros pensam e dialogam.
Não vos critico pelas vossas escolhas, cada um que faça as suas, exponham as vossa opiniões face ao assunto e não se preocupem com o que eu tenho 😉
É claro. Se tu produz uma coisa, tem que levar o crédito por ela, ainda mais sendo numa área de tecnologia.
Ninguém aqui iria gostar que usassem algo de sua criação ou que você contribuiu em um projeto ou dispositivo e dizer que foram ELES que criaram, ou simplesmentes usarem sem dar os devidos créditos (ou nesse caso, pagar os royalties por usar produtos patenteados).
Ui para muitos, alguns entendidos que estão entre o ecrã e a cadeira… isso não deve ser assim: o esforço dos outros deve ser disponibilizado gratuitamente, “parasitamente” aos outros, aos que querem usufruir do esforço alheio, de borla, para eles próprios obterem lucros. Um tipo de anarquia intelectual com laivos de um Marxismo desvirtualizado…
É verdade que as patentes sofrem de uma desregulamentação global… mas em muitos o que eu vejo é uma liberalização do esforço, cada um usa o esforço dos outros a seu bel-prazer sem pagar… hoje ninguém quer pagar nada 😉
As patentes deviam ter data de validade pelo exclusividade. Por exemplo, 10 anos pela patente do multi touch, nesses dez anos eram exclusivos de quem os patenteou e os outros tinham de pagar, ao fim desse tempo tornava-se uma coisa vulgar. Não acho que faça muito sentido andarem em 2020 a pagar por usar uma coisa que alguém se lembrou de patentear nos anos 80 quando ainda nem tinha meios para o aplicar. Se agora patentear veículos pessoas movidos a energia nuclear daqui a mais de 200 anos vão andar a pagar pela minha patente que em 2011 era além das capacidades para a altura.
*veículos pessoais
Tenho ideia que essa “validade” das patentes existe. Não tenho certezas absolutas, mas tenho ideia que existe 😉
Discute-se aqui android vs apple.
Em todos os sites sobre a noticia apple vs qq coisa, ninguem comenta se o android é superior ao iOS ou vice versa!
É verdade que é natural que o androi tenha crescido mais que o iOS, dado que Google, Motorola, HTC, Samsung, LG, entre outras marcas utilizam o android.
Como vêm a comentar em cima, a propriedade intelectual, ou patentes é algo que tem o seu respectivo dono, dadas as horas de desenvolvimento, projectos, projecções, e etc…é natural que as empresas queiram proteger tudo e qualquer desenvolvimento efectuado, mas a um preço podem disponibilizar essa tecnologia. recentemente houve uma corrida para as empresas adquirirem patentes de outras empresas, por forma a que cada vez mais estejam protegidas.
A Microsoft que poucos falam, tem o WP7 por exemplo, contudo lucram mais por cada android vendido do que pelo seu proprio trabalho! isto é justo? nao acho tambem, mas a verdade é que são patentes e direitos que têm de ser pagos!
A Apple pagou a outras empresas, nomeadamente kodak e Nokia! porque é que a Samsung não paga? porque é que nao assume?é caro? cada um coloca o preço que quer, nao há um manual a dizer que a patente x custa no mercado y€ nem com o passar dos anos sabemos se irá desvalorizar…
O que me deixa triste é que em todo o lado há o iPhone e o Android, quando deveria ser o iOS e o Android, e é discutido tanto e ficamos revoltados com imenso quando à situações bem mais desumanas!
Seria mais sensato se alguem por ventura pensasse no fabrico dos equipamentos! mas nao pensem que isso so acontece com a Apple! contudo vimos a Apple tomar atitudes perante isso! sendo que a foxcon nao é empresa pertencente à Apple.
Mas vejamos? quem compra Nike? quem compra roupa na Zara? alguem preocupou-se em deixar de ir lá? devido às situações desumanas?
Há os seguidores Apple e há os seguidores Android, e descubram a diferença!
É como discutir OS X vs Windows! é outra guerra! quem muda fica maravilhado!
Tanta energia gasta e podiam ajudar os app developers com ideias para novas apps, melhores e mais refinadas 😉 e quem sabe até ganharem alguns trocos com isso 😉
Abraço
Se só a microsoft pudesse usar cds como tinha sido a evolução dos computadores e aparelhagens?
Agora a pergunta, ainda hoje se paga ao Bill Gates por cada CD que se faz?
Sabes que existem consórcios que detêm a patente do CD? Do Blu-ray, do VHS, BetaMax etc… ?
Sabes que as patentes têm um data limite de validade? Após essa data passa para uma “espécie” de domínio público? (não sei o nome ao certo mas é basicamente nesse sentido)
Alguém me poderá esclarecer uma dúvida?
Então segundo li, a patente registada é o touchscreen (na Austrália). Independentemente de ser contra ou a favor, isso significa que a Apple tem a razão contra o Android. Mas tendo a patente sobre o touchscreen, então significa que (como dito), a venda de qualquer android touchscreen poderá ser impedida. Seguindo essa ordem de ideias, também qualquer Windows Phone, symbian, meego, (etc), gps, tablets, agendas electrónicas, monitores, e qualquer outro dispositivo poderá ser proibido de ser comercializado se tiver um touchscreen (e a apple assim o exigir)? Ou a patente é mais explicita que isso e só o proíbe em determinadas circunstâncias?
Ou por outro lado a patente é específica no modo como o input é feito e a Apple só o soube por analisar o código fonte do Android?
Se usarem Android sim, a questão aqui é a interacção da tecnologia dos tablet interpretada pelo Android.
Mas sugiro que leias este artigo:
Os outros têm ouro tipo de tecnologia, desenvolveram métodos diferentes para outros sistemas operativos interpretarem o toque.
Ok, esclarecido. Obrigado 😉
Só um pequeno pormenor, para provocar:
– O facto do Tony Carreira vender cd’s aos milhares e ter as casas cheias, não faz dele um Mozart, por muito que possa esforçar, se é que faz ideia do que seja
Certo, os mais de 100 milhoes de utilizadores satisfeitos do iphone (ou até mais), são todos burros. Tu é que és o chico esperto, com o teu android zte que compraste com os pontos. Olha o que eu sinto por ti: http://youtube.com/watch?v=-JE___BzDkU
Falo à vontade porque uso um telefone dos TLP, com disco de rodar e buraco para meter o dedo, quando quero usar na rua estendo um cabo de 100 metros
Sou pouco dado a essas coisas de tecnologias
LOL!
Lollllllllllll quando a apple lançou o ipad1 não se calavam! Ahh e tal, não serve para nada, é o maior flop de todos os tempos, é só moda e tal… Pois olhem bem agora para o que estão a dizer: estão a defender um ipad FAKE que já é muita bom, cheio de inovação! A apple está cheia de medo, segundo voces. A apple Criou o mercado dos tablets, e reinventou o marcado dos smartphones. Quem negar isto nao vive neste planeta. Eu sei que doi, mas a apple é lider de mercado nos tablets e nos smartphones. E não vale dizer que existem mais androids que iphones. Iphone é um smartphone, android é um SO. Basta ver os estudos de satisfação dos consumidores para ver que os utilizadores de iphone são os mais satisfeitos, e a apple não tem nada a recear.
Bem… se o bill gates fosse assim e a microsoft se lembrasse de pôr patentes sobre os seus produtos comerciais… hoje em dia não teríamos LINUX.
Morte aos capitalistas ladrões e monopolistas!
Já agora a samsung deveria era processar a Apple por tentativa de monópolia de mercado. Tá mais que provado visto que não pode sequer vender o seu produto na Austrália para não competir.
Esta resposta dos Advogados da Samsung ao juiz no EUA diz tudo!!! Quando o Juiz com um ipad e um galaxy na mão pergunta ao Advogado da Samsung qual dos dois é o galaxy e o Adv diz que não sabe diz qual é!!!
http://gizmodo.com/5849803/even-samsung-cant-tell-the-difference-between-its-tablet-and-ipad
Essa é excelente! 😀
Isso é o menos…
O juiz americano está a por em causa a validade das patentes da Apple.
O juiz “obrigou” a Apple a apresentar patentes válidas, uma vez que as que apresentou como tendo sidas violadas pela Samsung, estão em questões de serem invalidadas.
Isto sim são excelente noticias, já era tempo de algum juiz por em causa a validade das patentes que a Apple alega terem sido violadas pela Samsung.
Apesar do juiz americano ter concluído que a Samsung violou várias patentes da Apple, o mesmo ainda não decretou a suspensão das vendas do Galaxy Tab nos Estados Unidos, pelas razões que disse em cima.
Apple must show both that Samsung infringed its patents and that its patents are valid under the law.
Errado a Juiz pediu para a Apple “provar” que as patentes são validas que é diferente! Já agora a Samsung perdeu o caso na Alemanha. O Juiz diz que a Apple não viola nenhuma patente da Samsung.
http://www.reuters.com/article/2011/10/14/apple-samsung-idUSL5E7LE1WY20111014
No sitio que vi, tinha uma diferente interpretação da coisa…
Mas no fundo, a conclusão é a mesma…
É o primeiro juiz a por em causa a validade das patentes da Apple.
A Apple terá de apresentar provas se as patentes são válidas ou não.
Esta decisão deste juiz era o que todos os juízes dos países onde este caso está instaurado deveriam ter feito, pedir provas à Apple se as patentes que diz que a Samsung violou são válidas.
Mas na Alemanha já era de esperar, a decisão que o tribunal teve na “primeira volta do caso”, deu logo a intender que não iria voltar atrás com a decisão.
Helder estás a misturar coisas! A validade das patentes que está em causa é nos EUA. Sim na pratica é parecido. A diferença é que a juíza já disse que a Samsung viola as Patentes. Se a Apple provar que são validas a Samsung fica em maus lençóis.O caso na Alemanha é outro! nada tem a haver com o que a Apple tinha entreposto à Samsung! A Samsung é que processou a Apple por esta supostamente violar patentes(relativas ao 3g) deles a juíza na pratica concorda com a Apple que as Patentes são Frand e que os 2,4% por patente do valor do chip que a Samsung pede é um “roubo”. que ambas tem de se sentar e acordar um valor! Indo contra a Samsung que queria proibir a venda do iphone e ipag 3g
O Tribunal de Hague, que não deu razão à Samsung por querer impedir a importação do iPhone e do iPad por supostamente violar uma patente sobre 3G, não é da Alemanha é da Holanda.
Em inglês “dutch” é holandês e “german” é alemão. Também já me confundi. Penso que é por “deutsch” ser alemão em alemão 😀
A Samsung colocou mais acções dessas em tribunais europeus e outros. Tão inimigos que eles são.
Pois…tens razão é na Holanda… Sorry pela confusão 🙂
Os comentários neste artigo davam um debate como nunca antes visto, de proporções épicas 😛
Então é assim:
EUA – 5ª Fª 13 Outubro:
O juiz confirmou que os Galaxy da Samsung violavam várias patentes da Apple mas recusou suspender a sua venda como pedia a Apple. Sobre as semelhanças entre o iPad 2 e o Galaxy Tab pôs os dois sobre a cabeça e pediu aos advogados da Samsung para os distinguir, o que demorou um bocado. Noutra versão, um dos advogados não foi capaz, mas outro lá conseguiu.
Austrália 5ª e 6ª:
A venda do Galaxy Tab continuou banida até deixar de violar patentes da Apple. O caso principal é julgado só para o ano. A Apple quis que novos tablets da Samsung fossem banidos até esse julgamento. A Samsung evitou o K.O. nesse ponto mas os novos tablets que apresentar na Austrália, muito provavelmente, serão banidos se não resolver a questão dessas patentes.
Holanda 6ª Fª:
O tribunal holandês recusou banir a venda do iPhone e do iPad pedida pela Samsung alegando violação de uma patente de comunicações 3G. O tribunal considerou-a uma patente essencial, pelo que a Apple pagará à Samsung o preço que os outros pagam e não o preço estapafúrdio que lhe era pedido pela Samsung.
O mesmo tribunal tem suspensa a venda dos smartphones Galaxy até a Samsung alterar uns aspectos que violam patentes de software da Apple.
De momento é tudo.
http://betanews.com/2011/10/14/samsungs-day-of-reckoning-in-apple-fight-fast-approaches/
http://betanews.com/2011/10/14/samsung-loses-to-apple-in-the-netherlands-avoids-knock-out-in-australia/
Alguem já viu “Rasgo de um genio” -> http://www.imdb.com/title/tt1054588/ é um filme bocado calmo na narrativa mas interessante sobre o assunto de patentes e propriedade intelectual, aconselho !
Ah discute-se mto as escolhas dos outros e não os equipamentos em si.
Por acaso a google não tem patenteado o serviço de notificaçoes do android?
Só uma duvida
Não! a Mesma teve inspiração numa app que já estava no cydia para ios com jb antes do android sair! 🙂 🙂
e foi com base nesta app do cydia que a Apple fez as notificações… 🙂 Alias o gajo que fez essa app agora trabalha para a Apple :):)
anda por ai muita desinformação ! mas é só dor de cotovelo!!!
Acabei de ver uma noticia no DroidMatters, e achei bastante interessante e ao mesmo tempo muito cómica.
Na situação que se passou na Austrália quando a juíza pediu a um dos advogados da Samsung para distinguir o Galaxy Tab do iPad 2, e ele não ter conseguido alegando que àquela distância não conseguia distinguir, só mostrou o nível de incompetência que estes advogados da Samsung são.
Ora, o Galaxy Tab é mais comprido do que o iPad 2, só este aspecto fazia a diferença para distinção, também, o iPad 2 tem um botão físico perceptível na parte da frente, enquanto que o Galaxy Tab não tem.
Isto revela que muitos dos advogados da Samsung nunca tinham visto o Galaxy Tab e o iPad 2 juntos e mostra a grande incompetência da maioria deles.
Agora percebesse porque é que a Samsung está a perder facilmente todos os casos contra a Apple, os advogados da Samsung são incompetentes e não estão a fazer o trabalho que deviam para defender o seu cliente.
Este facto dos advogados da Samsung não estarem a fazer as coisas como deveriam fazer (isto é, fazerem de tudo para defenderem a Samsung), já foi discutida várias vezes tanto aqui como noutros lados.
A Samsung com advogados destes, não precisa de inimigos.
isto é assim quem tem dinheiro compra IOS .. quem não tem dinheiro compra Android .. pelo menos é isto que eu tenho visto … uma coisa é certa os advogados sao incompetentes .. mas se substituissem os advogados por os utilizadores que defendem a samsung e o android .. pk têm um (sim voces que estao a ler isto ) .. pk é mais barato e até vem um nos cereais … atenção n estou a dizer que aquilo n presta … e que n tem ideias boas .. tem sim .. muito boas até .. mas desde que saiu o iphone .. só oiço falar em iphone killers .. e mataram o iphone ou a apple ?? NAO .. opá eu tenho um iphone comprei e sinto me roubado .. pk dei o dinheiro que dei e sim tem falhas mas nao me deixa encravado em lado nenhum. até pk é mais provavel o IOS ser estavel do que o android e quem disser que nao .. nesse caso tem que voltar a ir a primaria e etc …. eu acho muito mais piada a ver um SO optimizado de modo a correr num 800 Mhz do que ter que andar a meter qualquer dia i7 nos androidinhos pk senao aquilo não mexe … alem disso a autonomia é terrivel ..eu quero uma porcaria que ande no bolso toque quando recebo chamadas e de para eu ser produtivo com aplicações … etc .. agora o samsung nem tira fotos se tiver pouca bateria .. e se para mim for mais importante tirar a porcaria duma fotografia do que receber uma chamada da mama a dizer que caiu uma pestaçao do android e eu n tinha dinheiro na conta ? .. sinceramente por mim até pode ganhar a samsung e apple afundar e baixar o preço para eu poder comprar um 4s mais baratinho (mas n passa de um sonho) .. claro que ha mais activaçoes de android do que iOS .. então normal … tambem existem mais OPEL CORSA na estrada do que lamborghini reventon .. entao quer dizer que o opel é melhor que o lamborghini reventon ??? .. eu até comprava um android .. entao mas aquilo nao me convence .. tou farto de mexer neles … eu nem gosto de mac os … nem de ter que ter um telemovel igual ao das outras pessoas .. nem de ter uma ou duas cores .. agora claramente voces os DEFENDERS do android .. que provavelmente ganham comissão por cada argumento são de certeza mais inteligentes do que eu .. eu sou um ignorante podem perguntar a quem quiserem .. até pk n uso open source no telem .. ui pera la android é open ? … lolz ..!!! que porcaria de interface é aquele que parece que foi feito por um deprimido lol ..credo!! continuando .. o que é que isto interessa ? nada .. é a minha opinião .. n interessa nada para nada voces têm as vossas eu tenho a minha .. o que se passa entao nesta noticia .. passa.se que se eu passo um vermelho e levo multa .. os outros também têm de levar … ou não podem magoar o vosso bebé ? … deixem de ser assim é so um sistema operativo .. n é uma namorada .. eu tenho um amigo com android … comprou o ‘galaxia’ 2 ele diz que aquilo é brutal que faz tudo e mais alguma coisa … e sabem o que é que argumento eu com ele ? NADA .. eu n tenho necessidade de reforçar que estou contente com o meu pk nao tenho que me tentar mentalizar de nada .. pk eu sei que de tudo o que eu vou testando .. este iOS é o unico que me tem surpreendido .. nem sempre interessa novidades .. mas a fiabilidade para mim tem grande valor .. eu sei que se for discutir com ele que me chateio .. até pk se ele sabe tanto n sei pk me pede sempre a mim para o ajudar em tudo e mais alguma coisa .. sim até com o android .. e estando seguro da minha escolha sei que mais cedo ou mais tarde acontece algo como .. txi isso é fixe .. o meu android n tem isso … ou o meu android n deixa fazer isto .. ou o meu android blah blah … nunca gostei foi de parasitas que crescem a custa de outros … ou seja roubam ideias … pk ser dono de uma patente e ganhar com isso n é ser parasita … é ter ganho uma corrida primeiro que muitos outros como tal acho que se deve ser merecedor de um premio .. se vos fiz ler isto tudo lool fico contente pk agora no fim aproveito para dizer que estou me bem a …. para o steve jobs para a apple para a microsoft e para esses todos .. todos eles ganham dinheiro de uma maneira absurda … mas toda a gente se gostava de ver no lugar deles … ou quase toda a gente vá ..
Espero que este meu comentário com pontuação diferente do habitual tenha causado algum transtorno e tenha sido cansativo de ler :p para ser sincero eu gostava de ter um equipamento cmg de cada plataforma .. mas o problema maior é que eu não preciso de tantos … só preciso de um .. e compro o que mais satisfaz as minhas necessidades … se eu gosto de ter um equipamento sem relatórios de entrega de SMS é problema meu n faz com que seja pior que os outros .. quantas pessoas desativam os relatórios ? inúmeras … ( confesso que tenho o iphonedeliveryblahblah instalado ) mas .. sinceramente o meu telemóvel da empresa diz que foram entregues para os meus colegas as vezes ( entenda-se por nao muito frequente) e eles nao recebem nicles … a quantos de voces é que ja aconteceu com o vosso android , Symbas ou AI Ó ASS ter problemas e nem ser do equipamento ? … n é suposto ja agora estas bugigangas serem telemoveis ? … ( sem falar das tabuas de passar a ferro) nem sao pcs nem sao portateis nem sao telemoveis … sao maneiras de gastar dinheiro para mim claro … só me leva a ter que ter mais coisinhas .. um iphone para fazer chamadas e ter aplicaçoes marotas .. um ipad para fazer coco enquanto leio uma noticia … um ipod para ouvir musica pk senao gasto a bateria ao iphone .. um GPS pk se for no meio do desconhecido e ligam aqueles personagens a dizer que têm um problema n sei onde .. la fiquei eu sem gps … uma camara fotografica que fotografa e filma ? espetaculo .. UPS la vem uma chamada .. que acontece ??? … tenho um ipad .. ok … agora quero experimentar mostrar a um amigo meu como é que ele mete o apache a bombar com determinadas coisinhas … ups .. n dá .. tenho de ir po portátil e mostrar lhe as coisas em condições … .. eu gosto de tudo quase… russas, chinesas, portuguesas .. mas e para levar para casa ? levo uma qualquer ? nao… uma para estar em casa outra para falar de feijoes outra para falar de androids outra para falar de eletromecânica outra para falar de física quantica lol :p e outra para falar de
a arte de trollar :p
Quanta besteira esses processos, se uma empresa patentear o uso do dedo para usar um celular ou qualquer dispositivo móvel acabou a era dos celulares, Smartphone e dos tablets?
todos teriam que pagar para ter um dispositivo com o uso a partir do dedo ou começaria o melhor desenvolvimento do comando de voz, isso se alguém não patentear essa tecnologia, todos esses processos de tecnologia terminaria se os órgão de registro avaliassem melhor o que estão patenteando, a microsoft tem patente sobre o windows, mas todos programas gráficos tem “janelas” como interface.
Resumindo, isso ai é só pra abalar o mercado, jogo de empurra, no final ninguém sai ganhando e quem perde mais com isso é o consumidor final.