Google prepara no Android o seu concorrente da rede Find My da Apple
Apesar de não ter grandes desenvolvimentos nos últimos anos, a Google tem no Find my device uma ferramenta essencial no Android. Esta permite encontrar os smartphones, mas tem algumas lacunas que precisam ser resolvidas.
Com o exemplo da Apple e a sua rede Find My, a Google parece agora tomar um novo rumo para o Find my device. Este parece que irá mudar e passar a usar os dispositivos próximos para conseguir encontrar qualquer smartphone.
Google tem novidade para o Android
Quem precisa encontrar um smartphone Android perdido tem no Find my device uma ferramenta essencial. Esta permite determinar a última localização conhecida do dispositivo e assim orientar o utilizador até esse local. Se preferir, pode simplesmente eliminar os dados do dispositivo ou protegê-lo.
Mesmo com todas estas funcionalidades, o serviço Find my device tem uma lacuna grande. Necessita que o smartphone esteja ligado à Internet para assim transmitir a sua localização, que será guardada pela Google para consulta posterior.
*Typo in the Find My Device tweet. I meant to say that "this may point to the 'Find My Device *Network*' that I revealed last year rolling out soon with Play Services v22.50".
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) December 14, 2022
Google's Find My Device Network would be the Android equivalent to Apple's Find My network!
Find my device vai localizar mais smartphones
A Google parece agora estar a querer mudar esta filosofia e criar algo mais robusto. Esta novidade parece estar a começar a ser implementada, segundo o que é revelado na mais recente atualização do Google Play Services. Não está descrita de forma clara, mas tudo aponta para que seja esse o caminho.
Do que é descrito, "o serviço Localizar o meu dispositivo suporta relatórios de última localização conhecida encriptados para dispositivos Android, com uma nova framework centrada na privacidade". Isto aponta para uma rede distribuída e assente na partilha de dados com outros dispositivos próximos.
Será uma cópia do Find My da Apple?
O que é revelado, aponta para que a Google esteja a seguir o que a Apple criou com a sua rede Find My e com as AirTags. Esta usa os dispositivos vizinhos para recolher e partilhar com os utilizadores a localização exata dos dispositivos, criando uma solução mais universal e muito mais precisa.
Por enquanto a Google mantém o silêncio sobre esta sua novidade para o Android. Em breve deverá anunciar mais informações sobre esta melhoria que certamente será do agrado de todos os utilizadores e que garantirá uma segurança ainda maior aos smartphones.
Este artigo tem mais de um ano
Se a Apple e a Google se juntassem seria ouro sobre azul para o stalking, mas deveriam desactivar a funcionalidade de detectar dispositivos que estejam próximos da pessoa durante muito tempo.
Desde que me lembro a Samsung tem isso. No site da marca é possível conferir:
-“Find My Mobile dá-lhe acesso à localização do seu aparelho, mesmo quando está offline.”
Vivi uma situação em 2020 em que me foi realmente útil. Já estava quase a chegar a Fátima pelo caminho central quando dei pela falta dele e fui encontrá-lo na serra de Minde!
Esse aí do vídeo sou eu. Fica o registo para a posteridade, eheh
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcptBithk1uvLxzKKgUg?e=NBG6oL
A Samsung está à frente em muitas coisas da Google e da Apple, mas vá-se lá saber o porquê de estar sempre a ser preterida neste bendito site!
porque não dá prestigio. E o que as pessoas querem é prestigio.
Podem não ter onde cair mortas, mas prestigio têm.