Apple confirma lançamento para final deste mês do SOS de Emergência via Satélite no iPhone
A Apple no passado mês de setembro lançou a nova linha do iPhone 14. Apesar de estéticamente alguma coisa ter mudado nos modelos Pro, a verdade é que por fora não se nota o que veio por dentro. Falamos mais concretamente da nova funcionalidade da ligação SOS de Emergência via Satélite. Na apresentação, a empresa de Cupertino prometeu ativar esta opção nos EUA e Canadá já no mês de novembro.
Dando seguimento à data de lançamento, foi confirmado pela Apple que no final de novembro a nova funcionalidade estará ativa. Isto também permite que até final do ano, eventualmente, chegue a mais países.
SOS de Emergência via Satélite no iPhone dentro de dias
A Apple confirmou hoje num comunicado de imprensa que o SOS Emergência via satélite para os modelos iPhone 14 será lançado nos EUA e no Canadá no final deste mês. A Apple ainda não forneceu uma data de lançamento específica ou uma versão iOS necessária para a funcionalidade.
Além disso, a gigante californiana anunciou também que está a investir 450 milhões de dólares do seu Advanced Manufacturing Fund (Fundo de Fabrico Avançado) para o desenvolvimento de infraestruturas críticas de apoio ao SOS de Emergência via Satélite, sendo a maioria do financiamento destinada ao parceiro de satélite da Apple, a Globalstar.
A Apple disse que o seu investimento irá fornecer melhoramentos críticos à rede de satélites e estações terrestres da Globalstar no Alasca, Florida, Hawai, Nevada, Porto Rico, e Texas, para garantir que os utilizadores do iPhone 14 possam ligar-se aos serviços de emergência quando fora da rede.
iPhone 14 apto a comunicar por satélite
Os quatro modelos iPhone 14 poderão ligar-se diretamente aos satélites Globalstar, permitindo aos utilizadores enviar mensagens de texto para serviços de emergência quando fora do alcance da cobertura celular e Wi-Fi e partilhar a sua localização via satélite utilizando a aplicação Find My (Encontrar). Esta funcionalidade ajudará os utilizadores a apontar o seu iPhone para um satélite com indicações visuais no ecrã.
A Apple diz que uma mensagem de satélite pode demorar 15 segundos a enviar em condições ideais com uma visão direta do céu e do horizonte, mas pode demorar mais de um minuto para que a mensagem seja enviada "debaixo de árvores com folhagem leve ou média". Em ambientes com "folhagem pesada" ou "outras obstruções", um iPhone pode não conseguir ligar-se de forma qualitativa a um satélite.
Apple investe na rede de satélites
A Apple quer ter a rede a servir os seus iPhones e para isso está a investir. Assim, como resultado desse esforço financeiro, as estações terrestres da Globalstar já foram modernizadas para utilizar novas antenas de alta potência concebidas e fabricadas especificamente para a Apple.
A empresa partilhou mais detalhes sobre como funciona a funcionalidade:
Quando um utilizador de iPhone faz um pedido de SOS emergência via satélite, a mensagem é recebida por um dos 24 satélites da Globalstar em órbita terrestre baixa, viajando a velocidades de aproximadamente 25.000 km/h. O satélite envia então a mensagem para estações terrestres personalizadas localizadas em pontos-chave em todo o mundo.
Uma vez recebida por uma estação terrestre, a mensagem é encaminhada para os serviços de emergência que podem enviar ajuda, ou para um centro de retransmissão com especialistas de emergência treinados pela Apple, se a localização mais próxima dos serviços de emergência não for capaz de receber mensagens de texto.
Num documento de suporte, a Apple diz que o SOS de Emergência via Satélite estará disponível com uma atualização de software iOS 16 a chegar em novembro. O serviço será gratuito durante os dois primeiros anos, sugerindo que a Apple planeia cobrar por ele no futuro.
A Apple confirmou que a funcionalidade se expandirá para outros países até ao final do próximo ano, mas também não deixou claro qualquer informação em contrário.
Sobre o serviço da Globalstar
Suporte da banda 53 no iPhone 14
A Apple concordou em incluir o suporte terrestre da Banda 53 no iPhone, mas o serviço de mensagens de emergência que planeia oferecer não utiliza a Banda 53, disse Tim Farrar da empresa de consultoria TMF Associates.
Utiliza a banda L para ligação ascendente e a banda S para ligação descendente, da mesma forma que qualquer outro serviço de satélite Globalstar, porque é isso que um satélite faz. As pessoas parecem confundir o que se está a passar aqui.
Disse Tim Farrar, analista da empresa de consultoria TMF Associates.
A Apple concordou em incluir a Banda 53 para potencial uso terrestre. A Banda 53 é aquela em que a Globalstar passou por um longo processo FCC e mais tarde 3GPP para a preparar para serviços comerciais terrestres.
A Globalstar ainda precisa de encontrar clientes para utilizar este espectro, semelhante ao que é feito no Porto de Seattle. A viabilidade de conseguir esses clientes para uma rede privada que utilize o espectro da Globalstar em vez do CBRS é uma questão em aberto.
Qual é a vantagem de utilizar a Globalstar?
Pode utilizá-la no mesmo espectro potencialmente noutros países fora dos EUA e talvez isso seja uma vantagem para uma empresa multinacional.
O lema da empresa é em torno de "conectividade da próxima geração, tanto a partir de redes espaciais como terrestres". Mas há combiná-las como um serviço e combiná-las como dois fluxos de receitas separados.
Embora o objetivo inicial de muitas empresas nos anos 90 fosse combinar dados móveis e satélite, o que acabaram por fazer foram telefones de satélite de emergência que as pessoas mantiveram num armário até saírem para o deserto, para caminhadas ou para o esqui de fundo. É realmente o que têm vendido nos últimos 20 ano.
A Globalstar oferece o serviço SPOT precisamente para esse tipo de ocasiões. Os clientes podem usá-lo para pedir ajuda, mas é de sentido único. É aí que o serviço bidireccional da Iridium tem provado ser mais bem sucedido, com cerca do dobro de utilizadores, de acordo com o analista.
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