Mark Zuckerberg confirma: Meta vai despedir 11 mil trabalhadores
Era esperado que esta semana a Meta, dona do Facebook, anunciasse despedimentos em massa e eis que Mark Zuckerberg revelou que 13% da força de trabalho da sua empresa seria dispensada.
Mark Zuckerberg assume que errou e que a responsabilidade é apenas dele.
Hoje estou a partilhar algumas das mudanças mais difíceis que fizemos na história do Meta. Decidi reduzir o tamanho da nossa equipa em cerca de 13% e dispensar mais de 11.000 dos nossos talentosos funcionários. Também estamos a tomar várias medidas adicionais para nos tornarmos uma empresa mais enxuta e eficiente, cortando gastos discricionários e estendendo o congelamento de contratações até o primeiro trimestre.
Estas foram as primeiras palavras que se puderam ler numa mensagem enviada por Mark Zuckerberg aos seus funcionários. Acrescenta, antes de deixar algumas explicações mais detalhadas, que assume toda a responsabilidade por ter que tomar agora esta decisão.
Quero assumir a responsabilidade por essas decisões e pela forma como aqui chegámos. Eu sei que isso é difícil para todos, e lamento especialmente os afetados.
As explicações para o desastre dos resultados da Meta
No texto, o CEO da empresa, explica que com a pandemia e com a mudança de hábitos de consumo, que o mundo iria ficar ligado ao universo online como nunca antes. É certo que nos últimos dois anos, foi o que aconteceu. Mas assim que o mundo viu levantadas as restrições, as pessoas voltaram aos escritórios, voltaram a fazer reuniões presenciais, as aulas voltaram às salas e as compras online aos níveis antes da pandemia.
Segundo relata, este conjunto de fatores, em conjunto com o deteriorar da economia mundial, o aumento da concorrência e a perda de publicidade, levaram a uma receita "muito inferior à que eu esperava. Errei e tomo responsabilidade por isso".
Não há uma boa forma de demitir
Nas suas palavras, acrescenta que não existe uma "boa forma para demitir", contudo, existem alguns procedimentos que serão tidos para tentar minimizar o impacto desta decisão.
Por exemplo, os funcionários demitidos serão pagas 16 semanas de salário e mais duas por cada ano de contrato, bem como o tempo de férias por gozar. Terão ainda direito a seis meses de seguro de saúde, que cobrem também as famílias. Haverá ainda apoio garantido para a procura de um novo emprego.
Os trabalhadores imigrantes terão um apoio adicional, com especialistas que poderão ajudar em temas relacionados com os vistos de trabalho. Além disso, fora dos Estados Unidos, a Meta irá adotar processos semelhantes, adaptados às regras laborais de cada país.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bem. Não serve para nada…
x 2
simpatizo com a cinseridade, mesmo assim, o o facebook esta possuido por um demonio chamado algoritmo, tanto o facebook facbook, facebook instagram, facebook whattsapp e todo o resto do facebook
a melhor coisa que saiu para o publico geral foi o btrfs, mesmo assim, melhor nao depender de plataformas nao livres, especialmente os que sao controlados por algoritmos
Ele assume toda a responsabilidade.
Demitiu-se? Não.
Cedeu os seus cargos actuais dentro da empresa a outros? Não.
Se não tem consequências pelo menos profissionais a sua irresponsabilidade, então na pratica não assume nada, apenas despede OUTRAS pessoas, em vez de pagar do seu bolso a irresponsabilidade, ou até mesmo demitir-se.
Dito isto, só não erra quem não tenta fazer nada.
E concelhos de gestão como os dados a Musk? Não há nada? Este já é bom?
Sempre a apoiar onde abunda a wokisse abunda, já nem disfraçam!
Mas será que para si tudo é uma opinião com agenda política?
Se acalmar as hormonas um pouco se calhar percebe que a maioria das pessoas está-se nas tintas para essas questões. Parece que hoje em dia é absolutamente necessário ser-se um clubista ferranho e opinativo acerca de qualquer coisa.
Mentalize-se de que é uma gota no oceano e que não tem qualquer influência sobre estas questões por mais que maltrate os outros com a sua retórica. Respire, tome você as suas decisões, sejam elas quais forem, e seja feliz com elas.
+ 1
Seja bem vindo senhor CEO de sucesso.
Para este caso quais as medidas correctas e acertivas? Será que podemos aproveirtar alguns dos seus ensinamentos ao Musk?
Bem Haja
Mau, já se acabou o rennie por aí?
*conselhos
Tenta arranjar uma namorada ou namorado vais ver que isso passa, se dedicares 10% do teu esforço em espalhares a tua administração pelo Musk ao dizeres aos teus pais que os adoras, então sim és um filho exemplar.
Ainda não percebeste que as pessoas têm simpatia com aquelas que vão perder o emprego a mim custar-me saber que a principal fonte de produção de riqueza de uma empresa também são sempre os mais prejudicados.
Nunca estive no desemprego mas conheço muitas pessoas que já passaram por isso umas por culpa própria mas a o normal é os patrões confundirem o dinheiro da empresa com dinheiro próprio.
Não quero saber que é que despede, se é o Zé das iscas ou o Musk ou outro qualquer a minha preocupação é com que perdeu ou vai perder o emprego.
E a isto chama-se empatia
Olha faltava este, um dos principais membros da alta esfera administrativa.
Deves estar mesmo muito preocupado com quem perdeu o trabalho, deves mesmo estar…
Blasfémia….
É o principal accionista e gestor. Também perde muito do valor que a empresa estava avaliada.
Olha para o dono da FTX, há 5 dias atrás valia 186000 milhões de euros. Ontem vendeu as 2 empresas por 1000 milhões. 94% dos funcionários foram despedidos e quase 70000 milhões de euros de patrocínios foram cancelados, deixando eventos e clubes desportivos em perigo de desaparecer.
Ora nem mais. Dizer que se assume a responsabilidade é fácil. Já assumi-la são outros 500…
Para ele assumir as responsabilidades é pagar as indemnizações aos que vão ser despedidos…
E é diferente disso em algum lado civilizado?
É precisamente por causa disso. Até parece que está a fazer um grande favor ao pagar indemnizações.
Vê-se logo que és patrão lol
Estás enganado, é precisamente o contrário
Eu sei. Um patrão nunca diria aquilo.
“Os funcionários demitidos serão pagas 16 semanas de salário e mais duas por cada ano de contrato, bem como o tempo de férias por gozar. Terão ainda direito a seis meses de seguro de saúde, que cobrem também as famílias.”
Ultrapassa em muito as responsabilidades/indemnizações definidas por lei
Sem pânico!
Os grandes CEOs de sucesso, com grandiosos conhecimentos e gestores reconhecidos (e consumidores de rennie), PTO, eu, Pedrito, tmyaath, Art, NjsS e João ptt estão aqui para ajudar e partilhar tecnicas e conhecimentos de gestão avançada de mega empresas.
Se não fosses tu z-life, isto seria um tédio, sem debate.
Representas o lado negro do fórum (life-vader) 😀
Ou então get a life (mas sem z), hehe.
Redes sociais são uma arma de fogo apontada à cabeça da democracia.
Tudo dito.
O drama e o horror. Pelo menos nessas ditaduras podes sempre escolher ignorá-las,logo o que dizes é ridículo.
opaaaa agora temos que responder a uma votação aqui no blog.
Está disposto a fechar as suas contas da Meta por causa do despedimento de 11.000 pessoas?
– Sim, claro!
– Não, apenas apaguei a conta do twitter porque não gosto de Elon Musk.
– Claro que não
– Não tenho redes sociais
Desculpem dizer isto mas a responsabilidade é mais do CFO e o seu orçamento previsional mal elaborado e as normas estado-unidenses que fiscalizam as empresas que estão focadas no capitalismo. O capitalismo na sua genese é um modelo economico agressivo. E para funcionar dessa forma tem de ter leis permissivas. E o legislador norte-americano é o maior responsavel por isso. Não o Zuck.
Como assim? Então por onde andam os maluquinhos que diziam que o Musk ia acabar o mundo democrático e vinha aí o inferno para os coitadinhos wokitinhos? Este já despedir “só” 11 mil já não há mal nenhum certo?
+1
És tão tapadinho! Lá porque o Musk vai despedir muita gente não se deve criticar o Zucka por estar a apostar numa tecnologia que não está a animar ninguem? É lógico que sim.
É certo que as empresas são deles e que nem sempre acertam nas estratégias. Quando as coisas correm mal o elo mais fraco é sempre o que leva por tabela.
Volta lá a ler o comentário que escrevi..