Eclipse parcial do Sol visível esta terça-feira na Europa
Na Europa, no nordeste de África e em grande parte da Ásia ocidental e central será hoje visível um Eclipse parcial do Sol.
Apesar de na Europa ser visível em quase todo o território, Portugal e parte de Espanha, estão geograficamente excluídos.
Eclipse Parcial poderá ser observado entre as 12:00 e as 13:00
De acordo com o calendário da visibilidade dos astros publicado na página da internet do Observatório Astronómico de Lisboa, o fenómeno poderá ser observado entre as 12:00 e as 13:00. Ao contrário do que havia sido inicialmente anunciado, este fenómeno não será visível em território nacional.
O portal de notícias sobre espaço e astronomia Space.com refere que o eclipse poderá ser visível na maior parte da Europa, no nordeste de África e em grande parte da Ásia ocidental e central.
Conforme imagem em cima, o eclipse será mais relevante ma Europa setentrional e no Leste do velho continente. Na Rússia, por exemplo, atingirá 70% de penumbra.
O eclipse solar de terça-feira é o último de 2022 e é parcial porque apenas uma parte do Sol é ocultada pela Lua, cortando uma fração da luz. De referir que para acontecer um eclipse parcial do sol ou até total, é necessário que a Terra, o Sol e a Lua estejam alinhados, com a Lua no meio.
[notícia atualizada]
Este artigo tem mais de um ano
Eu acho que não é só entre as 12:00 e as 13:00h, mas durante todo o dia! 🙂
Parabéns ao PPL, não enveredou como os jornbais mainstream que indicavam o elipse em Portugal, fazendo um copy/paste da Lusa, como habitual sem verificar a asneira que publicaram:
Deixo 2 exemplos, mas podem passar na TSF, Observador, Público…
O Diário de Notícias, pelas 20:44 horas, titulava: “Eclipse parcial do Sol visível na terça-feira em Portugal se tempo deixar”.
A Rádio Renascença, pelas 20:49 horas, titulava: Eclipse parcial do Sol visível na terça-feira em Portugal… se o tempo deixar”.
Até já existe este bom jargão: “A Lusa faz e a imprensa mainstream transforma-se numa caixa de ressonância que, em demasiados casos, qual Midas, transforma merda em ouro, mentira em verdade.”
O nosso artigo tem por base informação de vários observatórios e traz uma componente gráfica que ajuda a perceber a visibilidade maior do eclipse.