Combustíveis: Prepare-se para um novo aumento. Saiba quanto…
Durante várias semanas os preços dos combustíveis mantiveram-se “estáveis” (apesar de elevados). Quando se pensava que os preços pudessem descer, eis que surge a informação que a produção de petróleo terá um corte de 2 milhões de barris por dia.
O preço dos combustíveis continua a subir e para a semana não será exceção. Saiba quanto custará um litro de gasóleo e gasolina.
Combustíveis: Gasóleo vai subir 6,5 cêntimos e gasolina 5 cêntimos
Mais uma semana que acaba e outra que se avizinha e a questão que se coloca é: Será que o preço dos combustíveis vai subir ou descer? Infelizmente para a próxima semana as previsões indicam que o preço dos combustíveis vai disparar.
A evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços em 5 cêntimos por litro na gasolina 95 e 6,5 cêntimos por litro no gasóleo
Segundo fonte do setor
Os preços nos postos de combustível junto aos hipermercados também irão disparar. Segundo as previsões, haverá uma “subida de 0,0359 euros na gasolina e um aumento de 0,0548 euros no gasóleo".
Os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,894 euros por litro, enquanto que o da gasolina simples 95 vale 1,851 euros. Portugal tem atualmente a 8ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia e o gasóleo ocupa a 14ª posição do ranking europeu, segundo o boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia.
Na semana passada, os países exportadores de petróleo acordaram uma redução de produção na ordem dos dois milhões de barris por dia. Esta decisão, que provoca uma menor oferta, fez disparar o preço da matéria-prima.
Este artigo tem mais de um ano
A 2 anos que troquei para eléctrico e foi o melhor que fiz, 100Km fica abaixo de 2€ a carregar durante a noite em bi-horario.
O meu carro tem autonomia para 320KM mas 99% das viagens que faço não passam dos 70KM.
Mas já compensou frente ao preço de aquisição mais elevado?
Em 2 anos?
Não queiras borlas, sim?
dependendo do carro, mas se calhar so ao fim de uns 8 anos, so que nessa altura ja tem que comprar outro pois as baterias caput na autonomia
A sério ? quer dizer que todos os carros com 8 anos estão nas lonas ? LOOOOOOOL
Você continua a insistir nesse mito que não consegue provar.
Ah espere, já sei, a bateria avaria quando a acaba a garantia ? então ainda bem que comprei electrico, porque os a combustão só costumam ter 2 a 4 de garantia.
Mesmo que ao fim de 8 anos a bateria tivesse perdido mais de 70% da autonomia, continua a ter valor de retoma. Além disso, nesse entretanto o de combustão já fez a distribuição e bomba de água, levou óleo e filtros várias vezes, e tudo somado não anda longe do preço de uma bateria.
Não vai ter resposta a isso…
ahahah xD
Também faz essa pergunta a quem comprou um diesel em vez de gasolina ?
É que a razão é a mesma.
é mais elevado ? Eu vejo BMW e Audis e Mercedes a Gasolina/gasóleo a 30k 40k
Mesmo valor que os elétricos..
Ou vais me dizer que estas a comparar carros de 1000€ para gamas elétricas media/alta?…
enfim.
“Alhos e bugalhos”…
A comparação deve ser feita para o mesmo modelo da mesma marca nas duas versões (quando existem).
Não é comparar um BMW com um zoe nem um i8 com um 205.
Parece-me óbvio mas talvez não seja….
Isso fica sempre esquecido, pessoas que não fazem contas à vida, é o mesmo quem compra a gasoleo e anda 20 km por dia.
O meu disel tem automia para 900km e gasta 4,5 litro aos 100km. Custou-me 6200 euros.
A minha carrinha electrica custou 1500 euros, e gasta 1.4 euros aos 100.
Carrinha elétrica por 1500€, se tivesses dito 3000€, já achava mentira!!!
1500€ só se for às jantes.
Ou então saques de brincar dos putos
É velhinha, tem 24 anos.
Isso é uma pergunta subjetiva que não tem resposta. Preço de aquisição mais elevado em relação a quê? Há carros de combustão que são tão ou mais caros que elétricos. Até lhe pode ter ficado mais barato que o anterior.
Os carros elétricos são bons para um lado mas depois quando dão problemas de bateria é um problema… Não sei se ainda continua o mesmo
E qualquer problema que exija ir ás oficinas, podem ser 30 dias e um valor acima de 27000 euros “porque foi o suporte eléctrico que queimou, precisa de um novo e a garantia era de 2 anos”.
Soube de 3 pessoas que andavam a promover os eléctricos, um avariou, foram 27400 euros para mudar o suporte eléctrico, na marca. Outro pagou 92000 euros pelo famoso, ao cabo de 6 meses a bateria só durava para 100km. Foi para ver o que se passava, 90 a 180 dias para ir para reparar e o carro de substituição apareceu 60 dias depois… no dia seguinte o carro dele voltou. E uma que comprou um híbrido, até que começou a ver que gastava mais gasolina do que fazia com o carro antigo. Foi à empresa, a parte eléctrica estava desligada. Já tinham passado 25 meses, um carro de 28000 euros, precisava de uma reparação de 22000 euros. Aceitou a proposta e trocou por um novo por 12000 euros. Ao cabo de 6 meses, novamente a parte eléctrica falhou. Lá a trocaram e o carro lá vai funcionando.
Mostre lá provas disso ?
Epá que terror, se um carro avaria, PRONTOS, TODOS NO MUNDO VÃO PARAR AO MESMO.
O meu irmão comprou um carro que ao fim de 5 dias partir a correia de distribuição, motor para a lixo, claro que estava em garantia, já lá vão 10 meses e a única solução que têm é um recondicionado. Claro que ele não aceita.
Oferece ao teu irmão uma carrinha de 1500€ elétrica.
Não parte a correia de distribuição.
E já agora, manda me a marca e o modelo dessa carrinha, e já agora o stand ou alguma que me venda por 1500€
E quem disse que ele quer ou precisa de uma carrinha ?
Ele precisa de um carro, enquanto espera pela resolução onde até já meteu advogado entretanto já comprou outro.
Com 70KM por dia nunca vai recuperar a diferença no preço muito mais alto da compra de um EV. Para quem tem taxi ou um comercial com muito km por dia, talvez compense a longo prazo.
Um electrico custa cerca de 20 000€, quanto fica um a combustão?
Qual é o eléctrico que fica por 20.000€ ?!?!
O Stand Virtual está cheio deles até abaixo disso. Mercedes, BMW, Renault, Nissan, Kia, Smart, etc.
20000 peugeoet e-208 com o apoio do estado. Pacote base.
Eles existem mas se pensam só em Teslas, Audis ou Mercedes dificilmente ficam por 20.000.
São só escolhas, meu caro.
DACIA SPRING. https://www.dacia.pt/gama/spring/versoes-preco.html?gradeCode=ENS_MDL2P1SERIESPE1
Novo só o Dacia Spring. Mas são 2 anos de lista de espera.
Mudem para eletricos ou usem transportes publicos ou bicicleta. Com tantos carros na estrada ou ha mtos ricos ou não sabem gerir o dinheiro e depois queixam se
Como se os carros electricos fossem para os pobres!!! Sabes Portugal é alem de Lisboa e Porto, há zonas do país em que transportes publicos nem vê-los.
E são para pobres, os ricos não se importam com os preços dos combustíveis.
Melhor opção: GPL.
Depende, para mim não dava, ir há bomba todos os dias ? Nem pensar.
Ir a bomba todos os dias???
Sabes o que é um carro a GPL??
Tenho um e faz na boa 600km, e já tem 10 anos.
A menos que faças 600km por dia.. mas com elétrico, dependendo da Gama não faz isso.
Muito menos a “tua carrinha de1500€”, Deve fazer 5km dentro do shopping e acabou
Sei, mas eu tinha de comprar novo, do que existe novo só dacia e renault, que têm até 350 kms de autonomia, como chego a fazer mais de 240 kms por dia, quer dizer que praticamente todos os dias ia abastecer.
O meu electrico faz mais de 350 kms, mesmo que só fizesse 150 já dava, porque a facilidade com que tem de carregar é muito melhor que um a gpl, tanto posso carregar no trabalho como em casa SEM PERDER QUALQUER TEMPO.
Estarei errado ?
Não seja ridículo e criança, se quiser podemos fazer umas apostas sobre o assunto.
Faz 500 kms por dia? 10 minutos ou menos a abastecer?
E tem que ser novo porquê?
Leia o que disse a seguir, está tudo explicado.
Pode ser em segunda mão desde que seja já a gpl de fabrica.
Ainda gostava de saber qual o período temporal que usam para fazer o calculo dos preços dos combustíveis
É que supostamente os nosso valores são calculados tendo por base o barril do Brent, e esse teve o máximo no dia 7 (97.92) e está hoje no 2º valor mais baixo desde essa altura (92.69)
Com o dólar a ter valorizado 16,4% nos últimos 90 dias.
@ David Jorge Pedroso Bernardes, não colocas petróleo no carro, o petróleo tem de ser refinado e transformado em combustíveis, ora o preço da energia está pela hora da morte e isso reflete no preço do combustível é tipo pescadinha de rabo na boca, uma coisa tens rasão ao contrário das leis da física neste caso é mais fácil subir que descer 🙂
em 2 semanas ja aumentou 20 cent o gasoleo ja para nao falar dos outros produtos.para o ano vai ser duro.
Enquanto o BCE não subir os juros em 1,5%, o Euro vai continuar a desvalorizar e o preço vai continuar a subir, mesmo que o preço do petróleo descer para 70 dólares, ficaria por 93 euros. O câmbio está a punir a Europa por não pagar juros mais altos e agir contra a inflação.
Quer dizer, o Petróleo desce (bastante) e os combustíveis vão subir??? O Duarte Cordeiro deve estar estar a ganhar pouco, deve!
Dolar – Euro – 0,93 (Março de 2022)
Dolar – Euro – 1,04 (Outubro de 2022)
Nota a diferença? Pergunte ao BCE porque é que ainda não subiu os juros para 2,5% e avançar para os 3,5% até ao fim do ano.
Mudem para eletricos ou usem transportes publicos ou bicicleta. Com tantos carros na estrada ou ha mtos ricos ou não sabem gerir o dinheiro e depois queixam se…Alguma razão para os meus comentários não serem aprovadores senhores Moderadores? Portugal ainda é uma democracia.
Eu gostava de poder conseguir fazer isso, mas depois nunca saía de casa
É o que dá morar numa aldeia a 1h de Lisboa, mas que o último autocarro que consigo apanhar para casa mete-me lá antes das 20h e nem sequer tenho transportes públicos ao fim de semana
A vida é muito fácil para quem não tem a noção de como é a rede de transportes nalguns sítios
O dinheiro que gastas num electrico dá para comprar a diesel/ gasolina e com o gap de preço dá para manutenções e gota durante muitos anos
Onde está essa diferença enorme? Um eléctrico está dentro da gama de preco de um Clio ou Corsa …..
Renault Clio – a partir de 19 780 €
Dacia Spring – a partir de 19 600 €
Por esse preço não compras um carro electrico, comprar um porta chaves a pilhas.
Não existem cá carros a pilhas, se bem que 99% das pessoas não sabe o que isso é.
@Jose, tens noção que os veículos elétricos não são opção para todos, nem todos podem se dar ao luxo de pagar uma exorbitância, por uma carro que pode ser descartável, ou que não tem garagem, como é que queres carregar o carro se não tens garagem, não sei se sabes mas é proibido extensões elétricas nas prumadas dos prédios, para muita gente é uma excelente opção, para mim vai ser uma certeza mas só daqui a um ano, quando tiver a minha casa nova pronta, neste momento vivo num 6º andar e o prédio não tem garagem, como é que queres que carregue a bateria?
Como vez nem sempre é uma boa opção o carro elétrico.
é descartável onde ? eu tenho um com 24 anos e ainda hoje andei nele.
Eu tenho onde carregar em casa, mas também na empresa.
o problema disto não é pagarmos caro o combustível para andar a passear a “maria” no fim-de-semana, mas os custos que estão associados ao transporte de mercadorias, à pesca, à agricultura, etc., que depois se refletem no nosso dia-a-dia.-
Quando desce, são 4 ou 5 cents na melhor das hipóteses, mas quando soube é logo à grande e à francesa.
De facto, quem tiver a possibilidade de utlizar os transportes públicos ou uma bicicleta tem uma boa oportunidade de “poupar” nos gastos com esta loucura dos combustivéis. No meu caso, e no de muitas pessoas que fazem mais de 50/60 kms por dia, já se torna dificil, dependendo claro de onde vivem e onde trabalham (incluindo horários de trabalho).
Pelo que se prevê, até ao final deste ano o gasóleo/gasolina devem chegar perto dos 3€/l. Há meio ano diria que falar se quer disso seria utópico, mas neste momento, acabo por não estranhar.
Quando se fala que não temos o combústivel mais caro da Europa (é um facto), há que ter a noção da média salarial portuguesa, para não falar do salário mínimo. Se se conjugar todos estes fatores, penso que estariamos no TOP 5 de países que mais dificuldade terá/tem para suportar este aumento de custo (sendo esta apenas uma visão pessoal).
Não há democracia em lado nenhum l.
Ao ler tudo isto , recordo uma reportagem de há poucos atrás em que um dos homens mais ricos de Inglaterra , fazia todos os dias 60 km de bicicleta à chuva e ao frio , saindo de casa cerca das 5:30 , noite escura para chegar à empresa dele….meu Portugal , tornas-te-te um país de florzinhas de estufa …Qualquer dia o Putin manda um p/&%o e os Portugueses /&$% todos enquanto o Marcelinho declara a rendição …. a pensarem que é um míssil…..
Wtf, porque é que vai subir de novo se o barril de petróleo já caiu pros $85 de novo?
ping alto
Porque a nossa moeda não é o dólar, ou é?
A desvalorização do euro não justificam os aumentos que têm ocorrido.
Curioso é que o preço do barril não registou subida. Acho que é mesmo caso para se investigar o cartel!
Mas subiu o dólar e a electricidade, é o suficiente para o preço dos combustíveis subirem, já que usam ambos os 2
A da electricidade é a consequência da subida dos combustíveis, e a subida dos combustíveis não tem justificação. A subida da electricidade não é justificação para subida dos combustíveis porque os combustíveis não dependem da electricidade, dependem deles próprios, caso contrário seria um ciclo vicioso e não tinha forma de parar. Mas continuem a subir os preços e provoquem recessão e depois vou ver quem se aguenta.
Combustiveis dependem de electricidade sim, e muita, se bem que depois as refinarias conseguem recuperar alguma.
A electricidade é produzido em parte com combustíveis fósseis. Podem dizer que dependem de qualquer coisa, “e muita”, podem dizer que dependem de batatas e cenouras e muitas, Mas que isso não acrescenta nada, isso não acrescenta. Não é por alguém dizer que usa muita que tem de ser verdade, muito menos que é a forma mais eficiente do negócio produzir. Todos sabemos que a electricidade usa combustíveis fósseis para ser produzida, o inverso pode ser verdade mas sempre com opção de deixar de usar a partir do momento que deixa de fazer sentido. A produção dos combustíveis fósseis não depende da electricidade sempre que essas empresas quiserem.
Acho que não sabe o que é refinar combustíveis, como pensa que o crude é aquecido nas torres de destilação ?
E não é por alguém dizer que nao usa que tem de ser verdade, veja que é a própria Galp que o diz.
“ A Galp Solar encontra-se a instalar painéis solares na refinaria de Sines da Galp com uma capacidade de 21 MW, correspondente a 10% das necessidades elétricas da nossa refinaria.”
https://www.galp.com/corp/pt/sustentabilidade/os-nossos-compromissos/energia-e-clima/iniciativas-de-baixo-carbono
Entao mas abastece nas bombas como ? Com bombas de manivela ?
Como são bombeados entre muitos outros processos ?
Você parece que não vive neste mundo.
Tem aqui um pdf onde explica esse processo de destilação:
https://mdpi-res.com/d_attachment/energies/energies-15-06418/article_deploy/energies-15-06418.pdf?version=1662107628
Um vídeo falando dos outros processos anteriores, se quiser as fontes vá ao vídeo em inglês onde tem as fontes.
https://youtu.be/ZuXgMWDC_Ck
Ja agora, o gas natural nao é utilizado como combustível para carro, esse subiu muito e faz produzir grande parte da electricidade que a refinaria e toda o processo de distribuição usa. Portanto está tudo ligado.
O que não faltam são razões para subir, para descer é que não encontro nenhuma.
Você escreveu tanto, supostamente fez um exercício tão grande, mas limitou-se a passar documentos ou artigos feitos e não pensou por si. Faça o exercício de me dizer quando é que os aumentos vão parar, sim porque você alega que os aumentos energéticos fazem aumentar o combustível, e os aumentos do combustíveis fazem aumentar os aumentos energéticos, portanto até onde vai?
O raciocínio que lhe indiquei e que você, com tanta capacidade parece que não percebeu, foi que a a energia usa combustíveis fósseis para ser produzida, sim porque nem toda é eólica, solar, ou hídrica. Não é aceitável que a indústria dos combustíveis alegue aumentos baseados na energia, quando os aumentos da energia quando os aumentos da energia foram provocados pelos aumentos dos combustíveis. A indústria dos combustíveis têm alternativa, e usam-nas, solar por exemplo é uma delas, outra seria usar os combustíveis fósseis. Mas diga lá você que alega que os aumentos os aumentos energéticos fazem aumentar os combustíveis, quando é que deixam de haver aumentos?
Deve ler novamente o que eu disse, porque sendo assim não entendeu.
O que você não entendeu é que os combustíveis fosseis usados para produzir petróleo não são os mesmos para produzir combustíveis que mete nos carros, essa é a diferença.
Sim, nem toda é, apenas uma parte, bem menos de metade vem do gás natural.
Nem sequer precisam de alegar, vê alguma gasolineira a desculpar-se com isso ?
Se reparar os aumentos da eléctricidade não vieram na mesma altura que os aumentos dos combustíveis na bomba (gasóleo e gasolina).
Ah, agora já usam eletricidade. e até solar. hummm.
Simples, quando a situação se inverter, quando petróleo descer, quando o euro aumentar de valor, quando a procura estabilizar, quando em vez de diminuírem a produção, aumentarem, e quando a eletricidade baixar. Agora acreditar que só o preço do petróleo é que faz o preço na bomba, é ridículo, o petróleo não vem dos poços direto para a bomba.
Você leva para o lado que lhe dá mais jeito, mas na sua essência a a sua justificação foi que os preços dos combustíveis aumentam porque tudo aumentou, mas de um certo ponto de vista refere-se à bomba de outro ponto de vista refere-se à refinaria. Ninguém disse que a electricidade não é usada, quer nas bombas quer nas refinarias, toda a gente pode usar, mas isso não justificam os aumentos recentes porque a maior fatia do bolo é justificada com o aumento do petróleo e vai sempre ser, e sempre foi, consulte o histórico dos preços e você vai “descobrir”. Está -se a discutir o preço dos combustíveis por litro, cujo a maior fatia do bolo parte do petróleo, o que você refere é residual e não provoca aumentos de quase 20 cêntimos no preço por litro. Nem o combustível nem a electricidade teve um aumento a esse nível. O que você falou é residual e não justifica absolutamente nada, não misture os temas. Agora, que eles podem aumentar coordenadamente os preços, sem razão, e alegar que é devido aos preços da electricidade, e que muitos nem sequer tiveram por diversos motivos mas alegam como se os tivessem, sim podem, mas que eu continuo a dizer que não é justificado também posso dizer. Principalmente quando o preço por litro em duas semanas chega a um aumento de 20 cêntimos por litro e o preço do petróleo está em queda há algum tempo, e nas últimas duas semanas têm mantido mais o valor médio. É praticamente um aumento de 10% no preço final do combustível na bomba em duas semanas, quando o preço do petróleo mantém o valor médio. Você alegou esse aumento com a subida da electricidade e eu estou a dizer lhe que não há justificação e que é roubalheira. Melhor do que isto não lhe consigo explicar, puro e duro.
Eu sempre disse o mesmo, você é que disse que a refinação não usava energia elétrica, e sim usa, e muita,
Não, parte da fatia do bolo não é do petróleo, tem aqui a informação sobre o assunto, apenas 31% é essa fatia.
https://www.deco.proteste.pt/auto/carros-eletricos/noticias/como-e-calculado-preco-combustiveis
Acho que não entendeu o que disse, eles podem aumentar quando bem entenderem, não existe nenhum organismo que controle os preços, os preços são feitos por quem os vende, tal como é o pão, as batatas e tudo mais.
Mas onde viu alguém alegar que foi por causa da eletricidade ? eu apenas suponho que essa parte também conta, tão como outras coisas aumentaram.
Volto a dizer, o preço do petróleo subiu e muito, porque você compra em dólares, mas vive com euros, tem de comprar dólares, e eles estão mais caros, por 2 razões, o dólar valorizou e os juros também subiram.
Eu aleguei que há aumentos devido a vários fatores, não só por um.
Um exercício simples, em quanto estava o dólar há um mês atrás e quanto estava a cotação do petróleo.
16/9/2022 – 1 dólar valia 1.00177 Euro
16/10/2022 1 dólar vale 1.0273 Euro
Petróleo:
16/9/2022 – 90 doláres
16/10/2022 – 92 doláres
Portanto há um mês um barril de petróleo custava – 90.15 euros
Hoje custa – 94.5116 euros.
Só nisto já tem uma variação de 5 %.
Agora considere que a gasolina que consome hoje, já foi fabricada de petróleo comprado há semanas atrás.
O costa está a dormir? Onde está o galp voucher para tapar os olhos do zé povinho
Nao e para calar o povinho, é para manter os votos, é assim que funcionam governos de esquerda, até ser tarde demais…..
A malta continua a passear aos fins-de-semana.Não são capazes de estar sossegados em casa.O governo vê essa característica do povo português de passear, chegam à conclusão que e a malta ganha bem, podendo assim aumentar o preço dos combustíveis à vontade.
Concordo com a ideia, mas não é o governo que aumenta os combustíveis. O mercado é liberal.
Quando não há justificação para subida, a justificação que se houve é que o mercado é liberal! É importante justificar bem, e o mercado ser liberal não é justificação. É um bem essencial, não é a república das bananas!!
Eu apontei algumas razões, mas como é liberal, tem mais um motivo, poupa concorrência ou muita procura e pouca oferta.
Tenho pena que toda gente fala, mas ninguém faz somos muito pacíficos, mas gostamos que nos tirem do bolso
mas olha em frança param todos e nao há combustíveis pra ninguém em fim………
Pelo que tive a ver nos comentários sobre os carros elétricos se compensa ou não, se as baterias perdem a capacidade ao fim de X anos,e se aparecem avarias ao fim de 2 anos, pela minha experiência profissional na electrónica de potência a minha resposta é sim e não.Tem a haver com “sorte”.Nas UPS, há clientes que as tem há mais de 20 anos.Só levaram troca de baterias, condensadores, ventiladores, etc.Há outros que ao fim de 2 anos o inversor /rectificador avaria e estes componentes estão presentes nos carros elétricos e tanto nas UPS como nos carros temos valores de tensão CC de 300V a 500V ou mais.Valores:Depende da potência e da disponibilidade de peças.Há desde 1 KVA a passar pelos 400 KVA a 2MVA.Supondo que um veículo médio tem uma potência de 80KW, igualo para uma UPS de 80KVA com FP=1(fator de potência)a troca de baterias para uma UPS pode rondar os 6K€ a 10K€, dependendo da autonomia e para baterias VRLA (Valve Regulated Lead Acid).Nos veículos elétricos são usadas baterias de Lítio, que são mais caras claro.É só uma esclarecimento para quem tem dúvidas.
Já que entende de electrónica, aqui fica.
Os carros eléctricos não usam condensadores electroliticos na electrónica de potência, e sim condensadores multicamada, portanto nem têm tempo de vida definido.
Sobre as UPS, elas tem BMS? Têm gestão de temperatura das baterias ?
Ah, e não usam baterias de lítio, que duram 10x mais.
https://info.knowlescapacitors.com/ceramic-capacitors-in-electric-vehicles
@RC.Sim tem gestão de temperatura.Existe uma curva de carga para reduzir a corrente baseada no firmware.Relativamente ao entender de eletronica, não disse que entendia de veículos elétricos.E os condensadores não tem um tempo de vida defendido.É sugerido a sua troca pelo fabricante.E se não usam baterias de lítio, então baterias são.São reatores nucleares?E já agora esses condensadores que remete no link existem aos anos e estão presentes em tudo o que é electrónica e controlam vários estágios .E sim os veículos elétricos tem condensadores DC
https://blog.knowlescapacitors.com/blog/looking-closer-at-dc-link-capacitors-in-electric-vehicles?hs_amp=true.
Instrua-se por favor!
Já vi que afinal nao entende de electrónica e limitou-se ao básico.
As ups sendo assim não têm gestão de temperatura, tem sim comportamento diferente consoante a temperatura. Gestão de temperatura quer dizer que a bateria é aquecida ou arrefecida conforme a situação.
Eu não disse que não tinha, eu disse que não usam condensadores electroliticos que são os únicos que têm tempo de vida, mais de 90% das avarias são provocadas pela falha desses condensadores.
Usam sim condensadores cerâmicos multicamada.
Eu disse que as ups nao usam baterias de iões de litio, estas têm uma duração 10x superior quando controladas por sistemas BMS.
Mas alguém foi confirmar a o preço cotado em bolsa? Está em tendência de queda!!! O preço sobe porque há tentativa coordenada de subir os preços. As notícias pouco tem afectado a tendência de queda, acordem para a vida!!! O preço em bolsa está alinhado com o preço antes do início da guerra. Tem de haver coerência, o preço cotado em bolsa não pode servir apenas para fazer subir os preços. Nem a desvalorização do euro justifica o aumento!!! Anda tudo a dormir?
E quanto tempo leva a chegar o petróleo que foi comprado hoje ? E pagou como ? Em dólares, onde comprou a moeda ? Com que euros e quanto juro está a pagar por ele ?
Ah pois….
Senhor RC, por favor diga-nos que carrinha é essa com 24 anos (ou seja, de 1998!!!), eléctrica, que tem uma autonomia de mais de 350km? Estou mortinho por saber.
É uma peugeot partner electric de 98, e sim levou um aumento de autonomia.
Quando se sabe fica tudo mais claro. Nao acreditem em mim, simplesmente pesquisem voces mesmo.
aqui vai um exemplo, traduzam pra portugues no site deepl se for preciso:
https://profidecatholica.com/2022/10/10/le-mensonge-continue-un-document-officiel-prouve-que-les-penuries-de-carburant-et-delectricite-sont-programmees-depuis-2020/?amp=1
É porque esse artigo é correcto e outros não ?