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Combustíveis: Prepare-se para um novo aumento. Saiba quanto…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. JuveMantes says:

    A 2 anos que troquei para eléctrico e foi o melhor que fiz, 100Km fica abaixo de 2€ a carregar durante a noite em bi-horario.
    O meu carro tem autonomia para 320KM mas 99% das viagens que faço não passam dos 70KM.

    • Guia says:

      Mas já compensou frente ao preço de aquisição mais elevado?

    • Filipe Rafael says:

      Os carros elétricos são bons para um lado mas depois quando dão problemas de bateria é um problema… Não sei se ainda continua o mesmo

      • Manuel da Rocha says:

        E qualquer problema que exija ir ás oficinas, podem ser 30 dias e um valor acima de 27000 euros “porque foi o suporte eléctrico que queimou, precisa de um novo e a garantia era de 2 anos”.
        Soube de 3 pessoas que andavam a promover os eléctricos, um avariou, foram 27400 euros para mudar o suporte eléctrico, na marca. Outro pagou 92000 euros pelo famoso, ao cabo de 6 meses a bateria só durava para 100km. Foi para ver o que se passava, 90 a 180 dias para ir para reparar e o carro de substituição apareceu 60 dias depois… no dia seguinte o carro dele voltou. E uma que comprou um híbrido, até que começou a ver que gastava mais gasolina do que fazia com o carro antigo. Foi à empresa, a parte eléctrica estava desligada. Já tinham passado 25 meses, um carro de 28000 euros, precisava de uma reparação de 22000 euros. Aceitou a proposta e trocou por um novo por 12000 euros. Ao cabo de 6 meses, novamente a parte eléctrica falhou. Lá a trocaram e o carro lá vai funcionando.

        • RC says:

          Mostre lá provas disso ?

          Epá que terror, se um carro avaria, PRONTOS, TODOS NO MUNDO VÃO PARAR AO MESMO.

          O meu irmão comprou um carro que ao fim de 5 dias partir a correia de distribuição, motor para a lixo, claro que estava em garantia, já lá vão 10 meses e a única solução que têm é um recondicionado. Claro que ele não aceita.

          • iMF says:

            Oferece ao teu irmão uma carrinha de 1500€ elétrica.
            Não parte a correia de distribuição.
            E já agora, manda me a marca e o modelo dessa carrinha, e já agora o stand ou alguma que me venda por 1500€

          • RC says:

            E quem disse que ele quer ou precisa de uma carrinha ?

            Ele precisa de um carro, enquanto espera pela resolução onde até já meteu advogado entretanto já comprou outro.

    • AJ says:

      Com 70KM por dia nunca vai recuperar a diferença no preço muito mais alto da compra de um EV. Para quem tem taxi ou um comercial com muito km por dia, talvez compense a longo prazo.

  2. Jose says:

    Mudem para eletricos ou usem transportes publicos ou bicicleta. Com tantos carros na estrada ou ha mtos ricos ou não sabem gerir o dinheiro e depois queixam se

    • Infinity says:

      Como se os carros electricos fossem para os pobres!!! Sabes Portugal é alem de Lisboa e Porto, há zonas do país em que transportes publicos nem vê-los.

    • GM says:

      Melhor opção: GPL.

      • RC says:

        Depende, para mim não dava, ir há bomba todos os dias ? Nem pensar.

        • iMF says:

          Ir a bomba todos os dias???
          Sabes o que é um carro a GPL??
          Tenho um e faz na boa 600km, e já tem 10 anos.

          A menos que faças 600km por dia.. mas com elétrico, dependendo da Gama não faz isso.
          Muito menos a “tua carrinha de1500€”, Deve fazer 5km dentro do shopping e acabou

          • RC says:

            Sei, mas eu tinha de comprar novo, do que existe novo só dacia e renault, que têm até 350 kms de autonomia, como chego a fazer mais de 240 kms por dia, quer dizer que praticamente todos os dias ia abastecer.

            O meu electrico faz mais de 350 kms, mesmo que só fizesse 150 já dava, porque a facilidade com que tem de carregar é muito melhor que um a gpl, tanto posso carregar no trabalho como em casa SEM PERDER QUALQUER TEMPO.
            Estarei errado ?

            Não seja ridículo e criança, se quiser podemos fazer umas apostas sobre o assunto.

        • Rui Ramos says:

          Faz 500 kms por dia? 10 minutos ou menos a abastecer?

          E tem que ser novo porquê?

  3. David Jorge Pedroso Bernardes says:

    Ainda gostava de saber qual o período temporal que usam para fazer o calculo dos preços dos combustíveis

    É que supostamente os nosso valores são calculados tendo por base o barril do Brent, e esse teve o máximo no dia 7 (97.92) e está hoje no 2º valor mais baixo desde essa altura (92.69)

    • Manuel da Rocha says:

      Com o dólar a ter valorizado 16,4% nos últimos 90 dias.

    • B@rão Vermelho says:

      @ David Jorge Pedroso Bernardes, não colocas petróleo no carro, o petróleo tem de ser refinado e transformado em combustíveis, ora o preço da energia está pela hora da morte e isso reflete no preço do combustível é tipo pescadinha de rabo na boca, uma coisa tens rasão ao contrário das leis da física neste caso é mais fácil subir que descer 🙂

  4. Historia says:

    em 2 semanas ja aumentou 20 cent o gasoleo ja para nao falar dos outros produtos.para o ano vai ser duro.

    • Manuel da Rocha says:

      Enquanto o BCE não subir os juros em 1,5%, o Euro vai continuar a desvalorizar e o preço vai continuar a subir, mesmo que o preço do petróleo descer para 70 dólares, ficaria por 93 euros. O câmbio está a punir a Europa por não pagar juros mais altos e agir contra a inflação.

  5. Jota says:

    Quer dizer, o Petróleo desce (bastante) e os combustíveis vão subir??? O Duarte Cordeiro deve estar estar a ganhar pouco, deve!

    • Manuel da Rocha says:

      Dolar – Euro – 0,93 (Março de 2022)
      Dolar – Euro – 1,04 (Outubro de 2022)

      Nota a diferença? Pergunte ao BCE porque é que ainda não subiu os juros para 2,5% e avançar para os 3,5% até ao fim do ano.

  6. Jose says:

    Mudem para eletricos ou usem transportes publicos ou bicicleta. Com tantos carros na estrada ou ha mtos ricos ou não sabem gerir o dinheiro e depois queixam se…Alguma razão para os meus comentários não serem aprovadores senhores Moderadores? Portugal ainda é uma democracia.

    • David Jorge Pedroso Bernardes says:

      Eu gostava de poder conseguir fazer isso, mas depois nunca saía de casa
      É o que dá morar numa aldeia a 1h de Lisboa, mas que o último autocarro que consigo apanhar para casa mete-me lá antes das 20h e nem sequer tenho transportes públicos ao fim de semana

      A vida é muito fácil para quem não tem a noção de como é a rede de transportes nalguns sítios

    • Infinity says:

      O dinheiro que gastas num electrico dá para comprar a diesel/ gasolina e com o gap de preço dá para manutenções e gota durante muitos anos

    • B@rão Vermelho says:

      @Jose, tens noção que os veículos elétricos não são opção para todos, nem todos podem se dar ao luxo de pagar uma exorbitância, por uma carro que pode ser descartável, ou que não tem garagem, como é que queres carregar o carro se não tens garagem, não sei se sabes mas é proibido extensões elétricas nas prumadas dos prédios, para muita gente é uma excelente opção, para mim vai ser uma certeza mas só daqui a um ano, quando tiver a minha casa nova pronta, neste momento vivo num 6º andar e o prédio não tem garagem, como é que queres que carregue a bateria?
      Como vez nem sempre é uma boa opção o carro elétrico.

  7. E---lectrão says:

    o problema disto não é pagarmos caro o combustível para andar a passear a “maria” no fim-de-semana, mas os custos que estão associados ao transporte de mercadorias, à pesca, à agricultura, etc., que depois se refletem no nosso dia-a-dia.-

  8. Peixe-espada com sardas says:

    Quando desce, são 4 ou 5 cents na melhor das hipóteses, mas quando soube é logo à grande e à francesa.

    De facto, quem tiver a possibilidade de utlizar os transportes públicos ou uma bicicleta tem uma boa oportunidade de “poupar” nos gastos com esta loucura dos combustivéis. No meu caso, e no de muitas pessoas que fazem mais de 50/60 kms por dia, já se torna dificil, dependendo claro de onde vivem e onde trabalham (incluindo horários de trabalho).

    Pelo que se prevê, até ao final deste ano o gasóleo/gasolina devem chegar perto dos 3€/l. Há meio ano diria que falar se quer disso seria utópico, mas neste momento, acabo por não estranhar.

    Quando se fala que não temos o combústivel mais caro da Europa (é um facto), há que ter a noção da média salarial portuguesa, para não falar do salário mínimo. Se se conjugar todos estes fatores, penso que estariamos no TOP 5 de países que mais dificuldade terá/tem para suportar este aumento de custo (sendo esta apenas uma visão pessoal).

  9. Altertu says:

    Não há democracia em lado nenhum l.

  10. Art says:

    Ao ler tudo isto , recordo uma reportagem de há poucos atrás em que um dos homens mais ricos de Inglaterra , fazia todos os dias 60 km de bicicleta à chuva e ao frio , saindo de casa cerca das 5:30 , noite escura para chegar à empresa dele….meu Portugal , tornas-te-te um país de florzinhas de estufa …Qualquer dia o Putin manda um p/&%o e os Portugueses /&$% todos enquanto o Marcelinho declara a rendição …. a pensarem que é um míssil…..

  11. Zé Montanelas says:

    Wtf, porque é que vai subir de novo se o barril de petróleo já caiu pros $85 de novo?

  12. Verdades says:

    Curioso é que o preço do barril não registou subida. Acho que é mesmo caso para se investigar o cartel!

    • RC says:

      Mas subiu o dólar e a electricidade, é o suficiente para o preço dos combustíveis subirem, já que usam ambos os 2

      • Dol says:

        A da electricidade é a consequência da subida dos combustíveis, e a subida dos combustíveis não tem justificação. A subida da electricidade não é justificação para subida dos combustíveis porque os combustíveis não dependem da electricidade, dependem deles próprios, caso contrário seria um ciclo vicioso e não tinha forma de parar. Mas continuem a subir os preços e provoquem recessão e depois vou ver quem se aguenta.

        • RC says:

          Combustiveis dependem de electricidade sim, e muita, se bem que depois as refinarias conseguem recuperar alguma.

        • RC says:

          Ja agora, o gas natural nao é utilizado como combustível para carro, esse subiu muito e faz produzir grande parte da electricidade que a refinaria e toda o processo de distribuição usa. Portanto está tudo ligado.

          O que não faltam são razões para subir, para descer é que não encontro nenhuma.

          • Dol says:

            Você escreveu tanto, supostamente fez um exercício tão grande, mas limitou-se a passar documentos ou artigos feitos e não pensou por si. Faça o exercício de me dizer quando é que os aumentos vão parar, sim porque você alega que os aumentos energéticos fazem aumentar o combustível, e os aumentos do combustíveis fazem aumentar os aumentos energéticos, portanto até onde vai?
            O raciocínio que lhe indiquei e que você, com tanta capacidade parece que não percebeu, foi que a a energia usa combustíveis fósseis para ser produzida, sim porque nem toda é eólica, solar, ou hídrica. Não é aceitável que a indústria dos combustíveis alegue aumentos baseados na energia, quando os aumentos da energia quando os aumentos da energia foram provocados pelos aumentos dos combustíveis. A indústria dos combustíveis têm alternativa, e usam-nas, solar por exemplo é uma delas, outra seria usar os combustíveis fósseis. Mas diga lá você que alega que os aumentos os aumentos energéticos fazem aumentar os combustíveis, quando é que deixam de haver aumentos?

          • RC says:

            Deve ler novamente o que eu disse, porque sendo assim não entendeu.

            O que você não entendeu é que os combustíveis fosseis usados para produzir petróleo não são os mesmos para produzir combustíveis que mete nos carros, essa é a diferença.

            Sim, nem toda é, apenas uma parte, bem menos de metade vem do gás natural.

            Nem sequer precisam de alegar, vê alguma gasolineira a desculpar-se com isso ?

            Se reparar os aumentos da eléctricidade não vieram na mesma altura que os aumentos dos combustíveis na bomba (gasóleo e gasolina).

            Ah, agora já usam eletricidade. e até solar. hummm.

            Simples, quando a situação se inverter, quando petróleo descer, quando o euro aumentar de valor, quando a procura estabilizar, quando em vez de diminuírem a produção, aumentarem, e quando a eletricidade baixar. Agora acreditar que só o preço do petróleo é que faz o preço na bomba, é ridículo, o petróleo não vem dos poços direto para a bomba.

          • Dol says:

            Você leva para o lado que lhe dá mais jeito, mas na sua essência a a sua justificação foi que os preços dos combustíveis aumentam porque tudo aumentou, mas de um certo ponto de vista refere-se à bomba de outro ponto de vista refere-se à refinaria. Ninguém disse que a electricidade não é usada, quer nas bombas quer nas refinarias, toda a gente pode usar, mas isso não justificam os aumentos recentes porque a maior fatia do bolo é justificada com o aumento do petróleo e vai sempre ser, e sempre foi, consulte o histórico dos preços e você vai “descobrir”. Está -se a discutir o preço dos combustíveis por litro, cujo a maior fatia do bolo parte do petróleo, o que você refere é residual e não provoca aumentos de quase 20 cêntimos no preço por litro. Nem o combustível nem a electricidade teve um aumento a esse nível. O que você falou é residual e não justifica absolutamente nada, não misture os temas. Agora, que eles podem aumentar coordenadamente os preços, sem razão, e alegar que é devido aos preços da electricidade, e que muitos nem sequer tiveram por diversos motivos mas alegam como se os tivessem, sim podem, mas que eu continuo a dizer que não é justificado também posso dizer. Principalmente quando o preço por litro em duas semanas chega a um aumento de 20 cêntimos por litro e o preço do petróleo está em queda há algum tempo, e nas últimas duas semanas têm mantido mais o valor médio. É praticamente um aumento de 10% no preço final do combustível na bomba em duas semanas, quando o preço do petróleo mantém o valor médio. Você alegou esse aumento com a subida da electricidade e eu estou a dizer lhe que não há justificação e que é roubalheira. Melhor do que isto não lhe consigo explicar, puro e duro.

          • RC says:

            Eu sempre disse o mesmo, você é que disse que a refinação não usava energia elétrica, e sim usa, e muita,

            Não, parte da fatia do bolo não é do petróleo, tem aqui a informação sobre o assunto, apenas 31% é essa fatia.

            https://www.deco.proteste.pt/auto/carros-eletricos/noticias/como-e-calculado-preco-combustiveis

            Acho que não entendeu o que disse, eles podem aumentar quando bem entenderem, não existe nenhum organismo que controle os preços, os preços são feitos por quem os vende, tal como é o pão, as batatas e tudo mais.

            Mas onde viu alguém alegar que foi por causa da eletricidade ? eu apenas suponho que essa parte também conta, tão como outras coisas aumentaram.

            Volto a dizer, o preço do petróleo subiu e muito, porque você compra em dólares, mas vive com euros, tem de comprar dólares, e eles estão mais caros, por 2 razões, o dólar valorizou e os juros também subiram.

            Eu aleguei que há aumentos devido a vários fatores, não só por um.

            Um exercício simples, em quanto estava o dólar há um mês atrás e quanto estava a cotação do petróleo.

            16/9/2022 – 1 dólar valia 1.00177 Euro
            16/10/2022 1 dólar vale 1.0273 Euro

            Petróleo:

            16/9/2022 – 90 doláres
            16/10/2022 – 92 doláres

            Portanto há um mês um barril de petróleo custava – 90.15 euros
            Hoje custa – 94.5116 euros.

            Só nisto já tem uma variação de 5 %.

            Agora considere que a gasolina que consome hoje, já foi fabricada de petróleo comprado há semanas atrás.

  13. Mig-21 says:

    O costa está a dormir? Onde está o galp voucher para tapar os olhos do zé povinho

  14. GF says:

    A malta continua a passear aos fins-de-semana.Não são capazes de estar sossegados em casa.O governo vê essa característica do povo português de passear, chegam à conclusão que e a malta ganha bem, podendo assim aumentar o preço dos combustíveis à vontade.

  15. Astronauta says:

    Tenho pena que toda gente fala, mas ninguém faz somos muito pacíficos, mas gostamos que nos tirem do bolso
    mas olha em frança param todos e nao há combustíveis pra ninguém em fim………

  16. GF says:

    Pelo que tive a ver nos comentários sobre os carros elétricos se compensa ou não, se as baterias perdem a capacidade ao fim de X anos,e se aparecem avarias ao fim de 2 anos, pela minha experiência profissional na electrónica de potência a minha resposta é sim e não.Tem a haver com “sorte”.Nas UPS, há clientes que as tem há mais de 20 anos.Só levaram troca de baterias, condensadores, ventiladores, etc.Há outros que ao fim de 2 anos o inversor /rectificador avaria e estes componentes estão presentes nos carros elétricos e tanto nas UPS como nos carros temos valores de tensão CC de 300V a 500V ou mais.Valores:Depende da potência e da disponibilidade de peças.Há desde 1 KVA a passar pelos 400 KVA a 2MVA.Supondo que um veículo médio tem uma potência de 80KW, igualo para uma UPS de 80KVA com FP=1(fator de potência)a troca de baterias para uma UPS pode rondar os 6K€ a 10K€, dependendo da autonomia e para baterias VRLA (Valve Regulated Lead Acid).Nos veículos elétricos são usadas baterias de Lítio, que são mais caras claro.É só uma esclarecimento para quem tem dúvidas.

    • RC says:

      Já que entende de electrónica, aqui fica.

      Os carros eléctricos não usam condensadores electroliticos na electrónica de potência, e sim condensadores multicamada, portanto nem têm tempo de vida definido.

      Sobre as UPS, elas tem BMS? Têm gestão de temperatura das baterias ?

      Ah, e não usam baterias de lítio, que duram 10x mais.

  17. Dol says:

    Mas alguém foi confirmar a o preço cotado em bolsa? Está em tendência de queda!!! O preço sobe porque há tentativa coordenada de subir os preços. As notícias pouco tem afectado a tendência de queda, acordem para a vida!!! O preço em bolsa está alinhado com o preço antes do início da guerra. Tem de haver coerência, o preço cotado em bolsa não pode servir apenas para fazer subir os preços. Nem a desvalorização do euro justifica o aumento!!! Anda tudo a dormir?

    • RC says:

      E quanto tempo leva a chegar o petróleo que foi comprado hoje ? E pagou como ? Em dólares, onde comprou a moeda ? Com que euros e quanto juro está a pagar por ele ?

      Ah pois….

  18. João says:

    Senhor RC, por favor diga-nos que carrinha é essa com 24 anos (ou seja, de 1998!!!), eléctrica, que tem uma autonomia de mais de 350km? Estou mortinho por saber.

  19. Antonio says:

    Quando se sabe fica tudo mais claro. Nao acreditem em mim, simplesmente pesquisem voces mesmo.
    aqui vai um exemplo, traduzam pra portugues no site deepl se for preciso:

    https://profidecatholica.com/2022/10/10/le-mensonge-continue-un-document-officiel-prouve-que-les-penuries-de-carburant-et-delectricite-sont-programmees-depuis-2020/?amp=1

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