Portugal: Primeira viagem de um veículo autónomo ligado à rede 5G
O 5G já é uma realidade em Portugal há algum tempo e, tal como já referimos, esta tecnologia não é apenas direcionada para o smartphone. O 5G irá ser implementado em três fases! Uma primeira fase direcionada para os dispositivos que usámos hoje, uma segunda fase para comunicação de sensores/atuadores e uma terceira fase para aplicações críticas.
A primeira viagem, em Portugal, de condução autónoma e conectada com 5G, em ambiente real, aconteceu hoje na Ponte Internacional Valença-Tui.
Projeto 5G-MOBIX: Objetivo é demonstrar o papel do 5G na Mobilidade Autónoma Conectada
O projeto 5G-MOBIX reuniu 58 parceiros de 13 países para demonstrar o papel da rede móvel de quinta geração na Mobilidade Autónoma Conectada. A primeira viagem, em Portugal, de condução autónoma em 5G, em ambiente real já aconteceu, tendo o veículo inclusive ultrapassado vários obstáculos.
Durante a demonstração pública, o shuttle autónomo encontrou vários obstáculos, todos ultrapassados graças à conectividade da rede de quinta geração da NOS.
Num primeiro caso, perante a obstrução do percurso, o veículo passou o controlo para o centro de controlo de tráfego, onde um técnico assumiu a condução, remotamente, usando uns óculos de realidade virtual.
Noutro caso, um pedestre que se encontrava num ângulo morto do veículo foi detetado por um sensor instalado na ponte, que passou a informação à rede e ao shuttle, evitando a colisão. Toda a informação foi transmitida pela rede 5G da NOS, fazendo uso de tecnologia Nokia, em tempo real, assegurando a velocidade, baixa latência e a fiabilidade da comunicação, essenciais para garantir a segurança e sucesso da viagem.
Os insights resultantes do projeto 5G-MOBIX servirão de informação de base para a definição de novas regulações e standardizações, a nível europeu, relacionadas com a Mobilidade Autónoma Conectada, bem como para impulsionar o desenvolvimento de novos modelos de negócios em torno desta área.
Este artigo tem mais de um ano
Para já não falta quem seja capaz de conduzir mini autocarros. Ainda não justifica o investimento.
«O 5G já é uma realidade em Portugal há algum tempo…»
Há cerca de 1 mês estive na loja Vodafone da Expo em Lisboa para renovar o plano de comunicações e disse que queria mudar para um plano 5G. Resposta da funcionária: o que é isso de 5G?
Depois de lhe explicar, disse-me que o 5G ainda “nem estava a funcionar” e que só seria “lá para a frente”.
E estamos assim.
Infelizmente estou a ver que isso acontece muito em Customer Support ou Call Centers.
São pessoas totalmente ignorantes em tecnologia que literalmente seguem um script pré-estabelecido e quando existe alguma questão fora disso (ou que ainda não tiveram formação para), simplesmente empancam ou dizem coisas totalmente aleatórias.
Nos recrutamentos deviam pedir para explicar certas coisas para estarem aliviados do que se trata, para quando falarem com um cliente saberem explicar o que o cliente pede.
+1
Bastava usarem um telemóvel 5G para confirmarem que o serviço existe, porque é a rede preferencial quando se têm os dados móveis ligados.
Sei que a rede 5G funciona na minha zona (em Lisboa), mas continua a ser impossível ver a cobertura, só dizem que “está disponível em zonas selecionadas de todas as capitais de distrito e, nos próximos meses, começará a chegar às restantes zonas do país”.
É o que dá importar workforce