Incentivos e benefícios de optar por um veículo elétrico
O segmento dos veículos elétricos está em crescimento e, em parte, deve-se aos incentivos que existem e também aos benefícios de ter um veículo movido a energia elétrica.
A MOBI.E fez um levantamento dos incentivos e benefícios de optar por um veículo elétrico.
A MOBI.E, enquanto instrumento público para a mobilidade sustentável, apresentou um resumo dos benefícios e incentivos para que possamos tomar decisões mais conscientes no que à nossa mobilidade diz respeito.
Os apoios à compra de veículos elétricos têm aumentado, como forma do Estado promover a mudança para uma mobilidade mais sustentável. Neste quadro, foi aprovado um conjunto de apoios e benefícios fiscais, desde a aquisição de viaturas, ciclomotores e bicicletas, à redução dos custos de carregamento na rede nacional de carregamento de veículos elétricos, a rede Mobi.E, passando pela instalação de postos de carregamento.
Principais apoios para aquisição de um veículo elétrico
- Ligeiro elétrico de passageiros – incentivo, para particulares, de 4.000 euros para veículos até 62 500 euros;
- Ligeiro elétrico de mercadorias – incentivo de 6.000 euros;
- Bicicleta de carga elétrica – incentivo de 50% do valor de uma compra até 1.500 euros;
- Bicicleta de carga não elétrica – incentivo de 50% do valor de uma compra até 1.000 euros;
- Bicicleta elétrica – incentivo de 50% do valor de uma compra até 500 euros;
- Bicicleta convencional – incentivo de 20% do valor de uma compra até 100 euros;
- Motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal, elétricos - incentivo de 50% do valor de uma compra até 500 euros;
- Carregadores em condomínio com ligação à rede Mobi.E – incentivo de 80% do valor de uma compra, com IVA, até 800 euros + 80% do valor de instalação, com IVA, até 1.000 euros por lugar de estacionamento.
Existem ainda uma série de benefícios que é também necessário ter em conta, como:
- Incentivos fiscais
- Na compra de um veículo elétrico, não se paga o ISV (Imposto sobre Veículos) e o IUC (Imposto Único de Circulação). No caso das empresas, estas beneficiam ainda da isenção do pagamento de tributação autónoma, o IVA da aquisição e utilização do veículo é dedutível e tem ainda vantagens em termos de IRC.
- Insenção ou redução no pagamento de parquímetros
- Muitos municípios concedem uma redução ou até mesmo isenção no pagamento do estacionamento.
- Menor custo de manutenção do veículo
- Este custo é menor, já que deixamos de ter de lidar com as tradicionais mudanças periódicas de óleo, filtros, correias de transmissão ou velas. Por outro lado, a travagem regenerativa permite poupar nas pastilhas e pneus do automóvel.
- Possibilidade de carregamento rápido
- Carregar o veículo elétrico pode ser demorado, mas a rede Mobi.E disponibiliza cada vez mais postos rápidos e ultrarrápidos que permitem reduzir substancialmente os tempos de carregamento. Em caso de necessidade, pode ter a bateria da sua viatura carregada a 80% em menos de 10 minutos (ultrarrápidos) ou em menos de 30 minutos (rápidos).
- Alargamento de postos de carregamento
- A rede pública de postos de carregamento tem apostado na sua expansão. A rede Mobi.E cobre todo o território português e continua a aumentar, com mais de 5.000 pontos de carregamento.
- Aumento da autonomia dos carros elétricos
- Os veículos mais recentes apresentam uma autonomia que ronda os 400km. No entanto, esta pode chegar aos 700km ou 800km, no caso de viagens mais longas.
- A revisão só tem de ser realizada a cada 50.000km, comparativamente aos 20.000km ou 30.000km dos veículos a gasolina ou gasóleo.
- Amigo do ambiente
- Um veículo com motor elétrico faz parte do grupo dos veículos com zero emissões locais, porque se trata de um meio de locomoção não poluente, que não emite quaisquer gases nocivos para o ambiente, bem como ruído considerável.
Em 2021, a venda de carros elétricos aumentou 69% em Portugal face ao ano de 2020. Desde o início de 2022, que já foram vendidos mais de 6.000 carros elétricos em Portugal e a tendência tem vindo a aumentar ao longo dos meses.
Este artigo tem mais de um ano
Agora só falta dizer que se não tiver possibilidade de carregar o carro em casa, sai mais caro carregar um carro elétrico do que atestar um carro a gasolina, mesmo com a subida dos preços dos combustíveis fosseis
E também podemos ir ao ponto que quem tem limitadas posses, um carro de baixa gama a gasolina é sempre menos caro que um elétrico (caro, sim, para quem tem pouco o mais baixo normalmente ainda é caro ).
E também de referir que os preços praticados pelos carregadores são um bocado obscuros e pouco claros no momento de carregamento, havendo vários casos de contas absurdas a chegarem a casa, com taxas de acesso à rede, mais taxas de tempo de carregamento, mais a eletricidade claro e mais umas quantas taxas para dar dinheiro à MOBI.E
Para funciona é preciso que os carregadores comecem a ser totalmente transparentes no momento de carregar, tal como as bombas de combustíveis, que se pode saber exactamente o que se está a pagar e considerando que há uma comunicação entre o carro e o posto quando este é ligado, ter de imediato uma estimativa do custo antes de se carregar o carro.
Alberto,
Este mês (agosto), na rua, gastei 50€. Em casa, cerca de 60€. Fiz 4200km. Quanto dinheiro precisa de gastar no seu carro a gasóleo/gasolina para fazer 4200km?
Não pode ser. 4200 kms num eléctrico “poupadinho”, tipo model 3, são 840 kwh. A 24 cêntimos o kwh em casa dá logo 201,60 euros, se nunca precisasse de carregador de rua. OK, é sempre muito menos que os >500 ou 600 euros que gastaria um carro a gasóleo/gasolina para fazer os mesmos kms, mas as diferenças não são assim, na ordem de 1 para 5 ou mais.
Com tarifa bi horária o preço é metade desses 24c( ou menos).
Para isso era preciso que o carro estivesse sempre disponível para carregar nas horas mais baratas, e não a circular.
E não está ? não dorme de noite nas férias ?
@Grunho,
Tenho dois electricos, ambos Tesla, ambos com carregamentos grátis nos super chargers.
Este verao, fiz UK – Portugal e volta, incluindo andar as voltas em Portugal, e gastei um total de pouco mais de 40Euros em carregamentos.
Foram cerca de 8000km percorridos.
Ele explicou bem, você é que não entendeu, ele fez 4200 kms nas férias, gastou 50 em casa e 60 na rua,, para quem tem o kwh em casa a 12 centimos como eu é possivel, um model 3 gasta menos de 15 kwh.
Tinha a ideia que os incentivos à compra de carros elétricos tinham esgotado em menos de 3 meses…
Esgotaram para carros, mas existem outras que não são preenchidas e acabam por atribuir mais, ou seja, ficam em lista de espera.
Estas figuras da Mobi-e… Assim de repente vejo 3 ou 4 erros
Mas não se tem de poupar eletricidade???
Já não percebo nada!!
Finalmente alguém notou a incongruências da UE!! A UE quer que os países poupem eletricidade e ao mesmo tempo quer reduzir as emissões dos gases sugerindo a compra de carros elétricos.
Não é incongruência nenhuma. Também há electricidade produzida a partir do petróleo. E essa electricidade utilizada em carros elétricos é muito mais eficiente que a queima do mesmo petróleo em motores de combustão. Principalmente em trânsito de cidade, em que o motor de combustão é o descalabro do desperdício (e do ar empestado), versus a eficiência do motor eléctrico, que gasta pouco mais em kwh/100 kms que o outro em litros. Quando o equivalente energético de um litro de gasolina são 10 kwh e um de gasóleo cerca de 11 kwh.
Leste bem o comentário??? Não pois não?? Caso não percebas se um país gastar eletricidade em carros elétricos não vai poder poupar eletricidade portanto trata-se de uma incongruência.
Mas eu acho que você não entendeu onde e como estão a pedir para poupar electricidade.
Sabe o que quer dizer poupar ? é deixar de gastar onde não é preciso, por isso mesmo pedem para reduzir no consumo dos AC, nas luzes das montras quando estão fechadas, e mais algumas coisas.
Chama-se a isso gerir e poupar.
Haja paciência. A que propósito é que se vai poupar electricidade desperdiçando ainda mais, em motores a combustão, a matéria prima que serve parz a produzir? Que raio de poupança é essa?
Simples, para refinar precisa de electricidade e não é pouca. Apesar das refinarias depois conseguirem produzir uma parte do que gastaram, nem chega nem de perto aquilo que gastam.
Usar a tarifa bi-horário tem claros benefícios para o ambiente, em alturas de vento e/ou chuva esse tipo de recursos são mais dados ao período noturno. Ora é um win-win para quem produz e para quem consume. A mobilidade elétrica só por isso é muito importante, pois a maioria das pessoas podem carregar o carro de uma forma eficiente e barata a noite, e os recursos são melhor aproveitados.
Nem mais, tanto é que alguns comercializadores dão desconto de 20% na energia do vazio a quem tem carro eléctrico, Galp e EDP são 2 delas, eu tenho GALP.
De certeza que não se reduzem emissões com a compra de carros a combustão…
É mais eficiente injectar kw num EV do que gastá-los a produzir combustíveis, mais o transporte.
Eu sou a favor dos carros elétricos mas a UE não pode exigir aos países que poupem eletricidade se esta é necessária para carregar os carros elétricos. Uma total incongruência.
Onde é que tem ? não ouvi nada.
Alguém sabe a diferença entre Bicicleta de carga elétrica e Bicicleta elétrica?
Uma bicicleta de carga elétrica é uma bicicleta elétrica que serve para transportar carga. Costuma ter à frente uma espécie de caixa aberta para transportar objectos, ou então pode ter um banco para transportar crianças.
Motociclos até 500€. Lolololol
Está bem escrito,
“incentivo de 50% do valor de uma compra até 500 euros;”
Ou seja, incentivo de 50% do valor da compra até ao máximo de 500 euros, ou seja, se a mota custar 2000 euros, dão 500 euros, se custar 750 dão 375 euros.
Tantas ajudas para convencer os Portugueses a comprar
Ainda Hoje no JN na 1ª capa Três em cada quatro Trabalhadores ganham menos que 1.000€
Quem é que pode comprar VE já a combustão ….
Ou fazemos como o Governo que anda em VE Nissan e não os paga noticia no Novo Semanario
Assim até Eu
Depois quando houver muitos VE estes impostos que atualmente pagamos que são uma fonte(Roubo) rendimentos para o Estado voltam
São uns enganadores
Aqueles que gastam muito em combustível. Não tem para novo, faça com eu, comprei em segunda mão e viva feliz.
Não tenho nenhum veiculo
Ando de transportes Publicos dai o meu Comentario
Nesse caso também recebe incentivos, já que grande parte dos fundos do fundo ambiental também vão para transportes públicos.
Ou compras em 2a mão, a 1/3 do preço.
Se o Governo gasta imenso em carros de alta cilindrada são criticados se usam carros que são oferecidos também. Como ficamos? 🙂
Poder-se-ia dizer que as outras marcas é que poderão não gostar muito por questão de concorrência e transparência.
Fui procurar a noticia, se os carros foram emprestados pela NIssan Ibérica, porque haviam de pagar ? eles continuam a ser da nissan, qual o mal disso ? é uma promoção da mobilidade como outra qualquer.
São tão bons os EVs que eles até tem que dar incentivos…
Como os novos diesel e otto que durante anos deram incentivos.
Se não para que serve, porque inventa ?´
Boa informação
https ://www.razaoautomovel.com/2022/09/seguradora-axa-acidentes-automoveis-eletricos
Pois, têm de aprender a conduzi-los, estavam habituados a veículos sem força. Novo mundo, novas regras….
Falta a vantagem de 75% de desconto nas antigas SCUT.
Para o concessionário e para o Erário público o custo de uma passagem de um eléctrico numa SCUT é o mesmo de um a petróleo. Ou se calhar ainda maior, por ser mais pesado e desgastar mais a via.
O meu carro eléctrico pesa 1240 kilos, pago 8.15 num percurso de ae que faço todas as semanas. Um camiao com peso bruto de 40 toneladas paga 20.45 no mesmo percurso.
Segundo o seu argumento, o camião dá 12.8 vezes mais custo para a concessionária .
Ja agora, quantos carros a combustão são menos despesa que o meu ?
O AX e o Uno, pesam metade disso e ainda há vários a circular. Agora, 1240 kgs para um eléctrico é que não estou a ver bem, só se for um spring. Andam todos muito perto das 2T. Quanto aos camiões, plenamente de acordo. São eles que dão cabo das vias e os outros utentes a pagar.
Tem o spring, smart ev, renault twingo, fiat 500e que pesa mais 100 kg.
É uma carrinha PSA de 1998, de origem pesava mais de 1400 kg, mas há uns anos levou uma atualização na bateria e perdeu 200 kg ficando com quase 4x de autonomia. Coitados dos a combustão quando vêem estes números…..
Há por ai muito suv a pesar o dobro do meu e pagam o mesmo.
Os noruegueses é que foram espertos, os jornalistas inventaram que a Noruega ia meter um iuc nos electricos, e o governo inventou mais um imposto para os a combustão para contra -balancear esta parte do peso, introduziu um imposto que tem a ver com o peso do veículo.-