Samsung alemã sugere que utilizador parta o seu SSD com um martelo para proteger dados
No meio de tantas notícias tecnológicas, naturalmente muitas delas acabam por ser situações insólitas que acontecem, sendo que algumas nos deixam mesmo perplexos.
Neste sentido, há agora informações de que a Samsung alemã sugeriu que um utilizador perfurasse ou partisse o seu valioso disco SSD com um martelo no âmbito de um processo de devolução do produto.
Partir um disco SSD para proteção dos dados?
Segundo as informações recentes, a Samsung da Alemanha levou a proteção de dados a um nível muito mais à frente do que se poderia imaginar. Isto porque durante o contacto de um dos seus clientes, no âmbito de um processo de RMA (Return Merchandise Authorization ou Autorização de Devolução de Mercadoria), a empresa sugeriu que o utilizador destruísse, perfurasse ou partisse o seu valioso disco SSD Samsung 980 Pro, que é um dos melhores atualmente no mercado e cujo preço pode chegar quase aos 400 euros, como uma forma de proteção dos dados.
Esta situação aconteceu a um utilizador do fórum Igor's Lab, o qual possuía um SSD Samsung 980 Pro de 2TB já praticamente acabado e com vários erros. Como tal, o cliente contactou a equipa de suporte da Samsung de forma a conseguir uma substituição o mais rápido possível do equipamento. Para isso, ele mostrou à marca os dados de erros obtidos através da ferramenta Samsung Magician.
No entanto, o SSD defeituoso tinha vários ficheiros armazenados com dados sensíveis. E, qual não é o espanto do cliente quando a Samsung alemã fez uma excepção e deu ao utilizador todo o direito para destruir o chip antes de a enviar para a marca de forma a concluir o processo de RMA. Para além disso, é referido que a informação oficial da empresa chegou mesmo a detalhar a maneira de destruir o chip, sugerindo perfurar ou martelar a unidada até esta ficar em pedaços.
Numa situação normal, o cliente deve enviar à marca o equipamento tal como este se encontra. Mas, parece que desta vez a Samsung teve outra ideia. Contudo, caso uma situação idêntica lhe aconteça, talvez o melhor seja mesmo fazer uma limpeza de dados profunda ao seu SSD.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Tom's Hardware
Neste artigo: disco, RMA, samsung, Samsung 98, ssd
idiotices …
Belo anti-stress …..
Que ssd sata u.2 e nvme m.2 (ou u.2 ou com adaptador) me recomendam?
Quero os melhores mais baratos para fazer RAID ou outro tipo de redundância.
Vai ser para 2 servidores de produção. Um exclusivamente para SQL, Nada muito pesado, e o outro para virtualizar Windows servers.
A máquina host que vai levar os nvme é um dl380 g9. Processadores e ram tem de sobra.
Resumindo, quero a melhor solução em termos de desempenho pelo custo mais barato, daí prescindir da classe de ssd enterprise.
Obg
Já agora. Cump o GO não suporta RAID para nvme, supostamente… o que me dizem do unRAID OS?
OU será melhor usar SSD SATA para armazenamento e meter um nvme PCIe a fazer cache?
Eu tive um NVMe de um cliente que estava acabado, e não usei nada disso… ar quente nos 400ºC e toca de remover componentes da board, tipo depenar um frango. Quero ver alguém aceder a dados assim 🙂
Este problema não estava solucionada há décadas?
Bastava usar uma cifra tipo AES256, ter a chave na memória de forma permanente, e fazendo reset à memória os dados ficavam automaticamente inacessíveis porque a chave era apagada e uma nova seria criada.
Isto, do ponto de vista teórico não é perfeito, mas o AES256, se bem implementado, deve assegurar protecção dos dados até ao ano de 2068.
Mas nada os impede de usar uma cifra simétrica de 1024 bits como o Threefish.
Eu ia pelo método da Samsung. Parece-me mais simples, rápido e eficiente…
O primeiro Toshiba que comprei, por volta de 2006, 2007 já recomendava o mesmo no manual de instruções, para o caso de pretender entregá-lo ou vendê-lo a alguém.
Curiosamente estou na mesma situação com um disco externo me da crucial. Sendo que ele não detecta no sistema, não tenho qualquer forma de enviar para RMA sem limpar os dados. Estou a tentar negociar não ter de o enviar para activar a garantia, visto que também tem dados e ficheiros sensíveis de clientes.
Se o cliente tivesse os dados cifrados não era problema…
Provavelmente não seriam assim tão sensiveis
Não percebo a surpresa, eu sempre destruo discos duros com martelo antes de descartar.
Já eu não percebo a inconveniência do teu comentário. É que a palavra ou sinonimo de “descartar” não está sequer escrita no artigo. Este caso representa uma devolução do artigo no âmbito de um processo de RMA.
Não percebo muito de várias coisas… mas tanto quanto sei o disco se estiver encriptado por software (e não por hardware pq algumas marcas deixam a chave acessível) estilo bitlocker ou veracrypt não deve de haver problemas. Senão secure erase deve apagar tudo do disco inclusive as parte de over provisioning. E isto tudo ao falhar qualquer disco com TRIM ativado normalmente ao fim de alguns dias esvazia o conteúdo das células ocupadas sendo possível com software de recuperação talvez ver o nome dos ficheiros em questão por estar listado no DPT no entanto são irrecuperáveis.
Mas pronto partir a martelada também não sou contra 😀
If is not working, go get a bigger hammer
Realmente… Podiam ter sugerido nunca comprar um Samsung com disco SSD. Vá lá alguém entender essa gente.
É preciso muita inocência para achar que os dados podem ser eliminados de outro jeito sem ser pela destruição física.
Tulice
Incrível é a quantidade de comentários idiotas a proposta feita pela Samsung. Como alguém disse só com destruição física e assegurada a proteção. Tive o azar de comprar um SSD marca branca de 200gb para o PC que ao fim de 2 semanas já dava erro, no entanto em alguns SSD, o disco e convertido em Read only, e nenhum programa consegue apagar. No folder de documentos tinha informações bancárias e de saúde, acionei a garantia e tinha de devolver o disco assim, optei por deitar 60€ para o lixo do que oferecer os meus dados pessoais a sabe-se lá quem. Se a Samsung tem essa política será uma marca a considerar numa futura compra.