Carregamento de veículos elétricos: Que municípios estão a apostar?
O presente começa a ser elétrico e no futuro o caminho deverá ser idêntico. Nesse sentido, é preciso preparar todo o ecossistema de carregamentos para que os cidadãos tenham os serviços necessários e de forma proporcional.
Em Portugal quais são os municípios que estão a apostar em pontos de carregamento de veículos elétricos?
Segundo a UVE, a instalação de postos de carregamento em domínio público enferma de inúmeras burocracias que atrasam esses processos e penalizam os utilizadores de veículos elétricos, assim como o crescimento e adoção da mobilidade elétrica em Portugal.
Para mitigar este problema, e assim como foi mencionado do Estudo da Instalação de Postos Em Portugal, cabe aos municípios agilizar formas de simplificar, promover, legalizar, implementar ou abrir ao mercado público ou privado, os meios necessários para que se possam instalar e operar postos de carregamento.
Alguns bons exemplos foram já dados por municípios com essa visão, que lançando concursos públicos de concessão do espaço público para zonas de carregamento, ou investindo nas suas própria redes de equipamentos, ajudam assim na descarbonização do seu território e da mobilidade em geral.
Municípios que estão a apostar em redes de carregamento de veículos elétricos
Segundo a UVE, a lista pode vir a ser atualizada em breve. De referir que, segundo um estudo de 2021, Portugal é o 4º país da Europa com mais carregadores por cada 100km.
A Rede Mobi.E, ou Rede de Mobilidade Elétrica, é uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, interoperável e centrada no utilizador. Atualmente, a rede conta com mais de 2.700 postos de carregamento em todo o país, sendo mais de 800 de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, a sua potência é superior a 22 kW. Mas há outras além da Rede Mobi.E, como é o caso da
De referir também que a UVE disponibiliza um microsite com a localização dos postos de carregamento em Portugal. Ver aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Uma lista de 27 municípios e só 12 estão devidamente operacionais ?? E ainda se diz que “segundo um estudo de 2021, Portugal é o 4º país da Europa com mais carregadores por cada 100km.” ?? E bem vistas as coisas só os municípios de Lisboa,Porto e Oeiras é que estão minimamente servidos porque os outros pouco ou nada têm.Caramba,já estamos a 5 meses de entrar em 2023 e pouco ou nada se faz sobre este assunto.
E,já agora,que é feito de capitais de distrito como Viana do Castelo,Braga,Vila Real,Guarda,Castelo Branco,Santarém,Portalegre,Setúbal,Évora,Beja e Faro ?? Sem contar com os municípios dos arquipélagos da Madeira e dos Açores ?? Também não têm direito ?? Eu estou admirado como certos municípios têm um razoável sistema de carregamento elétrico para veículos e nem certas capitais de distrito conseguem isso. 😐
No que diz respeito a Vila Real, a informação está errada. Basta abrir o link que está no final para perceber que há pelo menos 3 PCR/UR, para além de mais outros tantos (mais antigos) PCN
O Distrito de Santarém já têm pelo menos uns 10 postos, pelo o que eu vi são pelo menos 2 em Rio Maior e em Santarém são uns 8 postos. Podem ser mais mas como não vou a outros lados não sei se há mais. Tendo em conta o número de carros elétricos a circular em Rio Maior (pelo menos uns 10) faltam pelo menos uns 8 postos mas como é Rio Maior… Cidade onde não há piscas e só existe um semáforo, se a policia multa-se nessa cidade a divida portuguesa já estava paga.
Hmmm não percebeste que estamos a falar só dos pertencentes às Camaras e não todos?
Sandokan compra um carro eléctrico e carrega aí fora nos carregadores públicos nos carregadores rápidos e depois logo me dizes quanto pagas
Claramente. Mobi-e e o sistema (para não falar asneira) criado só vai colocar portugal no pior país da UE em termos do sistema de carregamento dos EVs.
Aliás, já se verifica: vejam a expansão geometrica dos hubs de carregamento por essa europa fora (Espanha incluido).
Aqui, só vale a pena ter EV se carregar em casa. No limite, se tiver acesso à rede Continente (preços justos e normais). Nos restantes, custa tanto como gasóleo, e nos PCUR chega a custar mais (alguns casos).
Eu pago metade dum equivalente a gasóleo. Só não posso fazer asneiras como deixar ficar a carregar depois dos 80% em PCR, usar postos trifásicos de 22kw quando o meu só dá 6kW, etc etc.
@Elkido,
Apenas em viagens maiores é que se usam carregadores publicos…
Entretanto, eu fiz cerca de 3000km para chegar a Portugal de férias sem gastar um unico centimo… sempre a usar carregadores da Tesla. 😉
Não precisas de gastar pq já gastaste no Tesla.
E vais gastar mais…
É continuar a gastar eletricidade desmesuradamente e depois falam das barragens vazias, mas não dizem o porque. É da seca é da guerra é do Putin…..
É melhor continuar a queimar petroleo nas cidades e a despeja-lo no mar <3
> sendo mais de 800 de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, a sua potência é superior a 22 kW.
Que comédia. Carregar a mais de 22kw é carregamento rapido. Fica muito bem na estatistica claro, mas quando temos carros a carregar a mais de 10 vezes essa velocidade, tudo o que for abaixo de 150kW nao devia entrar nessa contagem.
22kW é PCN, só acima disso é PCR, sendo que na prática são os de 40 para cima.
Ah e acima dos 100 são ultra rápidos.
Esta lista está incompleta e ou muito desatualizada.
Transparência nas tarifas é o que se pede!
Pelo que leio carregar fora de casa é tipo roleta russa!
Um dia terei BEV, espero poder saber através dum site quanto é que me custa carregar o meu veículo em posto x.
É preciso saber fazer as contas, não é fácil e não se pode fazer certas asneiras, sim é verdade. Mas também não é ciência aeroespacial.
Já agora, a app Miio, faz relativamente bem essas contas, e até aceitas outros CEMEs. Eu prefiro fazer uma conta rápida, que é multiplicar o preço por min do OPC por 60 (uma hora) e dividir pelo kW médios, teremos o preço em kWh do OPC. Num OPC caro de 12 centimos seria 12*60/43=16.74.
A titulo de exemplo, sem fazer asneiras de deixar o carro num posto rápido, a carregar de forma lenta, gasto no total, sem IVA, entre 4,6€ e 6,5€ aos 100KM. Nos do LIDL fica-me a 5,6€. Os Postos de 22 KW por norma são caros para muitos do VE porque são trifásicos e é raro o VE que seja trifásico e consigo fazer 22KW, só o ZOE por exemplo. A maioria faz 6.6 e alguns dão 11KW. Por isso neste postos as conta a fazer é pelos 6.6 ou 11 e não pelos 22. É fácil como ir a um bomba de gasolina? Não. Como eu costumo dizer, adoro, não aconselho a ninguém.
Como é que a app da miio aceita outros CEME, podes explicar.
Ela aceita para fazer contas e comparações, não para pagar.
Por essas contas continua a sair-me mais barato ou ela por ela abastecer GPL. Pelo andar da carruagem ainda compro outro GPL novo ou usado antes da proibição dos ICE.
Se carregares em casa, fica muito mais barato e só vais usar postos públicos em viagens maiores. No dia a dia nem te chateias porque está sempre cheio.
Carros electricos de momento é só para gente abastada ou para empresas.
Mas não se está com escassez de energia elétrica?
Em Londres nem deixam construir casas para terem energia para data centers!
Ainda querem mais elétricos?
Parabéns para o Barreiro. 90!!!!… em projecto. Vamos ver se saem do projecto!
É só propaganda. Ponham os olhos na Noruega.
Vivo em silves, tenho um dacia spring, tenho de carregar em casa. Existe um posto de carregamento perto dos bombeiros mas nem sequer está ligado… é pena pois o município ao lado (lagoa) até tem varios postos. É para mostrar estatística.