Questão: Na sua casa já tem um contador inteligente ligado?
Há cada vez mais casas a usar um contador inteligente. Estes equipamentos permitem facilitar todo o processo inerente à recolhe de dados ao nível de energia como, por exemplo, fazer as leituras da luz à distância, sem a necessidade de um funcionário da operadora ou do cliente, entre outras vantagens.
Assim sendo, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se na sua casa já tem um contador inteligente ligado. Participe!
Na sua casa já tem um contador inteligente ligado?
Certamente que já ouviu falar sobre os contadores inteligentes que, em suma, são equipamentos inteligentes que fazem a gestão elétricas a partir de uma estrutura tecnológica que, remotamente, mede o consumo energético, faz o tratamento e disponibilização dos dados e ainda disponibiliza o apoio ao fornecimento de serviços.
São diversas as vantagens associadas a estes dispositivos como, por exemplo, a possibilidade de fazer leituras à distância sem que seja feita pelos funcionários das operadoras das redes ou por parte dos clientes. É ainda possível fazer alterações remotamente à potência contratada, entre outros benefícios.
Tal como já aqui havíamos referido, mais de metade das casas portuguesas já conta com contadores inteligentes ligados. No entanto, até ao final do ano de 2024 a E-Redes, tem de assegurar a cobertura de 100% dos clientes. Mas ainda faltam 2,9 milhões de contadores inteligentes, estando até ao momento instalados perto de 4,3 milhões destes dispositivos em Portugal Continental.
Assim sendo, na nossa questão desta semana, queremos então que nos diga se na sua casa já tem um contador inteligente ligado. Pode votar na sondagem que deixámos de seguida.
Participe na nossa questão desta semana
Na sua casa já tem um contador inteligente ligado?
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
Este artigo tem mais de um ano
infelizmente….
pq infelizmente?
pq são muito melhores não há ca estimativas para ca e para lá que depois o consumidor fica sempre a perder, só num pais de 3º mundo é que e via estas estimativas já para nao falar que tinha de vir um marmelo a cada casa para eu lhe dar um numero, assim é tudo automatico a pessoa paga o que está lá registado
Lá em casa tenho um contador da EDP “inteligente” mas a EDP continua a fornecer nas faturas valores por estimativa.
Isso é que não entendo a lógica.
O contador ainda não deve estar a comunicar as contagens, devem faltar os concentradores de recolha de leituras a montante. Dá mais uns meses e já estará resolvido.
Também tenho um inteligente, mas que não comunica com a E-Redes.
ahah ainda nem respondi a razão e já me afundam de críticas… “O Português é o pior inimigo do Português!”
Enfim, passando à razão… Eu comprei paineis fotovoltaicos e tinha o antigo contador analogico (o que tem uma roda). Acontece que com esse contador analógico, quando produzo em excedente a energia é injectada na rede e o contador anda para trás.
Isto significa que o preço de venda da minha energia é exactamente igual ao preço de compra.
Ora já com os contadores digitais o valor de consumo nunca anda para trás, ao invés disso é contabilizado o valor de injecção na rede a cada 15 min e no final a empresa paga ao valor que quiser (Se é que paga mesmo, ainda não tenho tempo suficiente para saber)
Hoje em dia acredito que o valor de venda da minha energia já é inferior ao de compra. Ainda por cima todos sabemos qual o caminho futuro disto….. sobe o preço de um lado e desce do outro… (para pagar isto e aquilo e os investimentos, etc)
Por esta razão ficaria mais protegido com o contador analógico, que pela minha opinião é muito mais justo e “Fail-proof”
Portugal no seu melhor. No Brasil acho que recebes a tua energia de dia para gastares á noite. Mas como em Portugal existe um bando de gatonos é preferível não comprar painéis. Colocas paineis mudam logo o teu contador para digital. A unica solução em Portugal é comprar um ou dois paineis no maximo para consumo diário de dia.
@Miguel, para venderes tens de estar registado como produtor. Se apenas tens paineis para autoconsumo e é injetado na rede, o preço é zero.
Disseram- me que isso mudou este mês (ou o passado)
De qualquer forma, com o contador analógico não havia esse problema
@Miguel do que vi, para seres remunerado pela venda tem que ser paga uma taxa de 200 e muitos euros para ficar como vendedor e claro mais burocracia.
Disseram-me que era mais simples agora, vou ver…
De qualquer forma é claro que isso era ideal, mas apenas baixar na conta da luz já é bom
Porque nesses não podes alterar a potência contratada.
@Miguel, a rábula de dizer que pagam mais com os inteligentes deve se a duas coisas: contagens reais ao invés de estimativa, e os contadores antigos tendem a perder precisão com o tempo.
Felizmente, desde que começaram a ser colocados no mercado, Foi a melhor escolha que Fiz. Sem quaisquer preocupações de dar leituras e sempre Correctas.
Felizmente, desde que começaram a ser colocados no mercado, Foi a melhor escolha que Fiz. Sem quaisquer preocupações de dar leituras e sempre Correctas.
Ainda não…
Tenho. E há uma grande diferença no que o EDP RE:DY fornece como gasto (consumo da rede) e o contador tem marcado. Já reclamei 2 vezes a dizer que o contador RE:DY apenas está ligado a 1 dos 3 fios que distribuem energia à casa. O contador solar está num dos outros 2 fios e a app diz-me que consumo 100% do que produzo, isto há quase 1 ano! E eles fazem copy/paste de uma resposta automática a dizer que está tudo a funcionar corretamente!
Ameaça-os com a DECO que eles vão logo arranjar 🙂
O redy não permite ligação trifásica. Daí eles dizerem que está tudo bem.
Atenção: se puserem painéis da IKEA têm que ter o contador novo (as outras marcas não sei mas aposto que também é preciso).
Precisam porque os contadores antigos contam o que estás a injetar na rede e não é consumido.
Ou seja estas a pagar ao comercializador de energia e eles depois vendem o que receberam gratuitamente ao teu vizinho…
Exacto. Com o contador antigo o que é produzido conta como gasto.
Não é gratuitamente, os KW andam para trás na mesma velocidade.
O que significa que vendes à rede ao mesmo preço que compras.
Nos digitais a contagem nunca anda para trás, eles contabilizam e pagam ao valor que lhes apetecer (e não tens como confirmar
Ao registar como produtor de energia na DGEG a E-Redes têm um prazo de 1 ano para te trocar para um contador bi-direcional…
a minha casa tem o contador inteligente só que ele esta doente com uma demência muito grave esquece-se de comunicar todos os meses a contagem automática e tenho que a dar por ele.
😀
Se tiver a luz vermelha que diz PLC a vermelho, é porque a zona ainda não está integrada em rede inteligente.
O contador ainda não deve estar a comunicar as contagens, devem faltar os concentradores de recolha de leituras a montante. Dá mais uns meses e já estará resolvido.
4 anos chegam?
Posso dizer-te que na minha residência já leva mais de 10 anos.
Quando a urbanização foi construída, todos os contadores instalados já foram “inteligentes”, mas todos eles continuam com o LED do PLC a vermelho.
E isto é uma urbanização com perto de uma dezena de prédios de 8 pisos cada, todos com a funcionalidade da inteligência em modo adormecido.
Eu tenho um Kaifa MA109P com o led do PLC a vermelho.
No entanto consigo ver no site da e-redes as leituras diárias. Não consigo é ver os consumos de 15 em 15 minutos, como em alguns é possível.
Será que isso significa que não está integrado na “rede inteligente”? Mesmo enviando as leituras diariamente?
(não tem módulo GSM, até porque estou eu a usar a porta HAN para leitura dos dados)
tenho um mas parece pouco inteligente, tenho que dar as contagens na mesma
Inteligente uma OVA… supostamente deveria tirar a contagem automaticamente e enviar … mas não está a fazer isso, e alem de não cumprir o único objetivo que tinha, tem um corte que bloqueia o contador quando é ultrapassada a amperagem contratada … algo que já existia antes mas disparava no quadro dentro de casa. Agora dispara no quadro na RUA e me obriga a desmontar a caixa para carregar na porcaria do botão sempre que vai abaixo. Já reclamei para voltarem a colocar como estava sem efeito, ignoram. Se ainda tiverem quadros antigos, façam TUDO o que puderem para os manterem. Ou vão começar as dores de cabeça…
EDP?
Mas a edp é um comercializador de energia.
Não queres dizer E-Redes?
Ele tem razão, E-Redes(Nome novo) = EDP(nome velho) é a mesma empresa, a empresa que faz contratos neste momento a EDP Comercial é outra sub empresa criada pelo grupo EDP, isto tudo para separar as coisas como foram obrigados para poder dar ao mercado mais opções de escolha.
Antes de E-REDES era a REN. A empresa já mudou de nome mais vezes desde que dividiram a EDP…
Daqui a pouco ainda chama TLP à Altice ou Telecel à Vodafone.
@Realista… a REN sempre foi REN, Concessionária da rede nacional de transporte (linhas que vão desde as centrais, até ás subestações da E-REDES) esta é a distribuidora a nivel nacional.
A E-REDES era a EDP Distribuição.
Não sejas “esse “indivíduo “. Ainda para mais quando confundes alhos com bugalhos. Básicamente a E-Redes é a antiga EDP Distribuição que mudou de nome e tem agora um “logo” mais catita. Nada a ver com a REN – que se encarrega do transporte de energia em larga escala em redes de alta e muito alta tensão.
Vá. Respira. Conta até dez e deixa-te dessas paneleirisses de pentelhadas só para “pegar” com alguém na “internet”.
Vais ver o teu dia a correr bem melhor dessa forma.
Amigo, o problema não está no contador, mas sim no que tem ligado em sua casa, pois antigamente tinha o disjuntor DST dentro de casa que disparava quando passava a potencia contratada, hoje quem faz esse trabalho é o contador, e a tolerância deste é zero, basta um passar um milésimo e pimba cortou a luz, tem de ir ao contador para rearmar, tão simples quanto isto, a solução para isso é simples, peça aumento de potencia, e esse problema acaba-se, ou então comece a ligar menos coisas ao mesmo tempo em casa.
Ainda há zonas infelizmente que a rede de comunicação ainda não está 100% funcional, dai os contadores inteligentes ainda não enviarem a leitura automaticamente, a prioridade tem sido em mudar os contadores velhos pelos novos, e progressivamente estão a meter tudo em funcionamento.
As vezes não perdem nada em irem-se informar um pouco do que depois virem para aqui dizer mal a torto e a direito sem qualquer fundamento para isso.
Atualmente pode ultrapssar a potencia contratada durante cerca de 20 a 30 segundos.
E que tal primeiro atualizar a rede nessas zonas e depois ir às casas dos clientes trocar os contadores? Se calhar assim havia menos gente a falar mal!
Já me trocaram o meu há mais de 6 anos, e continua sem enviar leituras! Só em PT é que isto é aceitável!
Volta não volta estão lá para tirar a leitura do contador, mas na minha casa já não entram mais!
Envio eu as leituras. Querem confirmar que estou a enviar as leituras corretas? AZAR!
Ponham a ******* do contador a funcionar como é suposto! Já tiveram 6 anos para fazer isso! Se não conseguem é porque são uns incompetentes de M***A!!!!
Amigo as são como são, não está satisfeito, vá para cmtv e a cnn, pode ser que tenha sorte.
Vai ser obrigado a mudar de qualquer maneira. Caso contrário cortam a energia.
Na minha ainda não tenho, mas também não percebo o critério da Eredes para mudar o contador. Numa semana vêm ao meu predio, substituem 2 ou 3, depois estão 1 ano ou 2 sem cá aparecer, vêm substituir mais 1 ou 2 e andamos assim
só estão a substituir aos que consomem pouco, porque quando levam com os novos contadores, a fatura da luz aumenta logo 300%, por isso vai tentando manter o antigo.
Amigo não sabe não invente, as empresas a executar as trocas são varias, e quem faz a distribuição dos trabalhos lança por elas todas, logo como é natural vão sendo trocados mediante a possibilidade.
E mudar o velho análgico pelo novo digital, não vai alterar nada nas fatura, os que tem de se preocupar é aqueles que tem aldrabices feitas nos contadores analógicos para pagar pouco ou nada, esses sim, quando tiverem a visita podem vir a ter alguma dores de cabeça se forem denunciados.
Coloque um painel solar na varanda, mesmo pequeno e em pouco mais de 15 dias eles aparecem para substituir o contador. 😉
Estranho essa vantagem, quando com estes novos contadores e sabe-se lá porque, a fatura aumenta quase 300%, enfim.
a minha não aumentou, gasto os mesmos kwh que gastava com o antigo contador
Enganei-me desculpa este comentário é dirigido ao Marcolino.
Tens o contador antigo “artilhado” para contar pouco…
Só pode.
@Marcolino se der leituras todos os meses esse problema passa. Além disso, contadores antigos têm muito menos precisão que os novos. E tendem a perder precisão com o tempo, por algum motivo os contadores de gás são trocados de 20 em 20 anos.
Não amigo o gas obedece a umas determinadas regras dai as trocas de x em x, na luz e água os contadores só são trocados em caso de avaria, o meu da luz e agua estão montados há 40 anos e estão a funcionar em pleno… mas já sei que dentro em breve vão ser trocados pelos novos digitais.
De inteligente tem muito pouco até agora. As contagens não são automáticas e uma simples mudança de potência obrigou a que um técnico se tenha de deslocar ao local.
Não são automáticas porque ainda onde reside as rede não está funcional quando estiver passa a ser, como é natural se o contador ainda não comunica por não estar ligado com a rede, tem de se deslocar ai um técnico para alterar as configurações no contador para que ocorra o aumento de potencia.
Fazem um drama muito grande de coisas básicas, informem-se de como as funcionam e depois comentem, querem é logo tudo dado e arregaçado.
o meu contador já está montado há 5 anos foi dos primeiros e só há ano e meio é que a rede foi finalizada e começou a dar as leituras automáticas, até agora não falhou uma vez.
Não é drama. Mas parece que é falta de planeamento por parte da empresa.
Montar primeiro onde não tem a rede não está funcional não parece lógico.
Tu mesmo dizes que foste dos primeiros…. Mas só há ano e meio é que ficou com leituras automáticas.
Amigo, não existe falta de planeamento???!!!, você é que não pesca nada do assunto, então as coisas não são construídas a par umas das outras, queria logo a rede a funcionar 1º e depois é que se mudava os contadores, não é mais rápido ir trocando os contadores e quando a rede estiver ativa os contadores começam a comunicar.
Agora claro as coisas levam tempo, não anda pessoal dedicado só a montar contadores como pensa, eu também os monto, em media monto 20 contadores por dia, quando é possível. Mas tenho outras obrigações no ramo elétrico, se não o senhor como tantos outros andava mas era há luz da vela e a reclamar quando ocorre avarias.
Não é falta de planeamento as coisas são mesmo assim, podia estar aqui a explicar como realmente as coisas funcionam, mas era perder tempo, pode-te não parecer logico, mas as coisas nas infraestruturas seja de luz, comunicações, etc, não é algo tão linear como se pensa quando se está em larga escala a construir uma rede.
Eu sim fui logo dos 1ºs a levar com o contador novo intelegente, e sim só com a pademia é que as coisas ficaram a funcionar, e se for ver bem as coisas, não foi só nesse ponto que as coisas andaram mais depressa, mas no resto não interessa aqui aqui para este ponto.
portanto, não há qualquer drama aqui, o pessoal só tem de se aguentar que as coisas vão acabar por ser finalizadas, ainda para mais com uma meta estipolada.
Ainda não tenho e preciso de ter porque instalei painéis solares e desconfio que estou a pagar à EDP por estar a injetar na rede…
Está programado para trocar este trimestre.
Não pagas, se tens o de rodinha hás re reparar que ela anda para trás e desconta KW.
O que significa que o preço de venda é igual ao de consumo, estás na melhor situação possível. 🙂
Yep, o melhor dos negócios 🙂
Não, tenho um Sagem.
E esses não bi-direcionais, ou seja só contam num sentido.
De qualquer das maneiras já está programado para daqui a uma semana a substituição do contador.
O meu técnico dos painéis solares disse logo para eu não ligar o inversor porque senão ia pagar o que produzia.
N basta ser inteligente, a nao comunicao da leitura nao esta disponiveis em todos
Já ouvi tanta história negativa por isso não vou mudar tão cedo.
Não tens opção. É obrigatório mudar. História negativa para mim é sobretudo gente que não sabe sequer interpretar uma fatura de energia, tampouco dar leituras.
Assim que receber a comunicação da eredes, caso não autorizes, esta pode cortar a energia.
Basicamente é o que vai acontecer aos teimosos que se acham donos do contador que é do fornecedor de energia, não vão a bem, vão a mal luz cortada.
Como posso ligar ao dispositivo inteligente para monitorizar o consumo energético?
não podes, o equipamento é proprietário, só mesmo a assistência técnica é que tem meios para lhe mexer, Quere monitorizar consumos tens de tu comprar um equipamento de contagem e instalar.
Há muitos desses a venda no AliExpress e que podes instalar no quadro eléctrico…
pode ver os consumos na e-redes. https://balcaodigital.e-redes.pt/login independentemente do comercializador que utilizar, é so fazer o registo
Há quadros interiores inteligentes que contam tudo até gasto com baterias.
Ricardo Santos, se estiveres disposto a gastar +/- 60€ ficam com um leitor só teu disponível a qualquer hora no teu smartphone ou PC e ainda podes automatizar a tua casa toda a nível elétrico comprando mais dispositivos caso assim desejes em função dos teus consumos, o mundo Shelly é fascinante. Leitor de consumo elétrico —> Shelly EM + pinça 50amp
Estou à espera à dois meses por contador inteligente bidireccional , dizem que não há Stok de material em armazém
Se o contador consegue diferenciar a energia consumida da injetada então ele também é bidirecional ou pode o ser por atualização de firmware.
Na verdade e como todos nós podemos ser um dia ou outro produtores de energia, pois é fácil de o ser, todos os contadores deveriam ser instalados como bidirecional, mas enquanto essa limitação existir é possível cobrar a mudança. O que permite encaixar mais algumas receitas.
O facto de o ter não é sinónimo de que funciona automaticamente na sua contagem, por exemplo já o tenho à alguns anos mastenho de enviar a contagem, logo a votação deste modo não me parece correcta ..
Verificar se e-redes não vos fazem pagar 98,37€ pela substituição destes contadores chamados inteligentes
O pior de tudo é ter um destes contadores, por ter painéis, a E-redes receber todas as leituras diárias assim como saldo quarto horário e não enviar as leituras ao comercializador que emite faturas por estimativa.
Acho que este questionário deveria ter duas perguntas, primeira se tem contador inteligente e segunda se está ligado à rede inteligente, porque só ter o contador não serve para nada sem a segunda
Não tenho e não está previsto a instalação do contador inteligente. Mudaram aos meus vizinhos mas não mudaram o meu. Se estiver muito tempo sem consumo, por ausência, o sistema não aceita a contagem real, devo ao perfil do consumidor.
Eles verificam os dados por estimativa também, caso eles recusarem a contagem por achar não estar nos valores de consumo, volte a inserir novamente pois eles acabam por o aceitar.
Contador inteligente ou funcionário a fazer a contagem, é – me indiferente. Quem tem obrigação de fazer a medição é o fornecedor, é fazê-la SEMPRE , antes de emitir a factura. Porque carga de água tenho de pagar por uma estimativa o que consumo se só tenho que pagar o que consumo em vez de uma importância estimada por alguém de honestidade duvidosa? Poa acaso alguém aceita que o merceeiro lhe factura por estimativa em vez de facturar o peso real dado por uma balança certificada? Deixem de proteger os Mexuas, os Pingos, os Zeinal Bavas e quejandos e equipar em-nós aos nossos merceeiro, pois ficaremos mais bem servidos e com HONESTIDADE…
Amigo, está redondamente errado! Só prova que não percebe nada disto! O fornecedor não é obrigado a nada disso! O distribuidor sim tem obrigação de realizar pelo menos 2 leituras reais por ano. Então mas no seu raciocinio, arranje maneira de ler 6 milhões de contadores todos os meses!
Se o sr, não dá a leitura no seu próprio interesse de não ser sobre ou sub faturado é um problema seu. Eu não gosto de ser roubado e não é por 5 minutos por mês que não dou a leitura.
Antes de mais gostaria de clarificar que não sou seu amigo e nem sequer o conheço… De seguida, dizer-lhe que não sou empregado de nenhuma eléctrica para ter que fazer o trabalho que só a eles compete… Em terceiro lugar não sou dos que querem as coisa equilibradas para o fornecedor e para o cliente, e ser tratado como Cliente. A grande maioria deixa que flhe sejam retirados direitos e a seguir queixam-se que as grandes empresas têm lucros fabulosos…
Eu também não o conheço, se o sr. gosta de ser sobrefaturado ou subfaturado e financiar as eletricas a juro zero por não dar leituras, é uma opção sua. Eu não. Quando posso dou a leitura no meu próprio interesse, de não ser faturado nem a mais nem a menos.
para a próxima quando for ao supermercado peça ao merceeiro para lhe ir tirar as compras á prateleira, afinal estou a pagar por algo que lhes compete fazer!
Eu nunca tive problemas com as estimativas.Quando se paga mais por estimativa, compensam após a leitura real. Até que acabamos por usar a conta fixa (estimada) o ano inteiro e ter uma conta de acerto ao final do ano, vejam só como pouco me preocupo pelas estimativas.
Já tenho contador inteligente,mas continuo a pagar a tarifa de áudio visual
Se tiveres consumo anual < 400kwh estás isento. Toda a gente está obrigada a pagar.
Muda.fiz o mesmo.edp apresentou-me uma conta impagável.afinal os contadores não éram inteligentes,dizem eles
Eu tenho um contador inteligente.
Mas não adianta porque ou vem o funcionário ou tenho de enviar a contagem. Questionei a empresa sobre o contador inteligente e o unico que informam
é que é para evitar estimativas.
Já tenho este tipo de contador. É escelente. A única preocupação é verificar no último dia de cada mês a leitura para conferir pela fatura e também se o último dia do mês não não for dia útil podem fazer uma leitura estimada em podemos pagar mais e só é creditado no mês seguinte o que é pena. Estou a fazer este comentário dos açores a empresa é EDA e não EDP como aí.
É uma mer… Conta mais do que os analogicos
Boa tarde,tendo contador inteligente na minha residência e tendo contactado o meu fornecedor de serviços de energia foi-me comunicado que a E- REDE não fornece aos serviços exemplo Goldenergy o valor real da contagem e são eles próprios que fazem as estimativas e depois comunicam ao serviço (Goldenergy) o valor a pagar. Perante isto não há interesse nenhum em ter um contador inteligente. A E REDE e a controladora de todo este monopólio energético Cumprimentos Mário Mendonça
Quem controla o sistema???
O distribuidor de energia (E-REDES)
Já tenho um contador inteligente, mas só há cerca de ano e meio beneficio da leitura automática. Esta circunstância (leitura automática) traz todas as vantagens e mais uma: evita-se a faturação por estimativa, sem sermos impedidos de controlar os consumos.
Tenho um contador inteligente da inove Coty Évora
Tenho um contador inteligente da inove Citty Évora
O meu fornecedor é a Endesa,mas não funciona,pelo que tenho que fornecer os dados.
Tenho um contador inteligente da inove Coty Évora
Tenho um contador inteligente da inove Citty Évora
O meu fornecedor é a Endesa,mas não funciona,pelo que tenho que fornecer os dados.