Rocky Linux 9: O verdadeiro sucessor do Linux CentOS
Em 2020 a Red Hat “matou” a distribuição Linux CentOS. O CentOS (Community enTerprise Operating System) era uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código-fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat e mantida pelo projeto CentOS.
No lugar do CentOS ficou o Rocky Linux e recentemente foi lançada a versão 9. Saibam as novidades.
Rocky Linux 9 vem com o GNOME 40
Chegou o que faltava! O Rocky Linux 9 é a nova versão de uma das distros derivadas mais populares do Red Hat Enterprise Linux (RHEL). O Rocky 9 segue os passos do Red Hat Enterprise Linux 9, oferecendo os mesmos novos recursos que a versão empresarial da empresa. Ou seja, o mesmo que AlmaLinux 9 ou o mais recente Oracle Linux 9, o mais recente dos clássicos que se mantém atualizado.
O Rocky 9 vem com o GNOME 40 como ambiente de desktop por omissão. Apps, configurações e interface do utilizador foram redesenhados para uma utilização mais fácil do que nunca. A aparência e o comportamento das Atividades proporcionam uma experiência melhor ao trabalhar, iniciar app e organizar o seu espaço de trabalho pessoal.
Vem ainda com suporte para DAX no XFS para acesso direto à memória persistente endereçável por byte, bem como a opção de “eager write” no NFS para ajudar a reduzir a latência.
Além do GNOME 40, esta nova versão vem com o GCC 11.2.1, LLVM 13.0.1, Rust (1.58.1) e Go (1.17.1). Python 3.9, Node.js 16, Ruby 3.0.3, Perl 5.32, PHP 8.0, Rust 1.58.1, Go 1.17.1, e muito mais. Esta nova versão terá suporte até 31 de maio de 2032. Na página do projeto pode ainda ler-se que o Rocky 8 terá suporte até 31 de maio de 2029.
Este artigo tem mais de um ano
Rocky Linux, oracle linux, alma linux são alternativas ao defunto centos. Gnome é o que menos interessa num servidor. Para uma das melhores distros que há no mercado para servidores fazem uma apresentação muito pobre.
Essas distros costumam ter também uma versão workstation! E esta também o terá pela certa! Há ambientes empresariais onde, para além do servidor, querem pôr algumas máquinas com funções específicas a funcionar com a versão workstation do mesmo produto. Isso é muito comum na Indústria. Workstation não é tudo Windows.
Realmente o artigo não fala da versão servidor, mas fala sobre a distro em si. Uma apresentação básica, o que para o fim em vista é o que basta!…
Não vejo nada de comum ter um SO com base RHEL como workstation.
A minha industria deve ser muito diferente…
Para que é o gnome? Não devem perceber o intuito destas distros..
“No lugar do CentOS ficou o Rocky Linux “… não exatamente… na realidade ficou o Centos Stream.
O Rocky é um re-inicio do conceito do Centos (feito por um dos autores do CentOS original), mas existem alternativas semelhantes como o AlmaLinux ou até mesmo o Oracle Linux.
Uma coisa que eu nao consigo entender e porque passam a vida a dedicar-se a elaborar distros linux e nao usam esse esforco para preencher as lacunas do mercado em relacao a alguns softwares em falta. Isso sim era de valor e uma mais valia para o linux.
Não percebes nada… As empresas que criam distros não criam as apps. As apps são criadas por programadores não associados às empresas. Em relação à falta de softwares não sei do que falas 🙁
Muita gente diz que existem todos os softwares Windows disponíveis no Linux… Mas o problema é que entre as próprias distros os softwares nem sempre são compatíveis! Ja comeca mal, mas se quiser meter o dedo na ferida ainda mais fundo, onde esta o equivalente ao MS Office para Linux? E nao adianta atirar o OpenOffice ou o LibreOffice porque estes ficam a anos luz do MS…
em servidores não existe essa situação. CONTUDO, em desktops GNU/Linux por vezes o mais importante não e ter o mesmo software mas encontrar alternativas.
No meu PC seria impossível correr windows, tive que me .. adaptar 🙂 É esse a ideia 🙂
Alternativas ao MS Office (sem ser o Open ou Libre)
-OnlyOffice
-Calligra Suite
-WPS Office
-GNOME Office
-Softmaker Office
-Oxygen Office
-MS Office 365 (web)
e por fim … para quem não se adapta a mudanças ..
https://itsfoss.com/use-microsoft-office-linux/
@Profeta, há que fomentar mais o uso de softwares open source. A comunidade não para de aumentar 🙂 GNU/Linux esta no bom caminho 🙂
HAHAHAHAHAHA !!!!!!
Muito bom !
…