Finanças: Nova página de internet tem gerado um “verdadeiro caos”
Está com problemas no site das Finanças? O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) referiu recentemente que os constrangimentos da nova página eletrónica da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) continuam “sem resolução à vista”, apontando relatos de “autêntico caos” nos serviços.
Os serviços de finanças vivem "um verdadeiro caos" devido à entrada em vigor de uma nova página informática, numa altura em que, à falta de recursos humanos, somam-se as férias de funcionários, denunciou o STI.
Página das finanças: Problemas no Internet Explorer e Chrome
Segundo avança o sindicato, "tendo em conta o ambiente de extrema carência de efetivos e de meios que se vive na AT" o incidente informático, na página das finanças, que surgiu na passada segunda-feira poderá prolongar-se "nos próximos dias".
Para o STI, "houve mais uma vez falta de planeamento na decisão de entrada e vigor dos novos produtos informáticos, sobretudo pelo facto de o lançamento ser feito numa altura de maior pressão nos serviços" num mês em que "há muitos funcionários em pleno gozo de férias, a somar à já existente escassez de recursos humanos".
O STI refere que têm ocorrido constrangimentos relacionados com o desbloqueio dos pop-ups, que impedem o acesso às aplicações, quer através do Internet Explorer, quer do Chrome, um problema já admitido pela própria Direção-Geral da AT.
O STI lamentou “a falta de planeamento na gestão da AT”, criticando “que se invista em aplicações informáticas que causam mais entropia no trabalho e tornam mais moroso e burocrático o serviço prestado” em vez “de se investir, por exemplo, na renovação do parque informático que está completamente desatualizado”.
“Isso sim poderia ajudar a satisfazer as solicitações dos contribuintes de forma mais rápida e eficaz”, concluiu a estrutura sindical, que já tinha alertado para o problema esta segunda-feira.
Este artigo tem mais de um ano
Mas alguém ainda usa o Internet Explorer ou o Chrome? Está na hora de mudarem para o Edge ou FireFox!
quem usa o edge ?? de um IE para um EDGE só muda o nome
Correcção à Carolina:
De um Chrome para um Edge [quase] só muda o nome.
Do IE para o Edge vai uma GRANDE DIFERENÇA!!!
O melhor é optarmos mesmo pelo Firefox 🙂
Edge atual já não usa o EdgeHTML mas sim o Chromium.
Não mudou o nome mas sim o sistema motor de renderização.
Preferível Brave, Vivaldi, Opera.
Grande Amigo!
Tudo arder!
A pergunta que fica, qual é o serviço do estado que está funcional!?
Um grande abraço ao Costa e a todos que votaram nele! Um Obrigado!
Eu sempre pensei que o Costa é um terrível informático. O gajo não percebe mesmo nada de programação!
Ele não é um terrível informático mas sim um sovina de primeira pois vai sempre ao mais barato. Agora é se aplica: “O barato sai caro”
E o raio do Java?!
Ainda é preciso para enviar o saft ou foi desta que finalmente chegamos ao século XXI?
+1
Em 30 Anos de Banca cheguei á conclusão que neste País só se lembram de fazer roll-outs de hard e software em alturas críticas como meses de férias e Páscoa e Natal. Deve ser para testar a perfomance dos mesmos aquando da maior afluência de clientes…
Eh eh eh eh eh eh
Assim descobrem os erros todos de uma vez só e ainda podem multar os cidadãos por não [conseguirem] cumprir com os prazos.
É uma situação Win-Win
É à Tuga!!!
Ah ah ah ah ah
Normalmente não me frusto tanto, mas fiquei estupefacto com a falta de rigor neste artigo. Fui estúpido ver quais eram as alterações do site, e encontrei nenhumas.
> “um verdadeiro caos” devido à entrada em vigor de uma nova página informática
Qual a página, Pedro? Presumo que não está na fonte que usaste, mas é suposto o leitor adivinhar? Isto está no plano de alegações quase – uma alegada página que funciona mal, até prova em contrário.
> constrangimentos relacionados com o desbloqueio dos pop-ups, que impedem o acesso às aplicações
Sim, é terrível ter de clicar no botão para permitir popups do site das finanças. (sarcasmo)
> criticando “que se invista em aplicações informáticas que causam mais entropia no trabalho e tornam mais moroso e burocrático o serviço prestado” em vez “de se investir, por exemplo, na renovação do parque informático que está completamente desatualizado”.
Uma crítica absolutamente errada, visto que investir em aplicações web significa que qualquer cliente modestamente equipado com um navegador decente consegue correr todas as aplicações, até mesmo no extremo um Raspberry Pi… Discordo, deviam investir ainda mais para descontinuar o uso de Java e outros arcaísmos.
> Problemas no Internet Explorer
Ah sei, aquele navegador descontinuado. Enfim, a notícia fala por si.
Uma leitura crítica do artigo conclui que o verdadeiro problema só pode ser a formação das pessoas envolvidas, pois todos os problemas citados não são erros de frontend ou backend, mas sim azelhices puras e insistência em uso de tecnologia velha.
Clarifico que na última frase, “uso de tecnologia velha” refere-se a uso de software antigo pela incapacidade ou indisponibilidade de usar software novo; não se refere ao alegado parque informático em que qualquer máquina – mesmo um modelo de entrada com mais de dez anos – consegue puxar por uma página web tendo versão atualizada de um navegador.
Mas porque é que pessoal que não faz a menor ideia do que é interagir com a AT opina?
São pagos pelas asneiras que escrevem?
Estes caramelos se foram à contabilidade das empresas onde trabalham e perguntassem como é que enviam por ex. o ficheiro SAF-T(PT) quando ouvirem a resposta deveriam ficar calados.
E perceberiam porque o IE ainda é obrigatório e o java offilne tb.
Enfim
que eu saiba pode enviar o saft e utilizar o java sem utilizar o internet explorer. basta no edge utilizar o modo internet explorer…
Não vejo alteração nenhuma no Portal das Finanças, um caos onde? Será por a fonte ser do sindicato?
Eu não gosto dos serviços do estado (quem gosta?), mas noticias sem pés nem cabeça também não.
O pessoal tem de usar o IE porque para determinadas obrigações fiscais no site das finanças é preciso usar JAVA applets que já só é possível usar no IE
Isso não corresponde à realidade. Nao tenho Internet explorer e cumpro todas as obrigacoes fiscais dos meus clientes. Basta utilizar k Edge em modo internet explorer…