Ucrânia: Imagens de satélite que mostram cenário de destruição
Há novas imagens de satélite da guerra! Apesar de estarem disponíveis vários canais de comunicações e de nos chegarem várias imagens do rasto de destruição na Ucrânia, só quem a está a viver no terreno terá uma noção mais clara do cenário de destruição.
Recentemente a empresa privada Maxar Technologies partilhou um conjunto de imagens de satélite que mostram cenário de destruição da Ilha das Serpentes.
Imagens de satélite mostram destruição da Ilha das Serpentes
Novas imagens de satélite fornecidas pela Maxar Technologies mostram o rasto de destruição da Ilha das Serpentes. Esta pequena ilha, encontra-se situada a menos de 50 quilómetros da costa ucraniana.
Nas imagens de satélite agora partilhadas, é possível ver o fumo de veículos e estruturas em chamas em vários locais na parte norte da ilha.
New #satelliteimagery from today, June 30, 2022, of #SnakeIsland in the Black Sea. In today’s imagery, smoke can be seen from burning vehicles/structures at several locations across the northern section of the island. pic.twitter.com/8wE4QGXnuj
— Maxar Technologies (@Maxar) June 30, 2022
Foi um dos primeiros locais no Mar Negro a ser atacado e conquistado pelas forças russas no início da invasão da Ucrânia. Um ponto vital para o controlo do Mar Negro por parte de Moscovo. No entanto, a Rússia anunciou esta quinta-feira que vai abandonar a ilha, depois de repetidos ataques por parte dos ucranianos.
As forças ucranianas alegam terem expulsado as tropas russas da ilha da Serpente, ponto estratégico do Mar Negro na costa sul, perto da cidade de Odessa.
O porta-voz do ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, descreveu a retirada como um sinal de "boa vontade" para facilitar as exportações de cereais da Ucrânia.
A Rússia lançou, em 24 de fevereiro, uma “ofensiva militar” na Ucrânia que foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A maioria dos países ocidentais respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Este artigo tem mais de um ano
“O ato de boa vontade da Rússia” … e afinal voltaram a atacá-la!
… Tudo fruto da grande luta dos ucranianos. Nem as rezas do Papa a Deus, como representantes dele, fizeram efeito!
Talvez se orassem a Deus como fez D. Nuno Álvares Pereira no campo de batalha já tivessem ganho a guerra 🙂
Estes governantes são todos farinha do mesmo saco. Anda tudo a com€r por isso não param este ataque à Ucrânia. O Putin faz o que quer e os outros deixam.
Sanções para aqui, sanções para acolá. Enfim…
Os russos foram, de facto, forçados a abandonar a Ilha das Sepertentes.
Porquê? Por causa dos bombardeamentos ucranianos.
E por que é que os ucranianos agora não colocam tropas na Ilha das Serpentes? Porque ficariam expostos a bombardeamentos russos.
Isso é porque a Ilha das Serpentes não tem interesse estratégico? Ter tem, o problema é que a tropa que a ocupar fica exposta a bombardeamentos..
Em termos de estratégia de comunicação ganham os ucranianos – fizeram circular a imagem e um selo postal de um militar ucraniano a mostrar o dedo do meio a um navio russo: “Fuck you Russia” ( e a seguir afundaram o navio-almirante russo de frota do Mar Negro) e agora mostram a expulsão das forças de ocupação russas. A questão é que “tudo isto está para dar e durar”.