PplWare Mobile

Google Equiano: O cabo submarino de alta capacidade chegou a Portugal

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. AlexS says:

    O 1º branching a sul de Portugal é Canárias ou Madeira?

  2. Joao Ptt says:

    Admira-me é que tenham feito a ligação terminal em Portugal, e não no Reino Unido ou na Irlanda, ou mesmo ligar directamente aos EUA que é onde está a sede da Google.
    Faria mais sentido querer que os utilizadores desses países tivessem um acesso mais rápido aos serviços Google nos EUA.
    Mas sei lá eu o que vai na cabeça de quem pensa estes projectos lá na Google.

    • PeterJust says:

      Parece-me que este cabo é para servir o continente africano que tem ligações lentas. A partir do momento que está ligado a Portugal já tem acesso às ligações mais rápidas a todo o mundo, pouca diferença fará a um africano comunicar com um europeu, um chines ou americano. Além de que a Google tem de certeza mais servidores fora dos EUA que propriamente lá.

      • Joao Ptt says:

        A questão é exactamente essa… a não ser que seja mesmo apenas pura caridade, e aí faz sentido querer poupar dinheiro, do contrário a Google deveria querer ligar directamente a um centro de dados deles, para servir melhor esses países.
        Por outro lado a Google pode ter andado a colocar fibra óptica nova a passar por Portugal, Espanha, etc. para ligar aos seus centros de dados na Europa.
        Estas empresas costumam ser motivadas pelo lucro, e meter um cabo destes custa uma fortuna, mesmo para uma empresa como a Google não é um investimento barato.

        Aparentemente isto está a ser “vendido” como algo bom para as empresas portuguesas, ou empresas presentes em Portugal, por ser um meio que permite aproximar Portugal de África… resta saber como a Google espera de facto recuperar (ou não) este investimento.
        Li algures que alguns operadores estão preocupados porque isto vai criar concorrência aos seus cabos submarinos e desconfio que estão preocupados que isto dê cabo do seu lucro… no fundo a mesma preocupação que a NOS, VODAFONE e MEO teriam se a Google decidisse adquirir todo o espectro rádio não utilizado por estas e começasse a implementar uma rede 5G física em Portugal com 100% de cobertura e suportado numa rede de fibra óptica a sério e backup por micro-ondas e satélite e depois começasse a disponibilizar a oferta comercial a clientes empresariais e não empresariais, como uma forma de melhorar as condições de acesso via rádio para depois os beneficiar no longo prazo com uma maior utilização dos seus serviços Google.

    • Keyboardcat says:

      Possivelmente custos. Hoje em dia já tens capacidade decente ente Lisboa – Paris e Lisboa – Londres. Por isso a Google decidiu que os custos adicionais não valiam o investimento.

      • Joao Ptt says:

        Sim, talvez, e talvez tenham colocado, ou estejam a colocar nova fibra óptica, porque não faz sentido meter 144 tbps de capacidade e depois chega a Portugal e terem só 1 tbps de capacidade disponível ou algo parecido.

  3. Marii says:

    Nada de novo neste cabo submarino. Pois no final do Século XIX o Rei D. Carlos I tinha em mente a ligação de cabo submarino entre Lisboa e Londres para serviço de telégrafo. Por isso veio muito tarde a ideia e sem novidade.

  4. Ton says:

    Cabo marítimo…. Tsts tss ainda insistem em dizer que há satélites e que a terra é uma bola e que tem astronauta no espaço…. Hihihihi que vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.