Mobi.E: Número de carregamentos sobe drasticamente em 2022
A Rede Mobi.E, ou Rede de Mobilidade Elétrica, é uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, interoperável e centrada no utilizador. Atualmente, a rede conta com mais de 2.500 postos de carregamento em todo o país, sendo mais de 600 de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, a sua potência é superior a 22 kW.
Nos primeiros quatro meses do ano, o número de carregamentos subiu drasticamente.
Mobi.E: registou-se um consumo de quase 10.000 MWh
A rede nacional de carregamento de veículos elétricos Mobi.E registou mais de 717.000 carregamentos, nos primeiros quatro meses do ano, o que representa uma subida de 79% face ao mesmo período de 2021, segundo anúncio esta segunda-feira.
Relativamente à energia, registou-se um consumo de quase 10.000 megawatts-hora (MWh), um aumento de 112%, em relação ao ano passado.
De acordo com responsáveis da Mobi.E...
O investimento nacional na mobilidade elétrica tem mais de uma década e posicionou o nosso país como precursor na tomada de medidas que conduziram ao cenário de mobilidade elétrica de que hoje nos orgulhamos tanto
Para carregar o seu veículo pode usar qualquer posto da Rede Mobi.E. Para tal basta aderir a uma proposta comercial de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), que lhe dará um meio de acesso. Depois, dirija-se a qualquer posto de carregamento disponível mais próximo de si e, através do cartão ou de uma app, escolha a tomada e carregue.
Este artigo tem mais de um ano
um país sem central nuclear ta feito … com estes carregamentos a subir
Disparate!
Not really…
“Se todos os carros fossem 100% elétricos consumo aumentaria 14%”
https://pplware.sapo.pt/motores/carros-100-eletricos-energia-14/
Esperem vou só carregar as pilhas do carro
Daqui a 10 anos praticamente todos estaremos a usar carros a pilhas…inclusivamente tu!
Um carro não é um telemóvel, não é uma coisa que se troque a cada dois anos. O meu carro tem 20 anos e está impecável. Quem comprar carro hoje certamente que vai durar muito mais que 10 anos..
Mobi.E:
Em todos os fóruns, grupos, por essa net fora, nunca li nada de ninguém a dizer bem.
Pelo contrário, é responsabilizada pelo atraso existente na rede de carregadores ( P.e. O facto dos carregadores da tesla ainda não estarem abertos a todas as marcas), pelas taxas e taxinhas.
Esquemas da Tugalândia…
Então és a favor de se existirem 100 empresas de carregamento e gestão de postos, tenhas que ter 100 cartões.
Existe uma coisa ultra moderna altamente xpto chamada multibanco dah, aquilo que usava há 10 anos quando tinha carro a combustão.
Ya, se isso ajudar a reduzir os custos sim, até podes ter um carregador com um coletor de moedas ou notas como os parquímetros, metes 10 euros carregas 10 euros…
Sim, o que acontece hoje na rede de carregamentos é igual que ir à Galp e chegar lá dizer que quer gasolina da Repsol, e a Galp cobrar-te a gasolina da Repsol e um valor por usares a mangueira.
Isto faz sentido algum?
Não teria dito melhor.
O sistema atual não faz sentido.
Continuo a não perceber essa necessidade de registo “Para carregar o seu veículo pode usar qualquer posto da Rede Mobi.E. Para tal basta aderir a uma proposta comercial de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), que lhe dará um meio de acesso. ”
Nós postos de gasolina não preciso de estar registado em lado nenhum.
Um europeu (espanhol, francês, etc) que venha a Portugal de carro elétrico pq precisa de se registar? Porque não pode efectuar o carregamento com o cartão de crédito ou débito como nos postos de gasolina (já nem falo pagar em notas ou moedas), é assim tão difícil?
Pessoalmente vejo isso como um entrave a livre circulação de pessoas na UE.
Porque a mobie não é um comercializador de energia. Simples. Se calhar esse vai ser o caminho. Mas até lá…
simples, não estupido:
estás a usar um serviço que não sabes quanto vais pagar;
Necessitas de um registo, devia poder pagar somente com multibanco;
Quando há atualizações de sistema ninguém carrega em Portugal inteiro
Por algum motivo é um sistema único no mundo, somos mais á frente
Uma entidade que nada veio trazer de útil ao processo a não ser mais uns JOB’s
+1
E um artigo a explicar porque é que os carregadores da Tesla situados no mar shopping em Matosinhos ainda não estão em funcionamento.
Dizem as más línguas que é por causa da mobi.e…
Tanta complicação que criaram para se carregar um EV!! É App’s cartões e sei lá mais o quê… tudo por causa das taxas e taxinhas! Se querem que o EV seja utilizado por todas as pessoas, facilitem o processo de carregamento. É chegar ao carregador, introduzir o cartão MB/VISA e colocar a carregar… facil e simples, tal e qual como se faz nas bombas de combustível automáticas!! E não me venham dizer que é complicado fazer desta forma… tudo é possível, basta haver vontade para tal.
Já existe este sistema em redes de carregamento no estrangeiro.
É fácil e mais que possível!!!
O nosso é um sistema em rede, só que em vez de estar ligado à rede MB, está ligado à rede Mobi-e…
Com uma app tipo “miio” ou “evio”, tens quase isso, fazes download da app, associas cartão MB, ou crias cartão pré-pago e carregas com MBWay. A partir daí está pronto a usar em qualquer posto de carregamento publico. Mas concordo, seria muito mais simples se os postos estivessem ligados a rede MB.
é uma vergonha nacional a mobie ser detentora da exclusividade da instalação de postos eletricos em via publica. os tesla estao em terrenos privados e fora de mao. o marshoping nao avança por isto mesmo.
a mobie não só presta um péssimo serviço de manutenção aos postos de carregamento como disponibiliza velocidades de carregamento muito lentas.
Faz sentido a pplware promover uma empresa que presta um péssimo serviço?
A Mobi.e vendeu a manutenão dos postos a terceiros (edp,galp,klc etc.), agora funciona como uma espécie de entidade reguladora/centralizadora dos serviços, onde “OPCs” e “CEMEs” se registam.
Exclusividades, produtos certificados, rendas garantidas,…, e depois falam mal dos mercados por prestarem maus serviços a preços elevados. Enfim…