Operadora dos Emirados Árabes Unidos compra 10% da Vodafone
A aquisição de operadoras por parte de operadoras não é propriamente uma novidade. De acordo com informações recentes, a operadora de telecomunicações dos Emirados Árabes Unidos (EAU) Etisalat anunciou a compra de 9,8% das ações da britânica Vodafone por 4.400 milhões de dólares (cerca de 4.220 milhões de euros).
O objetivo da Etisalat é conseguir “uma exposição significativa num líder mundial em conectividade e serviços digitais”.
Etisalat adquiriu 2.766 milhões de ações do grupo Vodafone
Vodafone é uma operadora móvel multinacional inglesa com sede em Londres, Reino Unido e a sua subsidiária portuguesa tem sede no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal. A Vodafone tem, atualmente, participações em 25 países e redes parceiras em mais 42 países. Esta operadora foi criada em 1982.
Num comunicado enviado à Efe, a Vodafone indicou que a empresa “foi informada” da operação e espera “construir uma relação de longo prazo com a Etisalat”, adianta a agência de notícias espanhola.
Num documento publicado na Bolsa de Valores do Abu Dhabi, a operadora dos EAU detalha que adquiriu aproximadamente 2.766 milhões de ações do grupo e sublinha que vai dar “apoio total” à atual direção da empresa britânica e ao seu plano de negócios, apresentado em novembro passado.
A informação enviada ao mercado pela Etisalat adianta ainda que não pretende estar representada no Conselho de Administração da operadora britânica e que não planeia fazer uma oferta sobre o resto do capital da empresa ou “exercer controlo ou influenciar o conselho e a equipa de gestão”.
A operadora dos EAU afirma que a aquisição de 9,8% da Vodafone visa conseguir “uma exposição significativa num líder mundial em conectividade e serviços digitais”.
Este artigo tem mais de um ano
Calma lá, que isto não é bem assim…
Empresas estratégicas na Europa, não podem ser adquiridas/participações por empresas/grupos fora da UE, sem autorização da UE.
O que acontece na Altice é provavelmente o que vai começar a acontecer na Vodafone.
Quem tem os € são os Árabes e afins, mas a empresa facha que compra os ativos das empresas Europeias são holdings que já existem na Europa…
Mas como o RU saiu da UE, duvido ainda mais que a autoridade da concorrência deles aceite esta transação.
Coloca a segurança nacional em causa.
É agora que a Vodafone começa a ter preços decentes ehehehe
Os preços estão todos em linhas com as outras 2 operadoras em Portugal… e ainda dizem que não há combinação de tarifas… estranho não é?!
Felizmente com a história do 5G, a ANACOM vendeu mais 2 licenças de operação de telecomunicações!
Em breve teremos em Portugal mais 2 operadoras, que prometem quebrar os preços!
Relativamente à Vodafone, a mesma já foi referência em termos de serviço, nomeadamente o serviço móvel, mas desde 2019 a degradação do serviço é evidente!
Eu próprio farto-me de reclamar, e tenho ganho sempre.
Mas há algo que me tirou do sério, aguando o ataque informático que a empresa sofreu, o presidente da empresa fazer uma conferência de imprensa a dizer que a empresa tinha sofrido um ataque terrorista, passando por cima das instituições que investigam o ataque.
Nem a ANACOM nem a PJ disseram que foi um ataque terrorista, porque ainda estou a investigar…
Mas ao jovem que tinha um arco e umas flechas foi logo acusado de terrorismo!
( depois descobriram que o jovem sobre de problemas psiquiátricos e que é inofensivo… encontra-se internado num hospital psiquiátrico… )
2 pesos e 2 medidas…
“A Vodafone tem, atualmente, participações em 25 países e redes parceiras em mais 42 países. Esta operadora foi criada em 1982.” Em relação às participações nos países estou um pouco incrédulo.Só em 25 países ?? Um gigante das comunicações como a Vodafone ?? Pensava que a sua participação a nível mundial(directamente falando),tivesse mais representabilidade a nível de países. 😐
9.8% ?? Foram os países de África, Ásia e Oceânia …??