Cartão de Cidadão: Um milhão de cartões renovados automaticamente
O Cartão de Cidadão (CC) é um documento de identificação físico que contém um chip (smartcard), permitindo identificar o cidadão português perante qualquer entidade pública ou privada, pessoalmente ou de forma digital.
Segundo informações recentes, um milhão de cartões de cidadão foram recentemente renovados automaticamente.
Cerca de 40% das renovações do cartão de cidadão foram automáticas
De acordo com o JN, cerca de 40% das renovações do cartão de cidadão foram automáticas. Os cartões foram posteriormente enviados por correio para casa dos titulares, evitando dois milhões de atendimentos presenciais. A medida, que entrou em vigor há um ano, permitiu poupar mais de 2,6 milhões de horas em deslocações, esperas e atendimentos nos serviços para requerer ou levantar o documento de identificação, revela o jornal.
De relembrar que as pessoas com 25 anos ou mais, que tenham o cartão caducado ou quase a caducar, podem renovar o cartão sem sair de casa.
O cidadão recebe em casa a carta dos códigos PIN do cartão com uma referência Multibanco válida durante 60 dias. Basta fazer o pagamento, dentro do prazo, para renovar o cartão sem alteração dos dados biométricos e biográficos. O novo cartão será enviado para casa por correio registado, sem custos adicionais.
De referir que a renovação por SMS foi descontinuada e substituída pela renovação automática com entrega do cartão em casa.
Quem pode renovar o Cartão de Cidadão (sem sair de casa)
- Qualquer pessoa com 25 anos ou mais pode fazer a renovação automática, desde que:
- o seu Cartão de Cidadão esteja caducado, ou a caducar dentro de 60 dias, e ainda não tenha pedido a renovação por outra via (online ou presencial)
- na última renovação tenha atualizado os dados biométricos (fotografia e impressões digitais)
- não esteja abrangido pelo regime do maior acompanhado
- tenha nacionalidade portuguesa e resida em Portugal.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Bonjour ma carte de citoyen expire le 22/05/22,et je Parts au Portugal le 7 juin, comment je doit procéder étant donné que j’ai pas le lecteur à Puce ? Est-ce que j’ai un délai supplémentaire au delà de cette date, sans être ennuyée par les Autorités françaises ? Merci de votre réponse Cordialement
Não é necessário o leitor de cartão para renovar.
E tem de residir em Portugal.
Para quando o voto electrónico? PS e PSD estão com algum tipo de receio? Peço desculpa por estar a fugir um pouco ao tema… mas com tanta tecnologia não percebo porque é que não se avança com o voto electrónico
a blockchain não deve interessar aos políticos nessa matéria
achas que a velharia toda desse país fora se vai dar ao trabalho de aprender a votar eletronicamente?
E os jovens querem é putedo e tiktoks, achas que querem saber de política?
é necessário resolver o problema da abstenção primeiro, antes de passar ao voto eletrónico.
Se eles já ganham por maioria com eleições fraudulentas onde deitam para o lixo os votos dos imigrantes, agora imagina lá, meu esclarecido super moderno. o que não farão quando o voto for electrónico.
Fala-se da abstenção mas há poucas medidas a serem tomadas para pelo menos abaixar
O problema é que eles não querem “facilitar” o voto. Choram-se pela abstenção mas não fazem nada para a contrariar, mas isto são todos os partidos sem exceção.
Não se esqueçam é que para utilizar os codigos de autenticação (para mudança de morada ou assinatura digital), terão na mesma que se dirigir ao IRN para os ativar presencialmente.
Cerca de 40% das renovações do cartão de cidadão foram automáticas?
Não são nem podem ser.
Nos é que autorizamos porque se fossem automáticas, recebíamos dentro do prazo e depois íamos pagar.
Alias se houver mudanças de Moradas ou de telemovel não há automáticas
Há mais de 30 dias que recebi os pins e fiz o pagamento no multibanco e ainda estou a espera do correio. O cartão caduca dentro de 10 dias.
Não esquecer que se depois tiverem que mudar morada, o cartão poderá não estar válido apesar de estar dentro da validade. Foi o que me aconteceu, tive que me deslocar na mesma ao IRN e o meu marido não teve problemas na alteração de morada.