Será assim tão mau para o Android? Play Store da Google perdeu 1 milhão de apps em 4 anos
A Play Store da Google é o centro de todo o ecossistema do Android. É ali que os utilizadores concentram a sua pesquisa por apps que vão complementar as funcionalidades do Android e permitir retirar ainda mais dos smartphones.
Uma análise recente veio mostrar uma nova realidade no Android, que vai contra o que era esperado. A Play Store perdeu 1 milhão de apps nos últimos 4 anos, o que não é necessariamente mau para a Google e para o seu sistema.
Como qualquer sistema operativo moderno, também o Android precisa de apps para ser mais atrativo e completo. Este cenário tem estado em constante crescimento, fruto de um ecossistema forte e de um leque de utilizadores que também não para de crescer.
Mesmo com todos os problemas identificados, os utilizadores do Android confiam na Play Store e nas apps disponíveis. Curiosamente o cenário inverteu-se e a loja de apps da Google está a perder cada vez mais apps.
Uma análise recente avaliou a presença de apps na Play Store do Android e chegou a uma conclusão importante. Nos últimos 4 anos o número de apps desceu dos 3,6 milhões de registos em março de 2018 para as 2.591.578 apps em março deste ano, com uma quebra de 28%.
A razão para esta mudança é muito simples e bastante positiva para o Android e para os seus utilizadores. A Google tem estado ativamente a filtrar e a remover apps maliciosas ou que não cumprem as regras que a empresa definiu
Mesmo com esta diminuição, a Play Store consegue ser ainda a loja com mais apps disponíveis. A Apple tem na App Store a segunda posição com 2,3 milhões de apps. No caso do Android a loja da Google tem ainda de competir com outras propostas, como a loja da Amazon ou a F-Droid.
Como pode ser visto, a perda de apps na Play Store está muito longe de ser um problema para o Android. Tudo não passa de uma limpeza que a Google tem estado a fazer, para tornar esta loja mais segura e sem todos os problemas que tão bem conhecemos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Tradingplatforms
Neste artigo: Android, Apps, Google, perdeu, play store
O que perdeu foram maioritariamente aplicações com vírus, aplicações de iptv pirata e coisas assim. O resto é propaganda.
é melhor qualidade do que quantidade
Menos 1 milhão em lixo , o que é ótimo.
Podia limpar outro tanto que não faziam falta nenhuma a maior parte do lixo que por lá anda não acrescenta nada !
…a maior parte deles maliciosas! Então é bom!
E certamente mais 1 milhao andam por lá perdidas sem necessidade nenhuma…
Reduzir lixo é sempre bom.
A Apple também está a ter iniciativas semelhantes.
Há que ter em atenção, no entanto, que não existem valores oficiais do número de aplicações disponíveis, são sempre estimativas, que por vezes variam muito de fonte para fonte:
42matters . com/stats
O maior problema nem e perder apps, mas sim as mesmas apps que estao disponíveis na Google Play para as versoes mais recentes de andoid, desapareceram ou deixaram de funcionar de repente nas versoes android mais antigas.