Cuidado! Novo malware no Android rouba dados bancários e rapta os smartphones
A segurança no Android tem muito que evoluir, em especial no que toca às apps presentes neste sistema. A Google tem medidas aplicadas, mas a verdade é que os casos acumulam-se e são cada vez mais perigosos.
As situações em que os dados são roubados são cada vez mais complexas. Uma nova ameaça está presente e coloca em perigo os utilizadores, onde os seus dados bancários são roubados e até os smartphones Android são raptados para cometerem fraudes.
Chama-se Octo e é uma das mais recentes ameaças que está presente no Android. Este malware tem um poder destrutivo muito elevado e tem feito disparar alertas dentro da Google e do próprio Android. São várias as apps que o trazem para os equipamentos, sem que os utilizadores tenham noção disso.
O propósito do Octo é bem claro e as suas vítimas observam a ação acontecer de forma recorrente. Ataca em duas frentes, procurando roubar dados bancários dos utilizadores.
A forma de passar despercebido na sua ação é muito curiosa e, em simultâneo, muito simples. Ao colocar o brilho ecrã no mínimo e ao ativar o modo não incomodar consegue dar ao utilizador a falsa sensação de segurança e parecer que não está nada ativo.
A verdade é que nesses momentos o Octo está em ação e a usar a sua força destrutiva nos smartphones das vítimas. O ecrã está a ser projetado para locais remotos onde os atacantes conseguem controlar os equipamentos.
Outra forma de agir é registando as ações dos utilizadores, em especial nas aplicações bancárias. Aqui o Octo regista passwords, pins e outras formas de autenticação, podendo ainda aceder aos SMS que usam para alterar dados de acesso nestes serviços.
Acredita-se que este malware seja uma derivação do ExoCompact, um trojan horse que causou muitos prejuízos após o seu código ter sido revelado em 2018. Atualmente este malware é vendido em vários fóruns dark web.
Tal como em muitas situações, a porta de entrada do Octo é a instalação de apps fora da Play Store e de outras lojas de confiança. São conhecidas situações em que era proposto como uma atualização do browser, naturalmente que recheada de problemas.
A lista das apps onde se sabe estar o Octo é a seguinte:
- Pocket Screencaster (com.moh.screen)
- Fast Cleaner 2021 (vizeeva.fast.cleaner)
- Play Store (com.restthe71)
- Postbank Security (com.carbuildz)
- Pocket Screencaster (com.cutthousandjs)
- BAWAG PSK Security (com.frontwonder2)
- Play Store app install (com.theseeye5)
Naturalmente que se tiver uma das apps no seu smartphone deverá de imediato proceder à sua remoção. Os problemas que esta nova ameaça traz são graves e o prejuízo é grande para os utilizadores do Android.
Este artigo tem mais de um ano
Mais outro malware.Digam-me uma coisa,é preferível instalar um outro antivírus para Android ou utilizar o que vem nativo com o smartphone ?? Eu falo assim porque o meu já vem com o Avast integrado.Será que chega ?? 😐
O melhor antivírus é cada um de nós…é ter a certeza onde clickamos, o que instalamos, ver a package se é de fonte fidedigna. Demora algum tempo, mas é eficaz.
Basicamente é isto. Quanto mais se procura por “cleaners” e “antivirus” mais probabilidade se tem de instalar uma app maliciosa.
Usem as apps que conhecem e se querem experimentar uma coisa nova façam o mínimo de esforço e confirmem se não é chinezisse (copy paste do nome do criador da app no google – ir pelas reviews/pontuação nem vale a pena, eles dão à volta a esses sistemas).
chinesice e não chinezisse – a plavra mãe é chinês e não chinez com z
“Tal como em muitas situações, a porta de entrada do Octo é a instalação de apps fora da Play Store e de outras lojas de confiança.”
O que eu faço é deixar o Android ser como é.
Algumas marcas carregam o equipamento com campanhas.
Uso telemóvel Sony H e estou bem, eu e outras pessoas.
O preferível é comprar um iPhone, meu rico iPhone 13 Pro Max
De facto acho que já começa a fazer sentido aplicar um antivírus no Android. Era bom, a Microsoft libertar o Defender para os utilizadores domésticos .
Errado. Quanto mais se procura por antivirus pior. Instale as apps que conhece e que lhe são úteis. E sempre, da store.
Se quiser algo fora da store das duas uma, ou sabe o que está a fazer (tenho as minhas duvidas pelo seu comentario) ou então faça o devido trabalho de casa. Virus e trojans e o diabo a sete são em boa parte causados pela preguiça e são facilmente vencidos por um utilizador informado.
A culpa è da Guerra
Não é como dizem do aumento do custo de vida?
Se o android fosse totalmente linux nao haveria estes problemas.
+1
Mais um dito Profet….. o nome diz tudo. O android é que é isto e aquilo, o resto é melhor. Bem…. conversa da treta.
A partir do momento em que existe mercado para malware este é criado, seja para que plataforma/OS for. Nenhuma está imune.
Vai la instalar um malware no linux depois diz-me algo se conseguires ter sucesso.
Claro que sim… https://en.wikipedia.org/wiki/Linux_malware
Tens uma enorme lista, leia mais sobre o assunto antes de comentar.
Não posso acreditar! Instalar apps que vêm de fora das lojas “oficiais” traz problemas de segurança graves? Querem ver que se calhar a Apple até tem razão?
E mesmo assim são vitimas de spyware… abram a pestana e deixem de bajular a marca da maçã mordida… que tristes!
Anti virus num telemóvel é como num PC..
Uma empresa de anti virus faz o seu software, detecta alguns o pessoal compra.
Vem concorrência, acaba detectando os mesmos, mas é mais recente o pessoal compra.
Eventualmente a diferença é pouca, mas os lucros têm de duplicar sempre.
A primeira empresa faz um vírus, lança-o e é a primeira a detectar, ganha clientes.
A segunda empresa vê o sucedido e não pode simplesmente ficar para trás, portanto faz outro virus, é a primeira a detectar e (….)
Assim é a história dos anti-virus (e não só).
Não podemos esquecer que são empresas privadas que vivem de lucros. O que seria se não existissem virus?
Esta mensagem era para o SANDOKAN 1513.
Não é que os anti virus não funcionem, mas se não pagares por eles (usando o nativo) estás a limitar-lhes o mercado. Eu pessoalmente não uso nenhum.
Eventualmente, como disseram, “O melhor antivírus é cada um de nós”.
se não se pagar pela comida, não se come, se não se pagar a quem trabalha não se trabalha. Bem…. tudo tem o seu preço e as suas vantagens. Não podemos querer ter tudo gratuito, certo. Ninguém trabalha sem receber, ninguém traz alimentos para casa de borla, salvo casos, certo. Sejamos honestos.
Acho que não percebeste o que eu disse.
Vendo pelos comentários desta página acho que será suficiente para entender o que eu queria dizer
Boa tarde, segundo o que li e entendi (posso ter percebido mal) tudo o que seja descarregado na play store são aplicações seguras, certo? E só devemos para nossa segurança utilizar simplesmente as que são indispensáveis e não instalar algo que não tem utilidade alguma e vem de fontes duvidosas?
Obrigado
Lógico, quem arrisca fora da Play Store pode ter dissabores, mas isto é o Android e a sua beleza, se quiseres podes-o fazer. Já um suposto SO que por ai anda é a marca da fruta que manda nele… ou seja gastas o dinheiro e o telemóvel nunca é teu…LOL
Bons antivirus para Android: https://www.av-test.org/en/antivirus/mobile-devices/
ESET on line scaner: Nos meus Androids e W10 não deteta nada e sorri no fim.
Ou o bicho está escondido ou afinal era só ansiedade.
Respirar…uma…duas…três..ufa.
Antivírus para quê em Android, o melhor antivírus continua a ser o utilizador, simplesmente instalar app’s que conhece e fidedignas tudo o restante que ande a experimentar só porque sim sujeita-se.
Em tantos comentários aqui, afinal absolutamente ninguém teve problemas com o conteúdo deste artigo no telefone…
E se alguém aqui realmente teve o super malware, que faça o favor de explicar em detalhe..
https://blitz-setup.ahadns.com/