Portugal: Vendas de veículos elétricos novos cresceram 78,5%
Mais um mês passado e mais um enorme crescimento das vendas de veículos elétricos em Portugal. Segundo os números de fevereiro da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), as vendas cresceram 78,5%.
Conheçam os últimos resultados e saibam quais as marcas mais vendidas neste segmento.
Fevereiro continua a mostrar a penetração consistente dos veículos elétricos novos em Portugal, apresentando um número absoluto de unidades vendidas superior ao do período homólogo, ainda pré pandemia, revela a UVE.
No acumulado das duas categorias, BEV e PHEV, regista-se um aumento significativo, com um crescimento homólogo de 78.5%, com um cada vez maior peso por parte dos veículos 100% elétricos, atualmente com uma oferta que cobre muitas das necessidades dos interessados.
Variação de Vendas de Veículos em Portugal
Considerando apenas os veículos ligeiros de passageiros regista-se uma ligeira recuperação das vendas dos veículos com motores de combustão interna (+34.6%), ainda assim, praticamente metade do aumento registado nos veículos elétricos (63.2%), sendo que com os recentes e enormes aumentos nos preços da gasolina e do gasóleo, seja de prever que este tipo de veículos vejam a sua procura aumentar de forma acentuada nos próximos meses.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal
Este mês de fevereiro, a marca mais vendida nos veículos 100% elétricos (BEV) foi a Peugeot com 121 unidades vendidas, seguida da Tesla com 113 viaturas entregues e a fechar o pódio esteve a Audi com 97 veículos 100% elétricos vendidos.
Nos híbridos plug-in mantêm-se as três marcas que dominam, (por enquanto), nesta categoria: a BMW + BMW i (298), a Mercedes-Benz (292) e a Volvo (195). No total dos BEV+PHEV, de registar a intromissão da Peugeot nos três lugares do pódio, fruto do aumento das vendas dos modelos 100% elétricos.
Os veículos 100% elétricos (BEV), afirmam-se como uma opção válida para um número cada vez maior de cidadãos, pela maior variedade na oferta, com a entrada no mercado português de novas marcas, com novos modelos, com mais autonomia, com possibilidade de carregamento rápido a maiores potências, refere a UVE.
A eletrificação dos transportes é um passo importante para a descarbonização da economia e no combate às alterações climáticas, pois Portugal produz cerca de 60% de toda a eletricidade consumida, o que nos permite resistir melhor aos fatores exógenos a que estamos expostos.
Este artigo tem mais de um ano
A maioria das pessoas não sabem que a electricidade dos carregadores públicos poderá ser de 27.50€ cada 100 KMS….se soubessem as vendas seriam diferentes.
Mas carregando apenas em casa é que compensa bastante… Na tarifa BI-HORÁRIA nas horas em vazio… nas horas mortas poderá ser de apenas 1.56€ cada 100 KMS e nas tarifas normais de 3€ e tal…e nas intermédias de 2€ e tal cada 100 KMS.
O ideal seria comprar um carro ELÉCTRICO com uma grande autonomia para evitar3de carregar nos carregadores públicos com as taxas super elevadas.
E não esquecer que as baterias de lítio poderão durar 170 000 ou 300 000 KMS antes de desgastarem e passarem a ter uma autonomia curta.
OS Teslas é que dizem que as baterias têm uma duração de vida muito mais elevada… com 500 000 KMS perdem uns 5 a 20% de eficiência energética.
Só tu pareces ser o iluminado. Deves julgar que quem compra um carro elétrico não sabe fazer contas de multiplicar.
Nos Superchargers da Tesla também são esses custos de 27.50€ ?
Então mas paga esse valor porquê ? porque embirra em pagar ?
Da ultima vez que usei nem a 5 euros chegou por cada 100 kms.
As baterias não tem duração definida, podem durar 10 kms ou 1 milhão, tudo depende do tratamento que levam, e não existe o “antes de desgastarem”, elas têm um desgaste ao longo do tempo, que tende ser continuo. O que não faltam são teslas com mais de 500 mil e com as baterias ainda nos 90 %. Nessa altura já deixou de gastar o que chega para comprar 4 baterias, e ainda as pode usar em casa.
Concordo com tudo à exceção desses €27,50, isso é completamente disparatado. Nos postos mais caros do país, aqueles super rápidos da AEs fica-te a cerca €8/€9 por cada 100km. E é só mesmo nesses super potentes, em que só há meia dúzia deles se não estou em erro. Porque por norma num PCR carregas por €6 a cada 100km.
Para mim os melhores são aqueles dos supermercados em que te fica a €3/€4 a cada 100km. Mas depois o que gastaste vai para o cartão e muitas das vezes sai-te a custo 0. Na minha opinião o futuro passa muito por isto, vais a um estabelecimento comercial e se gastares x valor não pagas pelo carregamento. Esse sistema dos supermercados está muito interessante mesmo.
Claro que o ideal é sempre carregar em casa, mas cada vez há mais opções mesmo para quem não tem como carregar em casa.
Exacto, preço normal então, mas pelos vistos quem não tem e fala com amigos é que sabe o preço dos carregamentos.
Loo
Muito bonito
O problema é que a maioria dos portugueses ganha o SMN e mal dinheiro tem para pagar as contas quanto mais para um elétrico
Afinal ha mais do que se pensa com poder de compra
Pois, continuam sempre a fazer o mesmo, a queimar literalmente dinheiro.
Nos carregadores públicos não são os 3 ou 4€ dos carregamentos cada 100 KMS…. são as super taxas adicionais que poderão chegar até 27.50€ cada 100 KMS…. é o inverso de carregarem em casa que poderá ser a uns 1.56€ por 100 KMS na tarifa BI-HORÁRIA entre as 22h e as 8h.
Já tenho falado com utilizadores de veículos eléctricos e sei do que falo
Mas afinal qual é o carro que tem e o cartão que usa ? ou é daqueles que estaciona lá o dia todo e depois queixa-se do preços dos carregamentos ?
Já agora, eu sou utilizador e nunca ouvi falar desses preços absurdos, tem a certeza que falou com alguém ou viu na internet ?
Diga aos seus amigos para virem cá, se não sabem usar eu ensino.
É o mais provável… Ou deixa lá horas ou é aquele exemplo do Sr. da Turbo que deixou lá o carro depois de carregado e foi acumulando “taxas de estacionamento” no carregador mais caro de Portugal…
Eu tiro o carro do carregador quando atinge os 80% (porque a partir deste valor o carro começa a limitar ele passa a receber abaixo de 40kW, e começa a descer ainda mais a partir desse momento e deixa de compensar nos PCR de 50kW) e e siga viagem e fica a cerca 5/6€ aos 100kms, ou seja, menos de metade o que eu gastava em gasolina.
De que serve estar ligado a um PCR de 100kW enquanto o carro está só a puxar 10-20kW…
Exacto, mas a malta pensa que por ler alguns disparates na internet, sabem tudo e têm amigos e que fazem e acontecem. LOL
Tendo em conta o número de carros vendidos, e o valor para o apoio à aquisição de viaturas elétricas anunciado para este ano (10M €), esse mesmo incentivo já nem chega para os carros que já foram vendidos. E ainda estamos em Março e sem orçamento de estado.
Fixe.
Vocês estão todos distantes da realidade meus amigos…. comprovem aqui o preço real do carregamento dos carros eléctricos nos carregadores públicos…. isto foi em Novembro de 2021…. entretanto já subiu e puderá já atingir os tais 27.50€ cada 100 KMS agora.
Comprovem aqui já com as taxas totais que fazem encarecer os carregamentos eléctricos públicos sff
https ://www.escapelivre.com/2021/11/combustiveis-caros-e-carregar-eletrico-na-rede-publica-em-quanto-fica/
Então mas custa 27.5 euros onde ? Ainda não percebi, segundo esse texto custa 13€, mas enfim, quer-se armar se em teimoso, até pode custa 100€, é muito simples, deixe lá o carro durante uma semana e vai custar isso, se deixar o carro estacionado na bomba de combustível, quanto vai pagar.
Não seja teimoso, o custo tem várias parcelas, uma delas é o tempo, antes quando não se pagava, muita gente deixava la o carro estacionado, agora foram apanhados de surpresa.
Está tão bem informado que nem sabe que não chegou a haver aumentos como se falava, o governo através do FA anulou os aumentos.
Bicicleta. Já está na calha.
Vão-se mas é f%&&r mais os eléctricos de baterias agarradas ao chassi e obsolescência encurtada.
Hein que novidade é e de que planeta é você ?
Pois é… carro electrico = mentalidade gadget
Então explique lá porquê esse seu preconceito ? ou então o seu trauma por eles ?
Vejam as marcas mais vendidas… e já entendem quem anda a comprar estes carros. Não sao as pessoas que fazem mil euros ao mês 🙂
Então que pessoas são ?
qu€m pod€€€€
Quem pode anda com combustíveis.
Se têm dinheiro e serve o propósito dessas pessoas muito bem.
Só espero que não sejam enganados, ou se arrependam mais tarde 🙂
Então qual foi a sua má experiência com eles ? eu tenho à mais de 15 anos, tenho um com 23, só tenho pena não ter começado muito antes. Duvido que encontre uma opinião diferente.
Eu não tive má experiência, experimentei, mas mudei de ideias e decidi manter o meu anterior, porque para a minha utilização não compensa.
Ando mais de mota do que de carro, o meu carro tem 50€ manutenção anuais e imposto de 18€.
Ainda que não ficasse convencido com a parte financeira, também sinto mais prazer em conduzir o meu velhinho sem electrónica.
O mercado funciona assim, cada um compra um produto à sua medida e se todos optarem por um, esse irá vencer e a tecnologia é adoptada.
Talvez esteja portanto errado, mas prefiro manter o meu enquanto possível, para poupar e por prazer de condução.
Um carro antigo dá prazer de condução ? LOOL
Um electrico dá?
Para mim é muito semelhante a um carrinho de golf que arranque depressa.
Um carro antigo tenho mais sensibilidade, ouço o motor, tem caixa, travão de mão e sei mexer nele.
RC … chegou de marte e nunca conduziu um carro antigo. Perdoem o rapaz pf.
Conduzi, tenho um com 28 anos.
Dá, já conduziu algum ? pergunte a quem os tem.
Com licença, desculpem, eu só vinha aqui perguntar o que se faz a um carro eléctrico quando as baterias estiverem nas lonas.
Continuem a discussão, desculpem a intromissão, vou já sair e fecho a porta.
Fui…
E o que faz a um carro a combustão quando o motor está nas lonas ?
Reparas, de preferência aproveitando tudo, menos desperdício e fica mais “original”
O que é reparar ?
Basicamente é igual a “arranjar”, não subistituir
Então arranja um piston danificado como ?
Nem vou discutir mais, se não entendem que uma peça mecânica é mais fácil de reparar que uma peça electrónica então fico por aqui. 😉
O motor do meu carro tem mais de dez anos e está como novo.
Conhece alguma bateria que dure tanto?
Mesmo que avarie, o arranjo nunca será o mesmo valor de umas baterias novas…
Apenas uma pequena diferença…
Todas, eu tenho uma com 23 anos, e o motor com a mesma idade também está novo.
Está a dizer que todos os carros comprados em 2011 e 2012 estão agora na sucata ? LOOOOL
Mesmo que não esteja na sucata aviso-te que se o PorcoDoPunjab tem um carro equivalente e com a mesma idade terá mais facilidade em vender do que o teu “novo” com baterias de 2011.
Até podes ter razão e a bateria estar ainda razoável, mas toda a gente sabe que a duração média de uma bateria anda nos 10 anos e no máximo 20.
E não há reparações, apenas substituição/desperdício de uma peça de 500kg (tesla)… a mim isto faz confusão, não aceito.
E precisa de meter baterias novas porquê ? não pode meter umas em segunda mão ?
😀
Em segunda mão?
Boa, de preferência tb já gastas porque se forem quase novas o preço é de uns bons milhares…
Atenção que eu não estou contra os veículos eléctricos, até estou seriamente a pensar em adquirir uma scooter eléctrica, só que as baterias ainda estão a um preço proibitivo, ouvi falar que pedem mais de 7 ou 8 mil euros por umas novas, isto de automóvel, de scooter deve ser montantes mais modestos.
Sim em segunda mão, não existe quer ver, ainda à 3 meses comprei uma para o meu sistema solar.
Só gostava de saber porque falam sem saber, só fazem achismo e depois não querem ficar mal na conversa.
Pois pedem 7 mil euros, mas nessa altura já você deixou de gastar 2 a 3 vezes mais ou já trocou de carro.
Sabia que os carros até dizem qual o estado de saúde da bateria ?
Já agora e para aqueles que pensam que baterias são como motores, além dos carros mostrarem o estado de saude das baterias, existem empresas que fazem o teste à bateria, ligam uma máquina ao carro e fazem um carregamento e uma descarga para ver a capacidade da mesma, comparam com os valores em novo e pronto.
Já agora, se o problema é sempre a durabilidade porque os fabricantes dão garantias de 8 anos à parte de baterias e motores nos eléctricos e dão 2 e 4 anos de garantia nos motores a combustão ? Os fabricantes também andam enganados ou querer falir ?
Não, estou apenas a dizer que o motor do meu carro tem 200 mil kms, uns 15 anos de idade, nunca avariou, tem a mesma autonomia que sempre teve.
E se avariar o arranjo é muito inferior à substituição de uma bateria.
Conhece alguma bateria assim?
O meu tem 23 anos e também nunca avariou, e tem quase 300 mil.
Conheço muitas, eu tenho várias, e porque tem de substituir ? isto não é a bateria de 12v do seu carro.
RC, mas que carro eléctrico é esse que tem com 23 anos?
Há vários, e da marca que mais vendeu no ano passado, de 1998.
Não foste nada claro, nem o Tesla Roadster existia nessa altura, muito menos o LEAF ou o ZOE.
Ainda para mais, com essa idade as baterias teriam ainda menos qualidade que as actuais, que por norma duram entre 10 a 20 anos (ainda à pouco tempo a media começava nos 7 anos).
Portanto, já sei o que andas a tentar fazer.
Mas existia os eléctricos da PSA, a qualidade é boa, muitas ainda funcionam, eu tenho as minhas num sistema solar a funcionar 24 horas por dia.
Não se trata de qualidade, mas sim de densidade, essas baterias pesam mais do dobro das de agora para guardar a mesma quantidade de energia, e eram bem mais caras.
Ando a tentar quebrar mitos e a informar os menos informados.
Norma ? existe alguma norma de duração, pode existir uma média, mas nada diz que tem de durar apenas X, também há duração para motores ? não, tudo depende da manutenção e formas de usar, e já agora, essas baterias usadas pela PSA requerem manutenção.