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Portugal: Vendas de veículos elétricos novos cresceram 78,5%

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Elkido says:

    A maioria das pessoas não sabem que a electricidade dos carregadores públicos poderá ser de 27.50€ cada 100 KMS….se soubessem as vendas seriam diferentes.
    Mas carregando apenas em casa é que compensa bastante… Na tarifa BI-HORÁRIA nas horas em vazio… nas horas mortas poderá ser de apenas 1.56€ cada 100 KMS e nas tarifas normais de 3€ e tal…e nas intermédias de 2€ e tal cada 100 KMS.
    O ideal seria comprar um carro ELÉCTRICO com uma grande autonomia para evitar3de carregar nos carregadores públicos com as taxas super elevadas.
    E não esquecer que as baterias de lítio poderão durar 170 000 ou 300 000 KMS antes de desgastarem e passarem a ter uma autonomia curta.
    OS Teslas é que dizem que as baterias têm uma duração de vida muito mais elevada… com 500 000 KMS perdem uns 5 a 20% de eficiência energética.

    • Keyboardcat says:

      Só tu pareces ser o iluminado. Deves julgar que quem compra um carro elétrico não sabe fazer contas de multiplicar.

    • David Guerreiro says:

      Nos Superchargers da Tesla também são esses custos de 27.50€ ?

    • RC says:

      Então mas paga esse valor porquê ? porque embirra em pagar ?

      Da ultima vez que usei nem a 5 euros chegou por cada 100 kms.

      As baterias não tem duração definida, podem durar 10 kms ou 1 milhão, tudo depende do tratamento que levam, e não existe o “antes de desgastarem”, elas têm um desgaste ao longo do tempo, que tende ser continuo. O que não faltam são teslas com mais de 500 mil e com as baterias ainda nos 90 %. Nessa altura já deixou de gastar o que chega para comprar 4 baterias, e ainda as pode usar em casa.

    • Ricardo says:

      Concordo com tudo à exceção desses €27,50, isso é completamente disparatado. Nos postos mais caros do país, aqueles super rápidos da AEs fica-te a cerca €8/€9 por cada 100km. E é só mesmo nesses super potentes, em que só há meia dúzia deles se não estou em erro. Porque por norma num PCR carregas por €6 a cada 100km.
      Para mim os melhores são aqueles dos supermercados em que te fica a €3/€4 a cada 100km. Mas depois o que gastaste vai para o cartão e muitas das vezes sai-te a custo 0. Na minha opinião o futuro passa muito por isto, vais a um estabelecimento comercial e se gastares x valor não pagas pelo carregamento. Esse sistema dos supermercados está muito interessante mesmo.
      Claro que o ideal é sempre carregar em casa, mas cada vez há mais opções mesmo para quem não tem como carregar em casa.

  2. Outro says:

    Muito bonito
    O problema é que a maioria dos portugueses ganha o SMN e mal dinheiro tem para pagar as contas quanto mais para um elétrico
    Afinal ha mais do que se pensa com poder de compra

  3. Elkido says:

    Nos carregadores públicos não são os 3 ou 4€ dos carregamentos cada 100 KMS…. são as super taxas adicionais que poderão chegar até 27.50€ cada 100 KMS…. é o inverso de carregarem em casa que poderá ser a uns 1.56€ por 100 KMS na tarifa BI-HORÁRIA entre as 22h e as 8h.
    Já tenho falado com utilizadores de veículos eléctricos e sei do que falo

    • RC says:

      Mas afinal qual é o carro que tem e o cartão que usa ? ou é daqueles que estaciona lá o dia todo e depois queixa-se do preços dos carregamentos ?

    • RC says:

      Já agora, eu sou utilizador e nunca ouvi falar desses preços absurdos, tem a certeza que falou com alguém ou viu na internet ?

      Diga aos seus amigos para virem cá, se não sabem usar eu ensino.

      • x3k says:

        É o mais provável… Ou deixa lá horas ou é aquele exemplo do Sr. da Turbo que deixou lá o carro depois de carregado e foi acumulando “taxas de estacionamento” no carregador mais caro de Portugal…

        Eu tiro o carro do carregador quando atinge os 80% (porque a partir deste valor o carro começa a limitar ele passa a receber abaixo de 40kW, e começa a descer ainda mais a partir desse momento e deixa de compensar nos PCR de 50kW) e e siga viagem e fica a cerca 5/6€ aos 100kms, ou seja, menos de metade o que eu gastava em gasolina.

        De que serve estar ligado a um PCR de 100kW enquanto o carro está só a puxar 10-20kW…

  4. Edgar says:

    Tendo em conta o número de carros vendidos, e o valor para o apoio à aquisição de viaturas elétricas anunciado para este ano (10M €), esse mesmo incentivo já nem chega para os carros que já foram vendidos. E ainda estamos em Março e sem orçamento de estado.

  5. Elkido says:

    Vocês estão todos distantes da realidade meus amigos…. comprovem aqui o preço real do carregamento dos carros eléctricos nos carregadores públicos…. isto foi em Novembro de 2021…. entretanto já subiu e puderá já atingir os tais 27.50€ cada 100 KMS agora.
    Comprovem aqui já com as taxas totais que fazem encarecer os carregamentos eléctricos públicos sff
    https ://www.escapelivre.com/2021/11/combustiveis-caros-e-carregar-eletrico-na-rede-publica-em-quanto-fica/

    • RC says:

      Então mas custa 27.5 euros onde ? Ainda não percebi, segundo esse texto custa 13€, mas enfim, quer-se armar se em teimoso, até pode custa 100€, é muito simples, deixe lá o carro durante uma semana e vai custar isso, se deixar o carro estacionado na bomba de combustível, quanto vai pagar.

      Não seja teimoso, o custo tem várias parcelas, uma delas é o tempo, antes quando não se pagava, muita gente deixava la o carro estacionado, agora foram apanhados de surpresa.

    • RC says:

      Está tão bem informado que nem sabe que não chegou a haver aumentos como se falava, o governo através do FA anulou os aumentos.

  6. AP says:

    Bicicleta. Já está na calha.

    Vão-se mas é f%&&r mais os eléctricos de baterias agarradas ao chassi e obsolescência encurtada.

  7. Obvio says:

    Vejam as marcas mais vendidas… e já entendem quem anda a comprar estes carros. Não sao as pessoas que fazem mil euros ao mês 🙂

  8. Miguel says:

    Se têm dinheiro e serve o propósito dessas pessoas muito bem.
    Só espero que não sejam enganados, ou se arrependam mais tarde 🙂

    • RC says:

      Então qual foi a sua má experiência com eles ? eu tenho à mais de 15 anos, tenho um com 23, só tenho pena não ter começado muito antes. Duvido que encontre uma opinião diferente.

      • Miguel says:

        Eu não tive má experiência, experimentei, mas mudei de ideias e decidi manter o meu anterior, porque para a minha utilização não compensa.
        Ando mais de mota do que de carro, o meu carro tem 50€ manutenção anuais e imposto de 18€.
        Ainda que não ficasse convencido com a parte financeira, também sinto mais prazer em conduzir o meu velhinho sem electrónica.
        O mercado funciona assim, cada um compra um produto à sua medida e se todos optarem por um, esse irá vencer e a tecnologia é adoptada.
        Talvez esteja portanto errado, mas prefiro manter o meu enquanto possível, para poupar e por prazer de condução.

  9. PorcoDoPunjab says:

    Com licença, desculpem, eu só vinha aqui perguntar o que se faz a um carro eléctrico quando as baterias estiverem nas lonas.
    Continuem a discussão, desculpem a intromissão, vou já sair e fecho a porta.
    Fui…

    • RC says:

      E o que faz a um carro a combustão quando o motor está nas lonas ?

      • Miguel says:

        Reparas, de preferência aproveitando tudo, menos desperdício e fica mais “original”

      • PorcoDoPunjab says:

        O motor do meu carro tem mais de dez anos e está como novo.
        Conhece alguma bateria que dure tanto?
        Mesmo que avarie, o arranjo nunca será o mesmo valor de umas baterias novas…
        Apenas uma pequena diferença…

        • RC says:

          Todas, eu tenho uma com 23 anos, e o motor com a mesma idade também está novo.

          Está a dizer que todos os carros comprados em 2011 e 2012 estão agora na sucata ? LOOOOL

          • Miguel says:

            Mesmo que não esteja na sucata aviso-te que se o PorcoDoPunjab tem um carro equivalente e com a mesma idade terá mais facilidade em vender do que o teu “novo” com baterias de 2011.
            Até podes ter razão e a bateria estar ainda razoável, mas toda a gente sabe que a duração média de uma bateria anda nos 10 anos e no máximo 20.
            E não há reparações, apenas substituição/desperdício de uma peça de 500kg (tesla)… a mim isto faz confusão, não aceito.

        • RC says:

          E precisa de meter baterias novas porquê ? não pode meter umas em segunda mão ?

          • PorcoDoPunjab says:

            Em segunda mão?
            Boa, de preferência tb já gastas porque se forem quase novas o preço é de uns bons milhares…

            Atenção que eu não estou contra os veículos eléctricos, até estou seriamente a pensar em adquirir uma scooter eléctrica, só que as baterias ainda estão a um preço proibitivo, ouvi falar que pedem mais de 7 ou 8 mil euros por umas novas, isto de automóvel, de scooter deve ser montantes mais modestos.

          • RC says:

            Sim em segunda mão, não existe quer ver, ainda à 3 meses comprei uma para o meu sistema solar.

            Só gostava de saber porque falam sem saber, só fazem achismo e depois não querem ficar mal na conversa.

            Pois pedem 7 mil euros, mas nessa altura já você deixou de gastar 2 a 3 vezes mais ou já trocou de carro.

            Sabia que os carros até dizem qual o estado de saúde da bateria ?

          • RC says:

            Já agora e para aqueles que pensam que baterias são como motores, além dos carros mostrarem o estado de saude das baterias, existem empresas que fazem o teste à bateria, ligam uma máquina ao carro e fazem um carregamento e uma descarga para ver a capacidade da mesma, comparam com os valores em novo e pronto.

        • RC says:

          Já agora, se o problema é sempre a durabilidade porque os fabricantes dão garantias de 8 anos à parte de baterias e motores nos eléctricos e dão 2 e 4 anos de garantia nos motores a combustão ? Os fabricantes também andam enganados ou querer falir ?

  10. PorcoDoPunjab says:

    Não, estou apenas a dizer que o motor do meu carro tem 200 mil kms, uns 15 anos de idade, nunca avariou, tem a mesma autonomia que sempre teve.
    E se avariar o arranjo é muito inferior à substituição de uma bateria.

    Conhece alguma bateria assim?

    • RC says:

      O meu tem 23 anos e também nunca avariou, e tem quase 300 mil.

      Conheço muitas, eu tenho várias, e porque tem de substituir ? isto não é a bateria de 12v do seu carro.

  11. PorcoDoPunjab says:

    RC, mas que carro eléctrico é esse que tem com 23 anos?

    • RC says:

      Há vários, e da marca que mais vendeu no ano passado, de 1998.

      • Miguel says:

        Não foste nada claro, nem o Tesla Roadster existia nessa altura, muito menos o LEAF ou o ZOE.
        Ainda para mais, com essa idade as baterias teriam ainda menos qualidade que as actuais, que por norma duram entre 10 a 20 anos (ainda à pouco tempo a media começava nos 7 anos).
        Portanto, já sei o que andas a tentar fazer.

        • RC says:

          Mas existia os eléctricos da PSA, a qualidade é boa, muitas ainda funcionam, eu tenho as minhas num sistema solar a funcionar 24 horas por dia.

          Não se trata de qualidade, mas sim de densidade, essas baterias pesam mais do dobro das de agora para guardar a mesma quantidade de energia, e eram bem mais caras.

          Ando a tentar quebrar mitos e a informar os menos informados.

        • RC says:

          Norma ? existe alguma norma de duração, pode existir uma média, mas nada diz que tem de durar apenas X, também há duração para motores ? não, tudo depende da manutenção e formas de usar, e já agora, essas baterias usadas pela PSA requerem manutenção.

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