Enqueue – O player de música mais rápido e elegante para Mac
Existem motivos suficientes, para um utilizador Mac OS X querer um reprodutor de música diferente que aquele que a Apple disponibiliza no seu sistema operativo. Podem precisar de algo mais leve, menos complexo, mais simples de utilizar e mais agradável graficamente.
Existem e já falámos em várias opções, desde o Cog ao Vox, passando recentemente pelo Clementine, muitas são as possibilidade para além do iTunes. Não é que o iTunes não seja poderoso, multifacetado e polivalente, não, é e até demais, poderá ser uma ferramenta exagaradamente abrangente para quem apenas quer... ouvir música. Descobri um muito interessante que reune vários desses pontos referidos, é rápido, leve, esteticamente é muito agradável e tem as funcionalidades que chegam para o que necessitamos, falo do Enqueue.
Esta aplicação tem algumas particularidades interessantes que destacam este player de outros para o mesmo segmento. Os vários automatismos criados dão um toque futurista sem que este perca o look&feel Apple.
Teclas multimédia e Atalhos genéricos
Controle a sua música a partir de qualquer aplicação com atalhos personalizáveis para as funções genéricas como o play/pause, próximo, anterior e classificações.
Listas de reprodução
Tal como no iTunes e mesmo vindas do iTunes, as listas do Enqueue são simples de criar e de gerir. Além disso, se lhe interessar importar todas as listas já criadas no seu iTunes, é muito simples de o fazer, conforme pode ver na imagem dois deste post. O menu Import your list from iTunes faz essa tarefa sem qualquer problema.
Ordem de reprodução
Se pretender organizar a sua lista de reprodução, basta arrastar e largar os temas, caso não queira um determinado tema na sua lista... simplesmente arraste-o para fora da janela e este evapora-se, saindo de imediato da lista.
Acompanha o seu Top de Intérpretes e Músicas
Esta funcionalidade é curiosa, mais pela forma gráfica com que é mostrada. Ao longo do tempo, esta ferramenta permite que o utilizador saiba quais os temas mais reproduzidos e quais os cantores que mais passaram na audioteca. Com uma aparência sóbria esta é mais uma pérola que o Enqueue traz.
Monitorização de pastas
O Enqueue tem uma função que permite ao utilizador adicionar pastas que por norma recebem música. Desta forma o reprodutor de música terá sempre a lista actualizada sem ter que voltar a importar os temas. Mesmo que as pastas sejam alteradas de lugar ou até renomeadas, serão sempre monitorizadas.
Suporte alargado a formatos áudio
Enqueue suporta etiquetagem de temas e reproduz muitos formatos existentes actualmente no leque de conteúdos áudio, entre eles pode encontrar os formatos MP3, MP4, AAC, Ogg Vorbis, FLAC, WavPack, WAV, AIFF, Musepack, APE, TrueAudio e M3U.
Além destas funcionalidades e características que deixei, poderá contar com uma estrutura desenvolvida em Cocoa 64-bit, poderá ter acesso às listas do Last.fm, e ao reproduzir este dispara avisos de novo tema e informações relacionadas utilizando as notificações Growl, suporta bibliotecas de temas acima das 50 mil músicas e permite, como já referi, a importação das bibliotecas do iTunes.
Actualmente é o meu player no Lion, estou satisfeito com o desempenho e com a forma simples e completa de gerir uma pequena acção... como é a de desfrutar da música.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: Enqueue 0.45 Beta [9.3MB]
Homepage: Enqueue
Este artigo tem mais de um ano
Elegante? lol
Pela primeira vez uma alternativa ao Itunes que me interessa! Irei testar
Só por tocar ficheiros de audio no formato FLAC, vou testar!
Gostei do player. Mas ainda falta aceitar importar playlist em outros formatos como m3u e se possível aceitar selecionar várias e importar ao mesmo tempo (para não ficar uma a uma a vida toda).