COVID-19 acelerou crescimento dos serviços over-the-top diz ANACOM
A pandemia por COVID-19 tem acelerado muitos processos, mas também exigido muito aos serviços digitais. De acordo com a ANACOM, a pandemia por COVID-19 provocou um forte crescimento dos serviços over-the-top (OTT).
O grande destaque vai especialmente sobretudo para as chamadas de voz ou vídeo, do vídeo streaming on demand, da frequência de cursos online, bem como da compra de produtos online.
ANACOM: Em 2019, Portugal ocupava o último lugar deste ranking
Em 2021, 80% dos utilizadores de Internet efetuaram chamadas de voz ou vídeo, mais 10 pontos percentuais (p.p.). do que em 2020 e mais 27 p.p. do que em 2019, refere a ANACOM. Portugal ultrapassou a média dos 27 países da União Europeia (UE27), com mais 7 p.p., passando para a 9.ª posição do ranking da utilização deste tipo de serviços.
Em 2019, Portugal ocupava o último lugar deste ranking, revelou hoje a ANACOM através de uma publicação feita na sua página de internet.
O instant messaging foi utilizado por 91% dos utilizadores de Internet. O nível de utilização deste tipo de aplicações em Portugal encontrava-se 12 p.p. acima da média da UE27, ocupando a 6.ª posição no respetivo ranking, refere o documento da ANACOM.
Caso se considere o total de indivíduos, e não apenas os utilizadores de Internet, a penetração deste serviço em Portugal seria de 75%. Segundo esta perspetiva, Portugal ficou 5 p.p. acima da média europeia, posicionando-se no 12.º lugar do ranking da UE27.
A leitura de notícias online, a participação em redes sociais, a música online e o Internet banking foram outros dos serviços com níveis de participação superiores a 50% entre os utilizadores de Internet em Portugal. A utilização de redes sociais, o acesso a informação online e a participação cívica e política online em Portugal foi significativamente superior à média da UE27. O Internet banking e o e-commerce eram mais populares na UE27 do que em Portugal.
Os indivíduos mais jovens, com o ensino superior, estudantes e com maiores rendimentos apresentaram uma maior propensão para a utilização dos diversos serviços over-the-top analisados, tal como ocorre na média da UE27, refere a ANACOM.
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Ora tudo isso e mais alguma coisa levou a que :
Vodafone :
* por cerca de 30 euros tinha antes 100/100
* agora pelos mesmos cerca de 30 euros – 100 canais
Não inclui Tv Box, 30/30 Mbps, Smart Router, Voz Fixa – Chamadas incluídas Para a rede fixa e 31 destinos internacionais
A desculpa dada na altura era que havia muita gente a trabalhar em casa e que tinha de ser feito este “garrote” para não haver “quebras” na qualidade.
Todavia se a mesma pessoa abrir os cordões à bolsa, pagando mais já pode ter 1 Gbps/200 Mbps
Smart Router Wi-Fi 6, Oferta 1 Super Wi-Fi Extra Wi-Fi 6, Voz Fixa – Chamadas incluídas
Para a rede fixa e 31 destinos internacionais
Se isto foi um roubo descarado e oportunista, não sei como se classifica tal situação.
Nota: basta dar uma volta pelos 3 mosqueteiros e ver os preços iguais ou MUITO parecidos (para mais alto do que antes da pandemia pois claro)
Há todos os indícios de concertação.
Mas olha que a meo, tem um serviço 3 play a menos de 30 euros. Não estou a ver o espanto. Se isso é concertação de preços, não sei. Que é mais barato é. Se é melhor, não vou discutir.
Companheiro, proxima vez atenta mais no que lês
€28,99/mês
Aderir
Inclui €8,00 de desconto durante 6 meses
€36,99 após 6º mês
vês aquela parte dos 35,99 depois de 6 meses !??!? pois deverias perceber que todos tem esta treta
Eles dão com uma mão e tiram com a outra. Primeiro viciam-te no serviço a preço de saldo, depois aumentam o preço para o valor que querem.
Os preços andam combinados há 20 anos. Concorrência é coisa que não há. Mas também, para que raio um utilizador “normal” precisa de 1000/200? Prefiro net mais lenta e com latências e estabilidade boas. Tenho 100/100, faço downloads, streaming, gaming e não me faz falta nada. E são vários equipamentos em casa.