Eletricidade: Seria um erro político favorecer combustíveis fósseis
As últimas notícias revelam que no futuro a eletricidade pode aumentar substancialmente. O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, já tinha referido que o elevado custo na produção de eletricidade combate-se com a energia limpa.
Hoje o ministro referiu que seria “um erro político” favorecer a utilização dos combustíveis fósseis para reduzir o preço da eletricidade.
Valor da eletricidade poderá fazer sair empresas de Portugal
O ministro disse hoje que o Governo privilegia a redução do preço da eletricidade e que seria “um erro político” favorecer a utilização dos combustíveis fósseis.
A nossa intervenção é no sentido de garantir a eletrificação do país, por isso, a colocar dinheiro público para reduzir [o preço de] uma fonte de energia, é a eletricidade, é essa que vamos fazer. Nos combustíveis fósseis não vamos fazer
O governante falou hoje sobre a lei aprovada na sexta-feira que permite a fixação de margens máximas de comercialização para os combustíveis simples e GPL engarrafado.
Matos Fernandes explicou que esta medida “permitirá ao Governo intervir numa parcela da fixação de preços de combustíveis, as margens dos próprios vendedores”, mas que “o preço dos combustíveis é fixado, essencialmente, do preço do bem primário, que é o petróleo” e “aí nenhum governo tem capacidade de intervir”.
O ministro afirmou que ninguém “mostra satisfação com o aumento dos combustíveis”, mas reiterou que “o Governo não tem nenhum papel para poder intervir”.
Questionado sobre a possibilidade de reduzir os impostos sobre os combustíveis, o responsável pela tutela frisou que “é um erro, do ponto de vista do objetivo da neutralidade carbónica do país, fazer uma intervenção que favoreça a utilização dos combustíveis fósseis”.
Ainda relativamente ao aumento do preço da energia, há multinacionais que pensam sair de Portugal com a subida dos custos da eletricidade. O presidente da Associação Empresarial de Portugal alertou que "estes aumentos têm um grande impacto na nossa competitividade”.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Eles bem são alertados , mas baixar os impostos (mesmo que temporariamente) é que por nada , as empresas que se vão abaixo , o dinheiro entra por outras “frestas” da janela , enfim é o que temos ” Esq – Centro – Dir”
tuti a misma cosa.
Baixar os impostos era aumentar o lucro das empresas… foi o que aconteceu, a 150%, com redução do IVA na restauração.
Deves ser funcionário publico …
Aumentar os lucros das empresas (que não seria o caso) seria permitir investir, crescer, criar emprego, criar sustentabilidade empresarial e reduzir as importações.
É graças a pessoas com a tua “visão”, que os políticos de todos os quadrantes se mantêm no tacho a vida inteira, por mais incompetentes que sejam, como é exemplo o labrego que deu origem a este “post”.
Diz isso às milhares de empresas que “oferecem” ou sugerem serviços aos possíveis clientes com preços sem IVA, tentam fugir aos impostos de mil e uma maneiras, pagam o menos possível aos empregados e ainda tentam que trabalhem fora de horas e sem compensação.
Não acredito que sejam todas as empresas assim mas também não acredito que investir, crescer e criar emprego seja sinonimo de distribuição justa de lucros criados.
Prova disso são os paraísos fiscais e milhões que lá param de empresas portuguesas, empresários, políticos etc.
Portugal tem uma cultura/educação fiscal muito negativa, aprendemos a cometer crimes fiscais como se nada fosse, os políticos não ajudam em nada ao ser exemplo mais evidente desta situação.
Nao discordo do que diz mas quem dá trabalho/emprego as pessoas? Empresas. Qual é o motor da economia? Empresas. Esta história de ver as empresas como vilão está antiquada e é mais uma forma de atirar areia para os olhos das pessoas, problemas existem? sim! As empresas são santas? óbvio que não!
O que é necessário fazer é regulamentar, controlar, é esse o papel do estado e é esse o verdadeiro problema, pergunto porque é que os políticos não apertam com a regulamentação e leis eficientes? Porque são os primeiros a usufruir de leis que não são claras e eficientes.
Se os combustíveis e energia estão a aumentar, ou a empresa aumenta os preços de forma proporcional, ou os lucros (muitas vezes já ténues) diminuem ou anulam-se.
Se o governo baixasse nem que fosse 5% os impostos sobre os combustíveis todos ganhávamos poder de compra, o governo não perdia, porque os impostos são uma % sobre o valor do produto que está a subir, pelo que amealhariam o mesmo, e as empresas podiam manter as margens, sem colocar em perigo postos de trabalho e competitividade no mercado global.
Não entender isto é ver o mundo à lupa vermelha
Questão é que a ideia do governo PS não é não perder dinheiro, é manter impostos mas conseguir obter maior retorno dos mesmos, por isso não querem baixar.
À boleia das emissões co2 vamos ver muita coisa aumentar o preço, convem não esquecer que aumentos nos combustiveis ditam aumentos no transporte de produtos, isso significa que isto pode significar o aumento de literalmente tudo.
alerta: Funcionário Publico!
Quando se deu o crash económico, muitos países uma das primeiras coisas que fizeram foi baixar os impostos de forma aumentar o consumo e meter a economia a funcionar.
Mas como sao paises ricos nao devam saber o que fazem. Portugal é obviamente o exemplo a seguir
Ainda bem que empobrecer as famílias não é um erro político.
Querem favorecer a Eletricidade? Tirem os impostos associados… o pessoal já começa a pensar duas vezes…
Se não houver bom senso, a continuar assim, dentro de pouco tempo vamos ter as prateleiras e as bombas vazias, porque não vai haver empresas que transportem mercadorias com preços de combustíveis cada vez mais caros.
Disseram o mesmo em 2008, 12 dos 12 líderes dos grevistas estão ou estiveram presos, por tráfico de droga e por transportes irregulares de milhões de euros.
Alguns ainda estão fugidos à justiça com dinheiro que ninguém sabe onde foi obtido. E a maioria dos camionistas não concordava com eles. Simplesmente quando estacionam 2 camiões em frente aos portões, não os podem empurrar de lá para fora.
Isso já acontece no UK mas para acontecer em Portugal tinha que a UE cair (dissolver-se).
“é um erro, do ponto de vista do objetivo da neutralidade carbónica do país, fazer uma intervenção que favoreça a utilização dos combustíveis fósseis”.
Ta certo, então até a população ter toda um carro eléctrico vamos levar com o aumento de preço dos combustíveis? Portanto, o português não consegue comprar um elétrico porque é demasiado caro para a nossa carteira, então o tuga vai juntando uns trocos quando pode para mais tarde o fazer, mas com a gasolina a chegar aos 2€ por litro, essa poupança torna se ainda mais difícil.
Mas vamos embora, tudo em nome da neutralidade carbónica.
Até ter carro elétrico e sítio onde o carregar. Este ministro é uma vergonha.
Parece que o Sr. Ministro também é “um erro político “.
Calma! Quando a população tiver toda um carro eléctrico, iremos ter de voltar à luz das velas pois não haverá dinheiro para pagar a conta da electricidade.
Se é um erro político então o governo que dê um automóvel elétrico a quem tem um automóvel a gasolina/gasóleo/disel (com o mesmo numero de portas).
Não votaram neles?
Agora aturem-nos.
Ai aguenta aguenta..
Onde é que andam os grandoleiros e os indignados profissionais das 09 às 17…?
Desapareceram?
Erro político é meter gente desta a mandar.
Cada vez mais pobres.
Mas as pessoas não aprendem, não dá para mais.
É o que temos…
+1
A observar a abstenção que houve nas urnas, não admira.
A preocupação maior foi o resultado do futebol na semana que sucedeu.
não, não votei neles, como posso fazer para ser governado por aqueles em que votei?
https://portugalglorioso.blogspot.com/2021/08/clemente-nunes-desmente-o-ministro-ambiente.html?m=1
Se para a maioria das pessoas é praticamente impossivel comprar um carro electrico, a solução podia passar por o Estado dar um incentivo á conversão de carros existentes em hibridos ou electricos. https: //www.motor24.pt/sites/conversao-de-veiculos-a-combustao-para-eletricos-uma-oportunidade-para-portugal/1486817/
(Ao pesquisar por isto só se encontram paginas do Brasil, das duas uma: Ou isto é fake news só divulgado no Brasil ou Portugal não quer saber da carros electricos.)
Agora que já têm o dinheiro da bazuca e dos impostos do carbono já podem incentivar a compra de VEs e solar a metade do preço para toda a gente
Este é um xuxa do pior!!
Boa noite.
Penso que já que a EDP teve 77 milhões e Galp, 29 milhões de euros, de benefícios fiscais, já pagámos a neutralidade carbónica durante o próximo ano. Mas para o PS, é melhor continuar a esfolar o povinho até ao tutano, já que quando saírem do Governo, sempre têm que ir para algum lado… Gostava de ver agora a cara do rebanho que andava atrás do Costa nas autárquicas… Cumps.
Não posso com este ministro
È um autêntico Boy
Já não há eleições, agora podem carregar à vontade
Um erro político é votar no PS
yep
Não podem fazer nada quanto ao aumento dos combustíveis? Esta gente goza com a nossa inteligência: na última crise dos combustíveis em 2008, o preço do litro de gasóleo e gasolina era mais baixo e o preço bdo barril de petróleo era mais alto do que agora. Então, o que é que está a mais no preço ? O ministro e os impostos.
Onde está a redução do IVA da electricidade?
prometido não é devido
Falam de boca cheia porque têm carros elétricos que não compraram, e carregam com eletricidade que não pagam!
Siga, rumo aos 2€ Litro
O ministro afirmou que ninguém “mostra satisfação com o aumento dos combustíveis”, mas reiterou que “o Governo não tem nenhum papel para poder intervir”.
Questionado sobre a possibilidade de reduzir os impostos sobre os combustíveis, o responsável pela tutela frisou que “é um erro, do ponto de vista do objetivo da neutralidade carbónica do país, fazer uma intervenção que favoreça a utilização dos combustíveis fósseis”.
Hipócrita e incompetente! O verdadeiro motivo de não retirar/reduzir impostos é a de não perder a receita enorme que entra nos cofres do estado.
E já agora a eletricidade não depende do gás natural? se continuarmos a rumar o pais só para a eletricidade os aumentos desta serão extremamente elevados devido ao aumento do gás natural que obviamente nenhuma empresa do ramo fechará os olhos.
inflacao chegando e governos a tentarem conter precos onde foi sua culpa!
Seria um erro os portugueses que vivem perto da Espanha não abastecerem lá as suas viaturas. E depois o Governo ainda quer que na raia, os contribuintes gastem cá o dinheiro?!!
Em 2012, tivemos os combustiveis mais caros dos últimos anos com a gasolina a rondar os 1.75€ e o Gasóleo a chegar quase aos 1.5€. Naquela altura, em 2012, o barril de petróleo estava a 111$ e neste momento, em 2021, custa 84$.
Como todos sabemos, actualmente os valores dos combustiveis já passaram largamente os valores de 2012 e dado que não é pelo preço do petroleo, ou é pelos impostos, ou pelas margens dos vendedores.
Seja de um forma ou de outra a meu ver é descaradamente mentira quando é dito “o Governo não tem nenhum papel para poder intervir”.
Shhh…a CuLpA é Do PaSsOs!
Intervenção estúpida do Ministro, para justificar o injustificável.
Ninguém está a pedir para os combustíveis fósseis serem beneficiados. Só não queríamos era que fossem tão prejudicados. Estão a forçar uma transição energética demasiado rapidamente e isso vai ter consequências nefastas para os consumidores/contribuintes, que vão arcar com os agravamentos dos custos.
Não temos as estruturas adequadas para possuirmos massivamente carros elétricos. Tanto em matéria de abastecimento público de energia como das instalações elétricas das nossas casas. Para termos um carro elétrico (com um pack robusto de baterias) a carregar em casa e recarregar as baterias em apenas algumas horas, é necessário instalar um carregador específico e isso pressupõe reforçar o sistema elétrico caseiro ou instalar uma nova linha. Quanto é que isso vai custar a mais? E porque é que não fazem essas contas, com honestidade, e informam as pessoas?