Dica: Saiba como se proteger ao enviar email no Gmail do Android
Presente em todos os smartphones Android, o Gmail é uma das apps mais usadas neste ecossistema móvel. Dá acesso a este serviço de email de forma transparente e natural, com uma interface simples de usar e muito ajustada ao que os utilizadores precisam.
Esta app, na sua versão Android, tem algumas ferramentas para proteger os utilizadores. Hoje vamos conhecer uma quer permite impedir os utilizadores de enviar emails sem ter um controlo sobre este processo.
A app Gmail é já quase natural no Android e no universo da Google. Todos os utilizadores a têm presente e muito provavelmente usam esta proposta de forma constante para comunicar, recorrendo assim ao email como a sua escolha.
Com uma interface que tem evoluído muito ao longo dos anos, esta app tem também algumas proteções para os utilizadores. Basta saber usar estas medidas para estes ficarem mais protegidos e, por exemplo, não enviarem emails sem que queiram ou por engano.
Comecem por abrir o menu da app Gmail, carregando para isso nas 3 barras horizontais, que encontram do lado esquerdo da caixa de pesquisa. Neste menu devem descer até ao final da lista e depois encontrar a opção Definições, que devem abrir.
Neste ponto acedem à lista das contas configuradas na app Gmail e também o acesso às definições que a app Gmail permite que alterem. Escolham esta última opção, chamada Definições gerais, para assim terem acesso à longa lista de opções.
Nesta lista de opções e configurações da app Gmail, que é bastante longa, devem descer até chegar ao final. Aqui, e num grupo de 3 opções, vão encontrar a que procuram. Alterem a opção Confirmar antes de enviar para que fique ativa e a proteger o utilizador.
Desse momento em diante, o utilizador passa a ter uma medida de proteção adicional para enviar os seus emails na app Gmail. Devem criar a mensagem da forma normal e como sempre fizeram, sem que notem qualquer alteração ou mudança no processo.
É apenas no momento do envio da mensagem que vão notar de imediato a mudança. Passa a estar presente um pop-up com um pedido de confirmação, com que devem concordar. Só depois é que a mensagem é efetivamente enviada, protegendo o utilizador nos casos em que estas saem sem autorização.
Esta é uma opção simples e que podem e devem ter ativo na app Gmail do Android. Controlam o envio das mensagens de email, que apenas são enviadas quando o utilizador autoriza e efetivamente quer.
Este artigo tem mais de um ano
Título errado, dando a entender algo diferente. Além disso, muita conversa para uma funcionalidade básica.
O título enquadra a função, pois é uma forma de proteger o utilizador, alertando-o.
Depois, porque muitas vezes enviamos mails o nome da pessoa e não porque estamos a ver o endereço, podemos enviar o que queremos para um destinatário que não queremos.
São dicas que por mais básicas que possam parecer, a maioria das pessoas desconhecem.
sim, devia ser “How to Avoid Accidentally Sending Emails in Gmail on Android”
Concordo perfeitamente, com um título mais adequado ao entrar na notícia já tinha noção do que ia encontrar.
Assim entrei com uma espectativa e saí com sensação “só isto?”.
Entendam isto como uma crítica construtiva, para este site não se tornar equivalente às notícias “lifestyle”.
Já agora, os developers do pplware aproveitem a ideia para colocarem essa opção no envio dos comentários, ou pelo menos fazer mais validações antes de tentar enviar o comentário e dos receber como resposta que algo está mal (por exemplo o email), e obrigar a escrever tudo de novo
Estas introduções que o pplware faz no artigos das “Dicas” são demasiadas extensivas e “esgotantes”! Uma pessoa que vem ler uma dica, primeiro que comece a aprender alguma coisa, já está esgotada de tanto ler a introdução do artigo! Acho que o pplware devia fazer uma introdução muito muito mais curta e concentrar-se mais na dica em si.
De qualquer forma, obrigado ao pplware pelas boas dicas que costuma deixar aqui!
O truque é ler as fontes.
Independentemente do artigo ter o título adequado, ou não, não deixa de ser uma informação útil para os utilizadores do Gamail, menos experientes. Venham mais.
Só não percebo como depois de tantos anos e de tanto remexer na app Gmail, o Google não permite “ver todos” All mail disponível como pré definido.