Dica: Como ganhar espaço com as apps que não usa no Windows 11
Apesar de não ser focado em máquinas menos recentes, o Windows 11 tem no seu leque de funcionalidades, algumas dedicadas ao ganho espaço de armazenamento. São funções essenciais e que todos os utilizadores vão apreciar.
Uma delas, muito interessante, permite ganhar espaço com as apps que não são usadas. Estas podem ser arquivadas e mantidas num estado de hibernação até serem necessárias. Nesse momento regressam e ocupam o seu espaço natural e necessário. Veja como ativar e usar este modo.
Nem sempre o Windows 11 está presente em máquina com espaço de armazenamento elevado. Isto obriga a que seja feita uma gestão criteriosa das apps que são instaladas e mantidas presentes, para os utilizadores terem tudo organizado.
Para ajudar e automatizar este processo de gestão de espaço, o Windows 11 tem uma funcionalidade única. Pode colocar as apps não usadas em arquivo, mantendo apenas os dados a elas associados, sendo reinstaladas da loja de apps se voltarem a ser necessárias.
Para ativarem esta novidade, devem aceder às Definições do Windows 11. Aqui dentro devem depois escolher a opção Aplicações, da lista de entradas que têm disponível do lado esquerdo.
Do lado direito, dentro desta área, devem escolher a opção Aplicações e funcionalidades, o que fará abrir uma nova área. Aqui dentro, devem começar por escolher a opção Mais opções, para expandir de imediato.
Com as novas opções presentes, devem procurar a segunda entrada que está nesta lista, Arquivar aplicações, que dá acesso direto à gestão desta funcionalidade do Windows 11. Carreguem na opção e abram esta nova área.
Aqui têm finalmente a opção que procuram para ativar ou desativar esta funcionalidade. Encontram a explicação da forma como funciona e como a podem usar. Devem apenas ativar o interruptor presente para que fique ativa.
Desse momento em diante, parte da gestão do espaço livre fica entregue ao Windows 11. Este vai monitorizar a utilização das apps presentes e sempre que o espaço for necessário, vão ser arquivadas.
Esta nova funcionalidade do Windows 11 será extremamente útil para os utilizadores deste sistema. Garante que o espaço necessário existe e caso precisem, as apps são removidas e reinstaladas quando forem executadas na primeira vez.
Este artigo tem mais de um ano
Apesar de não ser focado em máquinas menos recentes, o Windows 11 tem no seu leque de funcionalidades, algumas dedicadas ao ganho espaço de armazenamento. Uma delas, muito interessante, permite ganhar espaço com as apps que não são usadas.
Uma contradição se o W11 é tão seleto para as grandes máquinas, top top, equipam apenas Ferraris, mas depois vêm com ninharias como a importância um espacinho no carro para a palha dos cavalos!
Mas o win11 existe???
Pensava que era só um protótipo!