Leilão 5G: Já se passaram 170 dias e rede de quinta-geração nem vê-la
Espera pelas redes 5G? Terminou hoje o centésimo septuagésimo dia da fase de licitação principal do leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz.
Tiveram lugar 12 rondas. Conheça as melhores ofertas de cada lote no termo da última ronda.
Leilão 5G já rendeu 448,5 milhões de euros
As propostas dos operadores no leilão 5G, que hoje chegou ao 170.º dia de licitação principal, totalizaram 364,2 milhões de euros, de acordo com dados divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).
Este processo dura há quase oito meses (arrancou em 14 de janeiro) e, atualmente, nos países da União Europeia, só Portugal e a Lituânia não têm ofertas comerciais de quinta geração (5G).
Se o leilão tivesse terminado hoje, o Estado teria arrecadado mais de 448,5 milhões de euros (incluindo a licitação dos novos entrantes de 84,3 milhões de euros), bastante acima do montante indicativo de 237,9 milhões de euros.
A faixa 3,6 GHz, com 40 lotes, é a única que tem sido alvo de ofertas - mais precisamente desde 05 de março -, com 209,6 milhões de euros na sessão de hoje. A licitação principal inclui os operadores Altice Portugal (Meo), Nos, Vodafone Portugal, Nowo (Másmovil) e também a Dense Air, e visa a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz, depois de uma primeira fase exclusiva para novos entrantes.
O processo tem sido bastante contestado pelas operadoras históricas, envolvendo processos judiciais, providências cautelares e queixas a Bruxelas, considerando que o regulamento tem medidas "ilegais" e "discriminatórias", o que incentiva ao desinvestimento.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Ando todos os dias preocupado porque não consigo viver sem o 5G.
Nem tão cedo Portugal terá ofertas comerciais de quinta geração (5G) por parte das operadoras de telecomunicações nacionais.Isto tudo por causa do total obstáculo que tem sido a ANACOM.Tem sido vergonhosa a atitude da ANACOM.Vergonhosa !! ಠ_ಠ
Perguntem ás operadoras porque é que fazem ofertas de 1 euro, em cada frequência, mesmo que todos saibam que aquela operadora só quer x frequências e o resto é só para demorar mais? Meo, NOS e Vodafone tem feito essas grandes ofertas, que em 180 sessões, o preço de cada frequência subiu entre 180 e 192 euros…. em valor total que já ultrapassa os 190 milhões de euros. No 4G entenderam-se e em 15 dias o leilão foi terminado.
Uma boa forma de aprender os números ordinais até pelo menos dez mil contando diariamente.
Verdade 😀
Ou uma forma de total incompetência da ANACOM no que faz, bastava ter isso previsto quando lançou o concurso ou não? ou quem foi para lá não tem competências para estar lá?
A Anacom usou regras que funcionaram em 2011, onde surgiram suspeitas de acordos para baixar o valor, sendo que a PT foi multada por ter adquirido uma frequência e a ter recusado, sendo vendida à Optimus… por metade do valor, ao mesmo tempo que a Zon faz o mesmo para outra frequência.
Agora, as operadoras estão-se a vingar fazendo ofertas de 1 euro, para valores de 100 milhões.
Em Castelo Branco por vezes já apanho 5G (MEO) .
Apanhas em Wifi… não na rede móvel. Na rede móvel é possível teres 5G da Orange, pois já existem antenas em Penha Garcia. Ao amanhecer é possível que tenhas roaming deles e active o 5G.
Continuo a chorar porque não tenho 5G uááááá uáááá
Eu tenho 2.4 e 5G em casa, não empresto à ninguém
5G ≠ 5ghz
Mas é que o wifi diz mesmo 5G, deve ser para confundir, porque devia ser 5GHz.
5G da rede móvel é 5ª Geração
Routers da MEO já disponibilizam ligações 5G… via router. Não é rede móvel.
Isso é Wi-Fi 😀
O estado já encaixou 448,5 milhões de euros com o leilão!? É que a o texto dá a entender que é uma possibilidade e não algo factual!
Ainda não encaixou porque ainda não fechou
Poderá acabar por encaixar menos?
Pode, até pode nem encaixar nada porque o concurso está em tribunal por alterações durante o decorrer do mesmo.
Pode ser tudo anulado e voltar tudo de novo não se sabe.
Como sempre ouvi dizer lucro bom é lucro no bolso.
Pode acontecer o que aconteceu em 2011, com o 4G, em que o licitante (operadoras) desiste após o encerramento, sendo a frequência entregue a uma das outras ofertas.
Neste caso não deve haver problema. Em 3 meses a maioria dos valores subiu… menos de 200 euros.
A maior parte dos que compraram smartphone 5G às pressas, quando tiverem 5G já trocaram de smartphone.
Este lixo nao faz falta
Estão à espera da Lituânia, que pelos vistos está igual a nós
Na França conseguiram ter… no centro de 7 cidades. No resto do país, as próprias operadoras dizem “2023, provavelmente 2025”.
Ahh. Por isso é que o meu ” chip” que veio na vacina ainda não apanha sinal.. A culpa é da rede.. E eu a pensar em ir trocar o chip…
Isto é a gozar literalmente… Andamos com o 4g nas zonas rurais que não passa dos 5mb e o 5g estão todos preocupados porque aí da não há ligação.. Mais valia uma 4g a funcinae como deve ser…
No fim vamos todos pagar a factura. É agradecer à ANACOM…
As operadoras é que andam a licitar baixinho baixinho com incrementos de 1% em cada sessão.Na Suiça fechou em 1 dia porque as operadoras pagaram o que era rela/devido ao Governo (Anacom lá do sitio).Todos os paises do Sul estão, mais ou menos , com este problema…Licitar à última e com incrementos muito baixos para um leilão individual.Há claro está, concertamento entre as operadoras.
@Papa Joe Ainda ninguém entendeu isso!
Continua-se a achar que a culpa é da Anacom, e até pode ser… (na definição das regras do leilão).
Mas quem está a licitar são as operadoras… enfim.
A Anacom achou que as normas de 2011, adaptadas para tempos correntes, era eficaz.
No de 2011, ficou resolvido em 14 licitações individuais. Só existiram 2 reclamações, MEO e Zon/Optimus não quiseram uma das frequências adquiridas, tendo ficando com a da outra… o que deu uma multa para cada. Neste momento, estão-se a vingar da Anacom e a atrasar o fim para ver se o mercado estabiliza, pois a venda de telemóveis 5G está fraca.
As crianças daqui não percebem nada disso.
As operadoras estão a atrasar o leilão, porque não tiveram a adesão esperada aos tarifários 5G. Também estão a ver o que se passa nos EUA e na Inglaterra, onde 3 em cada 4 clientes, desistiram do 5G , voltando para tarifários 4G, por serem mais baratos. Estão a testar se foi por causa do Covid-19… entretanto, as operadoras não tem antenas disponíveis e a MEO tem o armazém de Xabregas cheio, sem as montarem, ao mesmo tempo andam a montar torres 3G que importaram de França… já usadas.
Ninguém quer saber do 5G para nada por isso está tudo bem.
Ainda nem o 4G o vemos na totalidade, quanto mais o 5G. Propaganda falsa, é o que operadores têm vindo a fazer sobre o 5G nos últimos meses.