Desempenho do chip A15 do ‘iPhone 13’ continua a dominar os rivais do Android
A Apple está no bom caminho no que toca ao desenvolvimento dos seus SoCs. Os chips de última geração estão a ajudar a empresa a colocar no mercado computadores, tablets, smartwatches e smartphones com grande poder de processamento, menor consumo de energia e grande longevidade. Segundo informações, o iPhone 13 terá um chip A15 que é o corolário desta realidade descrita.
Um benchmark sobre o que se diz ser o GPU do chip A15 da Apple, destinado ao "iPhone 13", refere que aquele é 13,7% mais rápido que o A14, mantendo a liderança da Apple no desempenho móvel.
Um teste de benchmark de GPU Manhattan 3.1 mostra que o chip A15 da Apple atingiu 198 FPS durante a primeira ronda de testes. No entanto, a segunda ronda não é tão impressionante, com uma pontuação de cerca de 140 FPS a 150 FPS.
Os resultados do benchmark mostram como a GPU A15 se saiu após duas rondas de testes. As pontuações mostram que o A15 precisa diminuir a sua velocidade depois de algum tempo, mas mesmo quando se considera a queda de velocidade, ele supera os concorrentes por uma margem considerável.
De acordo com um tweet de um leaker conhecido como "FrontTron", os testes de benchmark foram realizados numa amostra do A15 adquirida num lote de julho. Os resultados foram discutidos num fórum coreano chamado Clien.
Segundo o tweet, o iPhone 12 atinge em média 170,7 FPS de desempenho máximo no teste Manhattan 3.1. FrontTron diz que o throttling não é um problema, já que "excede" o desempenho máximo do A14, embora os números pareçam contradizer esta afirmação.
Apple A15 GPU peak benchmark test Manhattan 3.1: 198 FPS (July unit sample) However, after second round of test, throttling kicks in and drops to 140~150FPS. (1/2)
Source: https://t.co/Sl1xfN5ktB
— Tron ❂ (@FrontTron) September 6, 2021
Tudo isto deverá ser confirmado em breve já que os rumores apontam a data de 14 de setembro para a apresentação do iPhone 13. Eventualmente uma semana depois, os utilizadores que comprarem o novo iPhone já estarão a testar estas velocidades para tirar as teimas.
Este artigo tem mais de um ano
Iphone continua a ser o melhor smartphone do mercado, é caro mas de longe superior aos restantes Sao factos
Especialmente na refresh rate do ecra, duração bateria, definição e luminosidade ecrã, velocidade carregamento, multi-tasking, qualidade das câmeras (vide dxomark). LOL pra ti amigo
tendo em conta tudo, continua a ser o melhor.
não tem a melhor camera, mas está lá perto
nao tem o melhor era, mas está lá perto
nao tem a melhor autonomia, mas está lá perto
nao tem a melhor App Store… ah espera, tem
nao tem o melhor suporte.. ah espera tb tem
diga um android mais barato e melhor nisto tudo ao mesmo tempo 😉
Tem a melhor App Store, mas de longe. Depois, em termos de conjunto de câmara, ecrã, autonomia, ecossistema, não tem outro que venda tanto. Sem dúvida que é o melhor do mercado, mas a uma grande distância. Tem um smartphone com 4 modelos e consegue atingir mais de 200 milhões de vendas, não é para qualquer um, aliás, só houve uma marca que o conseguiu com o iPhone 6S, ahh espera é a mesma marca, foi a Apple.
Portanto, o melhor smartphone não é aquele que tem a melhor câmara, mas é fraco no resto. Não é aquele que tem o melhor ecrã e não traz tecnologias de comunicação modernas, não é aquele que dura mais de bateria mas que é fraco no software que carrega. O melhor smartphone é aquele que apresenta o melhor conjunto e isso desde há vários anos tem sido o iPhone. Por isso hoje tens uma comunidade gigante de utilizadores e permite com isso ter suporte durante 6 anos para atualizações convencionais e 7 para atualizações de segurança. É obra.
Abraço.
Reconheço que tudo isso é verdade (até porque, durante muito tempo usei iPhone. Mas… enquanto não houver Dual SIM ( de que necessito) e me “obrigarem” a instalar o iTunes (programa que acho simplesmente detetável, mas que já não tem o peso de outrora) não volto ao iPhone. No entanto não dispenso o meu iPad, em que segmento de Tablets não tem rival – mas que nunca ligo ao computador.
Instalar o iTunes no Windows é de facto intragável. Mas no macOS isso já não acontece há algum tempo 😉 agora o iTunes “faz” parte do Finder. E está completamente melhorado. Fazes a gestão do iPhone, por exemplo, via WiFi sem necessidade de ligares um cabo que seja.
Se a questão for o Dual SIM, tens duas soluções. Ou mandas vir um DUAL SIM da Ásia, como já arranjei para uns amigos, ou metes eSIM. Simples. Isso também já há há alguns anos.
O iPhone e sem duvida o melhor smartphone de sempre. Alias, eu adorei quando eles limitaram o CPU no iPhone 6S, e nem disseram nada aos utilizadores. Na altura fiquei felicissimo quando notei que o telemovel estava com “paralisia”. Uma maravilha de empresa. O consumidor so tem que manjar e calar, e mai’ nada.
A gestão que fizeram no iPhone 6S teve a ver com os consumos. As pessoas, ainda hoje, e não há paralelo no Android, ainda tiram proveito do mais moderno sistema operativo para smartphones. Isso é de valor. Mas só quem tem é que pode ter essa experiência. E seguramente com os mais recentes sistemas, essa limitação que falas, não dás conta, porque o sistema foi adaptado à máquina. É outra vantagem, a empresa detém todo o circuito, do software, serviços e hardware. Consegue o que nenhuma outra consegue.
Por falar no iPhone 6S, repara que é ainda hoje a máquina recordista em vendas, acima das 200 milhões de unidades. Portanto, imagina a quantidade de pessoas que ainda usa essa máquina com o iOS 14 e em breve com o iOS 15. Instalei no iPhone 6S o iOS 15 beta e está muito interessante. Recordo que é um smartphone de 2015.
Por falar em dizer ou não aos utilizadores, é curioso que os utilizadores gravitam o seu uso não no sistema operativo em si, mas nas aplicações e essas são geridas sem qualquer aviso pelos developers. Elas ficam mais lentas e até deixam de estar disponíveis e os utilizadores… nada podem fazer, não é? 😉 Portanto, o mundo não é perfeito, o que se fosse era um aborrecimento, mas estas coisas tendem a melhorar e de um iPhone de 2015 até a um de 2021, se tiveres oportunidade de estar, vais ficar muito surpreendido 😉
O consumidor no ecossistema Apple, face a outras marcas (e dei-te já um exemplo das atualizações), é superiormente tratado. Mas, como referi, não é um ecossistema perfeito, o que nos diz que muito ainda pode aparecer.
Sinceramente, nao e so uma questao de melhoria de uma versao para a seguinte, mas sim uma questao de transparencia. De facto nem todas as empresas sao transparentes com os seus consumidores, mas ha problemas e problemas. Acho que a questao da limitacao do CPU face a performance da bateria foi um golpe baixo. O utilizador teve que gramar uma solucao ineficiente, completamente absurda. E nao estamos a falar de um smartphone middle range. Estamos a falar de um topo de gama, nada barato! Portanto, sem querer focar que o servico nao faz jus ao preco pago, o minimo seria a tal transparencia. Mas enfim, cada um e livre de utilizar o que quiser.
Sim a Apple podia e devia ser mais transparente quando ajustou os recursos conforme a qualidade da bateria. Concordo, mas não podemos dizer que os outros também não o fazem. Ainda recentemente um deles foi detetado. Outros provavelmente não, mas também o fazem. Apesar disso, não vejo como um fator negativo se nos sistemas operativos seguintes o sistema foi otimizado para máquinas mais antigas. Ganha o consumidor não achas?
Obrigado Vitor pelas dicas da possibilidade de contornar o DUAL SIM tradicional e do iTunes.
Pode pesquisar por si mesmo, vai ver que vai se surpreender João “grande”
Na duração de bateria o 12 pro max ate ganha ao s21 ultra. Basta veres qualquer teste de duração de bateria no youtube .
Mas pronto, sendo que tu acreditas no dxomark depois depois de tantas controvérsias não é de esperar muita inteligente.
Claro, tu é que és inteligente amigo.
Claro que ganha por isso tive que carregar um iphone 12 de um amigo com o meu samsung por carregamento sem fio 😉 saio de casa as 13h com ele a 100% as 18h ja tenha menos de 8% e o meu samsung com 68% carreguei ate 15% para pelo menos ele chegar a casa com bateria 😀 logo nem todos os testes em video sao 100% confiaveis
+1
Por isso é que continuam a descer nas preferências dos consumidores. Outros conseguem fazer melhor por muito menos dinheiro e na Play Store a maior parte das apps que se encontram na App Store são gratuitas… Já na App Store é sempre a pagar.
+1
O que mais me irrita na Apple store é isso. A quantidade de apps gratuitas é rídiculo. Faz parecer que ter Iphone é status, se compras um smartphone podes comprar milhentas apps.
O chip é mais rápido até sair o próximo snapdragon. É sempre assim. Esta gente não entende, que o melhor em teoria é sempre o último.
Por acaso não. Tem muitas gratuitas e as pagas são a preços acessíveis. E mesmo assim é a loja mais rentável. A qualidade faz toda a diferença. Mas a Google Play também tem muita e boa oferta, os utilizadores Android investem menos. Não tem nada de status, tem a ver de escolha, evenbom gosto. ,as cada iOS, escolhe o que mais gosta. É ridículo classificar as escolhas dos outros como status, é mesmo um argumento pouco inteligente. Cada um é que sabe o que gosta e os gostos não de discutem 😉
Sobre o SoC, esquece isso, nada bate os Apple, desde há vários anos, eu diria, desde que a Apple implementou a arquitetura de 64 bits no mundo dos smartphones.
Os Snapdragon são bons, muito bons, mas o peso do sistema operativo e tudo o que corre em cima dos processadores, levam a uma perda de performance, que se agrava de marca para marca, conforme a qualidade das suas roms.
O A14 de ano passado é mais rápido que o Snapdragon mais recente. E nem vamos falar no M1 😉 portanto…
O último snapdragon não é mais rápido que o A14 da Apple, pelo menos na maioria dos testes fica bem atrás… nalguns até fica ao lado ou atrás do A13.
Exato.
na apple é sempre a secar bolsos e carteiras
Quem tem não se queixa e são muitos milhões. Logo, eles não se importam por pagar mais e ter mais.
A malta não se importa, aliás quanto mais caro melhor :D!
Não se queixam os ricos, os pobres que se fazem de ricos já se queixam e bem… dizem que mesmo a 24meses já fica pesado lol!
O melhor smartphone do mercado é aquele que cumprir às necessidades de cada utilizador, nem é o Iphone, nem o Samsung, nem o Huawei cada utilizador é um utilizador.
Para mim Iphone nem dado (quer dizer dado para vender aceitava :D) já tive um Iphone 8 que comprei a um excelente preço na altura e detestei o IOS, quero lá saber se acreditam ou não caso venham os iluminados só porque não se gosta, é porque não se teve o que chega a ser patético.
Não existe a perfeição em nada e na Apple não é excepção, terá pontos melhores e terá pontos piores como tudo na vida!
Essa do anda lá perto em tudo mas não é o melhor em nada mencionado mata-me lol, ah e já sei a DxOmark não interessa para nada nem percebem nada do assunto, os génios da lâmpada aqui é que sabem 😀
DxOmark é uma empresa Francesa das mais respeitadas, especialista e imparcial a nivel de ranking de lentes fotográficas a nível internacional.
Muitas das Máquinas Fotográficas Profissionais metem a sua referência anual dos 1os lugares como de um Óscar se tratá-se.
Sao tao bons que dizem que o s21 ultra ten cameras piores que as do s20 ultra lol.
“Respeitados” (o mkbhd e o iceuniverse constantemente falam mal do dxomark)
O mkbhad é apple fanboy, claro que tenta descredibilizar a dxomark! E mesmo que el diga mal. ele não é a “voz da verdade”
Opiniões e escolhas todos nós temos as nossas. Outra coisa é a realidade dos testes feitos por peritos da especialidade.
costumização