Produção de automóveis cai 29,5% em Portugal por falta de chips
A falta de chips afeta a produção de automóveis! A pandemia não é apenas e só um problema da área da saúde. São várias as áreas da sociedade que têm sido afetadas, e a área automóvel é uma das mais críticas.
De acordo com informações recentes, a produção de automóveis caiu 29,5% devido à falta de semicondutores.
Nos últimos tempos muito se tem ouvido falar nos problemas de produção de chips à escala mundial. Portugal não é exceção e isso reflete-se no número de automóveis produzidos.
Em junho foram produzidos em Portugal apenas 16.170 automóveis
De acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em junho foram produzidos em Portugal apenas 16.170 automóveis. Contas feitas, tal significa uma quebra de produção na ordem dos 29,5% face ao mesmo mês de produção referente ao ano passado.
Segundo revela a ACAP...
para o resultado negativo registado em junho terá contribuído essencialmente a atual crise no fornecimento de semicondutores que afeta a indústria automóvel a nível mundial
Em termos acumulados, no primeiro semestre de 2021, saíram das fábricas instaladas em Portugal 152.267 veículos, ou seja, mais 29,8% do que nos primeiros seis meses de 2020, mas menos 17,3% do que em igual período de 2019
Segundo a ACAP, “a Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos automóveis fabricados em território nacional, com 87,3%, com a Alemanha (15,8%), França (14,7%), Itália (13,6%), Espanha (12,0%) e Reino Unido (7,2%) no topo do ranking”.
Em termos de números acumulados, entre janeiro e março de 2021,foram produzidos nas fábricas instaladas em Portugal 152.267 automóveis. Tal significa um crescimento de 29,8% face aos primeiros seis meses de 2020, mas menos 17,3% do que em igual período de 2019.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Isto ja está a afectar o mercado dos usados e novos, ando a procura de uma berlingo de 3 lugares nem nova nem seminovas encontro se quiser nova tenho que esperar 1 mês e usadas está tudo limpo só se encontra com mais de 3 anos.
Ando a procura de carro novo e em todos os concessionários onde fui, de diferentes marcas, deram-me prazos de 5/6 meses mínimo se o pedido tiver que ser feito a fábrica
Ainda por cima nesta altura.Estes materiais fazem tanta falta. 😐
Já para não falar nos chips defeituosos que podem trazer , poque na falta ,marcha tudo, alguns vão ter problemas toda a vida.
É sinal que têm electronica a mais.
Um tipo quando procura um carro não pretende um avião.
Claro, porque ABS, Airbag, radio, etc, são tudo coisas de avião, devia ser tudo mecanico..
Eu nunca liguei o rádio do meu carro, e ele já tem 23 anos…
autoradio, preferes assim?
Sou eu mentiroso e não minto tanto
Se calhar ja esta ligado quando ligas o carro
eu tambem nunca usei o airbag do meu carro que ja tem 13 anos, mas espero que quando precisar dele ele lá esteja e o chip funcione.
O rádio tem a mesma função para salvar vidas que um airbag tem? Comparemos coisas comparáveis…
E não sou mentiroso. Só liguei no início para ver se funcionava. De qualquer maneira acredita quem quiser; não tenho que prestar provas a ninguém.
E também há falta de borracha natural para pneus.
E que tal deixarem de usar carro e passarem a usar bicicleta? Há muito que a UE devia obrigar as familias a ter apenas 1 carro por casa. Quem quiser mais que pague uma taxa de 10% do valor do carro ao ano.
Deves viver noutro planeta, tu. Tens noção do impacto que isso teria num país como Portugal?
Melhoria de qualidade do ar e da mobilidade nas cidades? Andar nas cidades portuguesas a pe e’ uma corrida de obstáculos tal e’ a quantidade de carros em cima do passeio ou passeios inexistentes para haver uma via rápida para carros.
Então vamos meter todas as pessoas e familias no mesmo saco? É que vejo mil familias de cidade com mãos cheias de carros, popo para a filhinha ir para a faculdade, para o filhinho ir passear, para a mamá e para o papá.
Mas vamos lixar quem vive no interior e demora 2h para cada lado de transportes públicos. Muito bem pensado.
Isso de obrigar por decreto a ter apenas um carro por familia e’ irreal. Mas dentro das cidades onde existem alternativas ao carro nao faz sentido facilitar a utilização do carro em detrimento de outros meios de transporte.
Não precisa de fazer sentido caso seja uma preferencia.
Eu tenho metro à porta de casa e vai até à porta do trabalho, sem ter de mudar de linha, mesmo assim prefiro ir de carro e demorar 2 a 3 vezes mais.
Abomino transportes publicos, sejam eles onde for, os melhores que já experimentei foi em Singapura, e além de ter experimentado por curiosidade só andei 1 unico dia, de resto andei sempre de taxi.
Cada um sabe de si, e há pessoas que preferem a comodidade do carro.
É?
Então quando fores de férias para longe quero-te ver a fazer 300km de bicicleta.
Os camionistas vão passar a usar bicicleta com o material para as fábricas, às costas.
Comentários da treta.
AHAHAH! e deves ter um painel de azulejos com a frase ” Adoro pagar taxas e impostos”
Isto certamente é a gozar
Quando uma pessoa pensa que toda a gente vive em cidades e tem tudo ao pe de casa/tranportes publicos a cada 5min, diz estas barbaridades. Sim porque as pessoas gastam 10.000-20.000€ em carros so porque querem ter comodidade….
Troll Alert (again…)
Faz Lisboa Porto de bicicleta e depois partilha o video da viagem
Vai pedalar pra Saturno, ó comuna!
Vai pedalar pra Saturno, ó comuna!
Quem precisar de vender automóveis, é agora a altura certa 😉
iDroid, sacana, mentiroso dum raio. Afinal ligaste o rádio!