Alerta: Portugal chegou ao amarelo no mapa da COVID-19
Com os números que têm vindo a ser apresentados diariamente, facilmente se concluiu que a pandemia está a crescer em Portugal. É verdade que o número de mortos é agora muito mais reduzido, face a outros tempos, pois também existe uma boa parte da população vacinada.
O Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) atualizou recentemente os dados e Portugal está novamente pintado de vermelho no que diz respeito ao resultado combinado de taxa de testagem vs positividade.
COVID-19: Taxa de positividade a aumentar em Portugal...
O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) disponibiliza aos cidadãos mapas sobre a COVID-19 no território europeu. Este foi um pedido do Conselho da União Europeia, tendo em conta o agravamento da situação epidemiológica em vários países.
Se até agora Portugal estava numa posição com menos destaque, os dados agora revelados pelo ECDC mostram que Portugal chegou ao amarelo no resultado combinado de taxa de testagem vs positividade. Tal significa que Portugal, nos últimos 14 dias com, teve uma taxa de notificação entre 75 a 200 casos positivos por 100 mil habitantes com uma positividade até 4%
O Centro Europeu de Controlo de Doenças indica que…
- A VERDE estão as regiões onde a taxa de notificação de novos casos nos 14 dias anteriores é inferior a 25 casos por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos fica abaixo dos 4%.
- A LARANJA é utilizada nas zonas em que, no espaço de duas semanas, há menos de 50 novos casos de infeção por 100 mil habitantes, mas a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%, ou no caso de esta ficar abaixo do limiar dos 4%, a taxa de notificação se encontrar entre os 25 e 150 casos por 100 mil habitantes.
- A CINZENTO estão as zonas para as quais não há informação suficiente ou a taxa de testes é inferior a 300 casos por 100 mil habitantes.
- A VERMELHO as regiões em que a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 50 por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%, bem como as regiões onde a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 150 infeções por 100 mil habitantes mesmo que a taxa de testes positivos seja inferior aos 4%.
No site do Centro Europeu de Controlo de Doenças pode ainda consultar como está a decorrer o processo de vacinação - pode ver aqui um mapa interativo. Como se pode ver pelo gráfico, mais de 224 milhões de adultos já foram vacinados na Europa pelo menos com uma dose (cerca de 60,6%). Com a dosagem completa o número já ultrapassa os 143 milhões (quase 39%).
Os casos da COVID-19 começaram novamente a aumentar na Europa após 10 semanas consecutivas de queda, anunciou a filial europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando para o risco de uma nova vaga.
Segundo Hans Kluge (diretor da OMS para a Europa) é uma situação de evolução rápida, que registou um aumento de 10%, com uma nova variante de preocupação (Delta), e numa região onde, apesar dos enormes esforços dos países, milhões de pessoas ainda não estão vacinadas.
A variante Delta do coronavírus, que é particularmente contagiosa, deve representar 90% dos novos casos de COVID-19 na União Europeia até o final de agosto, estimou o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) na semana passada.
A pandemia de COVID-19 provocou, pelo menos, 3.940.888 mortos no mundo, resultantes de mais de 181,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Este artigo tem mais de um ano
não faz mal. 1 terço da população portuguesa ja tem a vacinaçao completa 🙂
Ou 2/3 não têm a vacinação completa 🙁
E depois ? Seria interessante falar daquilo que se “esconde “…. na gripe espanhola, uma pandemia semelhante a esta , o “desaparecimento ” da doença , por si só , aconteceu naturalmente , embora com muitos mais mortos , mas as condições eram outras…a diminução do número de mortos deve-se simplesmente ao facto de quase todos os mais fracos já terem morrido previamente ..é um fenómeno natural e tem muito pouco a ver com vacinas, já aconteceu no passado e vai voltar a acontecer…as vacinas poderão até contribuir para o prolongar da doença no tempo , uma vez que eliminarão as mutações iniciais e fomentarão as mais resistentes ás vacinas deixando assim de ter competidores ..e depois lá vêm novas inoculações e assim sucessivamente….num ciclo que se perpetuará …e que podia ser evitado .Não sou contra as vacinas , mas aborrece-me tantas meias verdades….
Se te aborrece as meias verdades deverias informar-te mais porque muito do que disseste é baseado em ignorãncia, infelizmente.
Tens a internet, a maior rede de informação já criada nas mãos, usa-a.
A gripe espanhola não desapareceu por si. Foi combatida a ferro e fogo, sensibilizando as populações a terem mais higiene, porque o virus propagou-se principalmente pela falta dela.
Depois o facto dos mais fracos morrerem e o virus desaparecer não é uma justificação comum, aliás analisando o passado e o comportamento animal facilmente apuras que os animais afastam-se dos que têm aspeto doente (algo muito visivel por exemplo em alcateias), ou seja, na natureza muitos dos sobreviventes são por afastamento e não por terem vencido a doença.
Não vou perder mais tempo com este assunto, mas reforço que a ideia que todos vão apanhar a doença mais tarde ou mais cedo é simplesmente ignorancia pura.
Usem a net para se informarem…
É os efeitos da Vacinação, estamos todos protegidos. Vacinados e protegidos, já não apanhamos os vírus, já podemos andar sem mascará, viva as vacinas!
A informação seguinte deve clarificar-te.
1. As vacinas fazem o corpo produzir anticorpos antecipadamente.
2. As vacinas reduzem a transmissibilidade em 80-90%.
3. As vacinas só dão imunidade se a redução de transmissibilidade for 100% ou a chamada de grupo quando a anterior não se verifica.
E podias para de espalhar essa falsidade de que “Vacinados.. já não apanhamos os vírus”.
Vocês negacionistas agora viraram antivacinas, mas os comentários continuam baseados na ignorância. XD
Que cambada! Até o primeiro ministro e o presidente já falaram que a vacina por si só reduz a transmissibilidade e reduz a gravidade da doença quand a apanhamos, mas vocês insistem em espalhar mentiras.
Que tristeza.
Afinal tu que eras contras as vacinas já estás vacinado? Tu decide-te.
Isto ja ninguém quer saber, toca a viver a vida normal
A pandemia dos testes.
Para qu não sabe graças à vacina as mortes diminuíram e muito assim como os doentes graves.. Mesmo vacinados podemos ter covid mas em 99% dos casos são sintomas leves.. Para quem pensa que a vacina impede de ter o covid está muito enganando e isso não está escrito em nenhum lado. Assim como qualquer outra vacina….
A maioria dos novos casos são jovens que não estão vacinados…
Devia analisar primeiro antes d lê vir aqui mandar a “posta” contra as vacinas….
Isto para mim é um bocado culpa do governo, quis desconfinar muito cedo.
Se as regras se tivessem mantido apertadas até hoje, provavelmente isto estaria melhor.
Ao caso de Lisboa, eu tbm não culpo a população por lá. Já tive de andar de metro e comboio, vejo os bus, andam sempre à pinha, não há fiscalização e não é respeitada a regra de 1/3 dos lugares vazios, mas as pessoas têm de ir trabalhar/estudar.
Culpa de festivaleiros irracionais, futeboleiros broncos e mais uma confirmação que politica e futebol é =. logo, se futebol = a crime, politica deste país também. Divirtam-se sendo broncos e irracionais. Aposto que se este país ainda estivesse a jogar à bola que os números seriam diferentes. Como já passou a distração, bora lá!!
Desconfinar cedo ? nós ja desconfinamos muito mas muito tarde.. vais ver o preço da fatura a pagar por isso em breve
“Validador” certificado digital Covid
https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.incm.eudcc.app.lite
Não há economia e saúde que aguente…
Pelo que entendi, corrijam-me se estiver errado, é que a vacina da covid é como a da gripe, não te impede de ser contaminado, mas reduzir substancialmente os efeitos severos (internamento graves e mortes). Ou seja, podemos ser sempre contaminados e contaminar outros… Foi por isso que o nosso PM ficou de confinamento mesmo estando vacinado…
A informação seguinte deve clarificar-te.
1. As vacinas fazem o corpo produzir anticorpos antecipadamente.
2. As vacinas reduzem a transmissibilidade em 80-90%.
3. As vacinas só dão imunidade se a redução de transmissibilidade for 100% ou a imunidade de grupo quando a anterior não se verifica.