WhatsApp recua e não limita funcionalidades a quem não aceitar novas regras
A aplicação das novas regras do WhatsApp tem sido uma verdadeira confusão. As decisões avançam e recuam, sempre na tentativa de garantir que todos aceitam a sua implementação, mesmo que isso leve a que o serviço fique reduzido ou limitado.
Era esta a ideia da empresa do Facebook na sua decisão anterior. O dia 15 de maio era o limite e dai em diante os utilizadores iam começar a perder funcionalidades na sua conta. Essa decisão parece agora ter sido revogada, sem ser dada qualquer nova data.
Uma confusão criada pelas novas regras do serviço
Quando apresentou as novas regras de utilização do serviço, o WhatsApp foi claro. Estas deveriam ser aceites por todos os utilizadores para poderem continuar a usar o serviço de mensagens que o Facebook oferece aos utilizadores.
Desse momento em diante tentou mostrar que estas novas regras eram necessárias para o correto funcionamento do serviço. Além disso, estas não iriam quebrar a privacidade dos utilizadores, mesmo partilhando dados com as empresas ao usarem o serviço.
WhatsApp recua na decisão e não se perdem funcionalidades
Depois de alguns recuos nas suas decisões, acabou por marcar o dia 15 como limite para a aceitação das regras. Essa data chegou e nada parecia ir mudar. Essa posição está agora a ser contrariada, com uma mudança por parte do WhatsApp.
Segundo informou a imprensa, e colocou na sua página de suporte, "no momento, não temos planos para exibir esses lembretes de maneira persistente nem para limitar as funcionalidades da app". Vão continuar "a exibir uma notificação no WhatsApp para fornecer mais informações sobre a atualização".
Até quando se mantém a decisão do Facebook?
Do que foi revelado, esta decisão surge "após recentes discussões com várias autoridades e especialistas em privacidade". Além disso, querem deixar claro que não vão limitar as funcionalidades do WhatsApp para aqueles que ainda não aceitaram a atualização.
Estas são excelentes notícias para quem ainda não aceitou as novas regras de utilização do Facebook. Os alertas vão continuar, mas agora com a certeza de que o WhatsApp vai continuar a funcionar em pleno. Resta saber, no entanto, até quando esta situação se vai manter.
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
Esta novela facebook/whatsapp já chateia com a arrogancia em forma de humildade…
Por mim estou no Signal e bem contente
Eu tenho de mudar de amigos…
Como eu! Não conseguem largar aquilo!
Eles vão adiando e fazendo parecer que está tudo bem, a malta vai voltando à plataforma porque há que seguir as massas… Quando estiverem todos de volta, eles tratam de pôr a treta deles em vigor e ninguém vai reclamar, porque como de costume, “vai ser igual… Vamos voltar ao mesmo…” Etc.
Eu ainda n aceitei nem vou aceitar. Se cancelarem a conta, bye bye whatsapp
Eu não aceitei ainda nem vou fazer birra como uma criança
Para eles é igual, os novos termos de serviço é só para formalizarem o que já fazem
Já se sabia. O que não se sabia é que este título não teria um “Afinal…” Muito bem.
btw, eles não precisam da nossa autorização para verem ou terem acesso ao que querem. Dizermos que não aceitamos é apenas um ilusão. E o que eles não querem é perder pessoas para outros serviços. Enfim, telenovelas.
Infelizmente aceitei, há maneira de voltar atrás? De qualquer maneira ja fiz a migration pro telegram FOSS e melhor seria impossível. App bacana mesmo.
Já tinha dito no outro artigo que é impossível “reduzirem serviços”, o instalar a app, inclui o acesso a tudo o que lá esteja. Não depende do servidor bloquear esta e aquela opção. Se não permitissem a actualização da app sem aceitar as condições, ao terminar o prazo para a sua utilização, surgiriam outros problemas e era bem provável que surgisse outra app falsificada, que permitia continuar a usar os serviços sem ter aceite as condições.
Esta novela já chateia honestamente.
Sendo o Whatsapp uma app de uma corporação desta dimensão que é o Facebook estavam à espera de quê?
Além do mais a concorrência é mil vezes melhor, threema, telegram, signal, wire… Para quê continuar a alimentar isto?
Era mais que óbvio que eram eles que iam recuar ou então perdiam utilizadores de forma massiva.
Eu não aceitei e nem aceitarei essa alteração e continuo a usar a aplicação com tudo a 100%.