5 apps do Android para remover de imediato! Saiba quais são…
Como sabemos, o sistema operativo Android é um dos mais ameaçados no que diz respeito a malware. Apesar de todos os esforços, a Google continua a não conseguir ter uma loja de aplicações livre de ameaçadas.
Recentemente foi revelado que dados pessoais de 100 milhões de utilizadores foram expostos por apps disponíveis na Google Play Store. Saiba quais as apps em causa.
Apps para Android com problemas de segurança...
Depois de examinar 23 aplicações móveis para Android disponíveis na Google Play Store, a equipa da CheckPoint verificou várias apps com problemas de segurança.
As falhas de segurança devem-se à utilização indevida de serviços cloud terceiros pelos próprios programadores das aplicações Android que, segundo Aviran Hazum, Manager of Mobile Research da empresa de segurança, não seguiram as melhores práticas de cibersegurança aquando da sua integração e configuração.
Entre as informações expostas, incluem-se e-mails, mensagens de chat, dados de localização, login, fotografias, entre muitos outros. O acesso a estes dados por um agente malicioso poderia resultar em ataques de vários vetores, como fraude, roubo de identidade ou service swipe, a tática em que se procura reutilizar os dados para aceder a outras plataformas.
Apps vulneráveis para Android encontradas na Google Play Store:
- Astro Guru: App de astrologia, horóscopo e leitura de mãos
- T’Leva: App de táxis
- Logo Maker: Design gráfico grátis e templates de logotipos
- Screen Recorder: Utilizada para gravar o ecrã do dispositivo e guardar as gravações num serviço Cloud
- iFax: Envia e recebe faxes através do telefone gratuitamente
A equipa de empresa de segurança contactou a Google e cada um dos programadores responsáveis pelas aplicações Android antes da divulgação da presente investigação e uma das aplicações alterou as suas configurações.
Para mitigar os riscos descritos, é recomendada a instalação de uma solução móvel de defesa que consiga detetar e responder a uma variedade de ataques diferentes, fornecendo, ao mesmo tempo, uma experiência de utilização simples e acessível.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte?
Está no artigo.
É só ler o artigo…
https://research.checkpoint.com/2021/mobile-app-developers-misconfiguration-of-third-party-services-leave-personal-data-of-over-100-million-exposed/
E a stayaway covid? Quando é que revelam as falhas gravíssimas da privacidade de quem a utiliza? A aplicação não serve para mais nada além disso. Nem sei como não chegou à agência europeia que trata das leis sobre o regulamento geral de protecção de dados. Quem fez esta app, mais quem ordenou, levava uma pancada nos tribunais que nem se endireitava.
Foi aprovava pela CNPD , que confirmou que nao violava nada do RGPD.
E quais as falhas já agora por curiosidade ?
abc
e será que ele sabe??
Bem, lá vou eu instalar estas apps, quando dizem para desinstalar eu instalo
Uma dúvida.. haverá alguma app a roubar espaço de armazenamento que não seja detectável… tenho um s7 edge e não consigo identificar para onde foi todo armazenamento.. sendo que tenho poucas fotos, audios e videos..
e colocando 3 app de gerenciar armazenamento não consigo verificar o que está a ocupar o espaço todo.. Segue uma uma imagem, sendo a primeira a soma de todo o espaço não chegaria a 15GB apesar da memória indicar estar esgotada de 30GB
https://drive.google.com/file/d/1VF5vUNiulCCVjsYngAXeRsgAwhXoGLne/view
Diria que o mais provável será a cache das apps e a actualização das apps de sistema (ex. Gmail, Google Maps, etc.) que roubam a maioria do espaço… Tenta desactivar apps de sistema que não uses (ex.: Google Livros/Musica?, etc.), assim irá desinstalar a actualização, eliminar a cache e libertar espaço. Em smartphones mais antigos, aconselho a não colocar as apps a actualizar automaticamente na Google Play Store e ir actualizando apenas as apps mais críticas para poupar espaço…