Google associa-se à SpaceX e vai usar Internet da Starlink para o serviço Cloud
A Starlink ainda não chegou ao mercado de forma massificada e mesmo assim tem estado a colecionar críticas positivas. A principal qualidade é mesmo a sua utilização em qualquer local, fruto da utilização da sua constelação de satélites.
Este acesso à Internet tem tudo para ser um sucesso, o que agora se prova com a aproximação da Google a este projeto. A gigante das pesquisas quer usar a Starlink para melhorar o acesso ao seu serviço Cloud.
Google aproxima-se da SpaceX
Com uma exigência muito grande no que toca ao acesso ao seu serviço Cloud, a Google precisa de garantir ligações à Internet rápidas. Este cenário tem uma criticidade ainda maior quando este serviço é prestado a clientes empresariais.
Assim, e para conseguir esta qualidade, a Google vai passar a usar os serviços da Starlink para acesso à sua Cloud. A empresa da SpaceX vai começar a instalar as suas estações terrestres junto aos datacenters da Google.
Starlink terá estações em pontos-chave
Ao posicionar-se estes locais-chave, fica garantido de imediato o acesso à constelação de satélites da Starlink. Por agora são já 1500 satélites já colocados em órbita, mas esta rede vai crescer ainda mais e aumentar a sua cobertura.
Com a sua cobertura global, os clientes da Starlink ficam em vantagem com esta parceria. Em qualquer local do planeta há um acesso direto e rápido a estes serviços Cloud da Google, com uma latência muito baixa e com elevada qualidade.
Acesso especial à Internet para a Cloud
A Google vai usar este acesso à Internet da Starlink apenas para os seus clientes empresariais e que requererem um acesso especial à Internet. A gigante das pesquisas quer ter esta união pronta a ser usada já na segunda metade do próximo ano.
Esta é uma aproximação estratégica entre a Google e a Starlink. Ao usar o serviço Internet da SpaceX, garante que fica ao mesmo nível dos seus concorrentes, como a Microsoft e a Amazon, que já tinham parcerias semelhantes. No final, é o consumidor final que ganha, ao ter um acesso aos serviços Cloud melhorado e privilegiado.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Google Cloud
Li o artigo e fiquei intrigado, quais são as parcerias semelhantes que a Microsoft e a Amazon fizeram? Foi também com a starlink? Foi com outro sistema de satélites? Qual a diferença de velocidades entre starlink versus outros satélites?
starlink é mais rapido que concorrentes porque alem de ter mais satélites eles estão em baixa orbita (menor distancia entre o satelite e a superficie terrestre). Esses dois fatores contribuem para baixa latencia do sistema
Boa! Agora é só instalar a antena parabólica às costas e temos internet móvel.
LOL!!!
Não é preciso! Usa o chip implantado aquando da vacina.
usam internet em geral, redes sociais e afins e o chip vem na vacina… of course mate