Desenvolvido chip tão minúsculo que poderá ser injetado no corpo
Diariamente há um salto na evolução tecnológica e os chips, componentes eletrónicos e outros sistemas, têm uma tendência natural para ficarem cada vez mais "microscópicos". Assim, esta contínua miniaturização da eletrónica abre janelas de oportunidade para colocar no corpo humano sensores e mecanismos que nos ajudem a "monitorizar" a nossa saúde. Nesse sentido, os engenheiros da Universidade de Columbia demonstraram uma versão extrema desta tecnologia.
Os investigadores desenvolveram o menor sistema de chip único alguma vez criado. Segundo eles, esta peça microscópica poderá ser implantada com uma agulha hipodérmica para medir a temperatura no interior do corpo, e possivelmente muito mais.
Tecnologia à escala microscópica que vive dentro de nós e "vigia" a nossa saúde
Os cientistas e investigadores têm desenvolvidos dispositivos tão pequenos que podem facilmente "viver dentro de nós", nas veias, ou até vasos sanguíneos. Desde implantes do tamanho de uma joaninha que monitorizam os níveis de oxigénio nos tecidos profundos do corpo até aos minúsculos sensores de "poeira neurológica" que vigiam os sinais nervosos em tempo real, a ciência dá passos largos quando se trata da funcionalidade com minúsculos dispositivos eletrónicos.
O implante desenvolvido pelos engenheiros da Columbia quebra novos limites como o sistema de chip único mais pequeno do mundo, que é um circuito eletrónico completamente funcional com um volume total inferior a 0,1 mm3.
Isto torna-o tão pequeno como um ácaro, e apenas visível sob um microscópio. O chip minúsculo exige alguma reflexão externa, particularmente quando se trata da forma como comunica e como é alimentado.
Chip com radiofrequência e "antena" piezoelétrica
Quando a pequena eletrónica pode apresentar módulos de radiofrequência (RF) para transmitir e receber sinais de rádio eletromagnéticos, estes comprimentos de onda são demasiado grandes para serem utilizados com um dispositivo tão pequeno. Os comprimentos de onda ultra-sónicos, por outro lado, são muito menores a uma dada frequência, pois a velocidade do som é consideravelmente menor do que a velocidade da luz a que as ondas eletromagnéticas viajam.
Assim, a equipa incorporou um transdutor piezoelétrico que atua como uma "antena" para alimentação e comunicação sem fios através de ultra-sons. Como resultado, os investigadores conseguiram combinar esta tecnologia com um sensor de temperatura de baixa potência que permitiu transformar o chip numa sonda para deteção da temperatura em tempo real.
Com esta peça eletrónica de um tamanho indecifrável a olho nu, permitiu monitorizar a temperatura corporal e também as flutuações de temperatura impulsionadas pela aplicação terapêutica do ultra-som.
Para testar as capacidades do implante, estes foram aplicados em ratos vivos para permitir a neuroestimulação por ultra-sons. Em cada rato foram implantados até sete chips através de uma injeção intramuscular com uma seringa.
Tecnologia poderá no futuro vigiar níveis de glicose e função respiratória
Segundo os cientistas, este tipo de chips poderá ser implantado no corpo humano, e permitir uma comunicação sem fios oferecendo informações sobre o que medem através de ultra-sons. Na sua forma atual, isto está limitado à temperatura corporal, mas outras possibilidades incluem a pressão arterial, os níveis de glicose e a função respiratória.
Queríamos perceber onde poderíamos ir até aos limites de um pequeno chip que funcionasse. Esta é uma nova ideia de 'chip como sistema' - é um chip que por si só, sem mais nada, é um sistema eletrónico completo e funcional. Isto deve ser revolucionário para o desenvolvimento de dispositivos médicos implantáveis sem fios e miniaturizados que podem sentir coisas diferentes, ser utilizados em aplicações clínicas, e eventualmente aprovados para uso humano.
Referiu o líder do estudo Ken Shepard.
Esta investigação foi publicada na revista científica Science Advances.
Este artigo tem mais de um ano
A destruição de uma espécie já ao virar da esquina. Nem com todo o marketing do mundo isto dará bons resultados.
A História já provou e bem provado que o que se cria para o bem, acaba também por ser usado para o mal.
Por mais benéfica que esta tecnologia possa vir a ser, já se adivinha a desgraça que virá com ela…
Parecemos um cão a tentar apanhar a própria cauda ou um fumador que, para não desistir da causa dos malefícios, procura incessantemente alternativas para poder continuar a fumar! Para não pararmos ou abrandarmos este comboio louco que pusemos um marcha, vamos todos para o precipício. Daí a loucura em conseguir viver fora da Terra. Há quem pense que estará ao alcance de todos entrar nas spaceship! Há sempre quem se ache mais especial do que o próximo.
A tecnologia e a ciência têm de estar ao serviço de toda a humanidade. não ao serviço de interesses de meia dúzia de indivíduos. A Pfizer, por ex, não obstante os lucros fabulosos que vem tendo e que irá ter com a vacina, entra em mecanismos que lhe permitem fugir aos impostos de forma absurda, com uma caixa postal na Holanda, por ex. Os nossos políticos compactuam com estes esquemas, pois depois da política têm tacho garantido numa qualquer sucursal destes verdadeiros ddt. Os crentes, esses, contentam-se com as migalhas que lhes vão deixando, sem conseguirem ver um palmo à frente. Nem o passado sabem analisar, quanto mais tentar prever o que aí vem. Com a população mundial sempre a aumentar, os crentes acham que o poder não procura ter mecanismos e tecnologia que lhe permita manter o controlo populacional, não na demografia mas sim nas ações.
Blá, blá, blá… whiskas saquetas!
Vai-te lá vacinar que as vacinas já trazem o chip e não pagas mais por isso.
Vais ver que ficas melhor dessa cabeça.
É muito para alguns. Compreendo.
3….2….1… Que venham as teorias da conspiração.. Agora que esse pessoal não vai tomar a vacina xD
Entre os teóricos da conspiração e os crédulos deverá estar a verdade.
Isso já vem incluído na 1ª dose da Pfizer ou só na 2ª?
Nas duas. O segundo é para o caso de o primeiro avariar 🙂
Até já se fala e preparam para que todas as pessoas tomem com a vacina todos os anos, assim tipo da gripe. Umh! deve ser um ‘upgrade’,
A malta já anda “chipada” e “vigiada” á muito tempo. Nem quando vão arrear o calhau largam o télélé.
… bem verdade Miguel, ainda bem que não sou desses “smartphoneodependentes” o olhar deles só tem um sentido… para baixo!!!
“COVID-19: Tem mais de 55 anos? Agende já a sua vacina” … “Desenvolvido chip tão minúsculo que poderá ser injetado no corpo”…
A jeito para os conspiracionistas.
Leste-me os pensamentos.
Isto não era uma teoria de conspiração contra a Bill Gates, sobre ele injectar chips na população ???
Afinal é real ???
Meu Deus…..não acredito, esta noticia do pplware deve ser FAKE !!!!!
Começaram nos animais, e agora é noutra espécie de “animais” !”$#%/&/&/%%$%$
Então continuam nos animais
Porcaria de chip. Não aguenta sequer uma resolução 1080p e o alcance wifi é ridículo.
E não podiam por uma porta usb na coisa?
Falta de brio…
xD
LOLOLOLOLL
é o que já está dentro das vacinas do Covid!!
Não aí vão colocar neurónios, há muita falta deles na maioria das pessoas.
Então só levando a vacina é que ficarás mais inteligente
Abstém-te de fazer comentários, só debitas idiotices ou coisas sem nexo.
Já estou a ver o filme qualquer dia tudo com Chip.
Mas quais conspirações? Tu e mais alguns é que se aproveitam de tudo o que podem para verem fantasmas em todo o lado. Calados sous uns poetas.
Sois*
Já fui buscar o chapéu de alumínio de cozinha. Estou á espera dos best coments
É caso para dizer: estás todo chipado.
Chalupas piram….
Tem NFC ou GPS, não ?, então não quero 🙂
Já não é de agora… já está mais que estudado para a nova era do “ser carbono neutro” do ” ser mais verde”(pelo menos de aparência verde mas podre por dentro) e das próximas décadas relacionadas com a saúde, a saúde vai ser o petróleo dos próximos tempos graças a esses chips e devido à recolha de informação que proporcionam tal como fazem com os actuais telemóveis…
Antes os maluquinhos anti-conspirações diziam, isso é tudo mentira, conspiracionista!!!!!! Agora, é tudo normal, ai os conspiracionistas. .lollll que memezada que está a ser criada.
Quando dizem que numa universidade foram criados chips com 0,1mm3, é porque militares na área 51 já criaram com ajuda dos aliens reptilianos chips com 0,001mm3 que são pulverizados nos chemtrails e uma vez inalados trepam até ao cérebro onde o chip mais forte vai-se desenvolver alimentando-se de sinapses e outras energias na massa cinzenta até se transformar numa espécie de lula que vai ocupar o crânio e tomar posse do humanóide.
eles querem aspirar os nossos neurónios para ficarem super inteligentes, mas com a taxa de ignorantes ficam ainda pior 🙂
A quem o cérebro direito está lá apenas ocupando espaço, que lhe fosse dado algum uso e servisse de alimento 😀 Quando a lula crescesse e tivesse rom que bastasse, ia também o esquerdo para que ficassem ainda mais mansos. Mas parece-me que isso já está acontecendo…
Põe mais tabaco no que fumas, porque isso está a fazer-te muito mal.
Continuo-me a espantar com a quantidade de narcisistas que acham que alguém se ia dar aa trabalho e despesa de gastar um chip com eles.
A malta bem que avisou que andavam a querer forçar a vacinação para inserir os chips.
O que eles não sabem é que quando comem tofu ou bebem uma qualquer bebida já vêm incluídos também os microships que os vão transformar em robôs aos serviço do Costa. ahahah
Mais uma vez não devia ter lido os comentários….
Cada vez gosto mais de animais e menos de humanos.
Há quem prefere ver o copo meio vazio, eu pessoalmente gosto de ver o copo meio cheio. Aqueles que preferem ver o copo meio vazio, se um dia a vida deles dependesse desta tecnologia, rapidamente mudariam de opinião.
Mas então os chips não vinham já nas vacinas do Covid?
A quantidade de vezes que os “iluminados” das conspirações por aqui avisaram disso, que íamos ficar todos controlados com os chips das vacinas e que era um plano do Bill Gates para dominar o mundo e blá, blá, blá…
LOL
Não é necessário o “bruteforce”, as ovelhas já estão domesticadas…
Calma a “festa” ainda não acabou…vamos ver no que vão dar os “passaportes”…
O tio Bill…conseguiu dominar o mercado dos sistemas operativos com o Windows, o que o leva a duvidar que consiga fazer o mesmo ou parecido com as vacinas e com o dinheiro que vai ganhar com elas?
O Bill é um amador ao pé do António Costa…