Facebook começou com as suas táticas para contornar as regras da Apple no iOS 14.5
O iOS 14.5 surge com uma mudança radical na história do sistema operativo móvel da Apple. A nova versão do sistema operativo traz alterações importantes e profundas sobre a forma como as apps podem recolher dados dos utilizadores, dando-lhes a liberdade de escolher o que querem enviar e para que apps.
Um dos maiores opositores a esta nova realidade tem sido o Facebook, que quer manter a sua recolha. Depois de muitas trocas de palavras entre Mark Zuckerberg e Tim Cook, chega agora uma mudança. O Facebook começou com as suas táticas para contornar as regras da Apple no iOS 14.5.
A mudança que o iOS 14.5 da Apple traz
A partir da versão 14.5, as apps do iOS estão obrigadas a pedir autorização aos utilizadores para recolher os seus dados. Estes não são obrigados a aceitar e podem simplesmente dispensar que os seus dados sejam guardados.
Para isso, as apps têm de apresentar notificações a pedir a autorização. É precisamente aqui que o Facebook parece estar apostar para conseguir cativar os utilizadores e conseguir a tão esperada autorização para a recolha de dados.
And it begins. @Facebook / @Instagram explore additional scare tactics to combat @Apple iOS14 #ATT privacy changes.
“Help keep Facebook free of charge” pic.twitter.com/mOB9WJpz9A
— ashkan soltani (@ashk4n) April 30, 2021
Facebook quer contornar as regras
As notificações começaram agora a ser mostradas aos utilizadores e têm uma informação que é estranha e potencialmente falsa. Nas justificações da recolha da informação, o Facebook alega permitirá manter o serviço livre de encargos para o utilizador.
Esta mensagem surge espalhada por outros serviços da maior rede social da Internet, não se limitando ao Facebook. Está a ser vista também no Instagram, podendo eventualmente ser apresentada também noutras apps desta rede de serviços.
Autorização traz informação falsa
O Facebook já tinha alertado para esta realidade, numa publicação lançada há algum tempo. A empresa aponta estes avisos como "ecrãs educacionais" e refere que fornecem "mais detalhes sobre como os dados são usados para anúncios personalizados".
Não se sabe ainda ao certo, mas esta posição do Facebook pode estar a violar as regras da Apple e do iOS. Estão proibidas promoções e tentativas de controlar a decisão dos utilizadores. Claramente que a frase "mantenha o Facebook / Instagram grátis" e a própria postura da rede social, que sempre apostou em manter-se gratuita, não se coadunam com tais regras.
Este artigo tem mais de um ano
Deixem de usar essa porcaria… Cada vez mais só os velhotes ou os menos instruídos andam por estas coisas!
Exacto, socializem mais (após pandemia), bebam uns copos com os amigos verdadeiros e deixem verdadeiros “likes” a quem vos quer bem e gosta de voçês.
Não tenho Facebook e normalmente dou “like” aos amigos, pagando um copo ou um café e uns minutos de paleio…
+1
+1
Acho que há muita gente que faz muita confusão com o ATT no iOS 14.5. Não é para impedir a recolha de dados sem autorização, é para impedir que os utilizadores sejam seguidos entre aplicações de terceiros e sites na internet sem autorização. A Facebook continuará a recolher dados dos seus utilizadores nas suas aplicações, por isso terá sempre o potencial para ganhar muito dinheiro…
O que perde é a capacidade para associar a actividade dos utilizadores noutros sítios, perdendo uma vantagem para o seu negócio de venda de publicidade noutras aplicações e na internet! Mas no final continuará a ganhar muito dinheiro e a ter informação mais do que suficiente de muita gente. De modo que é mais do que óbvio que o que a Facebook diz é falso.
Chicos expertos, os meninos do Facebook. Pode ser que se lixem.
espertos
Não se vão lixar. E se ameaçarem que bloqueiam a app a quem tiver isso ligado as pessoas ficam logo com medo e vão desligar a opção. A memezada não consegue viver sem redes sociais. Estão demasiado formatadas.
Eles não tinham uma frase na página inicial a dizer “always free”?
Não recebi mensagem nenhuma dessas.