69% dos leitores nunca foram vítimas de burlas ou ataques informáticos
Atualmente tudo está à pequena e simples distância de um clique. E essa é então a magia do mundo online que a Internet nos possibilita. Mas, claro está, tudo tem as duas faces da moeda. Ou seja, esse facilitismo também origina mais rapidamente situações vulneráveis. Desta forma é fundamental que o utilizador esteja informado e atento para não cair nalguma fraude disfarçada de oportunidade.
Neste sentido, questionámos os nossos leitores sobre se já haviam sito vítimas de burlas ou ataques informáticos. Apenas 31% confirmou que sim, enquanto que a maioria negou já ter estado envolvida em situações deste géneros.
Alguma vez foi vítima de burla ou ataque informático?
Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 1.215 respostas obtidas.
De acordo com os resultados obtidos, a maioria dos nossos leitores, com 69% dos votos, afirma que nunca foi vítima de burlas ou de ataques informáticos (841 votos).
Por outro lado, 31% respondeu que já foi vítima de burlas ou ataques informáticos (374 votos). Ou seja, ainda há uma quantidade significativa de leitores que já se viram envolvidos em situações fraudulentas.
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados:
No entanto, mesmo que a maioria nunca tenha passado por estas fraudes, é cada vez mais importante estarmos com 'sete olhos' para todas as situações que acontecem online. As burlas geralmente passam despercebidas pois aparecem disfarçadas de supostas oportunidades, questionários, ofertas, entre outros.
Então, se não participou, diga-nos então agora se já foi vítima de burlas ou de ataques informáticos.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Devem as empresas pagar as despesas (água, luz, Internet...) aos trabalhadores em teletrabalho?
Loading ...
Devem as empresas pagar as despesas (água, luz, Internet...) aos trabalhadores em teletrabalho?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
Este artigo tem mais de um ano
69. Nice.
Sou profissional liberal, trabalho em casa, e como tal, todas essas despesas são à minha conta. No que respeita aos TCO, não acho correcto que haja o pagamento das despesas, pelo menos de todas. Que possa haver alguma contribuição simbólica para o pagamento de internet, até posso aceitar. Agora, água e electricidade, não concordo. Porque o diferencial de custo que o trabalhador possa ter face a uma situação dita normal, é largamente compensada pelo tempo que não despende na deslocação casa-trabalho-casa, bem como o custo inexistente / reduzido nessa deslocação, ainda que possa existir uma ida ocasional ao local de trabalho. Concordo, sim, que a empresa forneça equipamento informático e/ou VPN, para comunicação intra-empresa. No que respeita a consumiveis, concordo também que seja a expensas da empresa (papel, tinteiros / toners, etc). Afinal, a pandemina afecta todos, sejam eles patrões ou empregados, há que colaborar. Os empregados são um activo da empresa, e como tal têm a obrigação de defender o seu posto de trabalho. E quando digo defender, não me refiro a greves/manifestações.
Afinal para que serve o salário que uma pessoa recebe????
Uma pessoa em casa, a trabalhar não vai ter muitas despesas, mesmo a luz não aumenta muito, se usar portátil. Se usar computador de torre para design ou algo que puxe pelo consume eléctrico e isso ser indispensável para o trabalho, opá claro que vai ser maior o custo, mas mesmo assim, uma pessoa deve receber razoavelmente para suprir com essas despesas.
Já só falta pedirem para pagarem a prestação da casa, renda, etc…..
Enfim….
Se a pergunta fosse: Foram alvo de tentativa ou vítima o número era bem mais elevado
Nem era a empresa pagar porque as empresas já tiveram despesas enormes para adaptar as suas infraestruturas para esta “brincadeira”, bastava este governo incompetente e corrupto baixar o IVA da electricidade…
A votação devia ter uma opção de “tentativa”, eu nunca fui vitima de burla, já tentaram burlar eu impedi. Tecnicamente é um não porque não chegou a acontecer.