Segurança do Facebook: Ative já a Autenticação de dois Fatores
Uma das notícias que tem marcado o mundo da internet, em especial das redes sociais, foi o leak de mais de 533 milhões de registos com dados de perfis do Facebook. Só em Portugal são mais de 2 milhões.
Além de mudarem a password, uma ação dos utilizadores deve ser a ativação do mecanismo de segurança "Autenticação de dois Fatores". Saiba como o fazer.
A autenticação de dois fatores é uma funcionalidade de segurança que ajuda a proteger a sua conta do Facebook além da sua palavra-passe.
Se configurar a autenticação de dois fatores, será pedido que introduza um código de acesso especial ou que confirme a sua tentativa de início de sessão sempre que alguém tentar aceder ao Facebook a partir de um browser ou dispositivo móvel que a rede social não reconhece.
Como ativar a Autenticação de dois Fatores no Facebook?
O processo é muito simples e pode fazer toda a diferença aquando da tentativa de acesso à nossa conta. Para ativar ou gerir a autenticação de dois fatores devem seguir os seguintes passos:
- 1) Aceder às Definições de segurança e início de sessão aqui
- 2) Navega para baixo até Usar a autenticação de dois fatores e clicar em Editar.
- 3) Agora devemos selecionar o método de segurança que pretendemos e introduzir as informações solicitadas
- 4) É ainda possível adicionar métodos alternativos para início de sessão. Por exemplo, definir uma Chave de Segurança ou então Códigos de Recuperação caso se tenha perdido o telemóvel.
Com a autenticação a dois fatores, será solicitado um código de verificação através do método de segurança definido, no caso de ser detetada uma tentativa de acesso a partir de um dispositivo ou browser que a plataforma não reconhece.
Se tem conta no Facebook ou em outras plataformas idênticas, ative a Autenticação de dois Fatores para aumentar a segurança da sua conta.
Este artigo tem mais de um ano
Segurança no Facebook, seria apagar a conta.
não digas asnerias…..
Asneiras? Ele tem razão.
+1. Nem mais. Quem não achar isso simplesmente é ingénuo.
Corrijam-me.
A autenticação de 2 fatores em nada vai aumentar a segurança da minha conta, quando qualquer informação nela contida é possível de ser retirada (leak), apenas impede que alguém faça uso dessa mesma conta.
Acho que percebo o tema mas é desajustado ao que aconteceu.
Se for um token para o teu telefone para qualquer alteração, pode ajudar em vários aspetos.
Os dados que foram leaked não contêm a password…
Recentemente fui alvo de um ataque que adicionou um método de pagamento à minha conta para compra de publicidade. Tinha esta autenticação ativada e só descobri o sucedido quando recebi a notificação do anúncio…por isso não sei se adiciona alguma segurança.
Adicionar, adiciona… não nos sms/ chamadas/ app autenticação/ código de recuperação, mas sim com as chaves de segurança (FIDO/ FIDO2)… que é o único método que os criminosos comuns, mesmo com acesso à chave pública na base de dados não conseguem utilizar para reverter e conseguir ter acesso à conta pela via normal… só se utilizarem algum método que contorne essa protecção (recuperação de conta é quase garantido a 100% que contornam…).
Dito isto, se infectarem um dispositivo com a sessão iniciada na rede social, podem simplesmente furtar o “cookie” ou o que quer que seja que seja utilizado para identificá-lo e entrar como sendo você e ainda furtar os dados de autenticação se estiverem lá guardados.
Provavelmente o Facebook, tal como a Google e muitos outros nabos, partem do princípio que se você está autenticado então é você e não pedem novamente a palavra-passe (alguns pedem) e o segundo-factor de autenticação (quase ninguém pede… e só aqui é que ainda se conseguiria parar a esmagadora maioria dos atacantes) para confirmar que ainda é você quando está a aceder a alguma parte do web site/ aplicação que deveria requerer uma verificação de que ainda é mesmo a pessoa legítima.
Agora ativei a opção para que sempre qhe houver um login é necessário inserir um código enviado por SMS. Isto porque quando me apercebi fiz a verificação de segurança do facebook, reconhecendo os meus pots, mensagem e amigos e alterando a password. Não resolveu porque passados alguns minutos estava a receber notificação de que a conta estava a ser acedida… Entretanto já reportei o caso ao facebook.
Já algum tempo que não estou no Facebook.
O aviso pode referir-se a você ter entrado na conta, e estarem enviando o aviso para o caso de não ter sido você, saber.
É procurar nas opções que dispositivos estão a aceder/ autorizados a aceder (não sei o nome dessa opção(ões)) e remover todos e mudar a senha, e ter a certeza que continua sem ninguém nas listas e se sim, remove novamente e muda a senha de novo. Até ter a certeza que é só você.
Se for mesmo o caso de alguém estar a entrar na sua conta, e não for você mesmo a entrar pelo seu dispositivo que cria esse alerta, então talvez seja melhor arranjar um novo dispositivo limpo (tablet ou computador por exemplo) e mudar as coisas a partir dele… para ter a certeza que não tem programas a furtar os dados de acesso em tempo real.
Não utilize a sincronização de dados de acesso do browser, nem guarde dados de acesso no browser, não imagina a quantidade de gente que perde as suas redes sociais por causa dos dados que são furtados daí.
Os aplicativos do Google e da Microsoft nunca funcionaram. Facebook é uma tragédia em matéria de segurança.
Onde está escrito aplicativos, leia autenticadores. Os autenticadores dessas empresas geram códigos que o Facebook nunca aceita.
Eu já apaguei a minha conta, melhor segurança não há!
Pois … 2+2=4, podem ser 5 se a conta estiver errada !
A sério que perdeste tempo pra escrever nada?
Na verdade tu achas que apagaste a tua conta, mas na realidade ela continua lá.
Quanto a isso n podemos fazer nada
Segurança no Facebook é apagar a conta!
Atenção é que dar o número de telemóvel, é aceitar que seja usado em “estudos e verificações”. Lembrem-se disto quando alguma vez virem lá um aviso a perguntar se aceitam receber publicidade nos meios de contacto registado… o telemóvel estará lá para essa função. Já o Twitter teve de separar as secções de registo e app, porque vendiam as listas dos números de telemóvel para marketing e as leis europeias exigiram a alteração. Até descobrirem outra forma NUNCA usem o vosso número de telemóvel em qualquer rede social!!!
É meio caminho para vos roubarem os dados, pois o número de telemóvel dá para ser clonado (em breve até será muito mais simples, pois o registo do cartão passa a ser virtual) em qualquer ponto do mundo e fazerem o que quiserem, bastando roubar 3 ficheiros do vosso telemóvel, através daquela foto da famosa em topless…
Cuide da sua saúde, proteja a sua segurança e privacidade, apague as suas contas nas empresas Facebook, Instagram, Twitter, Tinder, WhatsApp, e afins.
Utilize o aplicativo Telegrama (Telegram) para comunicação, partilha, e conhecer gente interessante, saia às ruas, conviva com outras pessoas, troque opiniões cara a cara e sem máscara com alguém, tenha uma vida sexual activa, coma de tudo um pouco, beba uns copos, e acima de tudo viva como um Ser-Humano.
Acho muito importante para mim e para os utilizadores do Facebook deterem a máxima urgência na segurança da conta do mesmo! É muito importante que todas as contas detenham a máxima segurança!
Acho mais importante que o Facebook vá à falência. Era um bem para a humanidade 🙂
Já faço isso em todas as contas que tem isso como possibilidade
Se não for através de um envio de um token para um app authenticator no smartphone, evitem usar a 2FA. Por alguma razão a Google desistiu-se disso é criou a sua própria App Authenticator.
Não sejam ingénuos e não se ponham a inserir o vosso número de tlm em tudo o que é sítio para ativar esta pseudo segurança.