Microsoft mudará completamente os drivers externos no Windows 10 para mais segurança
Ao longo dos últimos meses a Microsoft tem preparado a próxima grande versão do Windows 10. Com o nome Sun Valley, esta será uma atualização de fundo e que não terá muitos elementos visíveis para o utilizador final.
Isto não significa que a gigante do software não tenha preparado muito para este momento e isso começa a ver-se. Uma nova mudança agora descoberta vai alterar a forma como o Windows 10 fará a gestão dos drivers externos à Microsoft.
Mudança importante da Microsoft
Ao longo dos anos, os drivers externos, criados pelos fabricantes, têm sido um problema grande no Windows 10. As incompatibilidades destes elementos surgem sem serem esperadas e o simples "desatualizar" de um destes elementos pode trazer problemas graves.
A Microsoft tem tentado encontrar formas de contornar esta dependência, em especial ao criar propostas próprias em algumas áreas. Ainda assim, existem dependências impossíveis de contornar e que obrigam à presença desses mesmos drivers.
Looks like Microsoft wants to isolate 3rd party drivers on Desktop similarly to how they isolate them on 10X. No dedicated partition, but a folder will do. pic.twitter.com/4DatghWNas
— Albacore (@thebookisclosed) March 25, 2021
Drivers passam a estar numa nova pasta
A mudança agora detetada vem numa das mais recentes builds de teste do programa Insiders. Vai ser criada uma pasta específica para albergar os drivers externos, ficando agora fora da pasta do próprio sistema operativo, longe dos restantes elementos.
Desde o Windows Vista que estes drivers estão na pasta DriverStore, alojada na área System32 do próprio Windows. Agora, vão passar a ficar na pasta OEMDRIVERS, que assim garante uma maior segurança, ao estar sem acesso a elementos essenciais do próprio Windows 10.
Windows 10 ganha ainda mais segurança
Por agora esta nova mudança não fica ativa de imediato. Requer a sua ativação antes da instalação de uma nova atualização. A partir desse momento, os drivers já instalados são mudados para a nova localização e os seguintes respeitam esta mudança.
A pasta System32 foi criada para guardar ficheiros seguros e estava a ser aproveitada pelos programadores. Ao aceder ali para colocar um driver, podia albergar todo o tipo de outros ficheiros, inclusive maliciosos.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bem.Já devia ter sido feito há mais tempo.
Talvez assim o Isolamento do núcleo e integridade de memória (Defender) se consiga mais facilmente
Já não era sem tempo 🙂 finalmente 🙂 🙂 a ver se assim talvez o Windows possa ser que fique um bocadinho mais rápido e menos confuso quando uma pessoa vá à procura de certos Drivers apesar que após procurar a pessoa acabe por encontrar e com esta opção é mas directo.
Mais uma grande fornada de BSOD’s se esperam com essa build, parece que testam às mijinhas as coisas…
Os criadores dos drivers é que têm que adaptar os deles. A culpa não é do windows
Desde que não obrigue as pessoas a comprar novos periféricos, tudo bem!
Da maneira que a Microsoft e o Windows funcionam 😉 ao instalar o quer que seja o próprio Windows dá logo a sugestão para ser instalado na pasta “…..\OEMDRIVERS\” até mesmo com os Drivers mais antigos.
Não percebo, porque fica dependente de uma atualização algo que já devia ser norma desde o win 7, agora não é ficar numa diretoria diferente que vai fazer diferença, mas apesar de não estar explicito sugere que vai ficar à parte do nucleo central do SO
Deus queira que não destruam mais peças de hardware ou componentes há 3 anos mandaram me a gráfica da APU para o lixo por sorte não foi o CPU A12.