É assim que vai poder controlar a caixa de velocidades num Tesla Model S e X
A Tesla tem estado a renovar as linhas dos seus carros. Esta mudança não será muito visível no exterior, mas tem um impacto grande no interior destas viaturas elétricas. Para além da parte estética, há ainda uma mudança de elementos como o volante.
Neste caso particular, a Tesla reduziu ao mínimo e deu-lhe uma forma diferente do que é normal. Isso fez desaparecer todos os interruptores desta área e levou a uma mudança significativa. As caixas de velocidades do Model S e do Model X foram alteradas. Assim, veja como vai poder controlar a caixa de velocidades num Tesla.
Tesla está a mudar os carros
Elon Musk já tinha prometido que a Tesla ia mudar muito dos seus carros. Mais que a estética e a usabilidade, a marca parece empenhada em trazer a IA para os seus carros, ao mesmo tempo que elimina todos os controlos que até agora existiam.
Isso pode ser visto já em parte no novo volante dos novos Model S e X. As manetes de mudança de direção e da própria caixa automática destes carros desaparece, ficando o controlo entregue aos sistemas da Tesla. Estes vão decidir que sentido seguir, recorrendo à Inteligência Artificial.
New gear shifting in the s/x refresh pic.twitter.com/0Me0WvSv4Y
— Tesla Owners Silicon Valley (@teslaownersSV) March 24, 2021
Controlar a caixa de velocidades
A grande novidade é que os utilizadores vão poder controlar a caixa de velocidades. O mais curioso é a forma como poderá ser feito. A Tesla preparou uma surpresa e colocou esse controlo na zona menos óbvia.
Tudo poderá ser controlado diretamente no ecrã do carro, bastando deslizar o interruptor digital no sentido que querem seguir. Este terá a forma de um carro, para ajudar o utilizador a perceber e identificar a sua função.
No more stalks. Car guesses drive direction based on what obstacles it sees, context & nav map. You can override on touchscreen.
— Elon Musk (@elonmusk) January 28, 2021
Model S e X vão receber esta novidade
Elon Musk já tinha revelado que o Smart Shift iria chegar em breve, recorrendo aos sensores do Autopilot. Com a novidade agora revelada, os condutores dos Tesla Model S ou X vão poder contrariar e controlar o sentido dos seus carros.
Pode não parecer a melhor ideia para controlar a caixa de velocidade dos Tesla, mas é algo importante. Dá aos utilizadores o controlo sobre os sistemas automáticos, que nem sempre conseguem tomar as melhores e mais acertadas decisões.
Este artigo tem mais de um ano
Se o ecram fica danificado o carro não anda.
Sou contra, devia haver botão fisico
Se o motor fica danificado o carro não anda.
Sou contra, devia haver um burro a puxar o carro.
@Hélio Musco – O que disse o amigo Abreu tem todo o mérito. A Tesla é notória no que toca na avaria na unidade central de controlo e o delaminação do touch e do LCD do Modelo S e X o que incapacita por completo estas viaturas.
A Sensibilidade, e poder de raciocino e o conhecimento geral do funcionamento das coisas, por vezes é libertador e faz com que nos evitemos fazer figura do animal que puxa o carro na sua alegoria. https://www.classaction.org/tesla-s-x-touchscreen-mcu-problems-lawsuits 😉
Quanto ao novo método, vou esperar para ver. Quanto às avarias, podem sempre acontecer, mas a questão a que referes acontecia nos modelos mais antigos. O armazenamento dos mais recentes já não sobre com esse mal.
O Que estava a tentar ilustrar é que há precedentes e que o comentário que originou esta discussão tinha e tem o seu mérito.
Quanto o modelos mais recentes não sofrerem do mesmo mal, é uma questão de se dar tempo, a forma como os sistemas de telemetria escrevem e lêem informação nos modulos de memória tem um grande impacto no seu desgaste e falha.
O “Green” (famoso hacker com acesso a informações e métricas do sistema) calculou que, com os novos módulos de armazenamento e ao ritmo de escrita actual, o problema não vai acontecer antes dos 100 ou 200 anos(!). Ele fez agora o apanhado do primeiro ano do seu carro actual e, pelas métricas das escritas no módulo, parece que o calculo dele se vai confirmar.
Sendo Verdade a Tesla tem de vender a sua tecnologia de gestão de escrita e leitura e armazenamento Aos fabricantes de discos e revolucionar o mercado.
A Tesla usa módulos disponíveis no mercado. É uma combinação entre melhores módulos e mais espaço (o que minimiza as re-escritas). Como é óbvio, os 100 a 200 anos são para este problema especifico. O armazenamento não vai durar esse tempo mas por outras questões. Ainda assim deve durar mais do que o suficiente para ultrapassar a vida do carro.
Mais detalhes: https://twitter.com/greentheonly/status/1254552966188675072?s=20
Que resposta mais ignorante. Compreendo o que ele quer dizer pois o controlo fica apenas num unico sitio. Se houver estragos no ecrã e como estão a criar o carro, se calhar nem anda mesmo pois o utilizador não consegue ter o controlo do carro.
E os controlos físicos não avariam? Até me arrisco a dizer que é mais fácil uma avaria por desgaste num controlo físico do que uma avaria num ecrã.
Os carros actualmente quantos sitios de controlo possuem?
Comentários triste Hélio
Se o botão físico fica danificado o carro não anda.
Sou contra, devia ser à manivela
As tantas nem carta tens Abreu Abreu.
Vamos ver se na europa é aprovado. Realmente é um risco elevado apesar de que atualmente o seletor ja ser ”digital” tinha era algo fisico mas em caso de avaria eletronica tambem nao iria haver resposta ao usar o comando fisico, mas sim , ter algo dependende de um ecra touch que pode avariar ou partir facilmente ou num pior caso nem funcionar caso o condutor precise de usar luvas ou assim, acaba por ser limitador.
Quando é que foi a ultima vez que partiste ou avariaste o ecrã do carro? A minha preocupação é mais quando (nas raras vezes) o sistema reinicia e se fica uns 20 segundos com o ecrã apagado. Mesmo assim o máximo que pode acontecer é ter que ficar parado 20 segundos à espera.
Fica lindo ionfan a meio do trânsito para estacionar e ficares 20 segundos a espera do ecram.
Mas discutir contigo acerca da Tesla nem vale a pena, tudo da Tesla para ti e magnífico, nem perco o meu tempo
Abraço
No meio do trânsito? Tu costumas fazer inversão de marcha no trânsito?
Só deixas de conseguir mudar para R (ou D, se estiver em R). O resto do carro funciona sem o ecrã ligado.
Eu pensava que ias dizer que discutir Tesla comigo nem valia a pena… mas por eu saber mais do que tu.
Mas não te preocupes porque ninguém nasce ensinado e eu não me importo de partilhar o conhecimento contigo 😉
Abraço
Vamos voltar as carroças não va qualquer coisa do carro avariar
O engraçado é que a minha carrinha com 7 anos, o ecrã que controla quase tudo (climatização, GPS, rádio, parametrizações do veículos, etc), nunca avariou, no entanto tenho o pedal da embraiagem avariado por causa de uma mola qualquer que a Peugeot colocou para lá de qualidade duvidosa!
Se ussases a caixa de velocidades no ecram este talvez já tinha avariado, ias lá com mais frequência. Já pensaste nisso?
Quantas vezes tocas no touch screen do teu telefone por dia? Achas mesmo que o número de interações com um touch screen é um factor de desgaste significativo para uma função destas?
caixa de velocidades? Vão passar a ter caixa de velocidades?
Para ti o carro vai sempre em primeira?
Os tesla não têm caixa de velocidade, ou melhor têm uma desmultiplicação fixa, inversão é feita pelo motor
D, N, R (Gear Selector)
Não são engrenagens diferentes. Um testa não tem caixa de velocidades.
explica-me lá então como se mete 2ª num Tesla, genio!
não metes…
Outro genio 😀
Porque achas que neste momento não tem?
Porque com propulsão electrica não tem muito sentido.
João, mas olha que o Porsche Taycan salvo erro tem uma caixa de 2 velocidades e é um EV.
Sim, tem. Serve para manter o binário alto mesmo a altas velocidades. Mas isso também é um factor importante para o tornar um dos EVs actuais mais ineficientes.
Eu sei, más nao e o caso dos Tesla’s fabricados.
Todos os carros possuem caixa de velocidades
Acho que a tradução do ingles é que complica as coisas. Os Tesla têm “gear box”, que em português significa caixa de velocidade. Mas neste caso a tradução tem que ser feita de uma forma mais literal e ler se “caixa de engrenagens”.
Na perspectiva do condutor é exctamente igual a um carro automático. Ammecanica por trás nao por si relevante
Não perspectiva do conductor não é igual porque não há diferentes relações.
Na perpectiva do conductor é igual, basta colocar em D e acelerar e travar, boa sorte em mudar relações num carro automatico
Não é igual. É melhor.
Nao, nao possuem. A maioria dos carros eléctricos não tem caixa de velocidades.
Lol. Todos têm, sem nenhuma excepção.
Errado. Apenas alguns têm caixa de velocidades. A maioria tem uma redução integrada no conjunto propulsor. Também já há casos de motores integrados nas rodas. Nesses casos, e penso que no caso da Lucid também, embora integrado no conjunto propulsor, deve haver uma redução via engrenagens planetárias.
Completamente errado. Le e aprende.
Não preciso de ler e aprender, lá porque lhe queres chamar outro nome podes chamar, o nome que eu lhe chamo Gearbox tem, no caso da Tesla tem uma single fixed gear gearbox. Por isso e para quem gosta de chamar os bois pelos nomes, tesla e todos os EVs têm caixa de velocidades.
Não, o José disse que todos têm uma “caixa de velocidades” (que era isso que o comentário ao qual respondeu tinha escrito). Os Tesla têm uma “gear box” sim, mas não se traduz para “caixa de velocidades”. Neste contexto a tradução correcta é a literal. Os Tesla têm uma “caixa de engrenagens”. Não há “velocidades”.
José Fonseca Amadeu, diz-me então o que é uma caixa de velocidades.
João o meu Zoe não passa da 1 velocidade… Nunca senti ele a meter a 2!
Dá para escolher se queres andar para a frente ou para trás
Isso é feito invertendo o sentido do motor eléctrico.
Olha-se para os comentários e vês-se o pessoal que gosta muito de ser literal…
Sim os Tesla não têm uma caixa de velocidades convencional, se quisermos ser muito específicos e literais e isto trata-se apenas de um selector de marcha.
Para mim a questão aqui é mesmo estar embutido no touch screen, que para ser sincero não acho muita piada… estou a ver ter os dedos frios ou ligeiramente suados e ser preciso “50 gestos” para que seja identificado que se quer mudar o sentido da marcha…
E como já aqui referiram, basta um problema com o ecrã e deixamos de puder mudar o sentido… E para comparação, basta pensar que o design e desenvolvimento tem muito mais tempo, e que as falhas dos mesmos são mínimas quando comparadas com écrans em carros (estou a falar no gerar das marcas).
Outro exemplo comparativo são os puxadores das portas, os da Tesla com a questão de serem totalmente elétricos tem muito mais falhas que os convencionais que são mecânicos, e isto é um facto.
Talvez a tesla crie um mecanismo de redundancia que passa pela App no telemóvel… xD
Mas em suma, é uma nova abordagem… Isto são opiniões… é esperar para ver…
No fim do dia só tenho mesmo pena que as caixas manuais estejam em vias de extinção…. Mas compreende-se o porquê….
Tem um selector de Marcha tal como os carros automáticos. Na perspectiva do conductor um carro electrico é um carro automático, basta acelarar e travar.
Mas segundo os comentários o que interessa é a perspectiva tecnica e de engenharia.
Nao há perspectivas. As coisas são como são. Não inventes.
Qual é diferenca entre conduzir um carro electrico sem caixa de velocidades e um carro Automático?
Ou seja o que é que o condutor tem que fazer de diferente?
Pagar a factura da manutenção da caixa, por exemplo. Se se preocupar com os consumos, terá que ter consciência da relação engrenada. Mas isso que importa?
Fartam-se de falar das mudanças engrenadas num carro automático quando nem se tem controlo das mudanças a utilizar.
Manutenção de um carro é completamente diferente da forma de conduzir.
Onde queres chegar? Eu só disse
Que os tesla nao tem caixa de velocidades. É mentira?
Os tesla e a maioria dos eléctricos não tem qualquer tipo de caixa de velocidades. Nem convencional nem “desconvencional”. Por isso é que é indiferente ter un selector físico ou no ecrã. Vai ser sempre uma instrução Electrónica
” é indiferente ter un selector físico ou no ecrã. Vai ser sempre uma instrução Electrónica. ”
Isso também é verdade nos carros a combustão.
Depende do carro!
Óbvio que depende do carro. Nem todos os carros possuem caixa automática, semi automática ou mudanças sequenciais
Totalmente de acordo, até digo mais estar junto a lateral do ecran e ter que arrastar o dedo não faz muito sentido e e pouco prático.
Eu gosto de simplificação, se é para ter tudo no ecrã que tenha. Agora, ponham cá fora um carro por menos de €20K.
Ao desclassificar os processos manuais (mecânicos) em favor das ações feitas num ecran ou monitor, está-se a retirar o valor do TOQUE (relativo ao aspecto TACTIL) na comunicação entre a pessoa e o veículo.
O TOQUE com os dedos (digital de dedo , mas não digital de digito) tem vantagens: podes sentir e identificar, descriminar e efetivar o comando através da textura, da posição espacial relativa, do nível de pressão ou força de torção necessária, entre outras características. E sem teres que desviar os olhos para lá!
Ao contrário, um ecrán necessita que utilizes a VISÃO para localizar e efetivar os comandos. A ponta dos dedos dificilmente consegue distinguir uns comandos dos outros, é tudo vidro ou plástico relativamente homogéneo…
O que é uma deficiência tremenda. Poderes comandar processos intuitivamente, com pequenos toques e sem olhar para o que estás a fazer é o nível mais elevado de integração (a não ser que o possas fazer com o pensamento).
Ter que olhar para um monitor para realizar uma ação é algo (paradoxalmente) arcaico, “pré-histórico”.
Percebo o ponto de vista, é muito válido e vou ter que esperar para ver.
Estamos a falar da mudança do sentido da marcha. É para fazer com o carro parado. O facto de se olhar para o ecrã seria uma distração se o carro estivesse em andamento.
Quanto ao toque e feedback, se o ecrã tiver um motor haptic, como muitos já começam a ter, vai existir. Não é a mesma coisa, mas acredito que após algumas utilizações deixe de ser um problema.
Totalmente de acordo, até digo mais estar junto a lateral do ecran e ter que arrastar o dedo não faz muito sentido e e pouco prático.